Manoel de Mello - entre a AD e O Brasil para Cristo

"Um homem aparentemente comum, baixo, quase gordo e de voz potente" com a capacidade de reunir cerca de 30 mil pessoas na cidade de São Paulo, sendo "a maioria delas doente, à procura de lenitivo para seus males físicos". Assim a Folha da Manhã descreveu o missionário Manoel de Mello da Silva (1929 - 1990) fundador e líder da Igreja O Brasil para Cristo (BPC) em seus dias de glória nos 50.

Natural de Água Preta, cidade da Zona da Mata pernambucana, região conhecida pelas revoltas e guerras do período imperial e, como aponta o hino municipal, "Altiva por ter ilustres filhos", entre eles o mítico missionário pentecostal líder da BPC, considerado pelo estudioso Paul Freston "a sensação religiosa dos anos 50 e 60."

Criado na conservadora AD e membro de uma família de nove irmãos, Manoel se tornou menino-pregador em sua terra natal. Com sete anos de idade ao ouvir uma desconhecida profetizar que "ele edificaria o maior templo evangélico do mundo", convenceu-se de sua predestinação ao sucesso. A lembrança dessa mensagem talvez tenha sido o grande impulso para superar os obstáculos que ainda estariam por vir.

Manoel de Mello: sensação religiosa do anos 50 e 60

Em 1947, como milhares de nordestinos na esperança de uma vida melhor e próspera, mudou-se para São Paulo onde trabalhou na construção civil chegando a ser mestre-de-obras. No campo religioso atuou como diácono na AD paulista que na época era liderada por outro nordestino: Cícero Canuto de Lima. Cícero estava na cidade havia um ano e liderava com rigidez a igreja. O veterano obreiro era um dos representantes máximos do que o sociólogo Gedeon Alencar denominou de tradicionalização assembleiana. Ou seja, eram "contra 'fábricas de pastores' (seminários), o uso do Rádio e TV", e mais: "zelosos da doutrina; conservadores da tradição, preservadores do poder. De seu próprio poder."

Dessa forma, o personalismo do recém chegado pernambucano sob a tutela de Cícero não poderia ir longe. Sobre a saída do fundador da BPC da AD, Freston afirmou que Mello "sentia-se limitado pela metodologia assembleiana". A revista Veja em matéria dos anos 80, fala do desentendimento do missionário com a "hierarquia da denominação quando resolveu ampliar sua autonomia de voo".

Muitos anos depois, em entrevista à Folha de SP, Cícero afirmou ele mesmo ter expulsado Manoel de Mello da AD. Na visão do patriarca, Mello (e Davi Miranda) estavam apenas "comercializando e abusando da fé de milhares de crentes, sem a mínima consideração e sem o mínimo respeito para com Deus." A declaração do pastor do Belenzinho feita décadas depois da ruptura, dá ideia do incômodo sofrido pela concorrência das novas vertentes pentecostais surgidas no período.

Nesse contexto, o presidente do Ministério do Belém apenas procedeu como a grande maioria dos líderes das ADs da época. Qualquer sinal de independência por parte de algum subordinado era tratada como rebeldia e o "aventureiro" era sumariamente excluído. As argumentações de Cícero refletiam as convicções teológicas dos pioneiros. Não era a oração em si que curava, mas a fé em Deus, por esse motivo Manoel de Mello não teve a aceitação devida e foi expulso.

Com a saída da AD, Mello aderiu a Cruzada Nacional de Evangelização. Trabalhou com os norte-americanos fundadores da Cruzada, e com o seu testemunho de cura de uma grave enfermidade aliado ao seu talento para pregação, seu ministério literalmente explodiu. "Enquanto o país vencia 50 anos em cinco, um operário nordestino em São Paulo sintetizava o espírito nacionalista e populista, construindo um império religioso autônomo jamais visto até então no Brasil." analisa Paul Freston.

Em pouco tempo, com ousadia, polêmicas e sempre chamando a atenção de políticos, líderes religiosos e da imprensa, Manoel de Mello marcou o mundo evangélico e pentecostal da sua época. Diga-se de passagem em nada se diferenciando de outros destacados pastores, bispos e "apóstolos" da atualidade. Assunto para as próximas postagens.

Fontes:

ALENCAR, Gedeon Freire de. Matriz Pentecostal Brasileira: Assembleias de Deus 1911-2011. Novos Diálogos: Rio de Janeiro, 2013.

FRESTON, Paul. Breve História do Pentecostalismo. In: ANTONIAZZI, Alberto. Nem anjos nem demônios; interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis: Vozes, 1994.

*Arquivos digitais da Folha de São Paulo

- Folha da Manhã: quarta-feira, 02 de abril de 1958 - assuntos gerais, p.9.
- Folha de São Paulo: segunda-feira, 18 de janeiro de 1982 - religião, p.15

Veja acervo digital: 07 de outubro de 1981, p.58.

Comentários

  1. Meu papai aceitou a CRISTO há 34 anos atrás numa IBPC lá no interior do Piaui. Hoje o serve numa Assembleia de Deus. É o Evangelho genuinamente bíblico que liberta o homem.B

    ResponderExcluir
  2. MANOEL DE MELO foi o maior pregador de todos os tempos brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. o mais rico poder que deus deu a um homen chamado Manoel de mello o qual nos deixou com saudades da pura verdade dos seus ensinamentos de jesus.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas, Missionário Manoel de Mello era um grande homem de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Com toda certeza, um grande homem de Deus.

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor!
    Meu nome é Daniel Ben Elyon e com a graça de Deus eu escrevi a biografia do pastor Cícero Canuto de Lima! Voce poderá encontrá-la aqui:
    https://clubedeautores.com.br/livro/cicero-canuto-de-lima
    É uma biografia bem embasada e fartamente documentada.
    Cícero Canuto de Lima foi doutrinado no evangelho pentecostal de fogo, glória e santidade! Ele moldou o pensamento de uma geração inteira de crentes assembleianos no zelo pela sã doutrina. Um homem que foi um gigante em sua geração — e completamente desconhecido das novas gerações. Essa é a sua biografia mais completa — simplesmente porque é a única! Conheça a história de Cícero Canuto de Lima, o Gigante Assembleiano Esquecido!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)