Ministério de Madureira - O Império contra-ataca

*Por André Silva

No dia 2 de junho de 1993, numa sexta-feira, a Assembleia de Deus em Bangu (RJ), transformou o culto em Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Membros e ministros do campo foram surpreendidos, quando o pastor Ades Antonio dos Santos, presidente da igreja, anunciou que a partir daquela data a igreja estaria se desligando da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira (CONAMAD) e se vinculando a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB). 

Na mesma noite, o pastor Ades informou sobre “uma suposta perseguição” do pastor Manoel Ferreira, que tentava persuadi-lo a jubilar-se fora da data estabelecida pela igreja e, juntamente com a liderança de Madureira, tentava intimidá-lo para deixar a presidência de Bangu. 

O pastor Ades dos Santos chegou a procurar a 34ª Delegacia Policial, em Bangu, para prestar queixa contra o “Pr. Dr. Manoel Ferreira” (hoje Bispo Primaz) sobre o crime de perseguição, atentado contra sua vida e família. Declarou ainda em depoimento ter sofrido ameaças, agressões e até tentativa de sequestro. O assunto foi palco de reportagem do jornal carioca O Dia, diário de grande circulação da cidade do Rio de Janeiro.

Pressionado, Ades solicitou o apoio do pastor presbiteriano Caio Fábio D’Araújo Filho, fundador e presidente da Associação Evangélica Brasileira (AEVB). A AEVB era, na época, rival do Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB), fundado por Ferreira em 1993. Caio Fábio declarou-se jubiloso com a atitude do ministério em Bangu e prestou toda solidariedade ao pastor Ades, a fim de que os ministros filiassem a AEVB. Em um vídeo na Internet, Caio Fábio confirma os acontecimentos com o pastor Ades Antonio dos Santos e o pastor Manoel Ferreira.

AD em Bangu e pastor Ades

Persuadidos de que nada os impediria mudar o regime jurídico da igreja, o “golpe” foi oficializado em 6 de junho, com a leitura do estatuto separatista na igreja e o anúncio da criação da Convenção de Igrejas Assembleias de Deus na Zona Oeste (CIADEZO). Tal fato causou surpresa, tristeza e choro em Bangu.

Nessa reunião, Caio Fábio, presidente da AEVB, enviou seu representante, o pastor da Igreja Congregacional do Brasil, Marcos Batista. A finalidade específica do encontro, foi para que todos os ministros do campo da Assembleia de Deus em Bangu participassem das decisões recentemente tomadas. Nessa noite, foi anunciada a vinculação a CGADB. 

Dezenas de obreiros do campo estavam reunidos para a decisão tomada. Ali também estava, o pastor Gilberto Malafaia como representante da CGADB, expressando ao Ministério as vantagens da filiação a CGADB.

No dia 21 de junho, na CPAD, membros da CGADB hipotecaram solidariedade ao pastor Ades. Na ocasião, o pastor Sebastião Rodrigues de Souza, na época, presidente da Convenção e seu primeiro vice-presidente, o pastor José Wellington Bezerra da Costa, reconheceram oficialmente a recém-criada CIADEZO. Foi comunicado também ao pastor Ades dos Santos que ele e seus ministros já poderiam participar com voz e votos na Assembleia Geral Ordinária da CGADB a realizar-se na 2ª quinzena de janeiro de 1995.

Em 22 de junho de 1994, uma nova AGE foi realizada para efetuar mudanças no nome da Convenção criada para associar igrejas, mas apenas ministros. O nome anterior, CIADEZO, poderia gerar dúvidas sobre jurisdição. A CEADER e a CONFRADERJ não viam com bons olhos o nascimento de mais uma convenção carioca ligada a CGADB, sem contar outras de caráter regional originárias de outros estados, a exemplo da CADEESO e da CIEADESPEL.

O pastor Gilberto Malafaia, como porta voz da Convenção Geral, sugeriu que fosse mudado o nome de CIADEZO para Convenção de Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus da Zona Oeste (COMADEZO). Para garantir a legalidade da instituição, o registro foi feito no dia 19 de julho de 1994, sob o CNPJ 00.148.848/0001-62, na Rua Ribeiro de Andrade, nº 65, no templo antigo em Bangu, considerada igreja mãe de outras que a seguiram, da mesma ordem da AD em Bangu.

Decidido e aconselhado por alguns obreiros da diretoria, o pastor Ades continuava convencido de que nada o impediria mudar o regime jurídico da igreja, filiando-se diretamente à CGADB. Durante o curso desse tempo, em várias reuniões, foi sugerido a procura de um jurista de renome para examinar se era possível definitivamente desligar-se da CONAMAD. Foram apresentados ao jurista todos os estatutos: o de Bangu e o da CONAMAD. Pedido 15 dias para o estudo da matéria e posterior resposta, veio a negativa – o advogado afirmara que não havia como se separar do Ministério de Madureira.

Nova tentativa sobre o assunto foi consultar o pastor e advogado Luis Francisco Fontes. O pastor Fontes tinha sido presidente da AD em Madureira, mas não permaneceu muito tempo no cargo, em virtude de uma manobra do pastor Manoel Ferreira que o tirou da presidência. O grupo saiu da audiência com o pastor Luis Fontes tarde da noite com a resposta: “Nada feito, se vocês quiserem separar-se poderão fazê-lo; basta que hajam como eu agi. Procurem um galpão e ocupem!” – aconselhou o pastor Luis Fontes.

Uma comissão de pastores de Madureira, juntamente com Manoel Ferreira, compareceram em uma das reuniões em Bangu esclarecendo que a criação da COMADEZO foi a ousadia de “mergulhar de cabeça em águas turvas na imprudência”. Ferreira não perdeu tempo: providenciou medidas com base no “Estatuto Padrão” elaborado pelo pastor Paulo Leivas Macalão. O documento era a garantia da impossibilidade de uma igreja filiada a Madureira separar-se totalmente do Ministério.

Vários obreiros e ministros da AD em Bangu, demostravam insatisfação ao regime de ingerência nos negócios da igreja e a ideia do vínculo patrimonial do campo de Bangu com a CONAMAD, e ficaram revoltados com a atitude do Ministério de Madureira de retirar da igreja o seu presidente.

A reunião tornou-se então tumultuada com troca de acusações e tentativas de agressões. Ferreira teve que pedir calma ao colegiado de ministros. Alguns em forma de gritos de ordem ou em cartazes, entoavam: “Fora Madureira”, protestando contra o autoritarismo do Ministério de Madureira em Bangu. Alguns obreiros, inclusive precisaram ser contidos por outros para evitar uma sequência de agressões. Os ânimos de alguns se alteraram, criando um tumulto e o pastor Manoel Ferreira foi agredido e jogado ao chão.

Na ocasião, pastores de Madureira estavam armados, sendo que a polêmica revoltou a todos e houve perplexidade entre os membros. A Polícia foi chamada para acalmar os ânimos. O problema, segundo os envolvidos, seria a permanência do pastor Ades à frente da igreja, o que seria contra a vontade da cúpula de Madureira. 

O pastor Manoel Ferreira, presidente do Ministério de Madureira, obrigou-se a ignorar quaisquer acordos que pudessem haver entre as partes, e o resultado foi parar na 2ª Vara Cível em Bangu, numa ação de manutenção e posse de ambas as partes. O pastor Ades entrou com uma ação preventiva para assegurar o direito de posse da Igreja em Bangu. Já Madureira buscou recuperar a posse legítima de seu imóvel como rege o “Estatuto Padrão”.

Nos dias 8 e 9 de julho, a recém criada COMADEZO, promoveu o I Congresso em clima de sessão convencional com as modificações decorrentes da saída da AD em Bangu da CONAMAD. Autonomias foram dadas a 23 igrejas e o posicionamento dos favoráveis foram defendidos em favor da CGADB. Com o objetivo de estimular o crescimento da Convenção, a mesa diretora criada examinou a relação de novos ministros evangélicos, apresentados pela igreja matriz e suas congregações, bem como os demais obreiros oriundos das novas igrejas emancipadas no dia 9 de julho, consagrando 55 evangelistas e 29 pastores.

Pressionado pela ação jurídica de manutenção e posse, o pastor Ades Antonio dos Santos não resistiu e acabou cedendo, entregando definitivamente a presidência da AD em Bangu ao pastor Manoel Ferreira, presidente da CONAMAD. Ferreira, no dia 2 de outubro, tomou posse como presidente do campo da Assembleia de Deus em Bangu, depois que o pastor Ades ter aceito se jubilar incondicionalmente.

E no dia 04 de outubro de 1994, o pastor Ades foi apresentar-se juntamente com a sua esposa ao plenário convencional e a Mesa Diretora, na AD em Madureira, com um pedido de reintegração, onde teve que se retratarem pessoalmente com o pastor Manoel Ferreira; só então foi reintegrado ao quadro de ministros da CONAMAD e teve sua jubilação garantida. 

Já no dia 7 de outubro de 1994, tomavam posse como interventores na presidência do campo da AD em Bangu, por determinação e procuração do presidente da CONAMAD, os pastores: David Cabral (presidente), Gedeir Ricardo da Silva (vice-presidente) e mais pastores como auxiliares: Antonio Paulo Antunes (Tuninho), Daniel Fonseca Malafaia e Josias Nunes Abreu. E no dia 10 de outubro, o juiz da 2ª Vara Cível em Bangu homologou o acordo entre Madureira e Bangu, passando a direção da AD em Bangu e todo seu campo para a CONAMAD.

A Junta Interventora da CONAMAD, entendeu então, que o pastor Ades estava sendo objeto de manobras por partes de ministros interessados na divisão da igreja. Segundo a Junta Interventora, os mesmos participavam de reuniões na igreja em Madureira e levavam informações distorcidas para Bangu. Em reunião fechada, os membros da Junta Interventora fizeram audiências com alguns ministros de oposição, que tentaram justificar suas atitudes. Quatro pastores e dois evangelistas, classificados como mentores diretos da “COMADEZO”, tiveram suas atitudes consideradas desrespeitosas e ofensivas a CONAMAD.

No dia em 30 de novembro de 1994, a Junta Administrativa da CONAMAD, constituída pelos pastores Davi Cabral, Presidente; Gedeir Ricardo, Antonio Antunes de Paula, Daniel Fonseca Malafaia e Josias Nunes de Abreu, empossou o pastor Neuton Pereira Abreu, procedente da cidade de Gurupi (TO) e presidente da Convenção Regional de Tocantins como o novo presidente do Campo de Bangu. A Assembleia foi presidida pelo pastor Davi Cabral, presidente da Junta Administrativa e o ato de posse conduzido pelo pastor Gedeir Ricardo da Silva, também membro da Junta. Estiveram prestigiando a Assembleia, os pastores Eduardo Sampaio de Oliveira (DF), Napoleão Quintão (RJ), Graciliano Gomes (RJ), Hamilton Santos (RJ), Leocádio Brás (RJ), José Pedro Teixeira (RJ) e João Arnaldo (RJ). 

Dissolvida os atos COMADEZO, a liderança do Ministério de Madureira retirou as autonomias das igrejas emancipadas, que retornaram à condição de congregação. Obreiros foram destituídos dos seus cargos e as ordenações não foram reconhecidas pela CONAMAD. Além das divergências e cismas, um grande número de ministros e obreiros descontentes com a postura de Madureira, saíram da igreja sem intenção de voltar. 

Foi o caso do evangelista Rubens Jorge Seabra de Aquino, que dirigia um trabalho de consagração às quintas-feiras e vigílias bem fervorosas; seu ministério era marcado pela Palavra pregada com sinais notórios do poder de Deus e com um grupo dissidentes que se desvincularam da Igreja em Bangu, fundaram na localidade, a “Igreja Apostólica Assembleia de Deus Ministério Creia”, que começou a ganhar força e com o passar dos tempos tornou-se uma potência evangelística.

Alguns pastores entregaram pacificamente a igreja e todo o seu patrimônio devido ao compromisso de fidelidade com a CONAMAD, a fim de não participarem de qualquer tipo de rebelião ou tumulto. Outros pastores acabaram brigando com a respeito das destituições de ordenações e autonomias de suas igrejas. Com sérias oposições, a igreja se dividiu em vários grupos, filiais e congregações da AD em Bangu se desligaram do campo e do Ministério de Madureira. 

A briga judicial pela reintegração de posse dos templos iria, se arrastar por anos. Com isto, a igreja em Bangu perdeu o seu direito de propriedade das igrejas em: Estrada da Posse (Santíssimo), Jardim Novo Realengo, Malvinas (Vila Kennedy), Padre Miguel, Chaperó (Itaguaí), Praia do Anil (Magé) e outras,s cuja filiação é desconhecida, mas acabaram se transformando em raízes de outros ministérios com seus membros, obreiros, ministros, e muitos deles se vincularam a CGADB. 

No final de 1994, a CONAMAD analisando os pedidos de emancipação, concedeu definitivamente autonomia administrativa as igrejas em Canrobert da Costa, Coqueiros, Olímpia Esteves, Rio da Prata, Terra Brasil, Vila Aliança, Vila Vintém e Santíssimo, passando à categoria de igrejas matrizes vinculadas ao Ministério de Madureira e filiada diretamente a AD em Bangu, cujo pastor dirigente estaria naquele ato intitulado “pastor presidente” e subordinado ao campo de Bangu.

Com o decorrer do tempo, alguns ministros da AD em Bangu, taxados de “inimigos de Madureira”, idealizadores da “COMADEZO”, os mesmos que promoveram rebelião, insultos, tumultos, questionando a liderança da CONAMAD, eram vistos em eventos na igreja em Madureira, ao lado do pastor Manoel Ferreira. Se eram para conseguir regalias no Ministério de Madureira, por certo receberam prestígios e cargos de pastor presidente; talvez como uma forma de “calarem a boca”. 

Porém, os pastores que entregaram pacificamente a igreja e todo o seu patrimônio, acabaram no anonimato, alguns idosos fragilizados com a saúde precária, abandonados em seus lares sem receberem visitas; e outros foram deixados à sua própria sorte, sem visita, sem assistência, sem direito a uma prebenda ministerial. A única coisa que lhes foi oferecida era a isenção da anuidade da CONAMAD, porque assim seria mais fácil jogar a questão debaixo do tapete. 

Alguns tiveram que lutar por uma ajuda financeira. Mesmo assim, sofreram por se sentirem esquecidos. Outros humildemente preferiram o silêncio e compartilhar algumas fotos da época que suas vidas eram marcadas e comprometidas com o Reino e a fidelidade nas AD do Ministério de Madureira.

*O pastor ANDRÉ SILVA ex-ministro do Evangelho pela CONAMAD. Historiador e pesquisador da História do Ministério de Madureira. Autor do livro História da Assembleia de Deus em Bangu. Colaborador com o material histórico da Bíblia do Centenário das Assembleias de Deus e livro histórico do Cinquentenário da CONEMAD-RJ, ambos lançados pela Editora Betel.

Fontes:

Folha Cristã, nº 38 – junho/julho 1994

Folha Cristã, nº 40 –novembro/dezembro 1994

O Semeador, nº 290 – dezembro/1994 - página 4

Relatório da Junta Interventora da AD em Bangu, datado em 26/10/1994

Entrevistas com os pastores da AD Bangu, RJ que participaram das reuniões da COMADEZO

Ata da Assembleia de Deus em Bangu/ano 1993 e 1994.

Comentários

  1. Que pagina triste !! Escândalo p/os incrédulos !! 😧

    ResponderExcluir
  2. CGADB e CONAMAD assim como tantas outras tornaram-se máfias a nível da maçonaria. Lamentavelmente o poder sobe a cabeça ocupando o espaco, ora, desocupado pelo Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  3. O céu nos aguarda com muitas surpresas. Tantas quantas nem somos capazes de imaginar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentre elas... que os primeiros (aqueles que estão em destaque e lideram),serão os derradeiros!isto é, se chegarem lá!

      Excluir
  4. Muito esclarecedora a matéria do pastor André Silva. Parabéns pela postagem. É triste saber de fatos ocorridos como esse, na Assembleia de Deus. Infelizmente são coisas que acontecem, mas NÃO DEVERIAM ACONTECER!

    ResponderExcluir
  5. Eu hein ? E ainda falam em caminho da perdição pro pecador?

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente esses acontecimentos são objeto de uma forte blindagem para que muitos não saibam e esqueçam que a fome de poder esmaga qualquer sentimento cristão. Quando acontece um conflito fazem questão de montar a versão oficial bem "construída" para aparecerem os mocinhos e os bandidos.

    ResponderExcluir
  7. Pra quem acha que esse caso não é verdade, fui membro da Assembleia de Deus em Bangu, Foi exatamente isso mesmo que aconteceu. Vi pessoas (pastores, evangelistas), que ficaram armados, como milicianos para proteger o pastor Ades Antonio contra o pessoal do Ministério de Madureira. É como um máfia italiana ao estilo do Poderoso chefão. Depois desse episódio, quando Manoel Ferreira entrava na igreja em Bangu era estendido um tapete vermelho. Maiores informações acesse o video do youtube: https://youtu.be/cy8Dp7Subw8.

    ResponderExcluir
  8. A muito tempo o ministério de Madureira deixou de ser um conjunto de homens ungidos para passar a ser um grupo interessado em carreira e dinheiro. Enquanto muitos lideres de congregacoes sofrem os pastores presidentes de campo tem: Seguranças, altos salarios, previlégios e mordomias. Só são escolhidos para o pastorado de grandes igrejas, bajuladores ou filhos de pastores. Não existe mais uma real preocupação com as ovelhas.

    Tirem isso tudo e pague o mesmo salário de um missionário do campo aí veja quantos vão continuar.

    Ainda tem o envolvimento político no qual filhos, parentes e próprios pastores recebem previlegios ou cargos.

    A bíblia fala para escolher homens de boa reputação para ministros aí Madureira resolve apoiar o Eduardo Paes e César Maia que sobre eles pairam várias denuncias e suspeitas.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cgadb é a mesma coisa,os interesses são os mesmos,lembrando que em ambas as convenções tem homens e mulheres de Deus

      Excluir
  9. Respostas
    1. Não há nenhum texto escrito "Carrombert Pereira da Costa" neste artigo. Está correto pastor André Silva "Canrobert da Costa". Era uma forma abreviada que os irmãos usavam em referência a localidade em que a igreja estava situada. Assim sendo, o completo era Estrada General Canrobert Pereira da Costa, n° 364 - Realengo.

      Excluir
    2. Em 2004 numa reunião de obreiros no templo sede da Assembleia de Deus em Madureira, RJ, na Rua Carolina Machado, nº 174, ali os ministros se reuniram para apoiarem a candidatura da prefeitura do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde (PMDB), tendo como vice-prefeito, bispo Manoel Ferreira no Partido Progressista-PP. Na presente reunião, os presentes foram surpreendidos quando o bispo Ferreira concedeu a oportunidade a um padre, amigo seu e o mesmo discursou ao plenário que: “Maria mãe de Jesus merece ser louvada e glorificada por sua santidade!” . E todos foram induzidos a “glorificarem Maria”. Manoel Ferreira, só ria do ocorrido.

      Excluir
  10. ESSA DINASTIA FERREIRA É PODRE , NÃO TEM UM QUE PRESTE , RAÇA DE VÍBORAS , O SEU DIA VAI CHEGAR DIANTE DO DEUS TODO PODEROSO !
    A IRA DE DEUS VAI CHEGAR NESSA DINASTIA FERREIRA , DEUS NÃO DORME NÃO !

    ResponderExcluir
  11. PODE VIR ALGUMA COISA BOA DA DINASTIA FERREIRA ?
    DESDE O DIA EM QUE ELES COLOCARAM AS MÃOS NO MINISTÉRIO DE MADUREIRA , JA ERA , ESTÃO DESTRUINDO TUDO QUE O PASTOR PAULO MALACÃO CONSEGUIU COM MUITA ORAÇÃO E JEJUM !
    ELES SE ACHAM OS DONOS DA IGREJA !

    ResponderExcluir
  12. infelizmente nem todos buscam saber o fatos,eu que indiretamente vivenciei esses dias,por mais que não fosse desse ministério, não imaginam como hoje muitos vêem esse ministério tão aparentemente próspero... mais é tudo fachada... muita mentira, corrupção, injustiças... tudo por dinheiro... mais ainda bem que todos um dia haveremos de prestar contas...e lá a coisa será diferente...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)