Joel Carlson - a última carta

O sueco Joel Frans Adolf Carlson (1889-1942) é um dos nomes mais conhecidos entre os missionários pioneiros das Assembleias de Deus no Brasil. Seu nome também está intimamente ligado à história da igreja em Pernambuco, liderada por ele por muitos anos e ao trabalho de assistência social com a fundação de um orfanato que ainda mantém suas atividades.

Carlson nasceu em 23 de junho de 1889, em Estocolmo, Suécia. Segundo o seu conterrâneo Samuel Nyström, Joel na sua juventude dedicou-se ao atletismo sendo “um dos primeiros” do seu país. Ao vencer “certo número de astros mundiais, nas corridas internacionais” foi indicado para os Jogos Olímpicos. 

Mas em 1914, aos 24 anos de idade, Joel tornou-se “atleta” de Cristo, na Igreja Filadélfia em Estocolmo, na época liderada pelo pastor Lewi Pethrus. Em 1915, recebeu o batismo com o Espírito Santo. Em 1917, casou-se com a jovem Signe Herdlund e, na mesma cerimônia, o casal foi separado para o campo missionário no Brasil. O casal desembarcou no Pará em 1918, e depois de estudar o idioma foram enviados a Pernambuco para prosseguir o trabalho pioneiro de Adriano Nobre.

Missionário Joel Carlson e família

O início foi cercado por dificuldades, perseguições e calúnias. Mas a perseverança do casal rendeu frutos com muitas conversões. Dez anos depois, a igreja já contava com mais de 1,5 mil membros. Em 1937, Joel transferiu a liderança da Assembleia de Deus em Pernambuco para o pastor José Bezerra da Silva. Viajou à Suécia para descansar e ao voltar em 1939, continou cooperando com na obra, contudo, sem presidir a denominação.

Infelizmente, Joel Carlson morreu no dia 07 de setembro de 1942, aos 53 anos de idade. Duas semanas antes, no dia 23 de agosto, o missionário tinha batizado nas águas 187 novos convertidos. Um dos candidatos ao batismo estava infectado com tifo e transmitiu a doença para Carlson.

Naqueles tempos de missões escandinavas e norte-americanas no Brasil, os missionários costumavam enviar relatórios aos crentes pentecostais nos EUA e da Europa contando sobre suas atividades evangelísticas. Era uma forma de prestar contas do seu trabalho e garantir mais apoio financeiro aos seus projetos.

Foi então que o periódico Herald of Faith (Arauto da Fé) da Igreja Filadélfia em Chicago, Illinois, EUA, recebeu e publicou a última carta escrita pelo missionário sueco aos irmãos norte-americanos. É um relato emocionante sobre o dia em que Carlson participou do derradeiro batismo da sua vida e ministério:

Ontem, 23 de agosto, foi um dia maravilhoso para nós aqui em Pernambuco. O dia começou cedo com oração e continuou durante todo o dia. Muitos dos cristãos entregaram-se à oração e ao jejum. O Senhor se revelou de uma forma maravilhosa, muitos sendo batizados no Espírito Santo. Na reunião, 118 pessoas [o número diverge dos 187 da história oficial] passaram pelas águas do batismo, a maioria das quais já havia recebido a Promessa do Espírito Santo. Quando o convite foi feito, 24 almas se apresentaram para aceitar o dom da salvação em Cristo Jesus. Como é maravilhoso servir ao Senhor!

Na sequência da missiva, o saudoso obreiro ainda contou sobre uma das suas últimas visitas aos necessitados: 

Há pouco tempo, fui convidado para realizar um culto de ação de graças na casa de uma família. A casa era muito pequena, por isso foi necessário realizar a reunião ao ar livre. Uma grande multidão reuniu-se e oito almas se renderam a Cristo. Na mesma casa, Deus mostrou Seu amor e poder de forma extraordinária. O pai de família, até cerca de quatro anos atrás, estava muito mergulhado no pecado; e não só isso, mas deficiente e sofrendo de problemas cardíacos - tanto que só conseguia andar com muita dificuldade. Três dias após a sua conversão, o Senhor o curou completamente! A esposa ficou tão feliz que não encontrou palavras para exaltar o Nome do Senhor Jesus. Ela também sofria muito de uma enfermidade chamada elefantíase, doença horrível: as pernas e os pés ficam com a aparência das pernas e dos pés de um elefante, mas em proporções muito piores (...) Contudo, Jesus realizou uma operação maravilhosa, e depois de alguns minutos ela ficou completamente curada! Glória a Jesus! Ah, a alegria que reinava naquele lar era indescritível. Sim, só Jesus pode transformar tudo.

Logo em seguida, Joel observou: “É certo, não temos muitos dias para trabalhar! O Senhor Jesus virá em breve! Como é maravilhoso poder recebê-lo!” Ainda que as palavras do missionário visassem a promessa da iminente da Volta de Cristo, para ele, no entanto, houve literalmente poucos dias.

Carlson comentou ainda sobre o progresso do orfanato por ele fundado “embora tudo tenha subido de preço”, uma referência clara à situação econômica no Brasil agravada pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945) em andamento na Europa. Em meio a crise, o pioneiro confiava na providência divina e na intercessão dos santos: “Contudo, o Senhor sabe de tudo isso e naturalmente suprirá as necessidades de sustento desses órfãos. Pedimos orações e apoio. Sem dúvida, o Senhor suprirá as necessidades”.

Sem ainda saber que estava contaminado, e que em breve seu corpo apresentaria os graves sintomas da doença que o levaria à morte, Joel Carlson citou o versículo bíblico que se cumpriu em duas semanas em sua vida: “Em breve ouviremos as gloriosas palavras do Mestre: ‘Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor’”. 

O sepultamento do missionário foi muito concorrido em Recife. Conta-se que um fiel sonhou com o céu sendo preparado para receber um príncipe que chegaria da terra. Com certeza era Joel Frans Adolf Carlson que adentrava os portões celestiais.

Fontes:

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

Herald of Faith, January 1943, volume 8, nº 08. Publicação da Igreja Filadélfia em Chicago, Illinois, EUA. 

Mensageiro da Paz, ano XII, nº 19, 2ª quinzena de março de 1942.

Comentários

  1. Combateu o bom combate
    Preencheu o tempo quê DEUS queria

    ResponderExcluir
  2. Que linda história de fé. Deus maravilhoso

    ResponderExcluir
  3. Tem hinos lindos no nosso hinário Harpa Cristã (aliás, todos são maravilhosos) que tem as iniciais do seu nome: *J. Car.*, exemplo hino 495 “Cristo à porta está”. Deus seja louvado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)