Impressões sobre a AD carioca - por Lewi Pethrus

No ano de 1930, o pastor Lewi Pethrus, líder da Igreja Filadélfia em Estocolmo, Suécia, veio ao país para participar da primeira Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) realizada em Natal, RN. Sua presença na CGADB foi motivada por problemas internos da denominação. Em sua biografia editada pela CPAD, o líder sueco comentou esse momento de crise do movimento pentecostal nativo.

Porém, outras opiniões sobre a obra no Brasil foram escritas por Pethrus. Na edição do mês de novembro de 1930, o Sanningens Vittne (Testemunha da Verdade) publicou uma carta do pastor escandinavo com interessantes impressões sobre a Assembleia de Deus carioca, no bairro de São Cristóvão, RJ.
Na correspondência enviada ao periódico, Lewi contou que acompanhado de Gunnar Vingren, chegou ao Rio, numa terça-feira, 12 de agosto, “após uma viagem marítima de 22 dias”. Devido a fiscalização na alfândega, os dois pastores chegaram atrasados no culto à noite.

Havia um clima de comoção na Cidade Maravilhosa. A República Velha estava em estado terminal e, dias antes, a população do Rio tinha presenciado o sepultamento de João Pessoa, aliado de Getúlio Vargas e candidato a vice-presidente na chapa da Aliança Liberal, derrotada pelas forças oligárquicas dominantes. Não por acaso em sua biografia, o líder sueco comentou: “Havia fortes rompimentos políticos no país”.

Liberados da fiscalização portuária, os dois pastores foram diretamente para o culto, onde “a irmã Frida Vingren e os evangelistas iniciaram a reunião, e quando chegamos a música já estava a todo vapor”. A menção à esposa de Gunnar não deixa de ser curiosa: “a irmã Frida” estava à frente dos “evangelistas”, ou seja, na liderança dos trabalhos na ausência do esposo.

Em seguida, o líder pentecostal europeu relatou sobre a enorme assistência dos crentes ao culto noturno:

Tivemos dificuldade em abrir caminho pelos corredores superlotados. E a plataforma estava igualmente lotada. Do lado de fora das janelas abertas, as pessoas estavam amontoadas, e da mesma forma perto das portas. Foi como costuma acontecer nas congregações pentecostais. Enquanto caminhávamos até a plataforma, a música animada soou e, quando chegamos aos nossos lugares, a multidão se levantou, acenando com as mãos e deu sua alegria de todas as maneiras.

Pethrus sentiu que os fiéis brasileiros eram avivados, crentes de fogo. Diante da exuberância espiritual da igreja ele exclamou: “Quão estranho e comovente é ficar face a face com uma congregação brasileira! Através dos nossos queridos missionários temos ouvido falar muito sobre este povo e o seu país e sobre a obra de Deus aqui. E agora eu estava no meio de tudo para ver”.

Durante o culto, Gunnar discorreu sobre a sua viagem à Suécia. Depois foi a fez Pethrus saudar a igreja e dar seu testemunho. Ao Sanningens Vittne ele manifestou sua surpresa ao perceber que os crentes brasileiros estavam atentos à pregação:

Se você pensa que os brasileiros têm um nível intelectual baixo, você está completamente enganado. Eles são extremamente alertas e talentosos. Você pode ter certeza, eles glorificam no ponto certo do sermão e de forma alguma dão sua aprovação a nada. Mas quando ouvem uma mensagem que os cativa, eles abrem seus corações

As observações do pastor sueco revelavam o olhar eurocêntrico sobre a população da América Latina, vista como culturalmente atrasada e inferior. Isso explica o espanto dos visitantes ao participarem de um culto pentecostal no Rio de Janeiro, onde o povo revelava (e ainda revela) na cultura e cor suas raízes africanas e a miscigenação do Brasil.

Fontes:

ALENCAR, Matriz Pentecostal Brasileira: Assembleias de Deus 1911-2011 (2ª edição ampliada). São Paulo: Recriar; Vitória: Editora Unida, 2019.

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

Sanningens Vittne, Minneapolis, MINN, november, 1930. 

O Sanningens Vittne (a Testemunha da Verdade) foi um periódico religioso cristão pentecostal de língua sueca publicado em Minneapolis, Minnesota, entre 1911 e 1939.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)