Círculo de Oração Masculino na IEADJO - primórdios

O Círculo de Oração feminino é uma das instituições mais respeitadas dentro das Assembleias de Deus no Brasil. Fundado em 1942, pela irmã Albertina Bezerra Barreto, na Assembleia de Deus em Recife, Pernambuco, logo o departamento se espalhou por todo o Brasil.

O Círculo de Oração, sempre foi um importante espaço para as lideranças femininas da denominação. Não por acaso, em muitas igrejas, quem assume o departamento é a esposa do pastor do campo. É necessário, ter sob controle, a estratégica reunião de senhoras, em geral, baluartes da "doutrina" assembleiana.

Em 1986, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville (IEADJO), criou o Círculo de Oração Masculino na gestão do pastor Satyro Loureiro. Na época, Satyro tinha como seu principal auxiliar na congregação do templo sede, o então presbítero e genro, José Paulino Müller, o qual, teria sido um dos principais incentivadores do projeto.

Criado o departamento de oração masculino, foi escolhido o presbítero Paulo Roberto para ser o coordenador geral. Atualmente, todas as congregações possuem o Círculo de Oração para homens, que em muitos casos, ora (em separado numa pequena sala do templo local) e ensaia seus hinos de louvor com as irmãs.

Porém, a história é um conhecimento dinâmico. Novas informações sempre complementam outras e ajudam a enriquecer com detalhes a historiografia. O extinto Boletim Informativo da IEADJO, do mês de setembro de 1982, informava que na congregação do bairro Vila Nova, desde 1981, um Círculo de Oração masculino estava ativo. Na época, o dirigente da igreja era o saudoso irmão Adhemar Pohl.

O assunto foi destaque novamente no Boletim Informativo de novembro de 1982, o qual trouxe uma nova matéria sobre o departamento, anunciando o "pleno funcionamento" de outro Círculo de Oração de varões na congregação do Km 4. Segundo o periódico, o departamento voltado para os homens, era o segundo criado no campo. Na época, o líder da congregação era o diácono Luiz Carlos Müller, irmão de José Paulino Müller, o grande incentivador do Círculo de Oração masculino para a sede e o campo de Joinville.

É a história da IEADJO sendo revisitada. Como qualquer outra Assembleia de Deus, rica em pormenores e com muitas nuances.



Fontes:

ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

POMMERENING, Claiton Ivan (Org.). O Reino entre príncipes e princesas: 75 anos de história da Assembléia de Deus em Joinville. Joinville: REFIDIM, 2008.

Comentários

  1. Orar nunca é demais. MAS, estas segmentações sempre ofuscam o verdadeiro objetivo da Igreja, expresso no desejo paulino que em toda parte, nas igrejas do Senhor, levantemo-nos em oração. Tais departamentos não raro são nichos de poder.

    ResponderExcluir
  2. Glórias a DEUS também por homens que oram. A oração é uma necessidade vital ao cristão, principalmente nos dias atuais, aonde a frieza espiritual tem dominado a muitos.

    ResponderExcluir
  3. Olha o resultado deste trabalho em https://www.facebook.com/ieadjo.coir

    ResponderExcluir
  4. Olha o resultado deste trabalho em https://www.facebook.com/ieadjo.coir

    ResponderExcluir
  5. Estou fundando um círculo de oração na igreja na qual eu congrego, espero colher os frutos das orações e trabalhos no departamento masculino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)