Sumário Histórico dos 20 primeiros anos da ADEPLAN

Por Edson Lago Cruz*

Impulsionado pelo Espírito Santo, o Pastor Geraldo Batista de Araújo, em companhia de um grupo de oito pessoas – nele incluída sua família (esposa e filhos), fundou no dia 07 de setembro de 1971, (a dois meses de atingir 50 anos) a Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Planalto Central.

A sede provisória ficava na Asa Norte, Plano Piloto em Brasília. A iniciativa “obedecia a visão celestial" na qual o Senhor ordenava ao Pastor Geraldo Batista de Araújo que “atravessasse o Jordão”. A primeira diretoria da ADEPLAN assim foi composta: 

Presidente: Pr. Geraldo Batista de Araújo; 
Vice-Presidente: Pr. Antônio Cardoso dos Santos; 
Primeiro Secretário: Elionai Batista de Araújo (filho do Pr. Geraldo); 
Segundo Secretário: José Arimatéia Fernandes da Silva; 
Primeiro Tesoureiro: Alano Soares de Souza e como 
Segundo Tesoureiro: Jemima Garcia de Araújo (filha do Pr. Geraldo e que posteriormente se tornou esposa do saudoso Bispo Daniel Malafaia).

O Pastor Geraldo Batista de Araújo, foi um dos pioneiros das ADs em Brasília e era um homem de cultura elevada. Jornalista, licenciado em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), antiga Universidade do Estado da Guanabara (UEG), era também formado pela Escola de Belas Artes do Rio, como pintor de quadro de Artes. Contava o pioneiro com o Bacharelado em Direito pela UnB e em Teologia. Falava fluentemente: o Italiano, Espanhol e o Inglês.

O Pastor Geraldo desfrutou sempre do auxílio de sua esposa, irmã Lucinda, que suportou com paciência ao seu lado, as adversidades do início de toda obra desbravadora da ADEPLAN em suas primeiras décadas. Ela, sempre foi muito ativa, ainda foi regente do coral da igreja e coordenadora geral do círculo de oração.

O Pastor Geraldo, foi um dos combatentes que representaram a nação brasileira no campo de guerra na Itália, na Segunda Guerra Mundial, como Agente do Serviço de Contra-Espionagem Brasileira na Itália. No mundo da literatura ele escreveu o livro publicado em 1963: “Caçando Espiões” – obra que enfatiza sobre a sua experiência no Serviço Secreto no campo de combate na Itália.

Em novembro de 1973, o Pastor Geraldo comprou um terreno situado na Quadra 505, Lote 01, do Cruzeiro Novo, e logo iniciou-se a construção da nova sede provisória. Na realidade, um templo de folhas de madeirite, com 07 metros de largura por 12 metros de comprimento. No início de 1974, a igreja mudou-se para a nova sede provisória.

Os membros e congregados procedentes da Asa Norte para a nova sede, agora já eram em torno de 60 pessoas: entre elas o Pastor Geraldo Batista de Araújo, irmã Lucinda (sua esposa) e sua filha Jemima. Pastor Antônio Fonseca do Nascimento e família (7 filhos); o ainda jovem Daniel Malafaia (futuro genro do Pastor Geraldo e Bispo na CONAMAD) e outros. A construção do templo definitivo (antigo templo sede) iniciou-se em janeiro de 1976. Foi também edificado à base de mutirões, pelos membros. Para os pioneiros são inesquecíveis os retiros de oração, no qual participavam os membros e congregados, na Fazenda Oásis, de propriedade do pastor Geraldo.

A fim de desenvolver-se com respaldo convencional, de início a AD do Planalto Central filiou-se à COMADESP (Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo), então presidida pelo saudoso Pastor João Alves Corrêa, também líder da AD em Santos, SP.

Conforme o Eterno mostrara ao Pastor Geraldo, o rebanho cresceu imensamente e foram abertas diversas congregações no DF e entorno, tornando-se necessária a formação de um Ministério que tivesse atuação e representatividade regional. Assim, no dia 15 de janeiro de 1986, em Assembleia Geral, foi aprovado o Estatuto do Ministério da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Planalto Central, com a sigla MADEPLAN, (atual COMADEPLAN), que teve como fundador e primeiro presidente o Pastor Geraldo Batista de Araújo.

A ata da AGE que criou o Ministério foi redigita pelo Pastor Elizeu Corrêa da Silveira, que foi seu primeiro Secretário. Na sequência, o aludido Ministério buscou com êxito o reconhecimento e filiação junto à Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), no ano de 1987. Com isso, a igreja Assembleia de Deus do Planalto Central desligou-se da COMADESP, passando a denominar-se MADEPLAN.

No dia 22 de dezembro de 1988, o Senhor chamou à glória o seu fundador, recolhendo-o para o merecido descanso dos justos. Deixando uma grande obra arquitetada no coração do Brasil. Mas ficaram alguns registros fotográficos cedidos gentilmente pela família do Pastor Geraldo.


Lançamento da Pedra Fundamental: Liderada pelo Pastor Geraldo Batista de Araújo, ao microfone Pastor João Alves Corrêa com sua esposa irmã Carmita, ao lado Pastor Alfredo Reikdal e outros obreiros.

Templo provisório de madeira em meio aos blocos residenciais do Cruzeiro Novo – Brasília/DF.

Inauguração do templo matriz “antigo templo sede” cercado por diversos obreiros temos os Pastores: Geraldo Batista de Araújo – fundador da AD e da Convenção do Planalto Central, Pastor Carlos Malafaia (na época Presidente da AD em Campo Grande – RJ) e do Pastor Acácio Martins (que futuramente presidiu a Igreja e Convenção do Planalto Central entre 1990 até os primeiros meses de 1995).

Pastor Geraldo Batista de Araújo ao microfone no púlpito do antigo templo sede.


* O Pastor Edson Lago Cruz, possui licenciatura em Filosofia e Pedagogia, especialista em Gestão e Orientação Escolar. Atuou por quatro anos como Coordenador Geral da União de Mocidade das Assembleias de Deus do Planalto Central (COMADEPLAN). É um dos administradores do Grupo Memórias das ADs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)