Fatos e fotos da IEADJO

Em 2023, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville (IEADJO), em Santa Catarina, celebra seus 90 anos de fundação. A postagem de hoje (e outras que possivelmente virão) terá como objetivo destacar algumas curiosidades da história da maior igreja pentecostal catarinense e servir de subsídios históricos para outras celebrações que virão. Vamos aos fatos e fotos!


Vista panorâmica de Joinville na década de 1920

A AD em Santa Catarina teve seu início na cidade de Itajaí, em 1931 com o pioneiro André Bernardino. Muitas pessoas se converteram na pequena congregação do beco do Quilombo (posteriormente renomeado de "Rua Pentecostal"). No ano seguinte, seis membros da igreja itajaiense mudaram-se para Joinville, que na época contava com 40 mil habitantes, incluindo a população rural, e mais de 300 estabelecimentos industriais dos mais variados ramos de atividades (metalúrgicos, têxteis e químicos).

 


A data do início oficial da IEADJO é 1933, ano que começou com a greve dos operários da construção civil e outras categorias conexas em Joinville. Em meio as agitações trabalhistas, foi realizado o primeiro batismo nas águas pelo pastor André Bernardino no rio Cachoeira, o mesmo caudal que 80 anos antes serviu de acesso aos pioneiros europeus na antiga Colônia Dona Francisca (atual Joinville). Entre os candidatos estava o adolescente Osmar Cabral, futuro pastor em Santa Catarina e pai do conhecido pastor Elienai Cabral. Ainda em 1933, Manoel Germano de Miranda chegou na cidade para dar assistência espiritual ao núcleo pentecostal que se formava.



Manoel Germano de Miranda (1900 - 1962) nasceu em Itajaí e converteu-se na AD fundada por André Bernardino no Quilombo. Exerceu a função de cozinheiro no barco em que trabalhava e sentindo à chamada divina mudou-se para Joinville, em 1933, para atender a pequena congregação que se formava. Para sustentar a família, empregou-se na antiga estrada de ferro como operário. Em outubro de 1934, os ferroviários de todo o país, inclusive em Joinville, entraram em greve que durou menos de uma semana. Além dos parcos salários, o custo de vida na cidade era um dos maiores do estado. Será que Mirandinha participou da paralisação?

Fontes: 

GUEDES, Sandra P.L. de Camargo (org.). História de (I)migrantes: o cotidiano de uma cidade. Joinville: Univille, 2000.

POMMERENING, Claiton Ivan (Org.). O Reino entre príncipes e princesas: 75 anos de história da Assembléia de Deus em Joinville. Joinville: REFIDIM, 2008.

TERNES, Apolinário. História de Joinville: uma abordagem crítica. 2. ed. Joinville: Meyer, 1984.

VIEIRA, Adelor F. (Org.). 1983 - ano do cinqüentenário da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Joinville - SC. Joinville: Manchester.

Comentários

  1. Belo relato hitórico da Assembleia de Deus em Joinville, igreja que tive o privilégio de conhecer. graças à generosidade deste meu amigo que é mais chegado que um irmão (como diz a Bíblia). Além de ser a maior AD do estado catarinense, é uma igreja que sempre se destacou no cenário nacional, através de grandes líderes como Satiro Loureiro e Artur Montanha, entre outros. Parabéns à este blogueiro e vamos acompanhar os próximos capítulos dessa linda trajetória.

    Jacó Rodrigues Santiago

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe vcs por nós trazer essas memórias tão importante pra nós assembleianos obrigado 😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)