AD em Cacoal - 50 anos de vitórias

Cada história de uma Assembleias de Deus tem suas peculiaridades. No estado de Rondônia, a denominação possuí uma característica muito própria: ela surge quase sempre antes das instituições seculares. Quando a Assembleia de Deus nasceu em 1922, em Porto Velho, toda a região ainda pertencia ao Amazonas e Mato Grosso. Somente em 1943, através do Governo Vargas, que o antigo Território do Guaporé foi criado. Primeiro veio a igreja, depois a organização política e institucional.

Durante longos anos, Rondônia (nome dado em homenagem ao Marechal Cândido Rondon, em 1953) foi uma parte do Brasil sem conexão direta com o próprio país no qual estava integrado. Seu acesso se dava primordialmente através dos rios da região amazônica. Pequenos povoados no interior da floresta, habitados por seringueiros, mineradores e tribos indígenas ocupavam a vasta imensidão da selva.

A partir da década de 1960, com a abertura da BR-364, as pequenas vilas começaram a receber migrantes de todas as partes do Brasil para a colonização das terras. Em poucos anos, Rondônia cresceu de forma vertiginosa e os viajantes viram surgir às margens da rodovia casebres e barracões, que se logo se tornariam as principais cidades no interior do estado.

Entre os futuros e prósperos núcleos urbanos, estava Cacoal. O historiador Esron Menezes contou certa vez, que Cacoal nasceu de um acidente: 17 famílias chegaram na região num caminhão “pau-de-arara” no tempo das chuvas. As que as estradas ficavam intransitáveis. Atolados e sem ter para onde ir, os migrantes se fixaram por ali mesmo, construíram suas cabanas e iniciaram as plantações.

Com a intensa migração, chegaram também muitos evangélicos de todo o país. Em sua maioria eram pessoas simples, pequenos agricultores e comerciantes com o sonho de melhorar de vida naquele novo "Eldorado" na Amazônia. Logo, os crentes da Assembleia de Deus deram início a uma modesta congregação sob à liderança de um obreiro capixaba chamado Nels dos Santos.

Nels chegou em Rondônia com sua família em 1971. Sonhava em crescer materialmente com a agricultura e criação de animais nos lotes doados pelo INCRA. Mas tudo mudou rapidamente na vida do jovem obreiro ao ver suas terras invadidas pelos posseiros. Percebendo o plano de Deus para sua vida, Nels começou a trabalhar em outra seara, a divina.

Pastor Nelson Lutchenberg e esposa (no primeiro plano) e o casal Nels e Zila Santos

Durante os 20 anos na liderança da Assembleia de Deus em Cacoal, a instituição cresceu de forma admirável. Templos, congregações e pontos de pregação foram abertos na região que recebia milhares de migrantes a cada ano. Nels e seus companheiros evangelizavam todos os arredores, mesmo os mais inóspitos para ganhar almas para o Reino de Deus. Assim, quando Cacoal anos ganhou sua emancipação (1977) ou sua primeira agência bancária (1978), a Assembleia de Deus já estava organizada e em constante crescimento numérico e espiritual.

No dia 12 de abril de 1991, o Pastor Nelson Lutchenberg assumiu como novo líder da igreja em Cacoal. Catarinense de Rio do Sul, Nelson cresceu no Paraná e chegou em Rondônia em 1976. Como Nels, Lutchenberg tinha apenas expectativas de trabalhar naquelas terras em processo de colonização. Chamado para o ministério, Nelson foi missionário no Equador por alguns anos e ao voltar assumiu a Assembleia de Deus em Cacoal.

Recebeu uma instituição bem estruturada e pujante. Prudente e visionário, o pastor de origem alemã do Alto Vale do Itajaí, procurou dar continuidade ao trabalho do seu antecessor, mas sempre buscou novos projetos para a obra de Deus. Incentivou a escola dominical, o ensino teológico e fundou em 1994, a Escola Daniel Berg, que atualmente é uma referência na área da educação na cidade, no estado e no Brasil. Muitas igrejas e convenções, algumas delas bem maiores que a Assembleia de Deus em Cacoal, não possuem uma instituição de ensino tão bem estruturada como a Escola Daniel Berg.

A gestão bem sucedida em Cacoal, credenciou o Pastor Nelson Lutchenberg para assumir à presidência da Convenção Estadual dos Ministros e das Igrejas Assembleias de Deus no Estado de Rondônia (CEMADERON), da qual até hoje é presidente. Em 2016, após 25 anos de liderança em Cacoal, o Pastor Luchtenberg entregou o campo para o seu vice-presidente, o Pastor Roberto Alves Varjão.

Pastor Sérgio Pereira e esposa (primeiro plano) e o casal Varjão

Nascido em Goiás, com boa formação e empregado numa grande empresa, Roberto Varjão atendeu ao chamado divino para o ministério. Na liderança da igreja em Cacoal deu continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo seu antecessor. Em setembro de 2021, uma nova mudança: no lugar do Pastor Varjão, assumiu a presidência da Assembleia de Deus cacoalense, o Pastor Sérgio Pereira.

Em cinco décadas de existência da igreja, o Pastor Sérgio é o segundo catarinense a pastorear a Assembleia de Deus em Cacoal. Antes de firmar residência em Rondônia em 2014, o novo líder cooperou nas igrejas de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. Sérgio Pereira recebeu a igreja com lágrimas e com um forte sentimento de servir a obra de Deus. Com um slogan “um novo tempo” vem conduzindo sua liderança de forma a alcançar grandes resultados.

Após cinco décadas de desafios, a Assembleia de Deus em Cacoal olha para o passado com gratidão, vive seu presente buscando o avivamento do Espírito e aguarda a "bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo". (Tito 2.13)

Pastor Nels e irmã Zila: pioneiro em Cacoal


Fontes:

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

Revista MANCHETE, 11 de fevereiro de 1984, nº 1.660, Rio de Janeiro, p.52.

https://ieadcacoal.org/igreja/index.html#QuemSomos

http://www.escoladanielberg.com.br/quem-somos

https://cemaderon.com/2019/historia

Comentários

  1. Rondônia é um estado que recebeu gente de todo o Brasil, inclusive do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Todos que passou e o pastor que está na nossa igreja assembléia de Deus em Cacoal foi e será uma benção para o crescimento do da obra do nosso bom Deus só temos que agradecer a Deus e esperar a vinda de Jesus alegremente que Deus continua abençoando a irmã Zilá esposa do saudoso pastor nelis dos santos e toda a família e o pastor Nelson lutengberg e família e o pastor Roberto Varjão e família e agora pastor Sérgio Pereira e família que Deus os sempre abençoem

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a igreja assembléia de Deus de Cacoal Rondônia pelos 50 anos de esistencia

    ResponderExcluir
  4. Louvo a Deus por fazer parte dessa história! Chegamos em Cacoal em agosto de 1976, viemos do Paraná, nos envolvemos na obra de Deus cantando no coral da Igreja, participando ativamente dos trabalhos da UMADCAL, e também da Escola Bíblica Dominical, a alegria da cooperação sempre foi muito grande; saí daqui mas voltei e estou novamente no Coral da igreja, toda honra e toda glória sejam dadas ao nosso grande Deus que sempre nos deu líderes comprometidos com o seu REINO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)