Matheus Iensen - chegou a hora de partir (1ª parte)

Faleceu no dia 18 de abril de 2019, um dos ícones do evangelismo radiofônico e da música sacra evangélica: o empresário, cantor, pastor e ex-deputado federal pelo estado do Paraná, Matheus Iensen, aos 82 anos de idade.

Segundo sua biografia, Matheus nasceu na madrugada do dia 07 de janeiro de 1937, na pequena Imbituva, na época distrito de Guamiranga, na região sudeste do Paraná e a 136 quilômetros de Curitiba. Era o sexto filho de uma família de sete irmãos de família humilde e pobre.

Como a maioria das crianças de famílias do interior, Iensen conheceu cedo o trabalho na lavoura e na criação de animais. Na adolescência foi ajudar o pai em uma ferraria no distrito de Três Vendas em Faxinal. Infelizmente, a ferraria foi consumida num incêndio e, despertados por Matheus na madrugada, a família Iensen conseguiu sair da casa anexa ao local de trabalho e se salvar de uma grande tragédia.

Da perca total da ferraria, os Iensen foram trabalhar numa serraria e posteriormente começaram a investir no transporte de madeira e café. Naquela época, a região vivia a grande expansão das plantações de café, grande riqueza de exportação do Paraná.

 A Seara de 1970: Iensen e irmãs Falavinha um sucesso absoluto

Em Faxinal, os Iensen converteram-se na Assembleia de Deus. Matheus então conheceu a jovem Mercedes Falavinha e com ela se casou no dia 31 de março de 1956. O celebrante da união foi o diretor da CPAD, o pastor João Pereira de Andrade e Silva.

Ainda em Faxinal, o jovem casal inciou seu ministério de louvor, quando Iensen comprou com muito esforço um acordeon de 48 baixos e formou dupla com sua esposa Mercedes. Cantavam principalmente os hinos "Seguindo Jesus" e "Dia glorioso". Ao mudar-se para Marilândia do Sul juntou-se ao casal a cunhada Raquel Falavinha Scaff.

Com o tempo vieram os convites para cantar nas igrejas e as primeiras gravações de compactos e LPs. Em 1964, Matheus aventurou-se no rádio com o programa "Musical Evangélico" na cidade de Apucarana. A audiência do programa aumentou com a mudança da família para Curitiba. Na "Cidade Sorriso", Iensen montou sua gravadora própria, a "Estrela da Manhã" e adquiriu suas estações de rádio (Marumby) na capital do Paraná e em Florianópolis, Santa Catarina.

Em meio ao progresso material veio o duro golpe familiar: dois dos seus filhos morreram num acidente automobilístico em 1979. Conta-se, que o velório dos filhos foi marcado pelo perdão de discórdias antigas geradas por desencontros entre irmãos de fé.

Conhecido em todo o Brasil como cantor e comunicador cristão, na década de 1980, Matheus Iensen foi escolhido para representar a sua igreja em outra área: a política partidária.

Assunto da próxima postagem...

CARVALHO, Roberto de. IENSEN, Andréa. Matheus Iensen: minha vida, minha história. Curitiba, 2001.

Comentários

  1. https://www.youtube.com/watch?v=aHj64zmNXzU

    ResponderExcluir
  2. Sou sua admiradora, morava-mos na fazenda Córrego da reserva aí tínhamos um rádio Transmar, eu colocava meu bebezinho, nome Eli Elizeu, encima da mesa da salinha que estava o rádio ligado no programa do saudoso Mateus Iensen, meu filho hoje tem 46 aninhos é uma bênção . Quantas saudade! Irmãos Falavinha, depois só as irmãs, nossa, quantas saudades! Sabe pra que? E não porque! Jesus Ama de paixão esta família, não quis deixar neste mundo tenebroso cheios de arrogância! Muito melhor é morar com Jesus. Ainda bem, temos uma salvação garantida por Cristo Jesus o nosso Senhor. Sou grata por tudo que Deus faz, desse tempo para cá, Jesus salvou minha irmã e levou, meu papai foi embora com Jesus, minha mãe, meu irmão Zezinho Alfaiate, todos crentes graças a a Deus por tudo. Agora meu saudoso esposo! Pastor Elizeu Ulisses também do Paraná pregava o que verdadeiramente o que vivia,

    ResponderExcluir
  3. Eu aprendi muito com os Iensen. No início dos anos 70, eu ainda menino na pré-adolescência, ouvia o programa musical evangélico, num rádio de mesa dos meus avós. Ô saudade daqueles tempos de simplicidade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)