Fatos e fotos da IEADJO (2ª parte)

Congregação da IEADJO na "Katharinenstrasse" 

As primeiras reuniões da IEADJO foram realizados na casa da irmã Ana Salvador, na Avenida Cubas. Anos depois, a Avenida Cubas deu espaço a música e o futebol: craques e sambistas joinvilenses saíram da região. Porém, muito antes que isso acontecesse, o irmão Sérgio Segal ofereceu sua casa na rua Monsenhor Gercino, no bairro Itaum. Nesse período, uma violenta perseguição se deu contra a nascente igreja. Manoel Germano de Miranda já estava à frente dos trabalhos, quando foi aconselhado pelo delegado Alexandre Nogueira Mimoso Ruiz, que cuidava da segurança do munícipio, a transferir a congregação para um local mais próximo ao centro da cidade. Foi então que Mirandinha alugou uma casa na "Katharinenstrasse" — nome original da Getúlio Vargas usado até os anos 1940.



O conselho do jornalista, poeta, político e, na época, delegado Mimoso Ruiz foi estratégico para o desenvolvimento da IEADJO. Com a inauguração da estação ferroviária, em 1906, a então decadente "Katharinenstrasse" voltou a ser uma área de interesse imobiliário com investimentos no alargamento e urbanização da via. A estação também trouxe crescimento residencial para a região e com a chegada de imigrantes sírio-libaneses dedicados ao comércio, sobretudo de tecidos, nasceram as primeiras alfaiatarias, funilarias, bares, padarias, farmácia, entre outros comércios. Foi providencial que nesse percurso (da estação ferroviária ao Hospital Municipal São José) fosse implantada a IEADJO. A casa alugada transformada em igreja estava numa das principais vitrines da cidade.

Fontes: 

GUEDES, Sandra P.L. de Camargo (org.). História de (I)migrantes: o cotidiano de uma cidade. Joinville: Univille, 2000.

POMMERENING, Claiton Ivan (Org.). O Reino entre príncipes e princesas: 75 anos de história da Assembléia de Deus em Joinville. Joinville: REFIDIM, 2008.

TERNES, Apolinário. História de Joinville: uma abordagem crítica. 2. ed. Joinville: Meyer, 1984.

VIEIRA, Adelor F. (Org.). 1983 - ano do cinqüentenário da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Joinville - SC. Joinville: Manchester.

https://www.clicrbs.com.br/sites/swf/an_especiais_patrimonio/rua/index.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)