O serviço das irmãs nas igrejas

O serviço das irmãs nas igrejas - esse foi o título de um texto publicado no jornal Boa Semente em outubro de 1929, em Belém do Pará. O artigo na verdade, era um resumo de um livro chamado Linhas de direção do despertamento pentecostal. Não há maiores informações sobre a obra, somente que o tal livro era de uma "convenção pentecostal em Berlim".

Samuel Nyström era o responsável pelo periódico, e o objetivo da publicação era claro: defender sua posição contrária ao ministério feminino na igreja, pois no Rio de Janeiro, o pioneiro Gunnar Vingren pensava justamente o oposto do conterrâneo sueco. O assunto dividia (e ainda divide) os líderes das ADs, e as divergências se arrastaram durante meses.

No livro da História da CGADB (CPAD:2004), Silas Daniel informa sobre as trocas de cartas entre Nyström e Gunnar Vingren discutindo essa questão. As correspondências foram trocadas em setembro de 1929. Em outubro, o Boa Semente repercutindo as desavenças entre os pioneiros publicou o texto sobre o trabalho das irmãs na igreja. Em novembro, Nyström e Vingren se encontraram no Rio de Janeiro para tratar do caso, mas não chegaram a um acordo. Samuel, ainda em novembro, acompanhado de Daniel Berg e Simom Lundgren, tentou impor seu ponto de vista a Gunnar, porém, sem sucesso.

O resultado de tantas idas e vindas já é conhecido. A Convenção Geral de 1930, tentou colocar as irmãs em seu devido lugar. Mas Frida Vingren continuou seu ministério no Rio, até que em 1932 voltaram à Suécia.

Para conhecimento e reflexão do tema, segue o fragmento do Boa Semente com o texto O serviço das irmãs nas igrejas. Como de vez em quando o tema volta à baila, ainda mais com a criação da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil (CADB), é bom ler e reler o documento publicado num momento tenso da história das ADs no Brasil.




Comentários

  1. Típico texto, esse do Boa Semente, "em cima do muro".

    ResponderExcluir
  2. As ultimas palavras foram: "nisso concordamos" onde o sr. viu em cima do muro?

    ResponderExcluir
  3. O texto esta claro e muito bem definido como sendo uma posição de quem esta se guardando no que a Bíblia Sagrada diz sobre as irmãs. Nada além do que esta escrito que a redação e o escritor do texto aprovavam como correto. Mas como estamos vivendo os últimos dias onde esta profetizado que: "não suportarão a sã doutrina"... Então tudo menos a Bíblia Sagrada é importante como sendo um pensamento definitivo e conclusivo sobre este tema.

    ResponderExcluir
  4. Wilian, é que o Geremias Couto,saiu do armário, e abraçou faz tempo as heresias da separação de mulheres para o ministério, e o calvinismo, onde o diabo diz que uma vez salvo salvo para sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tú gosta de ofender os outros por opinião. A doutrina da Salvação, sob a perspectiva Batista e Presbiteriana, é a mais bíblica. Porque você não rasga o que Jesus disse da sua Biblia: Aquele que o Pai me der jamais será arrebatado de minhas mãos. E ai, acredita que perde-se salvação ainda?

      Excluir
    2. E aquele texto que CRISTO disse "...mas aquele que perseverar até o fim será salvo." quer dizer o que então?
      #arminianosforever

      Excluir
    3. E aquele texto que CRISTO disse "...mas aquele que perseverar até o fim será salvo." quer dizer o que então?
      #arminianosforever

      Excluir
  5. Embora eu discorde da doutrina calvinista,não creio que ela seja uma doutrina diabólica como disse esse presb.josé roberto da rocha,tem calvinistas salvos e tem arminianos salvos, doutrina diabólica é aquela que afasta as pessoas do caminho da salvação como as doutrinas do islamismo,budismo,confuncionismo,hinduismo,espiritismo,etc

    ResponderExcluir
  6. Roberto pensa em um cabra Rocha,você tem mulher? você é casado? se sim coitada da irmã

    ResponderExcluir
  7. O problema é velho, mas como fazer então, vai se parar a obra por causa dos Baruch frouxos, se tem Débora disposta? E mais se converta irmao creio que Deus não deu a nós o direito de saber, mas ele ja tem os seus escolhidos, ou esta tirando atributos do Eterno, agora eu e você resta nos aqui perseverar e esperar o grande dia de surpresas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)