Assembleia de Deus Madureira - do "papado" ao bispado

As redes sociais na internet, divulgaram com rapidez a recente novidade do mundo assembleiano. Na 40ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Convenção Nacional da Assembleia de Deus Madureira, a qual está se realizando na cidade de São Paulo, no templo da AD no Brás, oficializou-se mais cinco novos bispos no ministério.

Além do bispo Manoel Ferreira, presidente vitalício da igreja, os escolhidos agora para a tão grande honra são os pastores Samuel Ferreira (SP), Abner Ferreira (RJ), Abigail Carlos de Almeida (GO), Daniel Malafaia (RJ) e Oídes José do Carmo (GO). Sobre os dois primeiros, o sobrenome já diz tudo: pertencem ao clã que domina o ministério. Os demais são obreiros estratégicos no apoio e consolidação do poder familiar.

Bispado de pai pra filhos

Historicamente, o uso de novas nomenclaturas ministeriais dentro das ADs nunca se deu sem alguma contestação. A CGADB de 1938, realizada em Recife (PE), rejeitou a consagração de apóstolos. Somente seis décadas depois, é que o pastor Túlio Barros Ferreira - coincidências de sobrenomes interessante - utilizou a titulação de apóstolo na AD em São Cristóvão (RJ).

O próprio termo, hoje tão utilizado de pastor-presidente ou pastor geral, não foi aceito sem críticas. Veteranos obreiros criticavam o modelo eclesiástico que estava por trás das honrosas titulações. Era evidente a concentração de poder em detrimento da desejada autonomia das igrejas. O sueco Otto Nelson chegou a criticar as nomenclaturas criadas considerando-as "antibíblicas".

Mas a realidade se impôs sobre os ideais dos pioneiros. O poder e a força dos pastores-presidentes somente aumentou com o tempo. Verdadeiros feudos religiosos se constituíram e Paulo Leivas Macalão teria sido o primeiro a consolidar o modelo episcopal, quando em 1958 criou a Convenção Nacional de Madureira e foi eleito pastor geral do campo.

Alcebiades Vasconcelos, no Mensageiro da Paz em 1959, ao observar a configuração eclesiástica assembleiana temia que um "pastor-geral com caráter nacional", poderia resultar na criação "de um papado pentecostal brasileiro".

É óbvio que o líder de Madureira não gostava da comparação. No livro Galeria do Pastores, o autor Ely Evangelista saiu em defesa de Macalão, afirmando que ele não tinha "tendências ou espírito papista" e muito menos "espírito ditatorial", pois as igrejas ligadas ao seu ministério tinham "ampla liberdade de agir". A história, porém, registra o contrário...

Controvérsias à parte, o certo é que Paulo Macalão nunca adotou outra nomenclatura a não ser de pastor geral. Sua esposa, Zélia Brito Macalão, muitos anos depois foi agraciada por Madureira com o título de "missionária". Titulação em uma igreja que não admitia (e em grande parte ainda não admite) a separação de mulheres ao pastorado.

Mas foi com à morte de Macalão e o vácuo de poder reinante em Madureira, que o então pastor Manoel Ferreira conseguiu superar todos os demais líderes e pretendentes à presidência da CONAMAD. Consolidada a liderança, Ferreira chegou ao bispado. Para justificar o uso do título, até hoje o ministério apresenta versões controversas.

Uma versão diz que a titulação foi um reconhecimento da igreja russa aos trabalhos de evangelização de Madureira naquele país, em outra se argumenta à necessidade de uma nomenclatura adequada para representar a igreja fora do Brasil. Para os estudiosos do pentecostalismo, é um termo usado somente para prestigiar, distinguir e elevar Ferreira perante seus pares na convenção.

Agora, além de um exotismo ministerial, o bispado se estendeu aos filhos de Ferreira e alguns pastores mais idosos. Mas todos sabem que a linha de sucessão se dará entre os filhos. Foi a maneira de legitimar ainda mais o que há anos se verifica em Madureira: o pleno domínio de um clã num dos maiores ministérios das ADs no Brasil.

Fontes:

ARAÚJO, Isael de. José Wellington - Biografia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

FAJARDO, Maxwell Pinheiro. Onde a luta se travar: a expansão das Assembleias de Deus no Brasil urbano (1946-1980) - Assis, 2015.

FERREIRA, Ely Evangelista. Galeria dos Pastores da Assembleia de Deus. Belo Horizonte, (s.e) 1ª edição 1971.

FERREIRA, Samuel (org.) Ministério de Madureira em São Paulo fundação e expansão 1938-2011. Centenários de Glórias. cem anos fazendo história 1911-2011 s.n.t.

FIDALGO, Douglas Alves. De Pai pra Filhos”: poder, prestígio e dominação da figura do Pastor-presidente nas relações de sucessão dentro da “Assembleia de Deus Ministério de Madureira”. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP. Orientador: Prof. Dr. Dario Paulo Barrera Rivera.

FRESTON, Paul. Breve História do Pentecostalismo. In: ANTONIAZZI, Alberto. Nem anjos nem demônios; interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis: Vozes, 1994.

Mensageiro da Paz, 1ª quinzena de novembro de 1959. Rio de Janeiro: CPAD.

Mensageiro da Paz, junho de 1970, nº 12. Rio de Janeiro: CPAD.

Comentários

  1. O maior culpado deste absurdo são os próprios membros que aceitam, ficam calados e ninguém faz nada, estes homens vieram do nordeste do Brasil e se deram bem, a igreja virou herança de família, como o povo é bobo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faou e disse.A justiça pertence a Deus.

      Excluir
    2. Quer que eu seja sincero? Se algum membro se opor ao "clã Ferreira", corre sério risco de morte.

      Excluir
    3. O pior é que é verdade ,uma pessoa que eu conheço, na década de 90 ,disse que os Ferreira e outros pastores da AD eram mácons. O mundo quase caiu na cabeça dessa pessoa ,foi hostilizada por todos ,especialmente pelo seu pastor e quase procurou outra igreja ,porém, esse pastor ,esperto ,decidiu mudar de tática, "perdoou" essa pessoa ,com a promessa dela ,sob pena de danação eterna ,de não falar mais sobre esse assunto ,essa "calúnia " . Pois bem ,esse pessoa continua ,até hoje nesta mesma igreja, e ,mesmo depois os escândalos envolvendo o ministério de madureira ,continua como que alienada ,talvez por medo ,só não sei se do inferno ou de outra coisa !!!!

      Excluir
    4. O pior é que é verdade ,uma pessoa que eu conheço, na década de 90 ,disse que os Ferreira e outros pastores da AD eram mácons. O mundo quase caiu na cabeça dessa pessoa ,foi hostilizada por todos ,especialmente pelo seu pastor e quase procurou outra igreja ,porém, esse pastor ,esperto ,decidiu mudar de tática, "perdoou" essa pessoa ,com a promessa dela ,sob pena de danação eterna ,de não falar mais sobre esse assunto ,essa "calúnia " . Pois bem ,esse pessoa continua ,até hoje nesta mesma igreja, e ,mesmo depois os escândalos envolvendo o ministério de madureira ,continua como que alienada ,talvez por medo ,só não sei se do inferno ou de outra coisa !!!!

      Excluir
    5. Não dá pra entender esse negócio de um ministério tacar o pau no outro. Vocês seguem Jesus ou um líder de ministério??? Se seguem mesmo Jesus aceitem uns aos outros e parem de politica de igreja.
      Vi um post no blog BUSK BÍBLIA falando da visão que as igrejas Assembléia de Deus fazem dos céus e do paraíso… é aquilo mesmo? Muito diferente do que eu pensava, muito interessante!

      Excluir
    6. "...estes homens vieram do Nordeste do Brasil e se deram bem..." Não pegou bem! Xenofobia!! E isso é crime!! Eles poderia vir de qualquer estado ou região. Inacreditável que no século que estamos, continuamos a falar sobre isto.

      Excluir
  2. O que é que Nordeste tem haver? E não ocorre nada no sul? Sudeste? Norte? Que comentário mais cheio de preconceito. Se o comentarista for cristão, vou lhe dar uma conselho: Deixe o Espírito Santo lhe transformar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele talvez fez esse comentario pois,no nordeste não há do que se apossar as pessoas são muito pobres e não tem como ter estatus.

      Excluir
    2. Anônimo você é tão leigo no falar do NORDESTE o quanto é covarde ao ponto de não se identificar, Julgas essa familia , mas és tão vazio e vil como estes. Deixe de defecar pelo dedos respeite minha terra meu povo. Seu tolo o meu estado e o primeiro produtor de petróleo em terra, somos o maior produtor de frutas cítricas, somos o maior produto de sal e gás natural, tudo isso é apenas produção no Rio Grande do Norte ...

      Excluir
    3. esse cidadão é totalmente desinformado em relação ao nordeste,no nordeste tem muitas pessoas que tem do que se apossar e tem pessoas pobres e tem pessoas ricas assim como no restante do Brasil,o comentário desse anônimo é de uma grande ignorância e preconceito,total desconhecimento do nordeste brasileiro.

      Excluir
  3. Parabéns ao autor pela brilhante matéria.

    ResponderExcluir
  4. Depois querem falar do Brasil..fica uns achando que a igreja e reinado deles e vai passando de pai para Filhos. E assim é Deus não capacita outros não. Hummm tá na hora de instalar uma cpi nas igrejas.e mais ainda fica uns cara de pau dizendo que não pode tocar nos ungidos. Mas quem é ungido vive a palavra ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou bem garoto, se falar que a igreja terá que pagar impostos é mesma coisa que jogar pedra no vespeiro

      Excluir
    2. Não toqueis nos meus ungidos ( tradução ) meus filhos e parentes e etc... porque eles não tem coragem de trabalhar e se colocam no lugar de homens santos,mas são uns vermes parasitas

      Excluir
  5. isso tem ocorrido em todos os ministerios,,,so muda o termo.

    ResponderExcluir
  6. Essa historia é antiga. Só para Deus sabe, e alguns sobreviventes, como Manoel Ferreira derrubou na força o substituto do Paulo. Mais um dia prestarão conta a Deus.

    ResponderExcluir
  7. Sou cristão assembleia no, viajo pelo Brasil, sou caminhoneiro, quando falo de Jesus para alguém, logo vem a resposta eu ser crente, eles falam assim por causa dos escândalos dos maus obreiro que infiltraram no meio evangélico e fizeram da Igreja negócio, Jésus fundou a igreja sobre a rocha que é ele próprio, e disse as portas do inferno não prevalecerao contra ela, estas porta do inferno que está dentro da Igreja de Jesus Cristo em breve vai ser lançada por terra, Igreja de Jesus, é para pregar o evangelho, fazer dissipulos, e batizar, e cuidar dos pobres, não é para cobrar dízimos para sustentar ministério, e nem assalariar postotes, o dízimo está na lei de Moisés, e nós não vivemos debaixo dá lei, Jesus disse que o escândalo viria ao mundo, mas aí daquele por quem o escândalo viesse, são João capítulo 8: 32; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

    ResponderExcluir
  8. - E mais lamentável e perceber que o Ministério do Belém vai para o mesmo caminho, infelizmente os Pastores Presidentes querem regalias, privilégios de classe, estabilidade financeira.

    "O homem nasce bom e a sociedade o corrompe" - Rousseau.

    ResponderExcluir
  9. E o Ministério de Belém é o certo em tudo até hoje... Que egoismo, o dono do blog com certeza é de lá... Em todo lugar há falhas, e concertos, bem que podia mostrar os erros de Belém também que não são poucos... Mas não mostram por que são certos demais.

    ResponderExcluir
  10. Eu não quis falar do nordeste, pelo contrário, eu amo o nordeste e o Brasil, s[o cho que eles não tem noção do que é o evangelho, a igreja de Deus não pode ter herdeiros, madureira faz isto, filhos de pstores assumem presidências de igrejas, e os pastores mais antigos sempre ficam fora, tudo é estratégia, temos exemplos claros, a igreja de Resende foi uma, era ligada a Volta Redonda, o pastor saiu e a transformou em igreja ligada a Madureira, colocou o filho como presidente, um menino e os antigos ficam a nercer, isto é certo? a grana fala alto, isto é Madureira. Jesus que se lasque. O negócio é o dinheiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba Paulo Leivas Macalao fundador de Madireira era um militar GAUCHO!transferido pro Rio,era membro de sao cristovao e fazia pregaçao em praças de madureira ate instalar se no local atual emancipada

      Excluir
    2. Que comentário esdrúxulo ( Só acho que eles não tem noção do que é evangelho ) me faz rir,Quero saber quais os primeiros Estados Brasileiros alcançados pelo evangelho Pentecostal , sou nordestino com muito orgulho, filho da bela e encantadora cidade do Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, fomos o 3 estados a se evangelizado pelos pioneiros como Adriano Nobre, vale salientar que muitos dos nossos obreiros foram convidados para pregar o evangelho e fundar igrejas no sudeste, centro oeste e sul, não sei de onde ou como você formula uma frase tão discriminatória e sem sentido, talvez você não conheça o Nordeste e por esse fato tenha uma atitude tão débil dessa natureza. Acho que o modelo administrativo do Pastor Manoel Ferreira seja igual ao seu conceito de evangelho referente ao sábio, integro e glorioso trabalho evangelistico do meu AMADO NORDESTE, por favor antes de falar bobagem procure saber que somos ....

      Excluir
  11. Eu não sei porquê a grande maioria de vocês ficam escandalizados com termo Bíblico usado pelo Apostolo Paulo.

    1 Timóteo 3:1-2 Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
    Tito 1:7 Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;

    Agora aonde está escrito na Bíblia o termo Pastor-Presidente, Pastor-Presidente-de-Campo; Pastor-Presidente-da-CGADB??? Porque não aceitar os termos Bíblicos??? Agora falam mal de ADMM e a Igreja AdMBelém??? Com uma Administração vergonhosa na CGADB??? Cheia de irregularidades na eleição deste ano??? A Família Bezerra da Costa tentando se perpetuar no poder???? A História diz que Gunnar Vingre sonhava com as igrejas Ads Autônimas e Independentes é só ler os livos de Gedeon de Alencar que você fai ver isso. Moro neles já.

    Att: Cláudio H.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente.Se Paulo cita apóstolo, profetas, evangelista, pastores como ministério da igreja atual.

      Excluir
    2. Há hierarquia até dos anjos,na igreja se dá o mesmo. Paulo cita 5 ministérios da igreja no NT. Apóstolo, profeta, evangelista, pastor e doutor (que ensina e tem conhecimento profundo da bíblia). Será que vou arrancar isso da bíblia?

      Excluir
  12. Infelizmente o Evangelho virou Mercadoria dos Ferreiras e Igrejas viraram Empresas, e os Ferreiras viraram Ídolos e os seus Seguidores Seitas, que Horror, é Fim dos Tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ASSEMBLEIA DE DEUS so nao tem dono no papel e estatuto entretanto na pratica????ninguem e burro pra nao saber.um clã disfarsado e quem tem grana se apodera da congregaçao e emancipa....OU NAO É ASSIM?

      Excluir
  13. Sai da igreja Assembléia há + de 20 anos.
    Nunca deixei e nunca deixarei de seguir meu Deus ,mas ser uma seguidora de igreja não quero ir.
    Pastores e Família de pastores ficando milionários com o $ dos irmãos!!! Absurdo!!!
    Eu era da AD Brás, época do PR.Lupercio,o que dá emos é que a AD Brás foi vendida para esta Família que veio do nordeste q esta no poder até HOJE.

    ResponderExcluir
  14. Ser pastor presidente é ter estatus, na minha cidade, interior de São Paulo, nosso pastor foi jubilado depous de quase 30 anos na nossa igreja. Veio um pastor de uma cidade vizinha, no começo a igreja até gostou, porquê não aceitaram um dos filhos do antigo pastor ficasse em seu lugar. Passado alguns meses a igreja começou a se decepcionar com o atual,pois com ele vieram alguns dos filhos que hj mandam e desmandam na igreja,vivem dos dízimos e ofertas das viúvas. Lamentável o que está acontecendo com as igrejas, viraram comércio e cabide de emprego. Tesoureiro ganha, secretaria ganha. As vezes acho que a igreja deveria pagar imposto, pensariam bem antes de gastarem as ofertas e dízimos. Só acho, muito triste. Mas vamos olhar para Cristo autor e consumador da nossa fé.

    ResponderExcluir
  15. Só não entendi a parte do nordeste, e se viessem do Sul, seria algo incontestável? vamos para com xenofobia e idiotices, o assunto em pauta é outro.

    ResponderExcluir
  16. Se o homem está servindo bem pra que tirar se eles estão fazendo um bom trabalho deixa eles lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Reverendo MOON c seu filho o ke tem a ver nessa historia?

      Excluir
  17. De todas as palavras frívolas que os homens (eu) disserem terão que presta conta.

    ResponderExcluir
  18. O Senhor anônimo, ops melhor não chamá-lo de anônimo, pois o anonimato arrebenta com qualquer pessoa pretensiosa como parece ser o seu caso.

    Deixa eu lhe lembrar uma coisa.

    A IGREJA É DO SENHOR, O DONO DA IGREJA É O SENHOR, O CUIDADOR DA IGREJA É O SENHOR, O FUNDADOR DA IGREJA É CRISTO.

    Fique tranquilo e deixa de murmuração, isso pode lhe levar para o inferno.

    Ao invés de se posicionar em rede social com falar autruista, vai falar com Deus, e peça dircenimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que falar mesmo ,quem vê um mal feito e se cala ,é cúmplice! !!! A não ser que vc seja da família. ...

      Excluir
  19. Veja que tolice do blogueiro, porque não utiliza de seu conhecimento em mídia para anunciar Jesus como nós de Madureira estamos fazendo. A organização de cada denominação é própria e exclusiva. Deixem nós trabalhar. Fale de Jesus, e não fale de seus irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não tem vergonha de tentar encobrir isso ? Quem se cala diante do erro ,é cúmplice do mesmo !

      Excluir
  20. Fico pensando... Como Deus vê tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja: Seja um completo alienado. Aceite tudo caladinho, né? Já pensou em defender um evangelho cristocêntrico?

      Excluir
    2. como Deus vê tudo isso? não vi nada de errado na titulação de bispo,sempre teve bispos nas Assembleias de Deus apenas usando outra nomenclatura´pastor presidente`que é apenas outra nomenclatura para bispo.e o titulo de bispo é biblico 1 timóteo 3:1,atos 20:28.

      Excluir
  21. O que mais me impressiona é que tem igreja que todos da família do Pastor e assalariados: esposa, sogra, filhos. Sinceramente e tudo muito difícil ter que cumprir o que está escrito na Bíblia e o administrador da igreja levando vantagem com os familiares affffff

    ResponderExcluir
  22. Pedagogicamente, nasci e fui criado na Ass. de Deus. Hoje sou Pastor.
    Entretanto, não concebo e não aceito o que hoje, em tese, pseudos líderes religiosos fazem com a Igreja de Cristo, aqui na terra. Transformaram-na em Empresas e a Membresia em Clientes.
    Por fim, querem dinheiro? Estudem, Trabalhem e Capacitem-se.

    ResponderExcluir
  23. As igrejas estao pior que os municipios brasileiros que supostamente sao fiscalizados pelas camaras e tribunais, quem fiscaliza as igrejas, pastores viajam por conta das igrejas, altos salarios, casa para morar e muito mais...

    ResponderExcluir
  24. Fui evangelista no Ministério de Madureira e agora sou pastor de Ministério ligado a CGADB... Vou te falar uma cousa não me venham com esse que as igrejas da Missão está melhor que Madureira. Tem cousa que agente ver e ouve tem da Missão que só sangue de Cristo!!!! De adultério, roubo, suborno e até ameaça de ASSASSINATOS!!!! E uma pressão dos inferno para votar no Candidato divino apoiado dos demais papistas das convenções regionais. Isso tá pior do quê uma casa de LUPANAR.

    Att: Cláudio H.

    ResponderExcluir
  25. As denominações não são a Igreja do Senhor, elas cooperação com a Igreja do Senhor, e simples quando o Senhor vier ele vai levar os fiéis, os maldizente, roubadores, iinfiéis ficaram aí como críticos que não fazem nada a não ser criticar

    ResponderExcluir
  26. Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
    Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
    Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.
    E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
    Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
    Judas 1:11-15

    ResponderExcluir
  27. Deixa eu dá uma pitadinha tambem , pois nos tempos bíblicos nunca existiu hierarquia na Igreja , tipo presbítero é um grau abaixo de Pastor . No corpo de Cristo existe diferentes funções, diferentes dons, difirentes ministério mas nunca hierarquia de Posição maior e menor . No corpo Cristo é o cabeça e todos os demais são membros .

    A igreja não é organização militar para ter graus como Soldado, cabo , Sargento, Tenente , capitão e Coronel . A igreja não é apenas organização e sim organismo(vivo) , corpo de Cristo !!!

    Toda essa hierarquia de Posição são da religião não do Reino . Soli deo Glória.

    Grande abraço!!!

    Worley de Aquino Costa...

    ResponderExcluir
  28. FIZ UM COMENTARIO A POUCO MAIS ESQUECI DE ALGO VOU RELATAR
    TIVE O PRAZER DE ACOMPANHA E FAZER PARTE DO GRUPO JOVEM EM COSMOS FIZ MUITOS COMENTARIOS NO JORNAL QUE NA ÉPOCA ERA DOS JOVENS JORNAL O SEMAADOR EU ERA COMO UM REPRESENTANTE RELATAVA TUDO QUE ACONTECIA NA UNIÃO DE JHOVENS DO CAMPO DE COSMOS NA ÉPOCA ERA UMA CONGREGAÇÃO. DEPOIS PASSOU A SER UM GRANDE TEMPLO COM VARIAS CONGREGAÇÃO HOJE E UMA GRANDE IGREJA,

    ResponderExcluir
  29. Lamentável!!!
    Corpo volta ao pó o Espírito retorna a Deus mas a alma segue o juízo, cuide cada um da sua que a hora é chegada.
    Maranata!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)