Santa Catarina: uma convenção marcante em 1938

Nesse ano de 2013, a Assembleia de Deus em Joinville completará 80 anos. A AD joinvilense foi uma das primeiras igrejas da denominação no Estado de Santa Catarina. Organizada em 1933, através do trabalho do simples, mas esforçado Manoel Germano de Miranda, a AD se desenvolveu de forma rápida, tornado-se referência na região norte do Estado.

A foto que ilustra essa postagem é de 1938, ou seja, 5 anos após o início dos trabalhos na cidade e foi realizada durante uma convenção regional. Estiveram presentes nesse evento os famosos pregadores pentecostais Howard Carter da Inglaterra e Lester Sumral dos Estados Unidos. 

Convenção em Joinville: presença de Howard Carter e Lester Sumral  
Os dois renomados pregadores estiveram meses antes na CGADB na cidade de São Paulo, e a convite do missionário Albert Widmer participaram da convenção regional em Santa Catarina. O encontro, deixa evidente a liderança e influência de Widmer na obra pentecostal catarinense nos seus primórdios. Bem ao lado da casa em que aparece na fotografia acolhendo os fieis, foi inaugurado 5 anos depois o primeiro templo sede da AD joinvilense.

Aliás, Widmer em seus relatórios ao Mensageiro da Paz, deixa sempre transparecer o potencial que ele encontrava na igreja e na região de Joinville para expansão da mensagem pentecostal. No texto do MP (1º quinzena de março 1938, p.7) Alberto Widmer assim descreve o crescimento da AD no município e da denominação:
Joinville, a mais importante cidade onde as indústrias estão em atividade, dia e noite, e o povo ordeiro procura a paz e o trabalho, não podia ficar sem a visitação da mensagem pentecostal. Em menos de 2 anos, levantou-se aqui uma igreja forte e próspera. De tempos em tempos, realizamos batismos nas águas, e o número de membros esta constantemente aumentando, tornando-se, assim, a maior igreja evangélica do Estado
Hoje, 75 anos após essa constatação, a AD em Joinville é a maior igreja da denominação em Santa Catarina. Muitos pioneiros ajudaram a construir essa história de dificuldades e vitórias. Mas fica aqui o registro fotográfico de alguns deles, os quais certamente, nem imaginavam a pujança que a igreja teria hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)