Sucessões pastorais - Ministérios Hereditários (parte 2)

Família Malafaia - AD em Campo Grande, Rio de Janeiro

Na década de 1930, a região de Campo Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, foi alvo dos esforços evangelísticos do pastor Paulo Leivas Macalão. No início eram apenas pontos de pregação pelo bairro até a abertura de um templo provisório para os fiéis congregarem. 

Naquela época, a congregação era filial da AD em Bangu. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, a abertura da Avenida Brasil facilitou o contato da região com o restante da cidade. Assim, na década de 1950, a igreja em Campo Grande passou a ser controlada diretamente pela AD em Madureira sob a supervisão do pastor Macalão. 

Passaram pela direção da igreja os pastores Narbal Soares, Manoel Mendonça, Ludovico de Andrade, Florêncio Luiz Pereira, Ezequiel da Silva, Miguel Pastor e Otávio José de Souza. No ano de 1959, o pastor Paulo enviou um dos seus mais dinâmicos obreiros para assumir a liderança da AD em Campo Grande: o pastor Carlos Malafaia. 

Macalão não errou na escolha, pois nos anos 60, a região receberia grandes empresas e, consequentemente, experimentaria uma enorme expansão demográfica com a abertura de loteamentos irregulares e conjuntos habitacionais construídos pelo poder público estadual.

Carlos liderou a congregação naquele momento de boom econômico da Zona Oeste carioca. No ano de 1960, ele lançou a Pedra Fundamental do atual templo e o inaugurou em outubro de 1972. Um pouco antes, em 1970, a AD em Campo Grande recebeu sua autonomia devido “ao crescimento do trabalho e fidelidade do pastor Carlos Malafaia ao Ministério de Madureira”.

Carlos, Daniel e Alessandro: avô, filho e neto na AD em Campo Grande, RJ

Em 1993, o pastor Malafaia foi jubilado e sua fidelidade a Madureira foi recompensada quando seu filho Daniel Malafaia assumiu o campo. Daniel continuou a obra, expandiu o trabalho e, sobretudo, manteve a lealdade ao Ministério. O reconhecimento veio quando, em 2017, juntamente com Samuel e Abner Ferreira, Oídes José do Carmo e Abigail Carlos de Almeida, Malafaia foi alçado ao posto de Bispo.

Infelizmente, o Bispo morreu em dezembro de 2020 devido a complicações da Covid-19. Em seu lugar assumiu o seu filho, o pastor Alessandro Malafaia. A continuação dos Malafaia em Campo Grande foi mais uma concessão dos líderes de Madureira. Muitas vezes para fazer o sucessor, o pastor precisa da colaboração de seus pares e fazer a política do corporativismo. 

Há boatos de bastidores, que a sucessão ficou entre dois filhos do saudoso bispo: Alessandro e Daniel. A indefinição durou quase até a cerimônia de posse, quando Alessandro foi efetivado no cargo de pastor da igreja. Não há confirmações de possíveis tensões familiares antes ou depois da sucessão, mas Daniel, que antes liderava a AD no Bairro Brasil em Nova Iguaçu, transferiu-se para a AD Brás em Porto Feliz, SP, em 2022.

Em suma, a AD em Campo Grande iniciada na década de 1930, está nas mãos da família Malafaia por mais de 60 anos. Por respeito à família e por consentimento da liderança de Madureira, o campo eclesiástico da Zona Oeste do Rio virou um feudo religioso; um ministério hereditário. 

Fontes: 

CONEMAD/RJ - 50 anos: Celebrando Deus com Unidade, Hierarquia e Disciplina. Edição comemorativa da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro - Ministério de Madureira, Rio de Janeiro: Editora Betel, 2012.

Comentários

  1. a familia Malafaia sempre fez parte das Assembleias de Deus,atualmente atuam em dois ministérios das Assembleias de Deus,são eles Assembleia de Deus ministério de madureira e Assembleia de Deus vitória em cristo,ambos fundados no estado do Rio de Janeiro e presentes em todo o Brasil e exterior

    ResponderExcluir
  2. Faz sobre a família Câmara, estão quase dominando o país kkkk

    ResponderExcluir
  3. A sucessão hereditária nos ministérios atende somente os interesses políticos para perpetuar o poder. Esta prática se expandiu para as convenções geral e nacional que, por sinal, tem o mesmo objetivo expansionista do poder. Pura soberba e ganância. Cada igreja deveria ser independente quando se tornar autônoma financeiramente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)