AD em Santos - a decadência de uma igreja

A histórica cidade de Santos (SP) contava com apenas 135 mil habitantes, quando em 1924, pentecostais vindos do Recife (PE) iniciaram o trabalho de evangelização no bairro de Ponta da Praia. Ainda no mesmo ano, percebendo a oportunidade de crescimento do núcleo de fieis, o missionário sueco Daniel Berg desembarcou no município para oficialmente fundar a Assembleia de Deus.

Desde então, destacados obreiros das ADs lideraram a igreja: Daniel Berg, Jahn Sörheim, Bruno Skolimowski, Clímaco Bueno Aza e Francisco Gonzaga da Silva entre outros serviram na direção do rebanho pentecostal santista.

O mais longevo líder, João Alves Corrêa, permaneceu por três décadas na direção da igreja. Durante esse tempo, pastor João presidiu a Convenção Geral por três vezes (1966-68, 1968-71, 1971-73), o Conselho Administrativo da CPAD (1994) e o Conselho de Doutrina da CGADB (1995). Ao entregar a presidência da AD santista em 1999 ao seu filho Paulo Alves Corrêa, a igreja contava com centenas de congregações e milhares de membros espalhados pela região.

Posse do pastor João Alves Corrêa na AD em Santos (1962)

Sem sombra de dúvidas, a denominação espelhava o crescimento das ADs no Brasil. Com um sólido patrimônio, uma história respeitável e uma liderança conceituada, parecia que a sucessão seria tranquila e que a solidez da instituição passada de pai para filho seria inabalável. Parecia.

Por que na década seguinte, estranhos acontecimentos envolveram a igreja e a liderança. Como resultado disso, milhares de membros abandonaram a AD santista, conhecida como "a pioneira" do estado de São Paulo. Ministérios concorrentes das ADs abriram filiais na cidade com enorme êxito.

Só como exemplo, a AD do Ministério do Belenzinho em pouco mais de uma década de trabalho na cidade, liderada pelo pastor Jesiel Padilha, abriu 168 congregações e arregimentou mais de 6 mil membros. O próprio vice-presidente da AD santista, o pastor Antônio Carlos, liderou um êxodo de 3 mil crentes para fundar a Igreja Assembleia de Deus Vida Nova.

Com toda essa debandada de membros, a queda das contribuições também se tornou um drama. Complicações financeiras, judiciais e trabalhistas se avolumaram. A AD em Santos - a pioneira - hoje, é uma denominação fragilizada em todos os aspectos.

Mas o que teria acontecido para tamanha sangria? A resposta mais óbvia está na adesão do seu líder ao chamado "avivamento" de Boston (EUA), marcado por fenômenos e manifestações ditas "espirituais" que colocaram em xeque a credibilidade da instituição e dos seus ministros.

Na próxima postagem, um pouco dessa história recente das ADs será exposta. Como nada acontece de uma hora para outra, o leitor perceberá que, anos antes, contestações e polêmicas envolvendo a AD santista eram alvo de discussões acaloradas no ministério.

Não deixe de acompanhar os próximos lances da história assembleiana no litoral paulista.

Fonte:

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

Comentários

  1. Matéria espetacular!
    Ansioso pela próxima postagem.

    ResponderExcluir
  2. Estou ansioso para ler à próxima postagem...

    ResponderExcluir
  3. Minha família toda congregou la, porém nenhum está mais e o ministério rachou no meio em meio boatos estranhos!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Seria bom os membros participarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um verdadeiro cristão não se associa.Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.Salmos 1:1

      Excluir
  5. Considero importante conhecer a história para se evitar os mesmos erros. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para evitar os erros. Não precisa saber de outros! A própria Bíblia nós ensina há não errar.
      "Porque na verdade, as minhas palavras não serão falsas; contigo está um que tem perfeito conhecimento."Jó 36:4
      "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria,e o conhecimento do Santo a prudência."Provérbios 9:10.

      Excluir
  6. Que Maravilha de Deus já publicamos em nossa Pagina e em nosso Facebook e estamos ansiosos também para lermos e publicarmos as nova matérias..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O VERDADEIRO pastor.
      Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
      Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
      Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de EXEMPLO ao rebanho.
      E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
      1 Pedro 5:1-4

      Excluir
  7. Nobre irmao Mario Sergio. Agradeco a Deus pelas suas postagens. Muito significativas e o prazer em ter te conhecido em Joinville. Deus abencoe.

    ResponderExcluir
  8. Já fui dessa igreja.... Agora somos da Belém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE VOCE PROCURAR VOCE VAI ACHAR ESTAMOS NOS ULTIMOS MOMENTOS ESTAMOS SÓ VENDO A BIBLIA SENDO CUMPRIDA AMEM ORE POR NOS É MELHOR O PREÇO É MENOS

      Excluir
  9. CRENTE FALANDO MAL DE CRENTE, DESSE JEITO O CAPETA NÃO TEM MAIS UTILIDADE............... #VAMOSORAR,,,,, ( estou anônimo porque é problema meu e o site me deu essa possibilidade)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns. Finalmente alguém sensato.

      Excluir
    2. DENUNCIAR AS HERESIAS É AJUDAR A IGREJA !

      Excluir
  10. Não conheço o autor... mas pelo fruto podemos falar da árvore... meu pai foi pastor da assembleia de Deus min de Santos, quando vejo alguém falando inverdades a respeito da igreja de Cristo so posso considerar que o diabo está usando o locutor... Não foi o avivamento que arrebanhou ditos fiéis mas coisas como o filho do PR Paulo se envolver em politica elegendo se deputado brigando com o cunhado marceo bueno... e o tal adulterio do proprio presidente... caro autor barriga Verde nao Seja raso pesquise mais... moro em curitiba caro queira me visitar e se atualizar estarei a disposição... shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu texto ta melhor que o da matéria...resumiu bem o ponto focal da decadência desse ministério...briga por poder e o mais recente adultério de um pastor que quer se sustentar a qualquer custo na liderança...se alguem quiser contra argumentar é so ir nos culto na sede...triste cenário...

      Excluir
    2. AS PESSOAS QUE VÃO PARA CULTUAR A DEUS NÃO TEM TEMPO PARA JULGAR A VIDA DO PROXIMO ENQUANTO VOCE FALA MAU DA IGREJA VOCE ESTÁ AJUDANDO JOGAR UM MONTE DE VIDAS NO INFERNO PENSA NISSO NÃO QUEIRA FAZER O TRABALHO DE DEUS AQUELE QUE NÃO TEM PECADO ATIRE A PRIMEIRA PEDRA

      Excluir
    3. Bom, minha opinião! Ministério de Santos deixou de ser "igreja" há muito tempo. Tem pessoas boas, cristãs lá dentro? Claro que sim, mas isso não dá o direito de algumas pessoas dizer que o diabo bate palma quando apontamos a verdade, não estamos falando mal; falar mal, é quando falamos mentiras para denegrir a imagem ou reputação de alguém. Quando Apostolo Paulo pregava, os de Beréia conferia para ver se era verdade. Hoje se vc aponta erros, heresias desvios de condutas do pastor ou da igreja, as pessoas ou os puxa sacos do ministério falam mal de você! Ué, mas não pode falar mal uns dos outros? haaaa entendi, para defender o ministério de santos pode né? kkkkk é tanta podridão e heresias e desvios de conduta que não da para enumerar o que acontece nesse lugar. Fato é que os frutos estão aí para quem quiser ver, e a própria história desse negócio lucrativo chamado igreja.

      Excluir
  11. Meu Deus como pode se publicar esse tipo de coisa,para um link que mais me parece ser seguidor de seitas que foram combatidas pelo apóstolo Paulo pois as seitas fora se mimetizando no meio do povo,o sincretismo seguido pelos sincreticos!
    O Querido irmão teve a capacidade de dizer que as ADS concorrentes abriram e tiveram êxito como concorrente!
    Pelo amor de Deus que maneira que povo do mundo nos enxerga?por qual reino estamos lutando?a ponto de um irmão dizer que concorrência cresceu.
    A única concorrência que a igreja de Jesus tem é o inferno,sobre tudo Jesus disse as portas do inferno não prevalecerão contra igreja...
    Querido use essa ferramenta para falar do amor Deus para almas!
    Me perdoe a franqueza falar da vida dos outros é fácil e prático,más não é prático falar da sua própria vida,para você que gosta de falar fale sobre o ilustre líder da CGADB por exemplo,porque será que o pastor Silas malafaia Saiu da convenção geral?Samuel camará líder da AD aonde nasceu a querida AD no Brasil.
    Por favor meu querido,no grande trono branco todos prestarão contas a Deus, todos inclusive eu e você.
    Um abraço a todos e paz do Senhor,gente vamos dar credibilidade para links que agrega o Reino de Deus é não a pessoas que só olha para trave no olho do seu irmão e não olha para arqueiro do seu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão, depois do advindo da internet, redes sociais, sites, eu não sei se melhorou ou se piorou. De uma coisa tenho certeza, o povo ficou mais atento com as coisas que acontecem, e prova disso foram as últimas eleições municipais. O povo acordou! No arraial evangélico também muita coisa mudou. Antigamente, se acontecia problemas na igreja e no ministério, muita coisa era escondida debaixo do tapete, e os membros não ficavam sabendo. Hoje, acontece algo, a imprensa noticia logo, as redes sociais dão ênfase aos acontecimentos e o povo logo fica sabendo e participa de uma certa forma. Foi-se o tempo em que nós, simples mortais, engolia as coisas goela abaixo, hoje não! Então como diz um ditado: "Se não quiser aparecer, não deixe o fato acontecer". Quando um determinado blog evangélico publica algo negativo de líderes, é porque foi negativo mesmo. Não adianta tapar o sol com a peneira, quando um líder de uma grande igreja deixar se levar por heresias, ele está desfazendo de tudo o que foi feito até então pelos seus antecessores. Porque hoje existem grandes ministérios que estão fora do convívio da CGADB? porque se enveredaram pelo caminho da ambição, da desobediência e acharam se auto-suficientes, preferindo caminhar sozinhos, esquecendo da união enfatizada no Salmo 133.1 Portanto quando o prezado amigo dono deste blog publica determinado assunto, ele não está falando mal ou querendo detonar alguém, mas está sim, contando a verdadeira história sem esconder os fatos. A história da AD a ser deixada para nosso filhos e netos, tem que ser genuína e não apenas os fatos que interessam a determinado grupo.

      Excluir
    2. Por que que você não vira homem seu LIXO.
      faz comentário sem nenhuma base e ainda fica anônimo?
      que pastorzinho é você? sue lixo
      Cada um prestará contas de cada palavra que sai da boca do individuo.

      Excluir
    3. O que o irmão acima falou é correto. Fui da AD Santos e antes de eu sair da denominação já estavam acontecendo vários escândalo. Infelizmente existem pessoas que não querem ver a verdade. O pir cego é o que não quer ver....

      Excluir
    4. Tudo por causa do dinheiro, os 10% santo do Senhor kkkkk se não houvesse dizimo, oferta, voto, alvo etc.... aliás os dois ultimos foi invenção da AD Santos. enfim, se não houvesse essa pedição de dinheiro não haveria pessoas querendo ser concorrentes, afinal todos querem mamar nas tetas da igreja, agora trabalhar como apostolo paulo ninguém ninguém quer.

      Excluir
  12. Pois é meu irmão, não se consegue agradar a todos. Uso somente a linguagem histórica e social. Não é espaço devocional. Com o tempo farei outras postagens sobre os líderes. Mas já aviso: tem coisas que só se publica depois da morte deles. Não quero levar processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ler a bíblia irmão, é ganhar almas para o Mestre ao invés de perder tempo com uma história que não diz respeito à vc ,Jesus é o dono da IGREJA e não precisa de vc para denegrir a mesma atrav5de histórias, vc com certeza vai pagar o preço pelas suas palavras e todos aqueles que não tem o quê fazer e estão ansiosos pela próxima postagem, que Deus vos julgue.

      Excluir
    2. Vc é anónimo para nós, mas para Deus não, com certeza vc é fraco na fé, que Deus tenha misericórdia de uma alma pobre como a sua.

      Excluir
    3. Mesmo que seja verdade, se vc realmente é cristão, não deveria falar nada, afinal fofoqueiro não será bem vindo no reino dos céus! Essa língua ardendo em chamas não pode colocar fogo no trigo! Vá orar e ganhar almas pro reino de Deus e deixe de ser usado pelo cão.

      Excluir
    4. Tudo isso que falou sobre ministério de santos, pura verdade meu querido. Fica na paz do senhor

      Excluir
  13. Ótimo comentário! Tudo que foi postado é a mais pura realidade.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo comentário! Só quem não acompanha de fato esse ministério, pode negar a veracidade do mesmo. Não querendo ser vidente, mais a tendência é piorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu creio que NÃO!“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós…” Efésios 3.20

      Excluir
  15. Quanta mentira, o Diabo está de pé aplaudindo, que Deus tenha misericórdia de quem cometeu tal erro,acho que nao é isso que Jesus nos ensinou ,falar mal do próximo? Vai Orar querido não fica aí dando lugar para o Diabo não !!

    ResponderExcluir
  16. A paz do Senhor Jesus a todos.
    Gostaria de dizer que o nosso irmão ao fazer essa pastagem ele não inventou nada simplesmente falou a verdade.
    Sou de Santos,tenho 36 anos sou Presbítero e congreguei durante 33 anos dá minha vida neste ministério, hoje congrego no Ministério
    Do Belém.
    Sai do Ministério de Santos,pois tenho dois filhos pequenos e não vejo no ministério de santos um futuro para essa geração.
    Falo com conhecimento de causa o pecado tomou conta.Foi-se a glória já não há mais salvação de almas,irmãos profetizando, irmãos falando em línguas.O homem quer brilhar mais do que Deus.
    Escândalo atrás de escâncadalos.
    Pastor presidente que se separa, casa com outra se separa e volta com a primeira esposa e ela a mesma coisa, que vergonha é essa dando legalidade ao pecado.
    Vi muita coisa e soube de muita coisa que dá nojo só de ouvir.
    A palavra de Deus nos diz assim :Aí daquele pelo qual vier o escândalo.
    Ao invés de renunciar, quer se manter no poder a qualquer custo.
    Um ministério que o pastor João Alves Corrêa lutou por ele, hoje está na lama que pastores deram a sua vida por está obra.
    Que venham ao arrependimento enquanto é tempo.
    Jesus está voltando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o irmão diz que é um verdadeiro cristão sabe que está escrito que não devemos falar mal de ninguém é sim Orar ,devemos pensar sempre como Jesus pensaria nessa situação certo? Então recebe essa aí quem não tem pecado que atire a primeira Pedra ,fica na paz e na oração

      Excluir
    2. Outra coisa ,vc deve saber que quem julga é Deus !! Esta Escrito! !!!!!!

      Excluir
    3. Ao invés de falar dos seus irmãos vão ganhar almas, foi pra isso que fomos chamados ,e não pra dar a boca para o Diabo

      Excluir
  17. Se formos fritar os ovos tem sujeira pra todo lado hein, esse bando de idiotas não sabe de nada, eu desafio alguém que me aponte um ministério que não tenha problemas, é ai vamos expor a fragilidade da família evangélica, sei de problemas no Belém na Madureira e em vários outros, mas se eu abri5a curtinha estarei sendo um mensageiro de satanás, portanto prefiro continuar sendo de Deus e no ministério de santos.

    ResponderExcluir
  18. Falar de pessoa que ja morreu e ser covarde.Se ta falando a verdade aguenta o processo..Gente hipócrita

    ResponderExcluir
  19. Vá orar e ganhar almas pro reino meu querido, não se deixe ser usado pelo cão! Fale bem de quem trabalha pra ganhar almas, e se eles cometerem erros (assim como vc comete) perdoe e fique calado (assim como vc gostaria de ser perdoado).

    ResponderExcluir
  20. Seguinte eu gostaria de dizer para vcs e que chega a ser uma vergonha vcs discutirem em meio a redes sociais e fazendo pre julgamentos mediante a especulaçoes ditas verbalmente sem nehuma prova do mesmo fora isto cabe a Deus julgar e ao homem so lhe cabe a oraçao pelos que estao caidos ou cegos,a palavra de Deus diz Ai daqueles que escandalizarem, oque eu vejo aqui e isso um montao de crente escandalizando mediante a especulaçoes infadonhas ao inves de estar clamando,por que no meu ponto de vista nehum de vcs ouve a voz de Deus por que o espirito santo e fala e testifica a verdade Deus nao deixa os seus serem confundidos se estao confusos e pq nao sao do senhor.

    ResponderExcluir
  21. Eu fui batizada neste ministério e hoje estou fora da igreja. Não por causa do ministério e sim por pessoas que como à cima não tem temor nenhum de Deus e se diz evangélico.
    Pastor Jango foi meu pastor durante anos e meu pai serviu a esse ministério durante anos e esse ministério sempre foi bênção para nossas vidas. Quanta mentira do demônio eu acabei de ler aqui.
    Sinto vergonha de estar lendo tantas bobagens.
    Deus tenha misericórdia dessas vidas.

    É revoltante e podre ver isso no meio de um povo que deveria estar unido por um só propósito... Falar de Deus ao mundo!
    O motivo de tantas pessoas estarem fora dos ministérios não vem de racha de igreja nenhuma. Vêm de pessoas como estas que vivem de fofoca e acusações.
    Eu prefiro estar fora de uma igreja e ir pro céu do que perder meu tempo aqui me irando com os "irmãos "

    ResponderExcluir
  22. Eu só queria saber qual o objetivo destas postagens. Com qual intuito o senhor as faz.
    Devemos lembrar que o fato de estar na igreja, não nos livra de sermos pecadores. Que Deus tenha piedade de nós!

    ResponderExcluir
  23. Eu penso o seguinte como servos de Deus nos andamos na verdade e temos o compromisso de falar e testemunhar a verdade. Pois o livro de joão capitulo diz que o verbo se fez carne, a palavra é o aferidor de nossa existência e daremos conta de tudo o que falamos uns dos outros; Estar anônimo não tem problema a responsabilidade é no falar e o que falar;No salmo 101 vers.6 diz que os olhos do Senhor procuram os fiéis da terra não temos como nos esconder, e ainda que anônimo tudo o que falarmos Deus sabe antes da sair palavras de nossa boca ja goi para balança de Deus. Nos não somos juiz de nimguém somos sim pecadores carentes dioturnamente das misericordias de Deus.o que devemos fazer sempre é orar e por todas as coisas diante do altar de Deus. Medite no Salmo 15 Deus abençoe a paz...

    ResponderExcluir
  24. 16 Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
    17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
    18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
    19 A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

    Vamos Orar Irmãos Jesus esta voltando!

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, vos saúdo com a gloriosa paz do nosso Senhor Jesus Cristo !!! Aprendi sobre Lei de Deus é dos homens. Toda autoridade é constituída por Deus. A Bíblia é o manual a bússola do Cristão é nós orienta sobre o Livre Arbítrio. A Constituição do Brasil nos fala dos direitos e deveres dos "Cidadãos". Sou estudante da palavra de Deus, sou Presbítero no Ministério de Santos, sou estudante do Direito...Respeito história, opiniões a favor e contra, pois vivemos numa democracia. Não estou me posicionando a favor ou contra, pois não me convocaram para ser "jurado". O povo perece por falta de conhecimento,aprendi que; quando lemos um texto, temos que analisar o contexto para não acharmos pretexto. Está escrito na Bíblia...No final dos tempos haverão homens soberbos, amantes de sí próprio, que se possível enganariam a muitos. Eu sou evangélico, tenho minha família, oro, faço visitas, e tiro um tempo para leitura, todo tipo de leitura, pois não posso ser ignorante com todas as questões deste mundo. Pois desta forma, não sou levado pelas multidões de palavras de ninguém. Pois eu "penso". Pois a Bíblia nos revela, "queres sabedoria peça a Deus é ele lhe concederá". Não tenho procuração para defender ninguém, pois na Biblia está escrito..." Naquele grande dia cada um dará conta de sí no tribunal de Cristo...Deus é amor, está na Biblia...somos feitura das suas mãos imagem e semelhança dele...no mais eu amo à todos vocês, opinando ou escrevendo contra ou a favor...eu quero morar no céu com todos vocês... peço as vossas orações em meu favor pois careço, tenham a certeza que a recíproca vocês terão deste servo inútil, servo de Cristo, vosso servo. Maranata, Maranata !!!! Abraços meus queridos...

    ResponderExcluir
  26. parabens .grande ministerio a Assembleia de DEus

    ResponderExcluir
  27. eu trabalhei no NOrte da africa durante um ano la nao existe igreja nao existe evangelismo so mente o Isla agradeço a DEus pelo nosso brasil

    ResponderExcluir
  28. Não vejo a hora de ver a próxima postagem !!!!

    ResponderExcluir
  29. Caros leitores!

    Não publicarei mais aqui neste espaço comentários anônimos. Identifique-se por favor!

    ResponderExcluir
  30. Vou acompanhar as próximas pastagens!
    A publicação foi excelente!!

    ResponderExcluir
  31. Palhaçada de quem fez está matéria , eu creio que DEUS vai arrancar o Paulo e Dona eliana da Frente deste Santo Ministério AD sANTOS MAS nem por isso podemos Falar mal do Ministério de Santos pois estamos falando Homens e Mulheres de DEUS então vc que fez está matéria tem que tomar cuidado com o que fala . Para não tocar nos Ungidos de DEUS que ainda estão la no Ministério de Santos

    ResponderExcluir
  32. não Adianta falar deles pois o Brasil está cada dia mas bravo ser Evangélico

    ResponderExcluir
  33. congreguei 18 anos neste ministerio primeiro com o pastor João alves Correia que deixou muitas saudades mas depois que passou a liderança para o filho estragou tudo mas o meu dever é orar por eles pois os considero como irmãos em Cristo longe de mim atacar todo o ministerio!!!!

    ResponderExcluir
  34. Aos pastores que estão compartilhando! Lembra!Somente para que vocês foram consagrado."Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." Atos 20.28
    Isso é um mérito, importantíssimo.

    ResponderExcluir
  35. É verdade que a atual AD/M.Santos - SP apóia o Pr.Samuel Câmara para presidir a CGADB ?

    ResponderExcluir
  36. A Bíblia não proíbe o questionamento, pelo contrário, encoraja-o. Quando chegou a Beréia, Paulo teve seus ensinos avaliados à luz das Escrituras pelos bereanos. É interessante que os bereanos não foram censurados nem tidos como carnais porque examinaram os ensinos de Paulo, mas, sim, foram elogiados e considerados mais nobres que os de Tessalônica (At 17.11). Observe a atitude de João. Apesar de ser amoroso (como “filhinhos”, “amados”) ele não deixou de alertar seus leitores quanto aos perigos de ensinos e profetas falsos com essas palavras: “AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1 Jo 4.1).

    ResponderExcluir
  37. Decadencia nao tem nada haver com Boston,mas sim com o pecado,mentiras,ganancia pelo dinheiro,adulterio e muito mas que o povo nao tem noçao da dimençao de toda miseria.

    ResponderExcluir

  38. Alguém se recorda dos tempos da COOPERATIVA no MINISTÉRIO DE SANTOS que ia vender alimentos para os membros, que fossem cooperados a preço simbólico?? Só levaram grana dos cooperados e até hoje não se falou em cooperativa , isso aconteceu por volta de 1962/63.

    ResponderExcluir
  39. Para voces que defendem os associados da "LAVA JATO" , leiam Ezequiel 34, ou rasquem esta página da biblia, são fatos veridicos qe acontecem dentro do Ministério de Santos, e não estão caluniando ninguem, temos que alertar sim aqueles que estão sendo extorquidos.

    ResponderExcluir
  40. Peço oração pro Senhor e os anjos fazer de mim sua esposa e filha única,ola a paz do Senhor

    ResponderExcluir
  41. Prezado irmão, sou aluno do curso de História da UFMA e estou fazendo meu TCC sobre o Bueno Aza, gostaria de saber se você pode fazer algumas indicações de fontes sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor blogueiro, em nome de Jesus, nan de lugar ao diabo. Não vês que isto não edifica a igreja e so escandaliza o nome de Jesus. Deleta esse blog, deleta todas respostas. Voce vai dar conta sozinho a Deus, no seu JuiJu. Ninguém vai te defender não. Se vc ama o Senhor, seja como Ele: SANTO.

      Excluir
  42. Uma igreja tem que haver problema todas tem lembra das cartas do apocalipse bom lembrar que só Filadélfia não recebeu repreensão mas há algo Nosso senhor Jesus Cristo estava no coração dessa igreja meus irmãos tudo tem concerto se meu povo se umilhar votarem pra mim meus irmãos vamos orar para o Senhor pedir a ele novas vezes .Disse Jesus eu Sou caminho a verdade e a vida. Todos nos temos que andar na verdade .aí sim Jesus estar no meio Cristo e verdade e vida

    ResponderExcluir
  43. Sou membro do ministério de santos é o ministério contínua em avanço, aqui na minha região Vale do Ribeira o ministério e grandioso.

    ResponderExcluir
  44. É essas informações creio que seja do jesiel padilha que é concorrente do ministério de santos por isso há muitas inverdades .

    ResponderExcluir
  45. Assembleia de Deus ministério de Santos hoje em 2024 continua em pé e avante 100 da Ad em Santos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)