Usos e Costumes - um pouco mais da história

Sobre a origem dos usos e costumes dentro das Assembleias de Deus as opiniões são divergentes. Alguns creditam sua gênese somente aos missionários pioneiros. Outros aos obreiros brasileiros, os quais refletiam nos ensinamentos seus conceitos de santidade apoiados na cultura da época.

Silas Daniel no História da CGADB, ao comentar sobre a polêmica resolução do presbitério da AD em São Cristóvão sobre o assunto, aponta Gunnar Vingern e Otto Nelson como "os missionários suecos mais rígidos em termos de vestimentas".

Membros da AD Florianópolis: "vestes santas"
Outros autores apontam os próprios pastores nativos, que perpetuaram certos costumes influenciados pela tradição católica. Altair Germano em seu blog cita Robson Calvalcanti, o qual em seu livro A Igreja, o país e o mundo: desafios a uma fé engajada comenta "sobre questões culturais, e de forma mais específica, sobre a maneira das mulheres 'Assembleianas' se vestirem":
Por que as mulheres da Assembleia de Deus no Brasil se vestem assim, quando em outros países do mundo, até mesmo da América Latina, não o fazem? É um costume da Assembleia de Deus no Brasil. Aí, você vai descobrir que essa denominação não começa no sul, mas no norte e no Nordeste, na zona rural. Converteram-se pessoas que vinham da Igreja Católica, da religião popular. E quem viveu no interior do Nordeste, nos anos de 40-60, percebe que a beata católica tinha como características não se pintar, usar cabelos longos presos e roupas longas. Tal costume, então, dessa denominação é, na verdade, uma absorção da cultura católica popular, que depois se tornou doutrina.
Para o pastor e teólogo Jesiel Padilha foram os líderes nativos e não os escandinavos os responsáveis por tamanha rigidez. Segundo o escritor as "exigências de comportamento das mulheres em relação a cabelo, roupas, sapatos foram intensificados por esses líderes". 

Não só isso, a "cartilha do que poderia ser usado, ou não, onde o crente poderia circular ou se poderia participar ou frequentar algum recinto seria o tema principal das plenárias convencionais".

Pastor Jesiel no seu livro biográfico Carlos Padilha: combati o bom combate traz algumas pérolas sobre as questões de usos e costumes nas ADs:
Na década de 1960 era inadmissível uma filha de um Pastor brasileiro, mesmo que tivesse dez anos cortar o cabelo. Se isso ocorresse a contraventora era disciplinada e impedida de participar dos conjuntos vocais e outras atividades. A franja era chamada de chifre do bode, inclusive na década de oitenta era comentado em cultos de doutrina corriqueiramente. (p.26)
A bateria era o bicho papão para muitos pastores. A resistência dos presidentes contra a bateria foi muito mais forte. Só na década de 90 é que foi liberada. Muitos pastores diziam que a bateria era o trono de Satanás e nela o camarada pintava e bordava balançando o corpo freneticamente e batendo em todas as direções. Diziam até que a pessoa estava endemoninhada. (p.91)
Ainda segundo o pastor Padilha na década de 1960 se presenciou "a onda do sectarismo religioso e do radicalismo, onde tudo era pecado - assistir televisão, cuspir, beber Coca-Cola, usar tênis e jeans e outras proibições esdrúxulas". Ironicamente, o autor chama esse período de "onda do talibã religioso" nas igrejas pentecostais.

Após tantas controvérsias sobre o tema, muitos membros das ADs ainda observam os usos e costumes deixados pelos pioneiros. Alguns praticam parcialmente, enquanto outros abandonaram completamente as antigas normas. A denominação com certeza em diversos lugares não superou o tema e nem abandonou seus antigos princípios. 

Fontes:

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

PADILHA, Jesiel. Carlos Padilha: combati o bom combate. Duque de Caxias, RJ: CLER - Centro de Literatura Evangélica Renascer, 2015.

http://www.altairgermano.net/2009/04/usos-e-costumes-assembleianos.html

Comentários

  1. O mais complicado é quando se concebe que a observância de tais costumes distingue uma igreja de outra, dentro da própria Assembleia de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Na década de 90 quando era adolescente proibiram o uso dos cosméticos da natura. Diziam que era do diabo.

    ResponderExcluir
  3. Hoje tudo pode ?
    Ai eu ti pergunto... como vai a tua vida espiritual ?
    Vc pode ate si pinta .....Deus pode ate ti usa .....mais i no ceu tu entraras.. ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela pode sim entrar no céu ...O esmalte, e a maquiagem moderada ... não condena ngm ao inferno o que condena são as a atitudes .SOU ASSEMBLEIANA desde que nasci ... e o que mais vejo na minha igreja é um monte de crente dizendo que usar adereços como colar , brinco e até calça jeans é pecado , enquanto os mesmos vivem uma vida sexual depravada , um casamento de faxada , O espirito de Deus se preocupa se vc não se arruma para praticar lascivia ....A ASSEMBLEIA DE DEUS SE PREOCUPAM TANTO COM ESSAS BABAQUICES que esquecem de orar uns pelos outros e cuidarem das próprias vidas !!!!

      Excluir
    2. Isso NÃO É BABAQUICE como você escreveu, minha Irmã ! Os nossos Pioneiros cometeram sim alguns exageros mas a intenção da grande maioria deles, com certeza, era em acertar, de se manter uma Igreja mais santa, mais pura. Mesmo com tudo isso, aqueles nossos abençoados Pioneiros das AD'S de Norte a Sul do Brasil não se postavam como "donos da Igreja", eram Servos de DEUS legítimos, fiéis a Ele, a família e a Igreja ! Muitos deles morreram pobres, esquecidos, mas conscientes de que combateram o bom combate, acabaram a carreira e guardaram a Fé !
      Heitor Folgierini, Samambaia - DF

      Excluir
    3. não julgues para não serde julgadas, se vc usa ou deixa de usar é pobrema seu, o pegado entrou na terra não foi porque avia um fruto pegamenoso e sim pg Deus disse não camais, se a sua igreja tem uma norma vc com um verdadeiro cristão deve obedecer o pegado é a desobediencia, as normas que lhe fora imposta, minquem é obregado a congregar em igreja que acha que suas normas e errada ou um ejageiro, ou sera que é vc o errado, vc já se viu no espelho.
      pr.cristiano AD

      Excluir
    4. CERTA VEZ UMA ¨PASTORA¨ DISSE QUE AS VESTIMENTAS NÃO TEM NADA HAVER E QUE ELA E CULTURAL PERGUNTEI , QUAL A CULTURA FORMADA EM NOSSO PAIS COM RELAÇÃO AS VESTES. A BIBLIA DIZ: NÃO AMEIS AO MUNDO E NEM O QUE NELE HA´... BEM DITO QUE OS APOIADORES DESTE NOVO FUNDAMENTO DE QUE ROUPAS NÃO SALVAM SÃO ADPTOS DAS MODAS EXISTENTES, CERTO É QUE TEM TV EM CASA E TODOS APETRECHOS MUNDANOS POIS NÃO TEM NADA HAVER.... CERTO É QUE TANBEM NEM ORA E NEM GOSTA DISSO PORQUE ACREDITA QUE TUDO PODE. E QUE DEUS QUER O CORAÇÃO.

      Excluir
    5. NÃO TEM NADA A VER e NÃO TEM NADA DEMAIS : As duas filhas mais novas do Satanás.

      Excluir
    6. Vai ler bíblia Fernando gabriel. Te converte fariseu. Faz um curso básico da biblia. Não na AD. Faz num seminário bom. Ebionita de quinta categoria.

      Excluir
  4. O mal das igrejas hoje. ..é que tudo pode.. ten nada ver ...ah nao vou andaar como veio......ah Deus so que o coração. ...uso i costume nao serve pra nada.......
    Rum......uso e costume ajudava muito a igreja cresce na área espiritual hoje pode ate cresce..mais eh no lado Marerial
    Que aproveito temos que a igreja cresça na parte material..sendo que a área espiritual morre cada dia mais nas igrejas... diz a profecia. ..QUE O AMOR DE MUITOS SE ESFRIARIA ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que proveito temos está numa igreja que se PREOCUPA APENA COM A APARENCIA ...na minha assembleia a dirigente de jovens diz que não quer ngm de calça , nem colar ou pulseiras lá ..mas a mesma trai o marido com um amigo de faculdade !! e ai o pecado ta no colar ou no coração????

      Excluir
    2. O PECADO TA NOS DOIS POIS A BÍBLIA DIZ QUE O ESPÍRITO A ALMA E O CORPO DEVE SER SANTOS E IRREPREENSÍVEL PARA DEUS

      Excluir
    3. Porque será que sempre que falamos em usos e costumes, alguém que defende a liberalidade, fala de irmãos e irmãs que aparentam uma coisa e fazem outra, que traem.
      Vivemos atualmente em nossas congregações como se a Igreja fosse uma democracia. Não é; é uma Teocracia.
      O Senhor nos determina (não nos pede), uma vida de santificação constante que, sim é mostrada através dos frutos e vestir-se bem e adequadamente, é um fruto.
      Deus nos abençoe a todos.

      Excluir
    4. vejo todos esses cometários e digo para todos primeiro que termos que ser santo cm ele e santo 1Pe. 1:15,16 . Em segundo luga se qual que pessoa exige santidade mas não vive, o dele esta revesando pq a biblia diz em 1co 6:12 tudo eu posso mas nem tudo me convêm e em terceiro lugar o céu e um lugar santo veja oque esta escrito em Ap 21:27 agora cabe a mim lutar a e chegar no meu objetivo que chegar ao pai por meio de Jesus seu filho amando, pq a salvação ela e individual Dt 24:16; Rm 14:12; 2 Co 5:10; Ap 22:17
      Ass. Pr. Valderson Malafaia

      Excluir
    5. Talvez porque seja verdade, James Pedagogo. Quanto a Teocracia, vá lá no Irã, para ver se ela é boa. É horrivel!

      Excluir
  5. Bom dia Adriana! Faço parte deste grupo há mais de meio século, nunca vi um membro sofrer por obedecer! Mesmo em exagero como diz...
    Também nunca vi ninguém usar: sabonte? Antconcepcional? Ninguém serem - Crucifidadas? kkk

    ResponderExcluir
  6. ja vir pastor diciplinando irma por andar de bicicleta
    e outros por assistir televisao

    ResponderExcluir
  7. Engraçado, eu concordo que tinha muitas coisas desnecessárias, mas vcs já observaram que não houve igreja até hoje para crescer como a Assembléia de Deus no começo? a ponto de ultrapassar a Batista, engraçado tb que essas igrejas mais liberais vivem raquíticas e um evangelho moderno e parado, os costumes das Assembléias de Deus eu li acima que veio de pessoas do Norte e Nordeste, de pessoas da zona rural e tal, mas o Daniel Berg não era da zona rural, na verdade nem brasileiro ele era, o mesmo que colocou essas regras, nada a ver com católicos e biatas e tal, acho que essa opinião foi de uma pessoa ignorante, desculpas, Esse tempo era o tempo do Respeito, era aquele tempo que os Cristãos eram mais respeitados, a terra se encheu de pessoas religiosas que pregam o seu próprio evangelho e por torpe ganância, eu não dou ouvidos a qualquer questionamento e opiniões, pois não houve e não haverá igreja para crescer mais do que a AD, onde deixou mais o primeiro amor mesmo assim não pára porque a obra é de Deus, e não igreja de fundo de quintal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o respeito com os Batista tá! !!!!!! Quem é você para julgar a assembléia .ou a batista??

      Excluir
  8. Enquanto crentes querem viver de qualquer forma..... As outras religiões vivem diferente .....repensemos.....

    ResponderExcluir
  9. Em todos os comentários não vi nenhuma base bíblica para justificar ou condenar o uso e costumes na igreja. Para o homem ser salvo só precisa crer em Cristo.

    ResponderExcluir
  10. Caros irmaos, porque essa discussão desnecessária, Deus quer que sejamos fiéis a Ele é que frutifiquemos em graça, em amor, em comunhão, em prudência e em sabedoria. Se você tiver essas qualidades suas vestes serão coerentes e toda sua forma de viver estará condizente com a vontade de Deus.
    Os usos e costumes da Assembleia de Deus teve o seu lugar na história, bem como teve por base a própria sociedade da época, quando as mulheres de família se visitam com decência e mantinham seus cabelos longos e presos. A igreja só acrescentou ou proibiu o uso de joias e maquiagem.
    Não crítico a postura da AD pois contribuiu para definir uma identidade, lamento por alguns líderes que não souberam estabelecer parâmetros entre a doutrina de costumes e a graça emanada da salvação em Jesus.
    Fiquem em paz porque Jesus é o Príncipe da paz

    ResponderExcluir
  11. Hj em muitas ADS,tudo pode: venhas como estás e fique como quiser,agora vejam a diferenças nos cultos, o pulpito passou a ser palco,os pregadores; animadores de auditórios, uma mornidão total,batismo com Espírito Santo é a coisa mais dificil do mundo,e quando há ninguém ver mudança de vida;culto de doutrina e oração ninguém vai;agora qd tem campanha com revelações mentirosas a igreja enche!Você ver muito barulho sem a presença de Deus,como aconteceu qd a arca foi tomada,nos dias de Eli.O nosso Deus é Santo,então Ele só se faz presente a onde há santidade. ITs 5:23. HB. 12:14

    ResponderExcluir
  12. Não amei o mundo nem o no mundo há quem a mundo o amor do pai não está nele 1 João 2v 15 televisão e coisas do mundo

    ResponderExcluir
  13. penso que a igreja e de Deus, é ele que durante o decorrer do tempo quis que fosse assim. Mas a Assembleia de Deus diferenciada em todos os sentidos. tenho muito orgulho de fazer parte dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pós eu tenho orgulho de
      Fazer parte do povo de Deus 😄

      Excluir
    2. Tudo bem vamos tirar tudo dos usos e costumes da igreja.

      Agora como os ensinos bíblicos se aplicam as vossas vidas.
      Vestes
      Cabelos
      Falar
      Maneira de viver
      Santidade.

      Em tudo temos que ser diferente s.

      Excluir
  14. Quero pois que ás mulheres se ataviem (se enfeitem), com pudor (vergonha do que possa causar por sua sensualidade) e modéstia (sem querer chamar a atenção).
    A doutrina é apostólica, de Paulo mesmo, que entendia que Deus não reprime o universo feminino. Ataviar ( no original vem de " cosmes" que em português é cosmético. Paulo ensinava que do mesmo modo ele queria que as mulheres usassem cosméticos, porém pensando se a maneira como se usa coisa causaria algum escândalo.

    ResponderExcluir
  15. A paz do senhor , so tenho a dizer que o meu Deus e o mesmo de ontem ,de hoje e sera eternamente .porque mudar o que aintes era certo para o que errado ? vamos permanecer na mesma santidade de anos atraz , esse negocio de dizer que nao tem nada a ver e simplesmente o caminho para o inferno ,,,,cuidado em servo de DEUS com o dia do juizo final , sera o dia das grandes descepçoes ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem irmão Agnaldo. Realmente! antes era certo e agora não é mais? No século XX (1910- Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram ao Brasil)já existia as normas que a mulher usasse saias ou vestidos claro, roupas diferenciadas das roupas do homem. Sendo assim
      havia obediência também ás Leis do País nos Usos e Costumes. Imagine então... obedecer a palavra de DEUS? Dt.22:5 - qdo Deus fala das vestes referenciando a abominação aí sim é que inclui A DOUTRINA. Porque em Apocalipse 21:8, diz a respeito dos abomináveis. Resumindo: A Palavra de DEUS jamais mudou, em Apocalipse 22:19 ESTÁ A RESPOSTA. DEUS o abençoe.

      Excluir
  16. Por isso não tem mais operações de maravilhas
    Pq nós ora menos jejua menos
    Si santifica menos.
    Antigamente tinha cura,libertação,arrependimento.
    Hoje está tudo mudado
    😖

    ResponderExcluir
  17. Isso é simplesmente uma visão equivocada sobre santificação, a imposição de certas normas e práticas embora tenham aparência de piedosas para nada servem no quesito santificação, pois ela não acontece de fora pra dentro, mais de dentro pra fora através da obra do Espirito em nossas vidas.
    Não sou contra padrões morais, porém acredito que a imposição de certos padrões não muda ninguém apenas fabrica um religioso hipócrita, o que transforma na verdade é o evangelho de Cristo que é poder de Deus para a Salvação de todo aquele que crer. Apenas a pregação do evangelho é o suficiente para a mudança na vida de uma pessoa.

    Obs. Sou assembleiano desde o meu nascimento e amo a minha denominação.

    ResponderExcluir
  18. foi muito bom naquele tempo,se não fosse assim como não estaria hoje,hoje ta tudo frouxo

    ResponderExcluir
  19. Em romanos 14 tá bem claro essa questão de julgamento,pois uns andam de uma forma e outras de outra ,a questão de vestimentas o que se pode afirmar e que a mulher seja manifesta sua beleza,e uma mulher bela não é como se veste uma bailarina do Faustão, uma Paniquete ,um homem também tem que andar com decência, nem um nem outro deve atrair para si olhares de cobiça sexual , agora se vc não acha certo os costumes de uma igreja e só procurar outra é louvar a Deus sobre todas as coisas,e não julgar quem não anda como vc anda,oque devemos de fazer e orar jejuar e estudar as escrituras sagradas,para sermos orientados por Deus,somos sacerdote e podemos falar diretamente com Deus,e se darmos ouvido a ele seguiremos segundo sua vontade, Sadraque, Mesaque e abednego tenho certeza que não eram os únicos crentes na ocasião mas não se dobram a ordem do rei , enquanto muitos hoje se fazem tudo quanto a mídia impõe pra não ser criticado,
    Espero ter contribuído com algo útil Pará com os irmãos em Cristo,
    Fiquem todos na paz do senhor

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o debate. todo debate deve ser incentivado porque assim confrontamos nosso entendimento do evangelho e nos aprimoramos. Em minhas meditações sobre tais temas o que tenho percebido é que proibir é mais fácil do que educar. Proibir pode inibir o próprio crescimento. é dos enfrenamentos de nossas dúvidas que crescemos. Jesus Cristo frequentou lugares anatematizados pelos líderes religiosos e nos deixou o exemplo da misericórdia e da compreensão. Em todo caso não somos juízes uns dos outros e respeito muito meus irmãos mais zelosos, mas o Justo Juiz é quem sonda plenamente as intenções e os pensamentos de nosso Ser. Que o Amor de Cristo se reflita em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  21. queridos .a paz do do senhor, é muito bom conhecer a história das ass. de Deus. td isso faz parte do crescimento espiritual. o debate é mt bom afinal ass. de é uma igreja sempre aberta ao debates, por isso muita discussão a respeito do que era e não é mais. mas é simples usos e costumes são passageiros .foi bom para aquela época , mas a igreja cresceu na graça e no conhecimento. hj não é tao necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom a biblia não mudou e quem tirar ou acrescentar ;e. perigo, olha minha duvida e se a igreja cresceu em menbros . ou em salvos

      Excluir
  22. Nossa quantas opiniões diferentes, mais nenhuma mudança! pois eu sou assembleiana e prefiro a moda antiga,por isso que algumas pessoas me chamam de cafona,m mai eu não me importo com a opinião dos outros,pq eu quero ir para o céu

    ResponderExcluir
  23. Professor Mario Sergio, uma pergunta, aqui em São Paulo na Assembleia de Deus ministério do Belém ao final do culto o pastor da a benção apostólica, baseado em 2 Co 13.14. o professor saberia me dizer quando esta tradição surgiu nas AD?

    Grato!

    ResponderExcluir
  24. Para entender essa questão é bom voltar lá na "Belle Epoque", em Belém, nos anos de 1910 a 1914.

    ResponderExcluir
  25. Acho que o senhor PR gildo devia ter uma TV em casa sempre escondida, tomava banho de sabonete e fazia tudo que era proibido as mulheres. O senhor deve ser o autêntico fariseu. Eufrázio Passos.

    ResponderExcluir
  26. Pr Gildo vc estar certo se não tivesse esses costumes estamos parecido com o mundo, até acho engraçado quem fala as coisas sem saber.

    ResponderExcluir
  27. Jesus voltará em breve, santidade povo do Senhor

    ResponderExcluir
  28. NÃO PODERIA DAR A BENÇÃO APOSTÓLICA NÃO VIVEM A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS..SOBRE USO E COSTUMES ..CREIO FIELMENTE QUE NOSSO DEUS SÓ QUER O CORAÇÃO..POIS DIGO A VCS SE DEUS TIVER VOSSOS CORAÇÕES TODO O CORPO PERTENCERÁ A ELE..E ANDARÃO SEGUNDO O ESPÍRITO E NÃO CONFORME O DESEJO DA CARNE ,PORQUE DEUS É ESPIRITO...E SOMOS A LUZ DO MUNDO E A LUZ BRILHA NAS TREVAS..SE VC ANDA IGUAL O MUNDO..QUE DIFERENÇA HÁ?EM TUDO TEMOS QUE SER DIFERENTES..ISSO INCLUI USO E COSTUMES TAMBÉM...OU MUNDO QUER ALGO DIFERENTE PARA TER ESPERANÇA..CAI UMA PESSOA POSSESSA NA BEIRA DA PRAIA VC ESTÁ DE BIQUINI OU SUNGA SE BRONZEANDO NÃO TEM NADA HAVER..VC É CRENTE...MAIS TE PERGUNTO ALGUÉM VAI TE CHAMAR PARA EXPULSAR ESSE DEMÔNIO..PENSA AI....A PAZ A TODOS

    ResponderExcluir
  29. Fico pensando... quantas almas foram lançadas no inferno, quantas vidas perdidas por serem cobradas por tais "pastores" por coisas que se quer a Bíblia requisita. Antes tínhamos as seguintes condições para ser salvos... sacrifício vicario de Cristo + usus e costumes.
    Quando na verdade o que nos basta é a graça de O Filho de Deus ter morrido por essa humanidade.
    Chegará um dia que esses sangues serão cobrados de tais pastores e líderes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hoje em dia é tudo liberado, hoje é dia pode notar que é muito difícil discernir quem é cristão e quem não é, porque o mundanismo entrou nas igrejas de tal modo que os cultos das igrejas hoje em dia são baseados em espetáculos (danças), e emocionalismo, parece que a pregração tem que ter palavras que causem arrepios ou uma forte emoção nas pessoas. as igrejas que tem uma doutrina liberal raramente ou nunca se vê milagres, parece que pra essas igrejas santidade é coisa do passado, mas a bíblia diz que sem santidade ninguém verá o senhor. essas doutrinas liberais estão enganando a muitos, as pessoas pensam que estão salvas mesmo vivendo em pecado, um pregador liberal é capaz de levar um rebanho inteiro com ele ao inferno, pelo menos os pastores que pregam a sã doutrina estáo pregando a verdade, se as pessoas não quiserem ouvir elas serão cobradas por Deus naquele dia. esses usos e costumes foram baseados em versículos bíblicos e foram feitos com muita oração e jejum dos pastores antigos. se fossemos salvos apenas por crer em Deus (sem precisar viver uma vida de santidade) então para que serve a bíblia? reflita nisso

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)