Ministérios Hereditários - o caso da AD em Bento Ribeiro, RJ

Quando o assunto sucessões familiares vêm à baila, muito se comenta sobre os Ministérios e Convenções mais conhecidas no Brasil (Belenzinho, Santos, Madureira, Belém do Pará). Como já se observou em outras postagens, alguns Ministérios são controlados por determinadas famílias há décadas. Porém, há um Ministério que desde a sua fundação no ano de 1945, é liderado por um só clã familiar: a AD em Bento Ribeiro, bairro da Zona Norte no Rio de Janeiro.

Tudo começou quando um membro da Igreja Congregacional, Horácio da Silva, vivenciou a experiência pentecostal. A casa dos Silva era utilizada para os cultos da Congregacional desde 1930, mas depois de receber o batismo no Espírito Santo, Horácio resolveu começar em sua residência, na Rua Conde de Resende 306, uma congregação da AD.

Utilizando a máquina de costura da esposa como púlpito, Horácio viu no primeiro culto em sua moradia uma pessoa aceitar a Jesus. Na segunda reunião, duas pessoas se renderam a Cristo, e na terceira mais sete; no quarto encontro treze almas foram acrescentadas ao rebanho de fiéis.

Contam os mais antigos membros, que o pastor Horácio resolveu se filiar à AD em Belford Roxo, município da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Apesar de estar dentro da jurisdição do Ministério de Madureira, a congregação não se filiou à rede de igrejas do pastor Paulo Macalão.

Mas não demorou para o pastor Paulo abrir uma filial em Bento Ribeiro. Em 1950, cinco anos depois de iniciada a congregação da Vila Boa Esperança, Macalão implantou sua congregação no bairro. Dentro dos subúrbios cariocas, o trabalho do pastor Horácio ameaçava a hegemonia de Madureira.

A AD Ministério Boa Esperança, avançava. Em 1953, o campo contava com seis congregações e sete pontos de pregação. Três anos depois, o número de filiais aumentou para 11 com mais de mil membros e congregados. O progresso da obra fez com que um novo templo fosse construído para acomodar os crentes.

Família do pastor Horácio na revista A SEARA na década de 1950

Paralelamente ao crescimento da congregação, Horácio da Silva subia na hierarquia assembleiana: foi separado ao diaconato em 1946, presbítero em 1949 e pastor em 1952, no encerramento da Escola Bíblica de Obreiros na AD em São Cristóvão, RJ. No mesmo ano, a igreja em Bento Ribeiro recebeu sua emancipação definitiva.

Mas dentro da lógica das ADs, o crescimento pode ser visto com bênção ou maldição. Em 1955, o pastor Horácio e seu filho Horácio Júnior foram desligados da CGADB e em 1962, eles foram reintegrados. O teor da resolução apontou para os motivos do desligamento; na verdade um antigo e constante problema das ADs: abertura de congregações em campos alheios e recebimento de obreiros excluídos de outros ministérios.

Superados esses desentendimentos, a AD continuou a crescer, abrir congregações, construir templos e se fortalecer. Em 1976, o pastor Horácio da Silva fez algo que hoje se tornou comum nos ministérios: fez do filho, Horácio da Silva Júnior, seu sucessor e permaneceu como presidente de honra até sua morte em 1989.

Além de liderar a igreja que viu nascer em sua casa, Horácio Júnior também exerceu o cargo de diretor executivo da CPAD entre 1987 e 1993. Faleceu em 2017. A sucessão novamente foi resolvida em família com a posse do pastor Emmanuel da Silva, irmão do saudoso líder.

Assim, a AD em Bento Ribeiro caminhou e ainda segue sob a tutela familiar dos Silva. Caso único nas ADs no Brasil.

Fontes:

ALENCAR, Matriz Pentecostal Brasileira: Assembleias de Deus 1911-2011 (2ª edição ampliada). São Paulo: Recriar; Vitória: Editora Unida, 2019.

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

CORREA, Marina. Assembleia de Deus: Ministérios, Carisma e Exercício de Poder. 2 ed. São Paulo: Recriar, 2019.

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

FAJARDO, Maxwell. Onde a luta se travar: uma história das Assembleias de Deus no Brasil. 2 ed. São Paulo: Recriar, 2019.

MENSAGEIRO DA PAZ  acervo: https://www.relep.org.br/biblioteca-virtual

https://adbentoribeiro.wixsite.com/adebri/historico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)