A apoteose de Madureira em São Cristóvão

Hoje foi um dia de celebração para as Assembleias de Deus (ADs) na cidade do Rio de Janeiro. Depois de dias de expectativas, os líderes da Convenção Nacional das Assembleias de Deus Ministério de Madureira (CONAMAD), que estavam na 50ª AGE, e mais uma multidão de fiéis, marcharam em direção ao templo da AD Missão Apostólica da Fé (ADMAF), antiga São Cristóvão, que passou a ser oficialmente parte do Ministério de Madureira.

Todas as movimentações desta manhã foram carregadas de simbolismos. Conduzindo o povo no grande desfile histórico estava a Banda “Paulo Leivas Macalão”. Durante os dias de AGE, e hoje na oficialização da ADMAF como parte da “Nação Madureira” estava o neto de Gunnar Vingren, o fundador da igreja carioca.

Não só isso, familiares do pastor Túlio Barros, antigo líder da ADMAF, presenciaram, na pessoa do pastor Jessé Maurício, a entrega da instituição ao Bispo Abner Ferreira, novo pastor-presidente da igreja, ou pelo menos, o que sobrou dela.

Antes, quando um visitante ou membro da ADMAF entrava no templo, via à esquerda um grande mural com fotos antigas do pastor Túlio Barros e família. Para os conhecedores da história da AD em São Cristóvão, o painel já era questionável, porque em toda a sua trajetória, a igreja pioneira do Rio não teve só o pastor Túlio como líder. Mas nesse caso, colocava-se em prática a frase de George Orwell “quem controla o presente, controla o passado”.

Mural da entrada: passado e presente na apoteose (créditos da foto para Arnaldo Drone)

Agora, além desse mural à esquerda, à direita encontra-se outro painel, onde as figuras históricas de Gunnar e Frida Vingren, de Paulo e Zélia Macalão, da família de Túlio Barros e, obviamente, o clã Ferreira se destacam. É a história de líderes do passado e presente para a apoteose de Madureira.

Mas seria a ADMAF, a legítima AD fundada por Gunnar e Frida Vingren? Os crentes do Rio de Janeiro sabem, que a congregação em Benfica aberta por vários membros dissidentes da antiga AD em São Cristóvão, é a que carrega as memórias e o legado espiritual da igreja pioneira.

Por outro lado, o antigo templo no Campo de São Cristóvão, 338, reaberto pela Convenção da Assembleia de Deus no Brasil (CADB) também disputa o coração dos membros remanescentes da igreja pioneira, pois ali naquele local, a igreja carioca viveu o seu auge ministerial.

Assim, nessa fragmentação institucional, o Ministério de Madureira conseguiu, para muitos, a proeza de absorver sua congregação de origem. Seria a filha (Madureira) cuidando da mãe (São Cristóvão). Não deixa de ser prazeroso ver o povo de Deus novamente lotando o ocioso espaço da nave do templo da ADMAF.

Todavia, o dia 04 de julho de 2024, ficou parecido com o dia da reparação dos alicerces do templo em Jerusalém descrito no livro de Esdras 3. 10-12.

"Com louvor e ações de graças, cantaram alternadamente ao Senhor: 'Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre'. E todo o povo louvou o Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor. Mas muitos dos sacer­dotes, dos levitas e dos chefes das famílias mais velhos, que tinham visto o antigo templo, choraram em alta voz quando viram o lança­mento dos alicerces desse templo; muitos, porém, gritavam de alegria."

Para saber mais acesse:





Comentários

  1. A igreja, alias, a instituição religiosa virou comercio onde os donos do poder negociam a mercadoria.... Mas o povo não tem muita opção ou cai fora ou aceita. ( uma pergunta: foi feita uma assembleia democrática, onde opiniões divergentes foram apresentadas e o povo teve a decisão final ou foi decisão de gabinetes?)

    ResponderExcluir
  2. Decisão de gabinete, como sempre. No estilo Madureira. Sem consultar o povo.

    Mas a ADRJ em Benfica cresceu. Tem filiais dentro da cidade e até em arêa nobre como Recreio dos Bandeirantes.

    Em Benfica, matriz e filiais, tem irmãos que colaboraram muito com o Reino de Deus no país.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional! Deus é fiel

    ResponderExcluir
  4. Aleluia ! Deus é fiel ! Parabéns Assembléia de Deus no Rio de Janeiro ! Desde o irmão Heráclito Menezes divulgando a Boa Semente , Som Alegre e o Mensageiro da Paz !

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz parte de momento da história, foi lindo e materializou o significado das palavras inefável e indelével.
    Nação Madureira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

AD em São Cristóvão (RJ): a descaracterizarão de uma igreja histórica