Os 90 anos da AD em Santa Catarina - O início no Quilombo

Para a grande maioria dos brasileiros, a imagem do estado de Santa Catarina está ligada à colonização açoriana, alemã e italiana. Esta é a imagem vendida pelas secretarias e empresas de turismo e veiculada amplamente pela mídia em épocas festivas. São os cabelos loiros, olhos azuis e as celebrações regadas com muita bebida e comidas tipicamente europeias que invadem o imaginário popular.

Chega a ser uma ironia, que essa imagem tão explorada sobre os catarinenses para fins comerciais e turísticos, não se refletiu na gênese da Assembleia de Deus no estado. A maior denominação pentecostal catarina, não nasceu entre os descendentes de italianos, alemães, portugueses, poloneses ou suíços que, evidentemente, em muito contribuíram para a formação do estado.

A Assembleia de Deus fundada por André Bernardino da Silva em 15 de março de 1931, teve sua primeira casa de oração e núcleo de evangelização num beco chamado de "Quilombo", onde a maioria dos moradores era, como o nome indica, de origem afro e reduto de ex-escravizados.

João Santana: o primeiro auxiliar em SC

Naquele local periférico da cidade, os novos convertidos construíram o primeiro templo da Assembleia de Deus no estado, num terreno doado por João Santana. Santana era negro e foi também o primeiro auxiliar da congregação assembleiana em Itajaí e um dos seus primeiros dirigentes ainda na década de 1930.

Na revista do Jubileu de Ouro das Assembleias de Deus em Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, em 1981, narra que, em regime de mutirão, os fiéis abriram uma rua para dar acesso ao terreno da igreja. A nova via foi denominada de "Rua Pentecostal". Não há referência ao beco do Quilombo ou do Inferninho, que era muito próximo. 

JP Kolenda pregando em Itajaí em 1943: grande presença de afrodescendentes

Ao construir sua primeira narrativa histórica, os editores da revista do Jubileu, por algum motivo (desconhecimento talvez) deixaram esse detalhe de fora. Segundo alguns pesquisadores, na mesma década, o beco do Quilombo foi absorvido pela expansão do porto de Itajaí e pela crescente urbanização das áreas próximas ao centro da cidade, ou seja, o Quilombo sumiu da geografia da região e da história assembleiana.

Mas como bem escreveu o historiador Eric Hobsbawm, o "ofício é lembrar o que os outros esquecem".

Fontes:

ADAMI, Saulo; SILVA, Osmar José da. André Bernardino da Silva: pioneiro da Assembleia de Deus em Santa Catarina. Blumenau: Nova Letra, 2011.

ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007

LOUREIRO, Satyro (et al.). 1931-1981 50 anos: o jubileu de ouro das Assembleias de Deus em Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Itajaí: Maracolor, 1981.

Comentários

  1. Nossos Pioneiros! Muitos foram os que Deus usou grandemente antes de nós! Que Deus continue a abençoar e a inspirar aos que DELE recebeu esse dom importantíssimo para que a História da Igreja se mantenha viva para nossa posteridade! Os que levaram a efeito a obra de Deus antes de nós, nos motiva a continuar até que nosso Senhor Jesus Cristo volte para levar-nos no arrebatamento!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)