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A Ceia do Senhor nas Assembleias de Deus - outras histórias

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Na última postagem, destacou-se no blog sobre as mudanças do uso do cálice na ceia: da taça comum servida para os membros ao copo individual. Foi salientado também as controvérsias das alterações; para muitos uma inobservância do texto bíblico que diz "bebei dele todos". Outras normas, com o tempo, em relação ao culto de ceia foram flexibilizadas. Além de se determinar que somente os membros (e na grande maioria das igrejas ainda segue essa orientação) deveriam participar da ceia, a entrada para o culto deveria ser controlada: somente os crentes com carteirinha validada anualmente pelo pastor comungavam na igreja. O pastor João de Souza Filho lembra até uma situação inusitada: certo dia, Mary Taranger, esposa do líder da AD em Porto Alegre/RS, Nils Taranger, foi barrada na porta da igreja por não estar com sua carteira de membro. O caso só foi resolvido com a presença do próprio Nils para interceder pela missionária. As questões de se restringir os cultos de cei...

A Ceia do Senhor nas Assembleias de Deus - o uso do cálice

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"Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. Tomando o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos" (Mateus 26:26,27). Nos primórdios a celebração da Ceia do Senhor nas ADs era realizada com um ou mais obreiros partindo o pão e servindo o fruto da videira em cálices coletivos. Interpretava-se literalmente as palavras de Cristo na última ceia: "bebei dele todos".  Assim, portanto, todos os participantes do ato litúrgico deveriam tomar do fruto da videira na mesma taça ou cálice. Porém, em 1931, a AD em Belém do Pará acatou as orientações do dr. Amilcar Carvalho da Silva, médico e membro da igreja para a substituição do cálice comum por cálices individuais. O objetivo era evitar a transmissão de doenças contagiosas muito frequentes na cidade por aqueles dias. É provável, que de imediato a decisão tenha gerado muitas controvérsias, porque era descumprimento da o...

Ministério de Perus em São Paulo - origem e expansão

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No ano de 1989, o pastor Benjamim Felipe Rodrigues, então líder da Assembleia de Deus - Ministério de Perus, em São Paulo - ficou conhecido nacionalmente por estar no centro das discussões entre a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e a Convenção Nacional dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus em Madureira e Igrejas Filiadas (CNMEADMIF). Na época, o pastor Benjamim foi descredenciado pela Mesa Diretora da CGADB, contudo, o Ministério de Madureira resolveu "hipotecar solidariedade" ao aliado, ignorando as determinações da Convenção Geral. Tudo isso dentro de um contexto controverso - como se verá em outra postagem - envolvendo a chamada "jurisdição eclesiástica" e a disputa de poder dentro da própria CGADB. Localizado na região noroeste da cidade de São Paulo e isolado por um cinturão verde, o distrito de Perus teve na instalação da sua estrada de ferro em 1914, e da Fábrica da Companhia de Cimento Portland Perus em 1926, os...

Samuel Câmara - a igreja equilibrada

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Em abril de 1991, o extinto jornal O ASSEMBLEIANO , editado em Joinville, Santa Catarina, pelo jornalista Judson Canto, publicou uma entrevista com o pastor Samuel Câmara. Câmara, na época, com apenas 33 anos de idade, desde 1988 era líder da tradicional e histórica Assembleia de Deus (AD) em Manaus, no Amazonas. O jovem obreiro, filho e genro de pastores, casado com a talentosa Rebekah, filha dos pioneiros do ensino teológico nas ADs no Brasil, o casal João Kolenda Lemos e Ruth Dorris Lemos; Samuel apresentava-se, naquele momento, como uma nova alternativa e modelo de liderança para a denominação no país. Era um menino entre os patriarcas da CGADB. Na matéria d 'OASSEMBLEIANO , enfatizou-se, que apesar de ter sucedido o veterano pastor Alcebiades Pereira Vasconcelos na presidência da AD em Manaus e na convenção estadual, Samuel imprimia "sua marca pessoal na AD amazonense". Segundo o jornal, o jovem Câmara havia desobrigado a igreja de cumprir as tradições e costu...

Os pastores da IEADJO no Jubileu de Ouro

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A foto em destaque nessa postagem é emblemática. Trata-se do registro de quatro ex-pastores da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville (IEADJO). Eles estavam reunidos nas comemorações do Jubileu de Ouro da denominação na cidade em 1983. O primeiro pastor Manoel Germano de Miranda (1933-1941), nesse tempo já era falecido. Também foi sentida a ausência do pastor Liosés Domiciano, que chegou à cidade em 1972 e, depois de lutar contra um câncer durante muito tempo, partiu para a eternidade em 1978. Na foto histórica, identificam-se da esquerda para à direita, os pastores: Antonieto Grangeiro Sobrinho (1957-1967), Virgil Smith (1941-1953), Satyro Loureiro (1953-1957/1979-1990) e Artur Montanha (1967-1972). Faltou ainda na fotografia, Henrique Altherutemeyer, que respondeu pela igreja durante sete meses em 1957, até a efetivação do pastor Grangeiro no cargo. Grangeiro, Smith, Satyro e Montanha Virgil Smith era norte-americano com passagem missionária por Pernambu...

A Assembleia de Deus na Cidade das Bicicletas

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Houve um tempo em Joinville, Santa Catarina, que o progresso do município era observado não pela quantidade de automóveis em circulação, mas pelo número de bicicletas conduzidas pela grande maioria dos operários das principais empresas cidade. Essa era pelo menos a observação dos jornalistas que visitavam a cidade e ficavam admirados com a grande circulação de ciclistas por suas vias. Em junho de 1941, a revista semanal Carioca  destacou em uma matéria especial sobre Joinville a quase onipresença dos "automóveis de pedal" na Cidade das Flores. Segundo a publicação, o município possuía uma frota de 5 mil bicicletas. Em carta à extinta revista O Cruzeiro , Gilberto J. Campos morador de Joinville, em 1950, destacou dados da Prefeitura Municipal e da Delegacia de Polícia para afirmar a circulação de 8 mil "magrelas" na cidade. Os números oficiais de 1950, porém, apontam para uma quantidade maior: 9.795 bicicletas para 46.550 habitantes, fazendo da cidade uma referê...

Frida Vingren - e o suposto affair

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Um dos pontos mais discutidos da matéria da BBC Brasil sobre Frida foi o suposto affair da missionária com um obreiro brasileiro. Isael de Araújo, biógrafo da senhora Vingren, afirma no Mensageiro da Paz (edição de outubro de 2018), que o affair tratar-se "apenas de um boato" sem comprovação. O tal "boato" apareceu em cartas da época e não há confirmação alguma do fato em si. Para reforçar seu argumento, Isael diz que na reportagem da BBC, a jornalista Kajsa Norrel "não consegue confirmar com segurança" a história, pois há "inconsistência" em seu conteúdo, ou seja, falta base documental para corroborar o rumor do romance. Mas, na mesma matéria, Norrel afirmou crer na veracidade do affair , pois "entrevistou um dos filhos de Frida e algumas de suas netas enquanto escrevia o livro e que identificou o assunto em cartas enviadas à Suécia por pessoas que não eram hostis a ela'". Gedeon Alencar em seu livro Matriz Pent...