Matheus Iensen e irmãos Falavinha - do interior do Paraná para o Brasil

Há mais de 50 anos, surgia no interior do Paraná, um dos mais bem sucedidos e memoráveis ministérios de louvor dentro das Assembleias de Deus e da comunidade evangélica em geral: Matheus Iensen e irmãos Falavinha.

Tudo teve início, quando o jovem Iensen comprou seu acordeon de 48 baixos na cidade de Faxinal no interior do Paraná e formou dupla com sua esposa Mercedes Falavinha Iensen. Cantavam principalmente os hinos "Seguindo Jesus" e "Dia glorioso". Ao mudar-se para Marilândia do Sul juntou-se ao casal a cunhada Raquel Falavinha.

O repertório agradou, e logo os cantores sacros eram presença constante e obrigatória nas festividades nas igrejas da região. A "agenda de compromissos era intensa e concorrida". Com o tempo, os irmãos Enéias e José Falavinha uniram-se às irmãs para as primeiras gravações.

Iensen e irmãos Falavinha: ministério profícuo no louvor

Com o sucesso, o desejo de gravar se concretizou com a produção de dois compactos duplos. Além do vocal composto por Matheus e as irmãs Falavinha, acompanharam no instrumental o pastor Antônio de Castro (bandolin), Enoque Falavinha (violão), maestro Antônio Veriano (violão), e o próprio Iensen no acordeon.

Sem acesso a modernos recursos técnicos, a gravação foi improvisada num salão nos fundos do templo da Assembleia de Deus em Apucarana (PR). De posse de um simples gravador Philips de 50 ciclos, o grupo registrou suas belas canções. Com tudo pronto e muita ansiedade, Matheus Iensen viajou para São Paulo e levou o tape para a fábrica Continental.

Porém, a falta de experiência adiou momentaneamente a alegria dos nobres cantores. As gravações das matrizes na Continental eram feitas em 60 ciclos. Como as gravações do Philips eram em 50 rotações, as vozes ficaram fora de rotação e pareciam de crianças. Ao reunir os familiares e amigos para a audição a "decepção foi geral." - segundo seus biógrafos.

Apesar da tristeza, Iensen orientado por um diretor da empresa, refez as gravações em um aparelho cedido pela própria Continental. A perseverança rendeu seus frutos, pois os simples compactos tiveram notável aceitação entres os crentes. Em pouco tempo, o ministério de Matheus Iensen e irmãos Falavinha ganhou impulso e reconhecimento.

Com mais experiência e cuidado outras gravações vieram. Memoráveis canções como "Oração de mãe", "Saudação", "Mais que milionário", "O peregrino", "Gozo real", "Hora de partir" entre outras. Em 1967, na tarde de encerramento da 8ª Conferência Mundial Pentecostal realizada no Rio de Janeiro.

Paralelamente, Matheus Iensen aventurou-se com êxito no rádio apresentando em 1964 o programa "Musical Evangélico" na cidade de Apucarana. O sucesso foi enorme, e com transferência das suas atividades para Curitiba em 1966, o programa alcançou "fantástica audiência".

A conjugação do sucesso radiofônico com as apresentações nas igrejas, tornou os assembleianos paranaenses um fenômeno de vendas. Segundo matéria da revista A Seara, Iensen (formando duetos e quartetos com os Falavinha) vendeu mais de 30 mil discos na década de 1960.

Assim, os louvores da família do Paraná tornaram-se conhecidos, executados e cantados em milhares de lares e igrejas pelo Brasil. As letras dos hinos; simples, mas com forte mensagem evangelística e a identificação do povo com os cantores, fez de Matheus Iensen e irmãos Falavinha uma referência na área do louvor evangélico que atravessa gerações.

As ações de Matheus como empresário de mídia cristã e a carreira política também repercutiram muito. Mas são interessantes e polêmicas histórias para outras postagens. 

Hoje, Iensen e sua esposa Mercedes (e os demais Falavinha) desfrutam do merecido descanso em sua velhice. Ficou o legado musical, não muito lembrado atualmente.

Fontes:

CARVALHO, Roberto de. IENSEN, Andréa. Matheus Iensen: minha vida, minha história. Curitiba, 2001.

A Seara, nº 83, março de 1970. Rio de Janeiro: CPAD.

Comentários

  1. Excelente postagem. A memória musical evangélica brasileira precisa ser resgatada e valorizada!
    Parabéns pelo trabalho!

    Grato!


    Jedielsouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. parabéns pela postagem, tenho curiosidade de saber se o pastor Mateus Iensem ainda é vivo

    ResponderExcluir
  3. Sim, vivo e morando em Curitiba. Tem participado da programação através de programas gravados. Ouvi ele ao vivo no programa de 1 de maio de 2016. Era aniversário do programa Musical Evangelico. Tem estado doente, com dificuldades para falar devido a um tratamento dentário.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Talvez não seja muito mas é muito bem lembrado: Jesus ainda nos toca muitíssimo com canções de tão elevada sensibilidade, rigor técnico e espiritualidade.

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor!
    Amados, eu gostaria de saber com que idade o irmão Matheus Iensen está?
    Quem solicita é o irmão e presbítero Gilmar José Schüssler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que está com 80 anos de vida. Visitei ele ano passado em Curitiba e pude confirmar essa informação. Está com boa saúde e disposição.

      Excluir
    2. Boa tarde.
      Como conseguiu a visita?
      Minha mãe tem o sonho de conhecer.

      Excluir
  7. Bela lembrança. Merecida homenagem aos Iensen e Falavinha.

    ResponderExcluir
  8. Cantor Dy Campos: 04 de Março de 2018 22:30
    a paz do Senhor irmãos, eu conheço pessoalmente meu amigo e irmão Matheus Iensen e tive o prazer de fazer programas de Radio junto com ele na Radio universo de Curitiba, e estou orando pela vida dele e de toda a Familia para que Deus continue usando no louvor,um abraço a todos os leitores.

    ResponderExcluir
  9. passei toda minha infância ouvindo o mateus iense meu pai e minha mãe

    ResponderExcluir
  10. Lindos hinos do Jardim de Deus.Saudades.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de encontrar ocantor de hinos avulsos de mateus iensen

    ResponderExcluir
  12. Quando criança não perdia um programa na rádio universo de Curitiba e depois na rádio marumbi na época que o adeildo Feliciano fazia o programa era muito bom os louvores .era meu ídolo o pastor Mateus vence.os louvores dele e das irmãs falavinhas tocava na alma era exelente. Que Deus continui abençoando ele é família .isso quando criança morava em Itaperuna. 3stado RJ.

    ResponderExcluir
  13. Muita emoção ao lembrar desses amados q tanto me edificaram com lindas canções

    ResponderExcluir
  14. Agora me deu uma saudade da minha igreja onde me converti,quarenta saudade da igreja velha,grande família iansen e falavinhas

    ResponderExcluir
  15. Adriano Lima ,Itu SP16 de abril de 2019 às 21:41

    Saudades da época em que a música cristã chamava- se " hinos evangelicos", onde as letras eram verdadeiras pregações que nos alertavam e exortavam-nos à santidade, obediência e temor a Deus!
    Maravilhosas recordações de quando criança, acompanhado de meus pais, ouvíamos aos finais de semana a rádio Marumbi e a Novas de Paz.
    Aqueles hinos que tocavam na profundo da alma,
    e as pregações e testemunhos que nos edificavam. Era como se o culto já tivesse começado em casa através do rádio e dado continuidade a noite na igreja!!
    Que Deus abençoe toda Família Iensen e a Falavinha, assim como todos vós, povo de Deus !

    ResponderExcluir
  16. TRISTE MOMENTO.19 DE ABRIL DE 2019...SUA PARTIDA.

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente ele veio a falecer esse mes de abril, triste perder um verdadeiro homem de Deus

    ResponderExcluir
  18. Os irmãos falavinha ainda são vivos?

    ResponderExcluir
  19. Conheci Irmãs Falavinhas em 2018 através da irmã Verinha, uma das fundadoras da Igreja do Evangelho Quadrangular em Canoas e que muitas vezes derramava lágrimas e recebia o Espírito Santo com aquelas músicas. Depois tive o entendimento que a Harpa Cristã era mais para os Soldados do Exército de Deus. Mas Que a voz dos Anjos vinha para os perdidos através dos cânticos das Irmãse que me acompanham nas Batalhas Espirituais. Se eu tivesse condições levaria a irmã Verinha para conheê-las. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)