Televisão - O Canal 23

No Mensageiro da Paz, em fevereiro de 1967, foi publicado O Canal 23. É notório na história assembleiana, que a televisão, suas programações e uso, sempre foram alvo de acirrados debates nas Convenções Gerais. 

Criou-se toda uma mentalidade contrária a TV. Poucos tinham coragem de usar o aparelho abertamente em casa. A proibição era geral. Hinos eram compostos e gravados para combater a maléfica mídia. Um exemplo disso foi o LP da dupla Ageu e Mauro intitulado TV Tira a Visão.

O versículo 3 do Salmo 101, “Não porei coisa má diante dos meus olhos" era o texto áureo dos pregadores contrários à mídia televisiva. Profecias e visões eram recorrentes para confirmação das mensagens.

São memórias, que fazem parte do vasto folclore assembleiano. Em tempos de internet, as discussões sobre ter ou não televisão soam anacrônicas. Mas diante da baixa qualidade das programações (reality shows, novelas, seriados, programas de auditórios e policiais) O Canal 23, cinquenta anos depois, permanece atual. 





Comentários

  1. E pensar que hoje obreiros acessam o youtube, o facebook e o whatsapp no púlpito, na hora do culto... Ou por outra: nunca vi "salmos" assim para a internet, muita mais perigosa! E vamos caminhando...

    ResponderExcluir
  2. Um tempo de muito zelo que passou. Nessa época ou era crente ou não era.

    ResponderExcluir
  3. quem defende a televisão não e crente verdadeiros o que a TV possa ter de bom para o publico e somente os noticias a não ser isto nem programas evangélicos prestam os programas evangélicos serve apenas para levar os seus intelectos a ser conhecidos na mídia e uma forma de arrecadar dinheiros sem pagar tributos, também um pregador usar um Celular um notebook ou tablete para acessar rede sócias estão completamente fora do conceito cristão em um púlpito deve ter um hinário um bíblia quem quer fazer pesquisa que faça em casa na igreja não a igreja e lugar de servir Deus com as nossas adorações em forma de louvores orações pregações eu vou em busca de alimento espirituais e também pela a palavra

    ResponderExcluir
  4. E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,
    Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

    Marcos 9:47,48

    Fico com a Palavra Imutável de CRISTO JESUS.

    E fico com os heróis da FÉ do passado, que deram suas vidas em prol da MISSÃO.

    Eram CRENTES de verdade, levavam uma vida de oração e jejum e não se pareciam nada com este mundo.

    Tinham o AVIVAMENTO APÓSTOLICO, Curas, Milagres, Sinais e Maravilhas.

    Eram CRENTES simples, humildes e CHEIOS do ESPÍRITO SANTO.

    Fico com eles MIL VEZES invés desses atuais obreiros da CGAD e demais denominações.

    Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
    Hebreus 13:7

    ResponderExcluir
  5. Fato! Tempo terrível, foi aquele! Era medo sobre medo! Pressão sobre pressão! Maldição sobre maldição! Enfim...!Venceu, quem tinha sido chamado para servir a Cristo, como Senhor; porque, realmente tinha o chamado do Espírito Santo. O período, não era próprio para se evangelizar as pessoas; porque as exigências eram muito grande; ou seja :Nem pensar em assistir "algo", como TV; e, até mesmo um programa de rádio. Imagine, como evangelizar, ou seja: falar de Jesus, aos amigos, vizinhos, parentes, etc., quando era sabido, que, era proibido possuir, ou até mesmo ver televisão, ou assistir algum programa num radinho? Quando se fazia, fazia "escondido"! Ai, se fosse descoberto! Era duramente chamado(a), às explicações, do porquê, aquela atitude, que contrariava à determinações que eram exigidas pelas autoridades eclesiásticas! Se, se viesse a concordância, continuava na "comunhão"; se não, era excluído !Resumo, para todas as épocas, sempre foi a orientação do \apóstlo Paulo: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar". É isso que a Bíblia ensina, quanto, aos deveres do cristão.

    ResponderExcluir
  6. Meu pai foi um dos primeiros pastores assembleianos a ter televisão no estado de são paulo e no distrito federal e diariamente tínhamos em casa o nosso culto doméstico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)