Maria Madalena - A Matriarca da fé

No dia 02 de novembro de 1913, no município de Santa Maria Madalena, nasceu a filha caçula do casal Francisco Rodrigues Tavares e Quitéria Maria de Araújo. Registrada somente no dia 13 de novembro, a menina ganhou o nome de Maria Madalena em homenagem a padroeira da pequena cidade fluminense.

Interessante, que o lema da cidade é: Salus labor spes (Esperança e firmeza do trabalho). Ao olhar em retrospecto à vida de Madalena, conterrânea da atriz Dercy Gonçalves, verifica-se realmente o seu constante trabalho e firmeza na obra pentecostal.




Com o início do fim do ciclo do café, à família Tavares e Almeida foi para o Rio de Janeiro, na época Capital da República em busca de trabalho e melhores condições de vida. Fixara-se no bairro de São Cristóvão e ali trabalharam nas empresas da região. Mas logo as dificuldades bateram à porta da família. No Rio, Madalena deu à luz a três crianças: Juarez, Elenice e Maria Therezinha. Elenice, como no caso do primogênito faleceu com poucos dias de vida, trazendo nova tristeza ao casal. 

Posteriormente, a crise econômica trouxe o desemprego e a necessidade de mudança de residência. Com grandes dificuldades financeiras, o casal foi morar num porão, onde apenas um lampião iluminava o local escuro e abafado. Pretendendo melhorar a situação de pobreza e desemprego, no final da década de 1930, à família mudou-se para São João do Meriti, e instaram-se no humilde bairro de Vila Rosali, uma área de poucas casas e muito matagal. Lá nasceu outra filha em 1941, a qual deram o nome de Maria José.

Foi através de uma enfermidade da recém nascida Maria José, que Madalena, sem recursos para buscar especialistas e medicamentos para a menina, resolveu apelar para à fé. Visitou uma Assembleia de Deus, e de lá saiu com a criança curada e sua vida transformada. Começava também nesse dia, uma linda jornada de trabalho em prol da obra pentecostal.

Junto com Madalena, sua irmã Liberalina também começou a frequentar a igreja. Tempos depois, nova mudança para o Rio: primeiro no bairro de Bonsucesso e depois para São Cristóvão. Na histórica Assembleia de Deus em São Cristóvão, nº 338, Madalena conviveu com o missionário Samuel Nyströn e sua esposa Lina, Otto Nelson, Nels Nelson, Alcebiades Vasconcelos, José Pimentel de Carvalho e Marcelino Margarida entre outros.

Posteriormente, passou a frequentar a Assembleia de Deus na Penha e depois mudou-se para a região de Bangu. Lá frequentou uma pequena congregação ligada ao Ministério de Madureira. Em todas essa mudanças e tempo, ela nunca deixou de evangelizar, contribuir, visitar, pregar e cantar. Participou também da Confederação de Irmãs Beneficentes Evangélicas (CIBE), importante departamento feminino de Madureira.

Depois de tantas colaborações, trabalhos e cooperação em várias congregações na região de Bangu, Madalena faleceu no dia 10 de março de 1984, com 70 anos de idade e 42 de fé. Mas sua história não se perdeu. Seu neto, o pastor André Silva em uma pequena publicação caseira, resgata à biografia da matriarca.

Maria Madalena e sua história de vida, é um exemplo das inúmeras e incansáveis mulheres que deram (ou ainda dão) suporte ao trabalho das Assembleias de Deus no Brasil. Seu nome não é destaque nos livros de história publicados sobre a denominação, porém, consta nas memórias dos filhos, netos e familiares seu lindo e abnegado trabalho de fé.

Parabéns ao pastor André! E que esse exemplo seja seguido por outros familiares de irmãos e irmãs anônimos, os quais, fizeram toda a diferença dos primórdios da obra pentecostal. Porque infelizmente, muita gente está colhendo os frutos sem reconhecer o esforço dos que já foram.

Fonte:

Memórias de Maria Madalena - A Matriarca da Fé - escrito pelo pastor André Silva.

* ANDRÉ SILVA foi ministro do Evangelho pela CONAMAD. Historiador e pesquisador da História do Ministério de Madureira. Autor do livro História da Assembleia de Deus em Bangu. Colaborador com o material histórico da Bíblia do Centenário das Assembleias de Deus e livro histórico do Cinquentenário da CONEMAD-RJ, ambos lançados pela Editora Betel.

Comentários

  1. Como as Assembleias de Deus mudou, não precisou ser consagrada à "Pastora" para se manter no poder. Deixou sua marca na história da denominação sem precisar apoderar de um poder sucessório. Parabéns Mario pelo seu blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)