A controvérsia do batismo pentecostal - ano 1947

Como se divulgou na postagem anterior, o jornalista Emílio Conde nunca afirmou ser Celina Albuquerque a primeira crente batizada com o Espírito Santo no Brasil. Oriundo da Congregação Cristã no Brasil, Conde conhecia os primórdios da sua antiga igreja e, segundo o relato do próprio escritor, o próprio fundador da Congregação Cristã, Louis Francescon, lhe contou sobre o trabalho por ele aberto em Santo Antônio da Platina, PR, em 1910.

Porém, o artigo do pastor José Menezes ao  Mensageiro da Paz (edição de 15 de maio de 1947), no qual ele sustenta a tese de que a senhora Albuquerque teve a primazia do batismo pentecostal no Brasil, não passou sem contestações. Em carta dirigida ao jornalista Emílio Conde, o Ancião da Assembleia Cristã na Villa Linch, Argentina, Ricardo Rebuffo procurou relembrar o trabalho pioneiro de Francescon e do núcleo pentecostal no interior paranaense formado entre maio e abril de 1910.

Ricardo Rebuffo 

A carta publicada no periódico EL CRISTIANO, em setembro de 1947, também divulgou a resposta do escritor Emílio Conde, na qual ele confirmou os fatos descritos por Rebuffo e recordou que o próprio Francescon anos atrás, havia lhe contato a história do início da Congregação Cristã.

Outro detalhe da resposta de Conde: ele cita o pastor Paulo Malaquias, que experimentou o batismo no Espírito Santo, no Rio Grande do Sul, quando nem havia trabalho pentecostal na região. Aliás, a história de Malaquias foi descrita no Mensageiro da Paz (edição 2ª quinzena de fevereiro de 1947) daquele mesmo ano por ocasião da sua morte, em 27 de outubro de 1946. No texto sobre o antigo membro da igreja batista, Herbert Nordlund destacou: "Tendo sido [Malaquias] batizado no Espírito Santo, logo após sua conversão, sendo provavelmente o primeiro crente no Brasil a receber esta experiência...".

Interessante, que no ano de 1947, a primazia do batismo pentecostal foi atribuída a Paulo Malaquias, por Herbert Nordlund; a Celina Albuquerque, por José Menezes; e ao núcleo da Congregação Cristã em Santo Antônio da Platina, por Ricardo Rebuffo. Entretanto, o desconhecimento histórico dos acontecimentos perdura até hoje!

Abaixo as cópias do jornal EL CRISTIANO cedidas gentilmente pelo Historiador Itamar Coutinho. Coutinho estuda e escreve especificamente sobre a história de Louis Francescon e sua obra de pregação e implantação de igrejas pelo mundo.





Fontes:

A História da Igreja-mãe das Assembleias de Deus no Brasil. Belém, PA: Gráfica Santa Marta, 2007/SOUZA, Benjamim Ângelo de. (org.)

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

CONDE, Emílio. História das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 1960.

COUTINHO, Itamar Bueno. Biografia de Louis Francescon: Mais que uma memória uma história. Ponta Grossa, PR: Ed. do autor (2ª edição ampliada e revisada) - agosto de 2022.

MENSAGEIRO DA PAZ. Rio de Janeiro Ano XVII, nº10. 2ª Quinzena de maio. 1947, p. 04.

MENSAGEIRO DA PAZ. Rio de Janeiro. Ano 39, nº11. 2ª Quinzena de junho. 1969. p. 01.

SANTOS, Ismael. Raízes da nossa fé: A história das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus em Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná. Blumenau: Letra Viva, 1996.

Comentários

  1. A paz do Senhor!
    Meu nome é Daniel Ben Elyon e com a graça de Deus eu escrevi a biografia do pastor Cícero Canuto de Lima! Voce poderá encontrá-la aqui:
    https://clubedeautores.com.br/livro/cicero-canuto-de-lima
    É uma biografia bem embasada e fartamente documentada.
    Cícero Canuto de Lima foi doutrinado no evangelho pentecostal de fogo, glória e santidade! Ele moldou o pensamento de uma geração inteira de crentes assembleianos no zelo pela sã doutrina. Um homem que foi um gigante em sua geração — e completamente desconhecido das novas gerações. Essa é a sua biografia mais completa — simplesmente porque é a única! Conheça a história de Cícero Canuto de Lima, o Gigante Assembleiano Esquecido!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)