CGADB e CONAMAD - unidos na perpetuação do poder

Após meses de intensa batalha judicial, polêmicas e de uma conturbada eleição online, assumiu no dia 03 de julho, o novo presidente da CGADB, o pastor José Wellington B. da Costa Júnior. Duéto (como é conhecido popularmente Costa Júnior) é filho primogênito do atual e longevo pastor José Wellington Bezerra da Costa.

A cerimônia de posse da Mesa Diretora, contou com a presença de mais de 10 mil pastores no futuro templo sede da AD Ministério do Belém (SP). Políticos como o Ministro da Fazenda Henrique Meirelles e líderes das ADs de todo o Brasil, testemunharam em clima de grande emoção, a transmissão de pai para filho do cargo de presidente.

Prestigiou também o evento, a figura marcante do bispo Samuel de Cássio Ferreira, Presidente Executivo da Convenção Nacional da Assembleia de Deus - Ministério de Madureira (CONAMAD) e líder da AD no Brás em São Paulo.

Samuel de Cássio Ferreira "Costa": apoio a Duéto

A presença de Ferreira foi de grande simbolismo. Diplomado recentemente como bispo em cerimônia muito criticada nas redes sociais, Samuel exaltou a família Costa e expressou sua admiração pelo antigo rival do seu pai e dizia se sentir em casa na Igreja do Belezinho.

Ironicamente, Manoel Ferreira e José Wellington protagonizaram uma acirrada disputa pela presidência da CGADB em 1983. Em 1989, com José Wellington na condição de Presidente da Convenção Geral e Ferreira como Presidente da CONAMAD, Madureira foi suspensa dos quadros da instituição.

Samuel externou seu apoio ao antigo e ao recém empossado líder da Convenção Geral. Afirmou considerar-se filho do casal Costa. Seu nome seria Samuel de Cássio Ferreira "da Costa". Contou que o Ministério de Madureira acompanhava em oração o momento delicado que passava a CGADB. E que a CONAMAD, não aceitaria de forma alguma, um pastor que levou a igreja as barras dos tribunais.

Sobre questões judiciais Madureira tem vasta experiência. Igrejas antes filiadas ao Ministério, conseguiram na justiça se desvincular do mando Ferreirista. Por isso a empatia do bispo e aliado. Outro ponto importante: apoiar a transição da família Costa é legitimar a si mesmo, pois Samuel herdou do pai à liderança da CONAMAD.

Emocionado, o pastor José Wellington também leu uma carta aberta aos convencionais. Nela defendeu seu nome e o seu ministério. Refutou as acusações de fraude nas eleições. Declarou que fraudadores são os que levam a igreja aos tribunais e dividem campos, os que não respeitam os votos, os mais velhos e deixaram a cruz pela mídia. Ao fim foi ovacionado pelo público presente.

É claro que uma boa parte dos ministros ligados a CGADB discordam do pastor Costa. A posse de Duéto ainda não é o fim da batalha judicial. Mas, por enquanto, algumas pessoas diretamente ligadas o status quo assembleiano respiram aliviadas.

Uma coisa é certa e evidente: a cúpula da CONAMAD e da CGADB, décadas atrás dividida, uniu-se na perpetuação do poder.

* Com a colaboração de Leandro Limas Lopes (SP)

Fontes:

ARAÚJO, Isael de. José Wellington - Biografia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

FERREIRA, Samuel (org.) Ministério de Madureira em São Paulo fundação e expansão 1938-2011. Centenários de Glórias. cem anos fazendo história 1911-2011 s.n.t.

Comentários

  1. A CGADB ainda tem eleições, já a CONAMAD tem um presidente vitalício, mas mesmo com essa diferença, as famílias Costa e Ferreira ficarão muito tempo conduzindo a maior denominação do Brasil e talvez do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eleição pra que irmão.? Deus tá pouco ligando pra isso! Deus não curte convenção. Eh bem melhor a vitaciciedade, pelo menos evita os escândalos.

      Excluir
    2. Evita escândalos? Vai pensando...

      Excluir
  2. "É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim".
    Mc 13.7b

    "Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis".
    2Tm 3.1

    ResponderExcluir
  3. Nepotismo no ambiente politico, nepotismo na Igreja. Me desculpem as demais denominações, mas nas Igrejas Batistas históricas o dinheiro das entradas não passam pelas mãos dos pastores; tem-se uma comissão, escolhidos pelos membros de forma democrática, que apura os atos administrativos da Igreja.

    ResponderExcluir
  4. Isso que deu sair de Roma para cada um fundar a sua própria nova Roma, o seu próprio feudo ou monarquia absolutista. Do tempo dos reis luteranos que impunham tiranicamente sobre os seus povos a fórmula do cujus regio eius religio até o feudos, tiranias ou currais espirituais que são as igrejas pentecostais tiranizadas por gente como o sátrapa Samuel Câmara e os irmãos dele, acusados de lavagem de dinheiro e de depositar milhões deles como novos Judas Iscariotes, no Beacon Hill Bank of America de Nova Iorque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou, falou, falou, falou... do Grego "Glossos" Mas não disse nada. Rsrsrs

      Excluir
  5. Complicado, mas é assim mesmo eles pensam que o reino de Jesus é aqui, onde envolve poder e dinheiro será sempre assim. Graças a Deus o Pastor Silas Josué de Oliveira da AD em santo André saiu fora de convenção...muita bagunça...

    ResponderExcluir
  6. Qualquer aliança pelo poder: DIGITE ESTE TITULO NO YOUTUBE - Bispo Manoel Ferreira elogia Rev. Moon na Coreia em 2010.avi

    ResponderExcluir
  7. Moço,que deturpação nesta postagem!Vc estar ferindo a honra de todos os homens de bem,que fazem parte da nossa CGADB!Lá existem eleições em todos os pleitos e não são homens sem sabedoria,leigos e corruptos, que elegem o presidente da nossa CGADB. E se elegeram o WJ, é pq acharam que era o melhor nome para comandar a mesma! e isto não acontece na igreja dos ferreiras,lá eles mandam e desmandam. Eu particulamente,considero a madureira uma seita e que já desviou da doutrina bíblica,faz tempo. Eu não me sentiria bem ao lado desses homens, que inclusive chegou a dizer que eles não tinham nada a ver com os roubos da igreja dele,pq eles só cuidam da parte espiritual da igreja, são uns bandos de pilantras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de um tremendo puxa saco, você se mostrou um mentalmente alienado. Ao taxar seus irmãos em Cristo de pilantras, acabou de negar e tornou se pior que um infiel. Estude mais meu irmão e para de viver do conhecimento alheio. Seja como os crentes de Berea.

      Excluir
  8. que comentário infeliz e irresponsável do pb.josé roberto da rocha,um verdadeiro absurdo,qual o fundamento de chamar Madureira de seita?madureira é um dos ministérios das Assembleias de Deus e tem história na denominação,fez parte da cgadb,vc disse que não se sentiria bem estar perto dos lideres de Madureira,e pr.jose wellington se sente bem e deu oportunidade ao bispo Samuel ferreira e há pouco tempo atrás pr.josé wellington esteve na Assembleia de Deus do brás que pertence ao ministério de Madureira,o bispo Samuel ferreira disse na posse do pr.jose wellington costa junior que a Assembleia de Deus é uma só e foi aplaudido por todos os presentes,mas qual é a doutrina bíblica que o ministério de Madureira se desviou?respeite o ministério de Madureira e deixe de leviandade.izaquiel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que o amado é um desinformado; !° Madureira não faz parte da CGADB. 2° Manuel ferreira,lider da Madureira,andava de braços dados com o reverendo Moon,um falso cristo que era elogiado pelo Ferreira e chamado de profeta de "deus",tudo por grana,para se eleger a senador! (ta na internet,é só pesquisar).
      3°-Madureira recebeu dinheiro de propina do "Irmão cunha"125.000,00 mil reais.como eles amam um lava mãos(grana).Foram em Brasília abençoar o gv do corrupto Temer,coragem de falar a verdade pro Temer,eles não tem! Sem contar que eles apoiaram todos os gv dos Ptralhas e comunistas, que acabaram com a nação,são uns sem noçao! E tem heresia pior do que separação de mulheres para o pastorado? A mulher dele é Bispa!kkkkkk!!!! Ou vc já entrou tb neste embalo? Tem muito mais do isto,já reveladas, e as que ainda se encontram por debaixo dos panos que só Deus sabe.Quanta a união e os aplausos,é tudo hipocrisia!

      Excluir
    2. Bispo samuel ferreira recebeu Um milhão de dólares em propina JBS,denúncia de Palocci! Quando eu falo que CGADB tem que ficar bem distantes desses Bi$po$,estou errado! E aí anõninimo,ainda vai atuar como advogado de defesa desta turma?

      Excluir
  9. Vc não leu direito meu comentário eu não disse que Madureira faz parte da cgadb, eu disse que fez parte,não sou desinformado meu caro,conheço a história das Assembleias de Deus,Madureira fez parte da cgadb até 1989,mas continua sendo Assembleia de Deus e todas as acusações que vc fez contra Madureira existem igrejas da cgadb, até de adultério,mas nem por isso as igrejas da cgadb vão ser taxadas de seita,os erros de manoel ferreira e seus filhis eles vão responder diante de Deus, mas as igrejas do ministério de Madureira e as da cgadb e outras tem pessoas que servem a Deus com integridade e vão para o céu, como tb tem infiéis,vc chamou de hipócrita o ex-presidente da cgadb ao dizer abraço da hipocrisia, o que faz uma igreja de seita são as doutrinas que ela defende,se Madureira for seita a cgadb tb é pq defendem os mesmos pontos doutrinários, os 14 artigos do credo assembleiano,repito eu não disse que madureira faz parte da cgadb eu disse que fez parte,preste atenção no que você ler,mas mesmo tendo saido da cgadb sua história e identidade assembleianas permanecem,e outros ministério s históricos das Assembleias de Deus tb sairam da cgadb como são Cristóvão e penha,mas continuam sendo Assembleia de Deus. Ass.izaquiel

    ResponderExcluir
  10. Quando Madureira fazia parte da cgadb manoel ferreira foi eleito presidente da cgadb em 1983 contra José Wellington, com relação à eles irem à brasilia abençoar o governo temer José Wellington tb foi e até orou pq vc não fala?deixe de leviandade ass.izaquiel

    ResponderExcluir
  11. Sobre mulher ser pastora na cgadb tem igrejas filiadas que tem mulheres como pastoras então a cgadb acoberta heresias. Pq não exclui essas igrejas? Nem por isso uma igreja deve ser chamada de seita meu caro,vá estudar apologética.ass.izaquiel

    ResponderExcluir


  12. Vc não leu direito meu comentário eu não disse que Madureira faz parte da cgadb, eu disse que fez parte,não sou desinformado meu caro,conheço a história das Assembleias de Deus,Madureira fez parte da cgadb até 1989,mas continua sendo Assembleia de Deus e todas as acusações que vc fez contra Madureira existem igrejas da cgadb, até de adultério,mas nem por isso as igrejas da cgadb vão ser taxadas de seita,os erros de manoel ferreira e seus filhis eles vão responder diante de Deus, mas as igrejas do ministério de Madureira e as da cgadb e outras tem pessoas que servem a Deus com integridade e vão para o céu, como tb tem infiéis,vc chamou de hipócrita o ex-presidente da cgadb ao dizer abraço da hipocrisia, o que faz uma igreja de seita são as doutrinas que ela defende,se Madureira for seita a cgadb tb é pq defendem os mesmos pontos doutrinários, os 14 artigos do credo assembleiano,repito eu não disse que madureira faz parte da cgadb eu disse que fez parte,preste atenção no que você ler,mas mesmo tendo saido da cgadb sua história e identidade assembleianas permanecem,e outros ministério s históricos das Assembleias de Deus tb sairam da cgadb como são Cristóvão e penha,mas continuam sendo Assembleia de Deus,Quando Madureira fazia parte da cgadb manoel ferreira foi eleito presidente da cgadb em 1983 contra José Wellington, com relação à eles irem à brasilia abençoar o governo temer José Wellington tb foi e até orou pq vc não fala?deixe de leviandade,Sobre mulher ser pastora na cgadb tem igrejas filiadas que tem mulheres como pastoras então a cgadb acoberta heresias. Pq não exclui essas igrejas? Nem por isso uma igreja deve ser chamada de seita meu caro,vá estudar apologética.ass.izaquiel

    ResponderExcluir
  13. Dinastias de faraós na terra do carnaval

    ResponderExcluir
  14. Presbíterozinho,nem tudo que se tem na internet é verídico,portanto você tem que lavar a boca pra falar do Ministério de Madureira,deveria saber que a harpa cristão tem quase 60% de hinos de autoria do fundador do ministério de madureira Pastor Paulo Leivas que por sinal foi o único que se manteve fiel aos Missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg quando da cisão na primeira convenção realizada em 1930. Rico anônimo

    ResponderExcluir
  15. Gunnar Vingren ; tudo está registrado em seu livro “Diário de um pioneiro” e no Jornal Boa Semente. Gunnar não era (como os demais suecos e toda a liderança assembleiana), era bem aberto as demais igrejas de sua época; e tinha um pentecostalismo bem “original”.

    Ficou poucos anos da liderança, ademais era um homem doente, como ele mesmo diz “a igreja estar bem liderada por minha mulher e os obreiros”, quem liderava efetivamente era Frida. ""Levou um golpe da liderança ""nordestina da época em 1930", destituíram ambos missionários da liderança então foi embora, e morreu logo em seguida. É laureado como ""herói atualmente" por desencargo de consciência dos coronelismo, mas em vida foi voto vencido em todos seus projetos. A AD dirigida por Gunnar Vingren seria bem diferente da que se formou. Colhemos o que plantaram Gal. 6. 7 de norte a sul, por isso sou a favor de uma Igreja congregacional lideres no maxim o 10 anos e com eleição de toda Igreja, pois a final é ela e o Sumo Pastor que sustenta o Evangelho. Cicero Canuto estava la, não os atuais, mas enfim esse vento de desprezo aos nossos pais da fé esta arraigado, agora os frutos.

    ResponderExcluir
  16. Essa memória assembleiana:
    Frida Vingren é, a maior heroína assembleiana e, ao mesmo tempo, a maior injustiçada da história assembleiana. Só se fala em Gunnar Vingren e Daniel Berg – típico de uma historiografia machista. Em 1917, ela sai sozinha e solteira da Suécia, passa nos EUA e vem ao Brasil para casar com Vingren. Aqui canta, ora, prega, escreve mais de 80% do jornal (Boa Semente), faz culto nos presídios, na Central do Brasil, escreve música e poesia, organiza a Harpa, escreve Atas, enfim, dirige a igreja! Seu marido desde o primeiro mês no Brasil é um home doente de malária, é ela quem carrega o piano! É exatamente por isso que ela tem muitos inimigos – desde os cabras machos nordestinos que não querem ser liderados por uma mulher ao seu contemporâneo Samuel Nystron que é contra a liderança feminina. No livro ” História da Convenção”, publicado pela CPAD, o jornalista Silas Daniel, resgata algumas cartas nada amistosas que Nystron e Gunnar trocaram. A influencia americana e o modus operandi de centralizar o poder em um "só" lider tem causado tudo isso, se adotassem o modo que os suecos iriam implantar " o congregacional" os caciques da fé, se submeteriam com mais humildade ao ditames e regras, uma vez que se sujeitariam a governar 10 no máximo 15 anos como líder maior.

    ResponderExcluir
  17. A igreja evangélica assembléia de Deus em Pernambuco faz parte da cgadb .mas os presidentes são vitalícios diferente da convenção geral.

    ResponderExcluir
  18. Porque tudo isso? E Jesus quem alava nao um ministerio nem uma convensao.

    ResponderExcluir
  19. Porque tudo isso? Aceite a Jesus como seu unico Senhor e Salvador e caminhe rumo ao ceu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)