Perfil do Bispo Daniel Malafaia

Por Pr. André Silva 

Daniel Fonseca Malafaia, nasceu em 28 de dezembro de 1950, teve a felicidade de nascer em um lar evangélico. Seus pais, pastor Carlos Malafaia e Marina Fonseca Malafaia, souberam o conduzir o filho a uma profunda comunhão e temor a Deus. 

O menino Daniel foi apresentado ao Senhor, pelo saudoso pastor Paulo Leivas Macalão, fundador do Ministério de Madureira. Desde cedo, envolveu-se com a igreja do Senhor Jesus Cristo, principalmente na área musical, fazendo parte, também, da diretoria da Mocidade da Assembleia de Deus em Campo Grande, Rio de Janeiro. 



Em 1974, transferiu-se para Brasília, DF, sendo muito abençoado por Deus em todas as áreas de sua vida. Foi professor da Escola Bíblica Dominical, Secretário, e, durante nove anos, líder da Mocidade. Na capital da República, casou-se com a jovem Jemina de Araújo Malafaia e, dessa união, nasceram-lhes quatro filhos: Alessandro, Daniel, Fábio e Samuel, todos envolvidos na obra do Senhor. 

Em Brasília, sua carreira ministerial sempre foi pautada de grandes vitórias, debaixo da unção do Espírito Santo. Em maio de 1986, foi consagrado ao Santo Ministério da Palavra, no cargo de pastor. Após oito anos dirigindo congregações do campo da Catedral das Assembleias de Deus em Brasília, foi convidado pelo então pastor Neuton Pereira Abreu, para ser o 1º vice-presidente do campo, função foi desempenhada por pouco tempo, apenas por dois anos. 

Chegou a ser um dos nomes cogitados para assumir presidência da Assembleia de Deus do Planalto Central, DF, vinculada a CGADB, mas Deus teve outros planos, pois em 29 de junho de 1993, foi indicado pelo Bispo Manoel Ferreira, presidente da CONAMAD, a assumir a presidência da Assembleia de Deus em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, substituindo seu pai que, durante 34 anos, presidiu aquele abençoado e próspero campo. Nesse processo, Daniel contou com total apoio do ministério local.

Daniel Fonseca Malafaia era graduado em Administração Pública e Privada, e em Ciências Contábeis, como também formado em teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília. Também foi mais de trinta anos, funcionário do Banco Central do Brasil. 

Primo do pastor Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, RJ, o Bispo Daniel Malafaia foi um exemplo notável de homem de Deus. Respeitado e influente doutrinador, tornou-se um ícone das Assembleias de Deus no Brasil. 

Na 39ª Assembleia Geral Ordinária da CONAMAD foi ordenado bispo, realizada de 22 a 25 de março de 2017, no Brás, em São Paulo. Membro da Junta Conciliadora e secretário da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro - Ministério de Madureira (CONEMAD-RJ) era também secretário da CONAMAD. 

O Bispo Daniel Malafaia faleceu em 12 de dezembro de 2020 devido a complicações causadas pelo corona vírus. Seu filho, o pastor Alessandro de Araújo Malafaia foi empossado como novo presidente da Assembleia de Deus em Campo Grande, RJ, no dia 13 de dezembro de 2020. 


FONTES: 

NOGUEIRA, Ivan Perdigão. Personalidades Evangélicas do Brasil, Volume II. RJ: Verbete Empresa Jornalística LTDA, 2001. 


Historiador e pesquisador da História do Ministério de Madureira. Autor do livro História da Assembleia de Deus em Bangu. Autor do Memorial das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira. Colaborador com o material histórico da Bíblia do Centenário das Assembleias de Deus e livro histórico do Cinquentenário da CONEMAD-RJ, ambos lançados pela Editora Betel. 

Comentários

  1. Grande homem de Deus, deixa um legado maravilhoso. Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Deus console td família enlutada 🙏
    Combateu o bom combate !!

    ResponderExcluir
  3. Ele foi um marco em Campo Grande -RJ, milhares de pessoas foram abençoadas através de suas ministrações, sou um dos que foram impactados e modificados através de seu legado. Que Deus abençoe a família e amigos e possa nos fazer refletir a Cristo como foi em sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, para os moradores, especialmente de de Campo Grande/RJ, e todas as suas redondezas, e em especial todo o Estado do Rio de Janeiro, que tiveram uma presença efetiva, do Bispo Daniel Malafaia, sentirá a ausência física, porque, foi um homem que se entregou inteiramente à obra do Senhor. Faz alguns anos estive em Campo Grande/RJ, em visita a alguns parentes que ali moram, quando fui fazer uma visita à igreja ali estabelecida, tendo comigo, as presenças dessas pessoas, integrantes da família, que ali residem. Fiquei muito feliz em ter conhecido aquele grande e próspero trabalho. Foi um culto maravilhoso! Deixou saudades, e grande admiração. Deus tem os Seus propósitos. O Bispo Daniel Malafaia, cumpriu os seus trabalhos aqui, entre nós, sendo convidado a ir descansar na Eternidade com Jesus. à família enlutada, deixamos os nossos profundos sentimentos. 2 Co 1: 2-4.

    ResponderExcluir
  5. Grata por tudo o que aprendi nesse ministério ao qual fiz parte a mais de 10 anos!!
    Que Deus nosso pai console toda a família.

    ResponderExcluir
  6. Lembro-me das vigílias da Catedral AD em Brasília-onde ainda garoto apreciava a guitarra que ele executava. Onde era o presidente da mocidade. Eu tinha 16 anos de idade, hoje com 58 anos recordo esses momentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)