Ruptura na CGADB - detalhes da história

Alguns detalhes sobre a primeira grande ruptura institucional da CGADB, em 1989, sob à presidência do pastor José Wellington Bezerra da Costa devem ser conhecidos. Como já se postou nesse blog, as versões são conflitantes e os interesses para que a primeira grande cisão na Convenção Geral ocorresse foram diversos.

Entre as questões levantadas para a suspensão de Madureira da CGADB, na 29ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada em Salvador (BA), estava a velha polêmica sobre a "jurisdição eclesiástica". Na década de 1980, a abertura de novas congregações de Madureira no Norte de Nordeste do Brasil, acirrou os ânimos dos convencionais.

Porém, David Cabral em seu livro A outra face da História, destaca que a nova Mesa Diretora da CGADB resolveu nesse tempo, "reacender as antigas questiúnculas sobre 'jurisdição eclesiástica'". Cabral observa, que tal debate já era obsoleto, pois o Ministério "não possuía um só campo onde não houvessem um ou mais ministérios atuando". Para os líderes na região Norte, tal discussão não era tão obsoleta assim...

Ainda em vida, Paulo Macalão negociava as tensões. Com sua morte em agosto de 1982, as pressões aumentaram sobre o Ministério em um momento de delicada transição. Um dos personagens, que colaborou na época para os descontentamentos, foi o pastor Luiz Gonzaga Medeiros da AD em Carapicuíba (SP). 

Fervoroso defensor do "Ide de Jesus", Gonzaga começou a abrir congregações ligadas ao seu campo eclesiástico por todo o Brasil. Tão identificado ficou o líder paulista com o expansionismo de Madureira, que Manoel Ferreira chegou a dizer que Gonzaga era um "ícone", e que, "Madureira sem o Luiz, não tem história."

Manoel Ferreira (CONAMAD) e José Wellington Bezerra da Costa (CGADB)

Gonzaga, contudo, não era o único líder a desejar a expansão do Ministério. Luiz Fontes, em 1983, fundou a AD de Madureira em Porto Velho, Rondônia. Na mesma década outros trabalhos foram abertos pelo país. Havia também os descontentamentos com obreiros excluídos de outros Ministérios recebidos em Madureira e vice-versa.

Derrotado na CGADB de 1987, na Bahia, Ferreira entrou em rota de colisão com Mesa Diretora da CGADB. Sob sua liderança, os líderes de Madureira reunidos em sua Convenção Nacional ainda em 1987, resolveram "abrir oficialmente" congregações "em todas a capitais e Estados da Federação, onde não os estivessem". Em outra reunião nacional realizada em 1988, na AD em Madureira (RJ), o tema "A marcha da igreja, vencendo os obstáculos sem recuar", já dava uma ideia do posicionamento do Ministério diante da crise.

Criou-se um impasse: Alcebiades foi eleito para deter Madureira; e esta por sua vez resolve enfrentar as determinações da CGADB. José Wellington em sua biografia, comenta que no decorrer da crise, Alcebiades e Manoel Ferreira chegaram a cortar relações. Ferreira por sua vez, em depoimento histórico afirmou o seguinte: "Eu tenho certeza que, se o Alcebiades estivesse vivo, talvez hoje nós estivéssemos na CGADB". Pensava Ferreira e seus aliados numa solução negociada e permanecer na Convenção Geral?

O fim da história é conhecida: Alcebiades Vasconcelos faleceu em maio de 1988, e assumiu seu vice, o pastor José Wellington Bezerra da Costa. Na opinião de Ferreira, se Alcebiades não falecesse, haveria a possibilidade de Madureira permanecer na CGADB. Mas, José Wellington e seus aliados não desejavam isso. 

Na AGE em Salvador votaram pela suspensão de Madureira 1.648 ministros. Oito pastores votaram contra: José Pimentel de Carvalho, Marinésio Soares da Silva, Silas Malafaia, Davi Nobre Rocha e Geremias Couto pela Missão. Nicodemos José Loureiro, Luis Francisco Fontes e Josué de Campos representando Madureira.

E entre os que votaram e exigiram a suspensão de Madureira da CGADB, estava o jovem pastor e sucessor do próprio Vasconcelos na AD em Manaus, Samuel Câmara.

Como se percebeu, a história é longa de cheia de detalhes. Alguns, como diz uma canção "são coisas muito grandes pra esquecer..."

Fontes:


ALENCAR, Matriz Pentecostal Brasileira: Assembleias de Deus 1911-2011, Rio de Janeiro: Ed. Novos Diálogos, 2013.

ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

ARAÚJO, Isael de. José Wellington - Biografia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

CABRAL, Davi, Assembleia de Deus: A outra face da história. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Betel, 2002.

DANIEL, Silas, História da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Os principais líderes, debates e resoluções do órgão que moldou a face do movimento pentecostal brasileiro, Rio de janeiro: CPAD, 2004.

FAJARDO, Maxwell Pinheiro, “Onde a luta se travar”: a expansão das Assembleias de Deus no Brasil urbano (1946-1980), (Tese de Doutorado em História) Assis-SP: UNESP, 2015.

FERREIRA, Samuel (org.) Ministério de Madureira em São Paulo fundação e expansão 1938-2011. Centenários de Glórias. cem anos fazendo história 1911-2011 s.n.t.

FIDALGO, Douglas Alves. “De Pai pra Filhos”: poder, prestígio e dominação da figura do Pastor-presidente nas relações de sucessão dentro da “Assembleia de Deus Ministério de Madureira”. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP.

FRESTON, Paul, Breve história do pentecostalismo brasileiro, In: ANTONIAZZI, Alberto. Nem anjos nem demônios: interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

Mensageiro da Paz, outubro de 1988. CPAD, RJ.

VASCONCELOS, Alcebíades Pereira; LIMA, Hadna-Asny Vasconcelos. Alcebíades Pereira Vasconcelos: estadista e embaixador da obra pentecostal no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

https://admadureiracarapicuibape.weebly.com/nossahistoria.html

Comentários

  1. Se a AD não se congregacionalizar (e talvez mesmo se), teremos quatro ou cinco grandes Convenções Nacionais logo, logo...

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que essas convenções não representam a Igreja ( isso mesmo, convenções com "c" minúsculo)

    ResponderExcluir
  3. Algo praticamente impossível de não acontecer... Logo logo o país estará cheio de muitas convenções nacional.

    ResponderExcluir
  4. tuve el placer de conocer a luis Francisco Fontes, el fue misionero en Perú y aquí hay mucha gente que esta agradecido a Dios por su trabajo de ir hasta la ultimo de la tierra.

    ResponderExcluir
  5. Será que só cinco? Pois se contarmos com Madureira, Anápolis, CGADB, Vitória em Cristo e agora CADB! A não ser que o irmão esteja se referindo de agora em diante, saindo da CGADB!

    ResponderExcluir
  6. Meu pai deu a vida primeiro pelo evangelho, depois pelo pastorado na AD em Nova Iguaçu,RJ durante décadas dirigindo várias subcongregações; nunca recebeu nem ajuda de custo para transporte; esses líderes colocam o eu em lugar do nós na hora de fazer seus planos e não os de Deus!!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que a CGADB cumpriu um papel importante na história das ADS, mas na atualidade com a monopolização da convenção geral, sob o poder da família wellington da AD. Belenzinho, a CGADB perdeu o sentido de existência para as demais ADS, a CGADB hoje é apenas uma convenção nacional do ministério do Belenzinho como CONAMAD é para o ministério de Madureira, acho que o fim é que todas as ADS que não pertencem ao campo eclesiástico do Belenzinho tendem gradativamente se desligarem da CGADB.

    ResponderExcluir
  8. Já tem a convenção do ministério do guará que saiu do ministério de Madureira e o ministério de perus que também saiu de madureira

    ResponderExcluir
  9. Acredito eu que a nova convenção CADB sera a maior representante da AD do Brasil, falo isso porque aqui no meu estado a um descontentamento generalizado em quanto a CGADB, e vários pastores ja pressiona o nosso presidente para mudarmos para a nova CADB, niguem suporta mais tanto desmando, as ameaças são grande, o toma la da ca são muitos, acho que chegou a hora da mudança para melhor

    ResponderExcluir
  10. Na região nordeste predominam ainda a CGADB e a CONAMAD,as Assembleias de Deus no nordeste em sua maioria são filiadas ou á CGADB ou á CONAMAD,As da CGADB são chamadas de missão e as da CONAMAD são chamadas de madureira pela população.

    ResponderExcluir
  11. Misericórdia,Aonde vamos chegar com tantas divisões. Como será que o SENHOR DEUS vê todas essas coisas? Como fica sua Palavra que diz:"Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em UNIÃO"

    ResponderExcluir
  12. CGADB, CONAMAD, COMIG, CADB são algunhas das convenções assembleianas,a CONAMAD e a CADB são oriundas da CGADB,ja a COMIG é oriunda da CONAMAD.

    ResponderExcluir
  13. Algunhas denominações evangélicas sejam históricas,pentecostais ou neopentecostais possuem apenas uma liderança nacional,ou seja tem apenas um presidente que as representam,já a Assembleia de Deus não possue uma única liderança nacional ou seja não tem um só presidente porque possue vários ministérios e convenções e cada ministério e convenção possue seu presidente.portanto não existe o presidente das Assembleias de Deus,mas os presidentes de ministérios e convenções das Assembleias de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Em muitos lugares do Nordeste as AD'S filiadas a CONAMAD são chamadas de divorciadas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)