Ministério de Perus em São Paulo - origem e expansão

No ano de 1989, o pastor Benjamim Felipe Rodrigues, então líder da Assembleia de Deus - Ministério de Perus, em São Paulo - ficou conhecido nacionalmente por estar no centro das discussões entre a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e a Convenção Nacional dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus em Madureira e Igrejas Filiadas (CNMEADMIF).

Na época, o pastor Benjamim foi descredenciado pela Mesa Diretora da CGADB, contudo, o Ministério de Madureira resolveu "hipotecar solidariedade" ao aliado, ignorando as determinações da Convenção Geral. Tudo isso dentro de um contexto controverso - como se verá em outra postagem - envolvendo a chamada "jurisdição eclesiástica" e a disputa de poder dentro da própria CGADB.

Localizado na região noroeste da cidade de São Paulo e isolado por um cinturão verde, o distrito de Perus teve na instalação da sua estrada de ferro em 1914, e da Fábrica da Companhia de Cimento Portland Perus em 1926, os principais suportes para o seu desenvolvimento. Em busca de trabalho e oportunidades, migrantes do interior do estado de São Paulo começaram a chegar.

Irmã Rosalina e pastor Benjamim antigos líderes da AD em Perus/SP

Foi justamente entre esses migrantes que a Assembleia de Deus iniciou seus trabalhos em 1947. Em seus primórdios, a congregação era filiada a AD de São Caetano do Sul. Em 1950, junto com a instalação de energia elétrica no bairro, chegou o então evangelista Benjamim Felipe Rodrigues à região para assumir a liderança do núcleo pentecostal.

Paulista de Santa Cruz da Conceição, Benjamim nasceu numa família pobre e desde cedo conheceu o árduo labor. Converteu-se ainda na juventude e posteriormente ingressou na carreira militar, chegando ao posto de Clarim de Ordem ao Comando. Ao deixar os quartéis em 1946, Rodrigues iniciou seu ministério de obreiro e com apenas 28 anos de idade foi enviado a Perus.

Em pouco tempo de trabalho, os frutos começaram a aparecer: em 15 de novembro de 1951, a AD em Perus realizou o batismo em águas de 18 novos convertidos; o primeiro na gestão do jovem evangelista. Em 1952, há o registro da implantação de duas congregações e seis pontos de pregação ao longo da Rodovia Anhanguera, que na época vivia em constantes obras de pavimentação e cercada de acampamentos de trabalhadores. Outras congregações também foram abertas ao longo da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí aumentando o campo de ação do Ministério.

É significativo que, em 1959, a AD em Perus recebeu sua autonomia jurídico-administrativa, possibilitando ao pastor Benjamim alargar ainda mais as fronteiras do Ministério. Em 1964 o campo eclesiástico de Perus contabilizava 31 congregações com mais de 2 mil membros em comunhão. Em paralelo ao trabalho evangelístico, foi criado, em 1956, o departamento de assistência social denominado "Comissão de Socorro".

Com seu estilo militar, senso de disciplina e hierarquia, Benjamim criou 14 regiões para serem supervisionadas por evangelistas da igreja. Ao findar a década de 1960, o Ministério de Perus já tinha se expandido pelas cidades vizinhas: Franco da Rocha, Francisco Morato, Barueri, Mauá, Mairiporã, Pirapora do Bom Jesus, entre outras.

Ao inaugurar o atual templo sede com capacidade para 2 mil pessoas sentadas em 1975, o Ministério contava com mais de 7 mil membros distribuídos entre 53 congregações e 21 salões de cultos em São Paulo (Capital e interior), Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso. Portanto, já era um Ministério inter-regional e, como se constatou depois, sempre em expansão.

Em todo esse tempo, a AD em Perus manteve laços fraternos com o Ministério de Madureira. Era autônomo, mas estava filiado a CNMEADMIF e por sua vez a CGADB. Apesar de ser uma ramificação assembleiana expressiva, a liderança de Perus portava-se com discrição dentro da grandiosidade de Madureira.

A polêmica envolvendo Perus, Madureira e a CGADB, hoje se sabe, foi apenas uma desculpa para eliminar rivais incômodos e perpetuar um grupo no poder na Convenção Geral. Mas para ironia da história, Madureira, que em 1989 resolveu "hipotecar solidariedade" ao líder do Ministério de Perus, tempos depois não teve a recíproca esperada. O bispo Samuel Ferreira que o diga...

Fontes:

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

Mensageiro da Paz, 2ª quinzena de fevereiro de 1952, nº 4, ano XXII.

Mensageiro da Paz, 2ª quinzena de abril de 1953, nº 8, ano XXIII.

Mensageiro da Paz, 2ª quinzena de agosto de 1964, nº 16, ano 34.

Mensageiro da Paz, 2ª quinzena de outubro de 1965, nº 20, ano 35.

Mensageiro da Paz, abril de 1967, nº 7, ano 37.

https://adperus.com.br/institucional/

http://www.spbairros.com.br/perus/

http://documentacao.camara.sp.gov.br/iah/fulltext/justificativa/JPDL0032-2000.pdf  - dados biográficos do pastor Benjamim Filipe Rodrigues.

Comentários

  1. Por que não concluir a história? Terminar o artigo com reticências desperta curiosidade no leitor!

    ResponderExcluir
  2. E a curiosidade tá grande aqui também, hein Prof. Mario Sérgio.. rsrs

    ResponderExcluir
  3. A reciprocidade não ocorreu pois as atuais lideranças, tanto da AD Perus como da AD Madureira não falam a mesma lingua. Com a morte do pr. Benjamim, os Ferreira queriam dividir como um bolo a AD Perus, e agregar para o Brás mais da metade das congregações filadas a Perus, claro que isso não foi aceito pelo ministério AD Perus.

    ResponderExcluir
  4. "A polêmica envolvendo Perus, Madureira e a CGADB, hoje se sabe, foi apenas uma desculpa para eliminar rivais incômodos e perpetuar um grupo no poder na Convenção Geral. Mas para ironia da história, Madureira, que em 1989 resolveu "hipotecar solidariedade" ao líder do Ministério de Perus, tempos depois não teve a recíproca esperada. O bispo Samuel Ferreira que o diga..."
    Podem completar, porque não entendi este parágrafo.

    ResponderExcluir
  5. No artigo, temos este parágrafo: "Com seu estilo militar, senso de disciplina e hierarquia, Benjamim criou 14 regiões para serem supervisionadas por evangelistas da igreja. Ao findar a década de 1960, o Ministério de Perus já tinha se expandido pelas cidades vizinhas: Franco da Rocha, Francisco Morais..."

    Aonde se lê "Francisco Moraes" entenda-se "Francisco Morato".

    ResponderExcluir
  6. GERSON DA SILVA..CARTÃO DE MEMBRO SOB O NUMERO 4 1669 de julho de 2021 às 23:48

    NA VERDADE ISTO TUDO OCORREU.....PORÉM NÃO FOI ELE SÓ QUE REALIZOU TODO ESTE SUCESSO....TEVE AO SEU LADO NA ÉPOCA , HOMENS DE VERDADE E LEAL AO SEU PASTOR, ONDE , EMBAIXO DE CHUVA OU SOL SAIAM AO EVANGELISMO QUE OBEDECIA AS ORDENS DE SEU PASTORADO, E AINDA GRATUITAMENTE,,,(,NÃO SENDO COMO HOJE QUE VÃO DE CARRO E TEM SEUS CUSTOS BANCADO PELA DIRETORIA).....HOMENS QUE IGUAIS NÃO EXISTEM MAIS SE NÃO TIVER CUSTOS OS DA ÉPOCA....A MAIORIA JA DESCANSA NA ETERNIDADE, MUITOS QUE FEZ SEUS TRABALHOS POR AMOR , SACRIFICIOS FAZENDO SEU IDE VERDADEIRAMENTE A PÉ...NUMA REGIÃO SEM VIAS DE ASFALTO COMENDO POEIRA OU SENDO MOLHADO PELA CHUVA INESPERADAS....ANDANDO KILOMETROS A PÉ.....COM FOME...SÓ COM MUITO AMOR PARA HOJE TEREM ESTA REGALIA QUE POSSUEM E NEM SEQUER FAZ SE UMA MENSÃO HONROSA DE COLOCAR SEUS NOMES COMO OS MÁTIRES DO TRABALHO DE PERÚS, COMO TAIS.....MANOEL MORALE,BENEDITO VICENTE,LUIZ ANTÔNIO, COM HONRA... MEU PAI SEBATIÃO BENEDITO DA SILVA....QUE NESTES LUGARES MENCIONADO E ENTRE OUTROS LUARES....PASSOU POR TODOS, JOSE FRANCISCO, JOVEM SOARES, PASTOR FRANCISCO ALVES, FOI UM VICE DO PASTOR BENJAMIM MUITAS DECADAS, INCLUSIVE DANDO AULAS DE MOTORISTA PARA O PASTOR PRESIDENTE EM SEU JEEP....GOLDOFREDO (deve ser assim a pronuncia do seu nome)....BENEDITO CARDOSO, MAIS PARA FRENTE VIERAM OUTROS QUE JÁ NÃO ME LEMBRO MAIS POIS ATEMPO SAI DO BAIRRO EMBORA TENHA NASCIDO NELE.....FALAM-SE DE GRANDE MINISTÉRIO, MAS DE QUE AJUDOU O PASTOR A CRESCER NAO COMENTAM, NEM COMO LEMBRANÇA HOJE É FACIL FALAR DA GRANDE OBRA E GRANDE MINISTÉRIO MAIS NÃO SEM O MINIMO DE CONSIDERAÇÃO AO COMENTAR,MENCIONAR COMO FOI REALMENE O INICIO E QUEM AJUDOU ESTE MINISTÉRIO SER O QUE É HOJE CONHECIDO INTERNACIONALMENTE, COMEÇANDO EM UMA CASA QUE A FUMAÇA SUBIA PARA O SALÃO DE CULTO.....E TEM MAIS , HÁ PESSOAS VIVAS QUE PODE CONTAR MELHOR SE NÃO TEM RESGISTRO ANOTADOS.......AMÉM....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)