O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Há 30 anos, os cristãos evangélicos de todo o mundo, foram surpreendidos com o escândalo provocado pela confissão do pecado de Jimmy Swaggart. Para os brasileiros, o caso Swaggart foi um verdadeiro "balde de água fria" no entusiasmado público que o televangelista conquistou no país.

Calcula-se, que na época dos tristes acontecimentos, o programa de Swaggart alcançava 132 estações de TV nos EUA e mais de 145 países no mundo todo. No Brasil, o programa era transmitido semanalmente pela Rede Bandeirantes de Televisão e possuía uma grande audiência entre os crentes.

Durante o tempo em que foi retransmitido no país, certa vez, o programa teve a proeza de mudar de horário a programação da escola dominical de uma determinada igreja. O pastor da congregação assim o fez, porque o horário da escola coincidia com as pregações matinais do televangelista na TV.

Swaggart em seus dias de glória

Assim, ao visitar o Brasil em outubro de 1987, Swaggart estava no auge de sua glória. Suas pregações e belos hinos inspiravam os crentes. Na Cruzada realizada no Maracanã, cerca de 130 mil pessoas ouviram o norte-americano bradar contra a "lassidão moral do mundo" e compara-lá ao "mais repugnante tipo de lepra". Afirmou ainda ser a AIDS "consequência direta do pecado".

Toda a cúpula da CGADB e das convenções regionais estavam presentes no púlpito montado no Maracanã. Na ocasião, Swaggart recebeu o título de membro honorário da CGADB, na época presidida pelo pastor Alcebiades Pereira Vasconcelos.

Meses após transformar o Maracanã em Igreja - conforme a manchete do Mensageiro da Paz - o império de Swaggart desmoronou. Ainda em outubro de 1987, alguns dias depois da sua grandiosa Cruzada no Brasil, o televangelista foi flagrado com uma prostituta num motel na cidade de Nova Orleans, nos EUA.

Durante alguns dias, Swaggart foi pressionado para confessar o seu erro, até que em fevereiro de 1988, veio à confissão pública que abalou seus seguidores e contribuintes. Começava nesse momento o declínio do Ministério: demissão de 500 empregados, perda de audiência e de espaço nas maiores redes de televisões dos EUA, e a queda vertiginosa das contribuições. A CGADB por sua vez, cassou o título de membro honorário concedido no Maracanã.

Mas, o encontro (soube-se depois que foram vários) com a meretriz era tão somente a ponta do iceberg. Por questões financeiras e políticas, os mais famosos televangelistas norte-americanos estavam em uma guerra mortal, onde um desejava o espólio do outro. Nesse processo, Swaggart foi algoz e vítima.

No Brasil, o caso Jimmy Swaggart também teve enormes repercussões. Uma delas foi o enfraquecimento dos defensores de uma maior abertura da denominação. As ADs ainda estavam na gênese do seu "aggiornamento", e ao mostrar irmãs assembleianas de cabelos curtos, maquiadas e totalmente fora dos padrões de santidade, Swaggart, indiretamente, levava muitos a questionarem os modelos ainda exigidos pela liderança.

Jimmy Swaggart até tentou ao longo do tempo recuperar o prestígio, mas sem sucesso. Contudo, o televangelista marcou seu tempo e à memória de muitos crentes. Através dele, em pecado ou não, muitos tomaram conhecimento da mensagem do evangelho.

Fontes:

Mensageiro da Paz, novembro de 1987, CPAD: Rio de Janeiro.

CARVALHO, Moab César. O Aggiornamento do Pentecostalismo: as Assembleias de Deus no Brasil e na cidade de Imperatriz-MA (1980-2010). 

http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/09/tele-evangelista-jimmy-swaggart-planeja.html

Comentários

  1. "Nesse processo, Swaggart foi algoz e vítima." esse foi o motivo Mario S. Da queda dele... Acusou anos antes outro tele evangelista de adultério, quando na verdade era uma mentira. Semeou a ruína de outro evangelista e colheu a ruína de seu próprio ministério e arruinou sua vida....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o habito de não me posicionar sobre algo que não vivenciei e só ouvir falar.

      Isso é muito sério diante de Deus!

      Saibam que o amor de Deus ainda é maior que tudo! Deus restaurou esse homem, e ainda hoje ele é uma referencia para muitos... Que as boas mãos do Senhor esteja sobre ele , família e todo o ministério, pois o que ele fez mundo afora, não tenho conhecimento se outro fez... Conheço missionários que na África receberam toda a estrutura de Escolas para que dessem prosseguimento a Obra do Senhor, mas os feitos desse homem, estão registrados na eternidade, e nada poderá apagar. Avante Pr. Jimmy Swaggart.... Oro por ti...

      Excluir
    2. Lá vem defender um cara que enganou o mundo todo, astuto, safado e enganador. Ele que se vire atrás de perdão.

      Excluir
    3. Como disse Jesus quem nunca pecou que atire a primeira pedra.

      Excluir
    4. O problema não está nele e sim na ideia idiota de que somos seres iluminados.
      Não adiantou ele ser desmascarado pois continuou sendo pastor até hoje.
      Vocês religiosos não tem vergonha de ser tão adestrados assim?

      Excluir
    5. E você anônimo que nem nome tem, querendo ser o santarrao

      Excluir
    6. "E você anônimo que nem nome tem, querendo ser o santarrao"
      Só pra ficar claro: Onde foi que no comentário do "anônimo" ele deu uma de "santarrão"
      Só pra ficar claro......

      Excluir
  2. Bom dia. Como tenho acesso a tese do Moab Cesar Carvalho " O Aggiornamento do Pentecostalismo"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que ele foi visto ou traição, vingança etc. de uma embosca

      Excluir
  3. Fique claro que Tudo isso se passou na década de 80 e aço vou repercutindo na de 90 .
    Contudo ele continua seu ministério ate hoje.
    Desde 2010 voltei a acompanha lo, acredito que ele tenha mudado , e como o nosso Deus é rico em misericórdia e não despreza um coração contrito, hoje ele continua firme e anunciando o evangelho ao mundo .... Com um culto lindo , excelentes louvores e uma palavra maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saibam que o amor de Deus ainda é maior que tudo! Deus restaurou esse homem, e ainda hoje ele é uma referencia para muitos... Que as boas mãos do Senhor esteja sobre ele , família e todo o ministério, pois o que ele fez mundo afora, não tenho conhecimento se outro fez... Conheço missionários que na África receberam toda a estrutura de Escolas para que dessem prosseguimento a Obra do Senhor, mas os feitos desse homem, estão registrados na eternidade, e nada poderá apagar. Avante Pr. Jimmy Swaggart.... Oro por ti...

      Excluir
    2. Concordo contigo, Deus é maravilhoso e abraço o pecador que confessa e deixa. Mas hoje vivemos numa igreja que diz que ama tanto, mas quando um fiel erra todos jogam pedra.

      Excluir
  4. Um Irmão que ganhei para CRISTO, anos depois me contou que, antes de aceitar o Senhor, assistia os programas do Pr. Jimmy Swagart e já sentia-se tocado por DEUS através das mensagens que ele pregava, mensagens CRISTOCÊNTRICAS, mensagens essas escassas na Igreja Evangélica Brasileira, infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. O affaire Jimmy Swagart mostra ao mundo o quanto os protestantes conseguem ser divididos ao não aprenderem que livrar o homem de moralismos legalistas carnais que tentem substituir a suficiência da obra de Cristo Jesus na cruz para salvar o gênero humano, tal idéia meio que antinomista, mas é o fulcro e a essência a rigor da religião relgião protestante, fruto da reforma de Martinho Lutero que sofria dos escrúpulos que de certa forma o catolicismo acaba gerando em almas mais sensíveis. Quem quer ser protestante a sério é melhor que seja protestante old school: luterano e não de seitas mais recentes como as histéricas e montanistas pentecostais e neopentecostais com os seus papismos sem um Papa legítimo e com o seus legalismos de quem pretende se colocar como um outro redentor da humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Emiliano, seja voce primeiramente um cristão modelo, com uma vida de integridade espiritual e moral, para depois se preocupar com os cristão que não pensam como vc. Voce ao acusar um tipo especifico de cristão por não concordar com a sua visão de evangelho faz o mesmo que condena, preste mais atenção em suas palavras.

      Excluir
  6. A grave questão se situa na análise preconceituosa do João Emiliano. Jesus declarou que os escândalos são inevitáveis e ocorrem em todas as denominações. Quanto à referência aos montanhistas, aqui associados as igrejas pentecostais, é bom lembrar que sua história foi contada pelos vencedores, os quais sempre capricham em sua versão. O protestantismo luterano, em que pese a dívida que os protestantes tem com Lutero, é um movimento morto, pois não cresce, não produz relevância, não diz a que veio. Claro está que reconheço todo
    e qualquer crente que ama verdadeiramente o Senhor Jesus e que o tem como único e suficiente Salvador. As igrejas pentecostais não são histéricas, ao contrário, pela graça de Deus são as responsáveis pelo maior avivamento cristão do século XX, chamado de século do pentecostes pelos historiadores. Por último devo lembrar que o cristianismo, desde os dias apostólicos, primou pela conduta santa, cuja características eram centradas nos bons costumes, viver sóbrio e casto, além do viver ético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÓS COMO CRISTÃOS SOMOS PERSEGUIDOS PELAS NOSSAS PRÓPRIAS PALAVRAS,
      (BATALHA ESPIRITUAL PURA!)
      ASSIM PODE ACONTECER COM TODOS NÓS QUE PREGAMOS CONTRA O PECADO DO MUNDO,PODEMOS CAIR TAMBÉM,MAS O LEVANTAR É DE DEUS!!!
      JA EVANGELIZEI UM AMIGO PEDINDO A ELE SE AFASTAR DE UM PECADO E DERREPENTE ME SENTI POSSUIDO COM A MESMA VONTADE MALIGNA...
      TEMOS QUE NOS REVESTIR DA ARMADURA DE DEUS QUE É A SUA PALAVRA,POIS SEM ELA A GENTE CAI!!!

      Excluir
    2. Concordo plenamente contigo, aquele que está em pé cuide-se para que não caia.

      Excluir
    3. INTERESSANTE O ARGUMENTO. SITUAÇÃO RELATIVA. PEDRO TB SE SENTI O "TAL" QD DIZIA QUE NUNCA NEGARIA JESUS. E ACONTECEU NEGAÇÃO.... TB NÃO POSSO DEIXAR DE CITAR DAVI, QUE COMETEU UM ADULTÉRIO E TB UM HOMICIDIO. FUI DA ÉPOCA DO JYMMY. NA BASE NAVAL ONDE EU SERVIA, AOS SÁBADOS PELA MANHÃ, EU E MEUS AMIGOS EVANGÉLICOS E TB AOS CONVIDADOS, SEMPRE ASSISTIMOS OS PROGRAMAS. RECENTEMENTE TIVEMOS O CASO DA "PASTORA" FLOR DE LIZ. E POR AÍ VAI TB OS ACONTECIMENTOS ANÔNIMOS. E COM ISSO, O EVANGELHO VAI CAINDO EM DESCRÉDITOS. O IMPORTANTE É ESTARMOS FIRMADOS NA ROCHA QUE É CRISTO.... "QUEM ESTÁ EM PÉ, CUIDE PARA QUE NÃO CAIA..." E, "BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE NÃO SE CONDENA NAQUILO QUE APROVA". QUE DEUS NO GUARDE....

      Excluir
  7. Respostas
    1. Descobri que sou santo, mas não sou perfeito.
      Ele mesmo concedeu uns para apóstolos outros para profetas, outros
      para pastores e mestres com vistas ao aperfeiçoamento dos SANTOS para o desempenho do seu serviço. Para a EDIFICAÇÃO do corpo de Cristo. Serei aperfeiçoado, se me deixar ser aperfeicoadp
      seado

      Excluir
  8. Ele foi muito macho e digno do meu respeito, coisa que não se vejo em muitos dos que se intitulam pastores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que será então q Caio Fábio, n foi perdoado? Até hoje é cobrado e apontado.

      Excluir
    2. Porque o Caio Fábio nunca se arrependeu, viveu em pecado, e após ser descoberto, preferiu acusar os que lhe acusavam, ao invés de reconhecer o seu pecado e pedir perdão a Deus, a Igreja e sua familia. Por isso ele hoje não pode falar contra nenhum tipo de pecado, pois nunca abandonou o seu.

      Excluir
  9. Todos somos pecadores e TB podemos cair, então
    Creio no perdão e creio que ele é um grande homem de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos homens,dos quais o mundo não é digno dele

      Excluir
  10. Deus perdoou Davi, creio que perdoou ele também. Assisto suas pregações na SBN canal 188, e o que vejo é um irmão cheio do Espírito Santo. Deus não só o perdoou como o esta usando para levar a Palavra de Deus aos 4 cantos do mundo através da rede sonlife de televisão. Que Deus o abençoe mais e mais, onde abundou o pecado graça superabundou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saibam que o amor de Deus ainda é maior que tudo! Deus restaurou esse homem, e ainda hoje ele é uma referencia para muitos... Que as boas mãos do Senhor esteja sobre ele , família e todo o ministério, pois o que ele fez mundo afora, não tenho conhecimento se outro fez... Conheço missionários que na África receberam toda a estrutura de Escolas para que dessem prosseguimento a Obra do Senhor, mas os feitos desse homem, estão registrados na eternidade, e nada poderá apagar. Avante Pr. Jimmy Swaggart.... Oro por ti...

      Excluir
    2. 𝗣𝗿𝗿𝗳𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼; 𝗲𝘀𝘀𝗲 𝗲́ 𝗼 𝗗𝗲𝘂𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗰𝗿𝗲𝗱𝗶𝘁𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗲 𝘀𝗲𝗿𝘃𝗶𝗺𝗼𝘀! 𝗡𝗮𝗱𝗮 𝘀𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗘𝗹𝗲!
      𝗘𝗹𝗲 𝗽𝗲𝗿𝗱𝗼𝗮, 𝗰𝘂𝗿𝗮, 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗼 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗺 𝗲 𝘂𝘀𝗮-𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗹𝗼𝘃𝗼𝗿 𝗱𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝗴𝗹𝗼́𝗿𝗶𝗮 𝗲 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗹𝗺𝗲𝘁𝗲 𝗼 𝘁𝗿𝗮́𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗽𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗻𝗮 𝗺𝗼𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗲𝗺 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗮 𝗽𝗮́𝘁𝗿𝗶𝗮, 𝗮 𝗡𝗼𝘃𝗮 𝗝𝗲𝗿𝘂𝘀𝗮𝗹𝗲́𝗺 𝗖𝗲𝗹𝗲𝘀𝘁𝗶𝗮𝗹. 𝗔𝗵, 𝗼𝘀 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗻𝘀?... 𝗘𝘀𝘁𝗲𝘀 𝗮𝗽𝗲𝗻𝗮𝘀 𝗻𝗮̃𝗼 𝘁𝗲𝗺 𝗮 𝗰𝗮𝗽𝗮𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗼 𝗽𝗲𝗿𝗱𝗮̃𝗼 𝗲 𝗱𝗲 𝗮𝗺𝗮𝗿 𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗶𝗿𝗺𝗮̃𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗼 𝗮𝗺𝗼𝗿 𝗮́𝗴𝗮𝗽𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗲́ 𝗽𝗲𝗰𝘂𝗹𝗶𝗮𝗿 𝗱𝗲 𝗗𝗲𝘂𝘀.
      𝗣𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲 𝘀𝗲𝗷𝗮 𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮𝗱𝗼 𝗼 𝗘𝘁𝗲𝗿𝗻𝗼 𝗚𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗘𝘂 𝗦𝗼𝘂 𝗼 𝗬𝗮𝗵𝘄𝗲𝗵 𝗦𝗮𝗯𝗮𝗼𝘁𝗵!

      Excluir
  11. Fácil apontar o pecado cometido, confessado e perdoado. Difícil é cada um manifestar publicamente o seu próprio pecado. Amem!

    ResponderExcluir
  12. Na realidade é que, não existe na terra homem santo. Teve apenas um, JESUS. Somos Lavados de remidos pelo sangue de Jesus todos os dias. (Misericordioso). O objeto da Fé de Evangelista Swaggart naquela época era "Oração e consagração"...ele pensava que isso lhe tornaria blindado do pecado, enganou-se. O que torna todo homem livre do pecado é JESUS. Ele sim venceu o Pecado. Se fosse assim seriamos autossuficientes com Orações e consagrações. Não estou dizendo aqui para pararmos de Orar e se consagrar, não é isso, temos que orar a todo momento como pede a Bíblia, porém o nosso objeto da nossa Fé é a CRUZ, que JESUS venceu Satanás e os nossos pecados nela. Somos livres de todo o pecado em JESUS CRISTO. Sou um pastor dependente de JESUS todos os dias. Não são minhas Orações e consagrações no monte que me livrará do pecado e sim JESUS.

    ResponderExcluir
  13. Desde Adão e EVA o homem sempre se perdeu de vez em quando na sua caminhada rumo a eternidade ,mas feliz é aquele que acha o caminho de volta enquanto se pode achar, Pedro negou jesus 3 vezes,judas era ladrão,Tomei duvido ,Elias enfraqueceu na fé ,Jonas ,Sansão,SAlomão,Davi,Josué,Arão Jimmy Swaggart etc.. poderia fazer uma lista INFINDÁVEL PORQUE ? porque são homens e a bíblia diz em 1 João 2
    1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
    2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. e outra vez esta escrito em João 8 Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.
    João 8:7
    que cada um se preocupe com sua própria salvação vigiando ,orando e ajudando os mais fracos sabendo que santidade não é competição e enquanto vivemos podemos ser os próximos a falhar ,mas Jesus cristo é justo e fiel para todo sempre

    ResponderExcluir
  14. Cristo mudou a minha vida através das pregações do Tele Evangelista Jimmy Swaggart. Tenho grande estima por ele. Mesmo que pegou, foi um homem que contribuiu e contribui para o reino de Deus. Outro fato é que ele confessou, e que confessa deixa, alcança misericórdia. Viva Jimmy Swaggart

    ResponderExcluir
  15. Quem somo nos pra querer apontar os erros dos outros? os hoemens de Deus tbm são feitos de carne e fazer parte desta terra pecaminosa, mesmo sabendo q eles são ms bem ms fortes q nós ms eles são perseguidos pelos inimigos q estão ao nosso derredor
    Eu prefiro ter ele com um grande homem e grande pregador da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  16. Davi fez algo semelhante, na verdade pior porque mandou Urias para frente de Batalha onde os primeiros morrem no primeiro momento da Batalha. Mas Davi é tratado como um herói do seu tempo. Porque Jimmy Swaggart não? Fica a reflexão.

    ResponderExcluir
  17. Não é qualquer um que tem a coragem que ele teve!!! Eu creio que até em sua confissão pessoas seguiram o exemplo dele e confessaram seus pecados!!

    ResponderExcluir
  18. Jimmy Swaggart pecou? O cair é do homem,já o Levantar é de Deus.
    O que importa realmente,é que ele foi convencido pelo Espírito Santo, e reconheceu seu pecado. Com certeza, baseado em Tudo o que Cristo fez na cruz, Jimmy Swaggart foi perdoado.
    Ele deixou um grande legado em todo o mundo,e isto é muito importante.
    Ainda hoje, almas se convertem a Cristo através de suas antigas pregações,e digo isto, porque conheço pessoas que se converteram através de seus programas evamgelisticos. Mesmo com seu programa atual transmitida pela web, pessoas estão sendo salvas.
    Através dos estudos bíblicos de Jimmy Swaggart, milhares de pessoas estão compreendendo melhor os textos bíblicos.

    ResponderExcluir
  19. Na verdade, Jimmy Swaggart é um grande homem de Deus, invés de criticar, melhor é fixar olhos nas suas mensagens centralizadas na cruz de Jesus.
    eu já tenho a bíblia publicada por ele, comentando versículo por versículo, é uma benção




    ResponderExcluir
  20. Me sinto cada vez mais tocado e agraciado por Deus com as mensagens que a pouco tempo descobri pelo youtube. Todos os dias o escuto. Se ele caiu, não importa, o que importa é que ele está de pé agora com Cristo acima de tudo. Nós caímos muitas vezes em nosso dia a dia. Mas temos o sangue do cordeiro que foi derramado para que pudéssemos ficar de pé.

    ResponderExcluir
  21. Acho a matéria com dizeres maliciosamente disfarçados de ataques. Não vi uma reportagem de uma igreja mas de um jornal secular. Hoje temos inúmeros casos no Brasil. Vocês irão reporta-los aqui?

    ResponderExcluir
  22. Acredito plenamente no seu arrependimento. Contudo, a imagem humana configurada em líder, exemplo não volta. O poder constituído de fama e prestígio é sepultado, a raça humana jamais o verá como antes. Entretanto, é preciso lembrar que o objetivo humano é encaixar se no plano de salvação.

    ResponderExcluir
  23. Aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra

    ResponderExcluir
  24. Ele teve vários encontros com a meretriz até que foi subitamente flagrado em sua atitude pecaminosa! Ficando-se assim a seguinte indagação; Quantas caravanas evangelística e ele realizou por toda a América do Norte antes que fosse descoberto? Quantas pregações realizou durante o transcorrer do seu adultério? Quantos programas evangelísticos de televisão ganharam repercussão através de suas pregações com ele envolvido com está meretriz? Aonde estava o temor de Deus em sua vida que não o impedia de continuar adulterando com ele de forma internacional pregando a Palavra de Deus? Enfim precisou que ele fosse descoberto num flagrante para que assim toda a hipocrisia tivesse fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu só lembro das lindas mensagens e o bem que ele fez deus usou muito este pregador do evangelho, por isso nos não devemos julgar minguem só Deus pode fazer este julgamanto

      Excluir
  25. sei muito bém, que somos fracos, e qualquér um pode cair.
    mas... é presciso muita vigilancia.
    ísso aí que aconteceu com o Jimmy Swaggart, foi projeto de Satanás. acredito eu, que
    ouve inúmeras reuniões no inférno, com Satã, e seus adébitos líderes,
    para derrubarem esse homem que DEUS avia levantado naquéla época. eram muitas vidas
    transformadas, mudadas, e salvas por "CRÍSTO JESUS" e ísso incomodou os inférnos.
    então, Satã tratou logo de oferecer a ísca.
    infelismente aconteceu. e o estrondo foi enórme! como todos já sabém.
    imajinem, quantas pessôas fracas abandonaram JESUS, por causa disso, quantas almas
    deceram ao inférno.
    Satanás está a procura, é dos grandes ganhadores de almas para CRÍSTO, ele quér
    mesmo , é destruir eles acabar com eles, pois os dias estão findos.
    OREMOS pelos pregadores de todo o planeta.

    ResponderExcluir
  26. Eu estou neste momento assistindo o programa da SBN Jimmy Swaggart e um homem de deus. Minha vida está sendo muito abençoada.asisto as pregações todos os dias.

    ResponderExcluir
  27. Homem como qualquer um sugeito as tentações e ciladas. Mas Deus e rico em misericórdia. Tirou de um lamaçal e pós sobre uma rocha

    ResponderExcluir
  28. Davi tambem pecou e depois de se apende foi o homem segundo ocoracao de Deus

    ResponderExcluir
  29. Feliz e aquele que teme a DEUS e nao critica ninguem, porque se criticar pode cair no mesmo pecado.

    ResponderExcluir
  30. Hoje mesmo assisti ao culto numa live, pois não pode ter concentração, acalmando as pessoas sobre o que estamos vivendo no momento e disse: Ponha sua mão na mão do Senhor e Ele vai te segurar. Jesus está no seu barco, mas vai te levar para o outro lado. Uma mensagem dessa acalma o nosso ser. Gosto m uito das mensagens que ele transmite.

    ResponderExcluir
  31. Ele foi um dos melhores que pregava o evangelho

    ResponderExcluir
  32. Infelizmente o irmão Jimmy procurou expor para seus fiéis e outros mais a imagem de um homem que não existiu jamais, senão nas mentes dos incautos que o seguiam e seguem de forma fanática até hoje. Viveu atrás do vil metal e como um príncipe contiua a negociar com a fé alheia suas falsa fé. Nem de longe lembra a humildade e exemplo do Divino carpinteiro que mesmo sem onde por a cabeça durante as noites, sempre ganhou almas e sempre será fonte de inspiração para os simples e verdadeiros de coração.

    ResponderExcluir
  33. Muito triste esses acontecimentos

    ResponderExcluir
  34. perdoa e um dever de todo cristão e com certeza o pastor foi perdoado por Deus e continua com seu ministeri lindo salvando almas atraves da palavra de Deus ate hoje suas mensagens continuam salavando vidas pelo mundo a fora pois a palavra e de Deus e não do homem

    ResponderExcluir
  35. Quem não tem pecado que atire a primeira pedra disse Jesus

    ResponderExcluir
  36. Achei q o motivo do declinio tinha sido outro

    ResponderExcluir
  37. Um dos Maiores Evangelista , até hoje Cristocêntrico , pode ter pecado mas colocaram muito mas na conta dele até hoje suas mensagens são exemplos de conhecimento e mente de Cristo!

    ResponderExcluir
  38. Vejo até hj suas pregações no YouTube, cheio da unção do Espírito Santo. Assisto todos os dias, não existe pregador melhor aqui na terra. Ele só fala em Jesus e o poder que há na pessoa do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  39. Admiro o Pastor Jimmy Swaggart, mantem uma rede de tv em vários satélites levando a Palavra à outros continentes, Deus não perderá a batalha nunca,
    Glória a Deus.






    ResponderExcluir
  40. Na década de 80, quando não era ainda permitido aos crentes da Assembleia de Deus no Brasil o uso da TV, eu costumava sintonizar a rede bandeirante no rádio que transmitia os programas do Pr. Jimmy Swaggart pelo mundo afora. Como eu gostava de ouvir e ficava curioso em ver as imagens dos eventos! Até que a imprensa publicou o escândalo de que ele foi protagonista. Abalou o mundo cristão na época. Mas, eu penso que as vezes Deus permite essas coisas, que esses escândalos vêm à tona, para mostrar quão frágil é o homem, seja ele quem for. Seja ele o maior pregador, o maior líder, o maior cantor, porque infelizmente essas "estrelas" são alvos de serem idolatrados e Deus não divide a Sua glória com ninguém.

    Mas, Jimmy Swaggart foi à frente da congregação, confessou diante das câmaras o seu pecado, o seu erro, na presença de um representante do Concílio Geral das Assembleias de Deus nos Estados Unidos, ao qual Jimmy era ligado ou filiado. Até aí, tudo bem.

    A história foi mal resolvida, porque eu creio que um escândalo desse nível mundial, não se resolve ou apaga com um simples pedido de perdão. O protagonista tem que pagar um preço de seu erro e o preço às vezes é alto, é como um remédio amargo que venha realmente trazer a cura. O preço que Swaggart teria que pagar, seria ficar afastado de suas atividades por um tempo e era isso que o Concílio Geral lhe propôs.

    A vaidade, porém, não deixou Swaggart passar por este caminho difícil, e deixar a liderança do complexo que ele presidia. Por isso o caminho mais fácil, foi continuar seu ministério, mesmo sem a bênção de sua convenção. Qualquer membro de igreja, que cometa um pecado de adultério, ele não apenas pede perdão e continua em suas atividades na igreja, mas passa por um período de disciplina temporária, como sinal de humilhação para que realmente haja um sentimento de sua cura espiritual.

    Contudo, se ele optou em percorrer este "atalho", espero que tenha sucesso em seu ministério e que sua igreja continue crescendo e almas sejam salvas por intermédio dele. E no "acerto de contas com Deus", Swaggart com certeza terá de dar suas explicações. Não sou eu que vou julgá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com a sua exposição sobre o assunto Jacó Santiago.

      Excluir
  41. "Deus perdoa, o homem não..." O Jimmy S é um dos maiores evangelistas de todos os tempos! Ainda hoje a suas explanações na sua "Bíblia do Expositor" são uma riqueza imensurável - uma Bíblia indicadíssima a todos estudiosos das Sagradas Escrituras. Que Deus nos proteja a todos e "aquele que estiver de pé..." que permaneça, pela Graça!

    ResponderExcluir
  42. Creio no poder restaurador, eu era criança e meus Pais viam na tv todos fds's os cultos e pregações dele, um homem ungido por Deus, jamais perde a unção, assim foi com Davi e assim será com quem quer que ELE escolha, agora as consequências do erro são colhidas, queiramos ou não, eu o admiro e até hoje seu ministério e uma benção, para a glória de Deus, esqueçamos da acusação diabólica e sigamos a palavra.

    ResponderExcluir
  43. Jimmy Swaggart, ao contrário de muitos "figurões" do evangelho, foi Homem para assumir o erro, se arrepender, pedir perdão e deixar o pecado.
    Como diz a biblia salmos 37.24. "Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão."
    Deus o restaurou, ele enfrentou as consequências dos erros cometidos e segue propagando o evangelho em rede mundial de televisão.
    Quantos aos recalcados de plantão, chorem na cama que é lugar quente!

    ResponderExcluir
  44. Quando o homem se arrepende do seu erro Deus perdoa, foi o motivo que enviou seu filho para remissão mas infelizmente o homem quer-ser mais que Deus e acaba não perdoando, não generalizando é claro.

    ResponderExcluir
  45. Letícia Florêncio Da Silva25 de julho de 2022 às 00:04

    Em diversas vezes eu me pego lembrando deste grande pastor, Jimmy swaggar,era muito jovem, tinha apesar 15 anos de idade, mais pra Glória de Deus, tive excelente pastor, que sempre com muita sabedoria e compromisso com Deus, nos ensinou que, não éramos capazes e nem tínhamos direito de julgar ninguém, mais hoje ais meus 50 anos de idade, tenho a imensa alegria em saber, que Deus o resgatou e lhe deu uma nova oportunidade, hoje podemos dizer que este homem é um grande exemplo de esperança, para aqueles que já se julgam estarem perdidos.
    Toda honra, toda a Glória e todo louvor, sejam dados ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores

    ResponderExcluir
  46. Abertamente, fez campanha para Trump. O Reino de Deus não é deste mundo. Como muitos outros pastores é um empresário. faliu. Agora ressuscitou. Ele ainda tem muito dinheiro. O canal de tv em que o "apóstolo" Agenor Duque tinha um programa, foi comprado por Jimmy. Agenor passou a ser visto em um canal de agronegócio.

    ResponderExcluir
  47. Salomão foi o homem mais sábio do mundo e se desviou por causa das mulheres com as quais se uniu. A tentação do Pr Jimmy é num nível superior devido a sua importância. Ele caiu, mas se arrependeu publicamente e pediu perdão publicamente. Milhões de pessoas foram salvas através dele. Deus é justo, perdoador, amoroso e bondoso. Glória a Deus. Aí de nós todos se Ele não fosse perdoador.

    ResponderExcluir
  48. Irmãos nâo Jogue pedras vamos orar por ELE,JESUS É MISERICORDIOSO...

    ResponderExcluir
  49. A Bíblia relata no Antigo Testamento que todos os Reis que Deus escolheu também falharam em pecado, mas Deus através das humilhações deles perdoou. Isso é para que o homem não se glorie nos seus feitos, porque sem pecado só JESUS ....somos PÓ

    ResponderExcluir
  50. Salmista Davi, o homem segundo Coração de Deus cometeu adultério seguido de homicídio, será que ele foi condenado?? Não, pois Davi se arrependeu do seu pecado e sofreu as consequências do mesmo e quem somos nós para julgar o Pastor Jimmy Swggard. Tenham paciência!!!

    ResponderExcluir
  51. Deus é bom! Imenso em misericórdia para perdoar àquele que confessa e se arrepende.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)