Pastor Joel Holder - um pioneiro em Rondônia

Durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (1907-1912), chegaram ao Brasil vários imigrantes para trabalhar na "Ferrovia do Diabo". Entre eles estava uma jovem da Ilha de Barbados na época uma colônia britânica na América Central, chamada Beatrice Jemmot. Nesse tempo, Porto Velho era um pequeno povoado às margens do rio Madeira, na Amazônia Ocidental.

Dois anos depois, ela conheceu o professor de inglês Sidney Morris, também vindo de Barbados e com ele se casou. Em dezembro de 1913, nasceu a primeira filha do casal: Judith. Esta por sua vez, já moça, conheceu Percy Holder, outro filho de barbadianos. Em 21 de junho de 1934, Judith e Percy uniram-se em casamento. Da união nasceram cinco filhos, entre eles, o menino Joel. 

Joel Holder nasceu no dia 25 de julho de 1942, em Porto Velho, em plena Segunda Guerra Mundial, quando o novo ciclo da borracha na Amazônia estava no auge com a produção do látex financiado pelos Estados Unidos.

Apesar de ser de uma família religiosa, Percy foi presidente da antiga casa de bailes noturnos “Danúbio Azul”. Sendo um homem amante dos prazeres deste mundo, o casamento se desfez e Judith criou os filhos sozinha nos caminhos do Senhor.

Joel sempre teve a mãe como maior exemplo de fidelidade a Deus e com ela aprendeu que não há trabalho ruim ou difícil para fazer na igreja. O menino influenciado por sua genitora aceitou a Jesus como Salvador aos seis anos de idade. Na juventude atuou com desenvoltura na liderança dos jovens. Foi também professor da escola bíblica dominical, secretário e tesoureiro da igreja. Ainda na mocidade, fez parte do grupo que editou em 1959, o jornal JUVENTUDE, "órgão informativo e noticioso da União da Mocidade da Assembleia de Deus” em Porto Velho.

Em um dos artigos escritos ao periódico, intitulado “Pode ser útil o jovem na igreja”, o futuro líder da Assembleia de Deus em Rondônia refletiu: “Precisamos observar que para termos amanhã servos fiéis a Deus é preciso que nós jovens, saibamos hoje, em nossos dias, buscar a Deus de todo o nosso entendimento…”. Na sequência do texto afirmou que o jovem cristão deveria pregar o evangelho, buscar almas para Cristo e ser “útil na igreja, procurando aumentar cada dia o número de salvos para a glória de Deus”.

Sendo um moço crente em tempos de discriminação, quando os pentecostais eram tratados como hereges por outras denominações religiosas, Joel anotou: “Ainda que nos não pareça tão fácil obedecer ao senhor na mocidade, nas horas que nos vierem esses pensamentos, tomemos as palavras de mancebo Samuel: ‘Eis-me aqui Senhor’ (1º Sam. 3:9) e também: ‘Fala que teu servo ouve’.”

Com certeza, o filho da irmã Judith seguiu os conselhos bíblicos. Em Porto Velho iniciou sua carreira ministerial: diácono, presbítero, evangelista e, finalmente, pastor, no ano de 1987. Para se aprimorar na obra de Deus fez mestrado em Teologia.

Pastor Joel Holder: sempre quis ser útil na obra de Deus

Em 1975, Joel casou com a professora Lindoína Fernandes Ramos. A união foi destaque na revista A SEARA, edição setembro/outubro daquele mesmo ano. A nota social foi assinada pelo Pastor Leonardo Luz, antigo pastor em Rondônia. Segundo o texto, os jovens cooperavam "ativamente no trabalho do Senhor". Do casamento nasceram três filhos, que traziam orgulho aos pais pela excelente formação alcançada. 

Na vida profissional, Holder trabalhou na SINAP (empresa de navegação que ligava Manaus a Porto Velho) e funcionário concursado do Banco do Brasil. No setor bancário passou por uma traumática experiência: foi sequestrado junto com outros três colegas do banco e suas respectivas famílias. Foram horas de angústia e clamor a Deus, mas pela providência divina Holder foi poupado do que poderia ter sido sua morte e percebeu que precisava se dedicar mais a Deus.

Tempo depois veio a oportunidade para a dedicação total ao ministério. Em 20 de dezembro de 1991, com a transferência do Pastor Antônio Dionízio da Silva para a igreja em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Pastor Joel Holder assumiu a Assembleia de Deus em Porto Velho. Foi o primeiro líder em Porto Velho nascido na própria cidade e também foi o mais longevo na liderança: 30 anos conduzindo a igreja pioneira.

Durante esse período novas congregações foram abertas e o trabalho cresceu na capital de Rondônia. O Pastor Holder presidiu a CEMADERON - Convenção Estadual dos Ministros das Assembleia de Deus no Estado de Rondônia e atuou com dinamismo na CGADB e na CPAD. Também presidiu o Diretório da Sociedade Bíblica do Brasil em Rondônia. No dia 28 de março de 2022, o Pastor Joel foi jubilado. O sucessor, o Pastor Nelson Luchtenberg, presidente da Convenção Estadual, atualmente lidera a igreja. 

O Pastor Joel Holder deixa um legado de fé e perseverança. Abre-se uma lacuna entre as grandes lideranças das ADs. Descansou das suas obras e, com certeza, foi muito útil na obra de Deus!

Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos. (Salmos 116:15)

* Adaptado do livro "Pentecoste em Rondônia" do Historiador Mario Sérgio de Santana, publicado pela Convenção Estadual dos Ministros das Assembleia de Deus no Estado de Rondônia - CEMADERON.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)