Sucessões pastorais - Ministérios Hereditários (parte 1)

Como foi visto anteriormente, as sucessões pastorais nas ADs seguem um padrão: o líder ministerial de um campo eclesiástico é na prática o patrão da igreja/empresa. Com muitos obreiros (pastores, evangelistas, presbíteros e diáconos) assalariados sob seu comando, o pastor-presidente consegue impor o seu sucessor e indicar o candidato "oficial" para as eleições.

Somado a isso, conta a importância de determinados pastores na convenção regional ou nacional da denominação, o que facilita as sucessões e a manutenção do status quo através da política do corporativismo. É um "toma lá dá cá" do qual todos se beneficiam. Exemplo disso são as vitaliciedades reconhecidas para alguns pastores e a garantia do continuísmo familiar com o consentimento da cúpula. 

Vamos aos exemplos de sucessões familiares no Brasil:

Família Corrêa - AD em Santos, a pioneira

A AD em Santos, SP, foi implantada no ano de 1924, pelo missionário sueco Daniel Berg. Em fevereiro de 1962, o pastor João Alves Corrêa assumiu a igreja. Em janeiro de 1993, portanto, três décadas depois da posse de João Corrêa, seu filho, o pastor Paulo Alves Corrêa sucedeu o pai na liderança e permanece até hoje no posto. Em quase um século de existência, a AD santista conheceu uma só família sob seu comando por mais de 60 anos. Na política, o filho do líder em Santos é deputado estadual e está em seu terceiro mandato. 


Posse do pastor João Corrêa na AD santista (1962)


Família Ferreira - AD em São Cristóvão ou ADMFA

AD em São Cristóvão, no RJ foi fundada em 1924, sendo referência para muitas outras congregações e ministérios das ADs por muitos anos. Presidiram a igreja no Rio: Gunnar Vingren, Samuel Nyström, Nils Kastberg, Otto Nelson, Nels Nelson, Alcebíades Pereira Vasconcelos e Francisco Pereira do Nascimento Em 1965, o pastor Túlio Barros Ferreira assumiu a igreja carioca. Ao falecer em 2007, o pastor Túlio Barros Ferreira, o seu filho Jessé Maurício assumiu o trabalho. Portanto, são seis décadas de administração da família do pastor Túlio em quase 100 anos de existência.


Pastor Túlio Barros Ferreira e família


Família Costa - Ministério de Belenzinho

No Ministério de Belenzinho, em SP, o pastor José Wellington Bezerra da Costa lidera desde o ano de 1980. A igreja foi aberta por Daniel Berg em 1927 e orientada pelos pastores Samuel Nyström, Samuel Hudlund, Simon Lundgren, Sílvio Brito, Francisco Gonzaga da Silva, Bruno Skolimovski e Cícero Canuto de Lima.

Cícero, o antecessor do pastor José Wellington, presidiu o ministério por 34 anos, mas foi superado pelo atual gestor espiritual. Ao que tudo indica, os Costas ficarão ainda muito tempo à frente do Belenzinho. O filho do pastor José Wellington, o pastor José Wellington Bezerra da Costa Júnior é o vice-presidente e há netos sendo preparados para a sucessão. A família Costa conta com pastores, deputado federal, deputada estadual e vereadora entre seus membros. 


Família Costa do Ministério do Belém, SP

Comentários

  1. Ja tem até jwbc neto e bisneto

    ResponderExcluir
  2. É uma vergonha um grupo como esse dar visibilidade social a ministérios hereditários quando um dos principais legados da Reforma Protestante foi o sacerdócio universal, ou seja, à presidência de organizações religiosas protestantes e de convenções terem alternância de poder, dando a todas, todos, todxs membros o direito de ocuparem os espaços de poder.

    ResponderExcluir
  3. Só tem espertos por que tem tolos... Se o povo aceita e alimente este sistema ( seja por medo de ser rebelde, por total ignorancia ou por simples conivência fazer o que? Pena que o evangelho seja confundido com estas empresas,

    ResponderExcluir
  4. faltou citar as familias ferreira que comanda o ministério de madureira e malafaia que comanda o ministério vitória em cristo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)