Assembleia de Deus em Manaus: divisão e polêmicas

A Assembleia de Deus no Amazonas é uma das mais tradicionais denominações pentecostais no Norte do Brasil. Fruto do trabalho dos missionários suecos e obreiros nativos, a AD nessa região foi pastoreada por destacados líderes assembleianos como Samuel Nyström, José Menezes, Francisco Pereira do Nascimento, Otoniel Alves de Alencar, José de Souza Reis e Alcebíades Pereira Vasconcelos.

Sede da IEADAM: pioneiros no AM
Uma obra pentecostal fundada em 1918. Tradicional, respeitada e, pela lista de líderes que por ali passaram, muito bem doutrinada; a AD nessa região, porém se viu dividida em duas vertentes no ano de 2000, terminando o século XX, para desgosto de muitos fieis e mácula da sua história cindida em ministérios opostos. Mas quais as razões para que essa divisão acontecesse?

A resposta é complexa, e envolve muitos fatores, mas a razão principal, o "pomo da discórdia", foi a adesão da AD em Manaus liderada por Jonatas Câmara (líder também da Convenção Estadual), a novos métodos de trabalho, identificados por muitos oposicionistas como a incorporação da igreja ao polêmico modelo celular chamado de G12, eufemisticamente chamado de "Nova Visão".

Nesse trabalho celular, os membros da igreja participam dos chamados "Encontros". Essas reuniões - que, diga-se de passagem, se tornaram uma febre em muitas igrejas pentecostais - proporcionava (ou proporciona) aos crentes formas inusitadas de ministrações bíblicas e confissões de pecados.

A mudança brusca de métodos, com a imposição vinda da cúpula para que todos os líderes participassem compulsoriamente dos "Encontros", sob pena de não terem mais espaço nos trabalhos eclesiásticos, gerou fortes dissenções. Dirigentes de congregações perderam seus cargos, e obreiros foram ameaçados de não serem sequer separados ao diaconato, caso não se envolvessem nos eventos. Tudo isso, sem dúvida, gerou uma forte celeuma no ministério regional.

Alguns pastores que se recusaram ao novo modelo proposto, como o pastor Edson Alves (2º vice-presidente da AD em Manaus), Eli Carvalho (pastor auxiliar em Manaus), e pastor Jessé Leandro (pastor-presidente da AD em Manacapuru e 2º vice-presidente da Convenção Estadual) foram gradativamente excluídos dos trabalhos.

Templo sede da IADTAM : trabalho aberto em 2000
Reunidos, esses obreiros no dia 14 de Outubro de 2000, na rua Costa e Silva, em Manaus, em um galpão alugado, iniciaram oficialmente a Assembleia de Deus Tradicional, congregando todos os membros insatisfeitos com os novos rumos da denominação. Presidida em Manaus pelo experiente pastor Edson Alves, e no Estado pelo pastor Jessé Leandro, o novo ministério recebeu após 5 meses de fundação Gedeão Grangeiro Fernandes de Menezes, outro líder de projeção na AD local.

A partir dessa data então, a AD foi dividida e reconhecida por siglas diferentes: Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Manaus (IEADAM), filiada a Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Amazonas (CEADAM) lideradas por Jonatas Câmara (irmão de Samuel Câmara da AD em Belém - Pará) e a Igreja Assembleia de Deus Tradicional (IADTAM), ligada a Convenção Estadual da Assembleia de Deus Tradicional (CEADTAM) essas por sua vez orientadas atualmente pelo pastor Gedeão Menezes.

Anos depois, no dia 15 de Abril de 2011, na AGO da CGADB em Cuiabá (MT), a CEADTAM foi reconhecida pela Convenção Nacional, e segundo o site oficial da AD Tradicional, esse reconhecimento se deu "inclusive com a anuência da CEADAM, através de seu Presidente, pastor Jonatas Câmara. Em 07 de janeiro de 2012, foram aclamados como Presidentes Eméritos, os pastores Jessé Leandro da Silva e Edson Alves da Silva".

Mas essa história, e as complexas relações desses ministérios com a CGADB, e as polêmicas sobre o método G12 nas ADs não terminam nessa postagem. Há contradições em todo esse processo de fragmentação, a qual expõe variados interesses. Assuntos para outros momentos...

Fontes:


ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.


http://ceadtam.com.br/?var=historia (acesso 26/04/2014)

Comentários

  1. Aguardo ansiosamente pelo próximo post. Sei que vem bom material por aí...

    ResponderExcluir
  2. O mais incrível é que a igreja do Amazonas não foi punida por sua opção pelo G12.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Punida pq? Não ha motivos.. Isso não é um sacrilégio é um método de evangelização.

      Excluir
  3. E por que deveria ser punida? Não vejo motivos..

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,leia um pouco mais a bíblia e veja as práticas de regressão, cura interior e todo Blah, blah, que foram implantados goela abaixo dos membros. Quiçá vc entenda porque então eles deveriam ser banidos sumariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário.. Não houve regressão.. E igreja avançou muito e continua.

      Excluir
    2. Esse outro não entendeu o quis dizer com "regressão". Não é a regressão da igreja em números de membros, amigo, é um método de cura interior usada pelo G12 e muito usada pelos seus adeptos. Na Argentina, onde trabalho, é comum o uso de forma de cura. Isso é contrario aos ensinos bíblicos.

      Excluir
  5. Achei-o texto muito esclarecer, independente de quem está com a razão, obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Se COMPROVADAMENTE a IEADAM adotou práticas "gêdozistas", tinha que ser punida SIM. Se isso ocorreu e a CGADB não puniu ? Com respeito, a CGADB errou.

    ResponderExcluir
  7. Em Manaus na AD ou em Santarém (na igreja da Paz) não é G12. Não tem nada a ver G12 com o modelo de IGREJA COM CÉLULA, que funciona, diga-se muito bem na igreja de Manaus, como em Santarém. Outros campos assembleianos, como por exemplo, Colombo no Parana, estão experimentando um crescimento exponencial. Sugiro participar de uma célula e de um Encontro com Deus, para ver que não tem nada de místico, como se propaga. No encontro com Deus, se prega a mensagem de Jacó, ou seja, chegou em Peniel Jacó e saiu transformado em Israel. O Encontro com Deus serve para isso, transformar vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conte pra nós o que acontece nesse "encontro com Deus" de Santarém! Pq aqui no Amazonas é proibido contar o que acontece ou aconteceu. Se é algo tão inocente, mas poderoso, deveria ser divulgado e não escondido.
      E aí, vai dizer que não é G12, é só igreja em células?

      Excluir
    2. Falamos o que vimos e ouvimos. Apenas. O modelo de crescimento e as células em casa, eu acho super válido. Mas as práticas "estranhas" que ocorrem durante o Encontro (e eu sei porque já ouvi muitas histórias de quem já foi e foi corajoso pra contar rs) não dá pra defender! Se na sua igreja é apenas um retiro espiritual produtivo e edificante, amém! Continuem assim.

      Excluir
    3. Tudo esquemá do diabo, e o pir que estão cegando os escolhidos .
      dou graças a Deus por me ter tirado desse meio de heresia

      Excluir
    4. DESCULPE DIABO NÃO ganha almas? mas a mensagem de heresia sim, veja nas igrejas da prosperidade da rosa unjida, do lenço, toalha etc, eu fui num encontro e digo desde ja eles fazem trabalho de regressão, dizem que se eu estou sofrendo de um mal foi por que meu avo tambem tinha este mal e espiritos familiares vem a acompanhar a minha geração, o cumulo pois em galatas e bem claro em dizer que Cristo gravou tudo na cruz do calvario apartir do momento que pela fe eu cri neste sagrificio. e manda nos escrever nom papel tudo que fizemos e depois queima ao pe de uma cruz, missericordia e muita heresia ao mesmo tempo sem contar que eles derrubam a gente nesses encontros . deixo aqui minha insatifação pelo que estar a virar a igreja do Senhor!

      Excluir
    5. As células são reuniões que fazemos tipo culto domiciliar , grupor pequenos onde falamos da palavra do Senhor .. G12 nunca fez parte da célula

      Excluir
  8. Acontece que as praticas implantadas neste movimento não são condizentes com a Biblia Sagrada, a Palavra de Deus., ou seja estamos diante de aberracoes doutrinarias.

    ResponderExcluir
  9. As praticas realizadas no Encontro com Deus em Manaus são aberracoes doutrinarias, nao condizentes com a Palavra de Deus, ou seja, não tem base biblica.

    ResponderExcluir
  10. Tudo que for feito na Obra de Deus precisa primeiramente de Oração, Direção de Deus e Base teológica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo esquema do diabo varão, sai desse meio, louvo a Deus por ter me dado o dispertameņto

      Excluir
    2. Tudo esquema do diabo varão, sai desse meio, louvo a Deus por ter me dado o dispertameņto

      Excluir
  11. Vamos aos fatos: O G12 faz Pré-encontro, Encontro e Reencontro; A IEADAM faz Pré-encontro, Encontro e Reencontro. A base do G12 são as células; a base da IEADAM sao as células; O mentor do G12 é Cezar Castellanos (líder do Ministério Carismático Internacional- Colombia); o pr. Jonatas Camara e sua equipe participaram do Encontro no Ministério Carismático Internacional- Colombia; O G12 pratica danças cúlticas; a IEADAM pratica danças cúlticas. NO G12 as mulheres de pastores são pastoras; Na IEADAM as mulheres se pastores são pastoras; etc. Então a IEADAM não é G12?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sei o que e G12 vcs sabem o que e um G12 nada mais que 12 pessoas ganhas e cuidadas por um lider

      Excluir
    2. Prá que a IEADAM adotou um modelo gedozista ? Se queimou no Brasil inteiro.

      Excluir
  12. Estava procurando um m resposta para o assunto, baseada na informação sobre o caso da Ad do amazonas.
    A cerca de 2 meses estamos sendo pastoreados pr um ator advindo de manaus. Bem , o assunto é grave e polemico, porque A asembleia de Deus sem o re refutou e criticou o modelo G12.Podem por o nome que quserem para disfarçar, mas é G12 com sua praticas boas e outras tantas maleficas. O problema nao é o modelo, ele é bom, pois se trata de discipulado. (Esse é o que está sendo implantado aqui) mas, e as heresias que Vem imbutidas? Ex:os pastores e se tao debaixo da cobertura espiritual de um outro casal de pastores do amazonas.

    ResponderExcluir
  13. Irmãosem Cristo Jesus.
    Eu estou procurando um Missionário Assembléias de Deus, irmao FRANCISCO CICERO MIRANDA origem Natal.
    Eu gostaria de saber onde mora, o seu telefone ou e-mail. contacto: Jose L Ibarra kbmtrading@gmail.com
    Eu serei muito grato .
    cordialmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão se ainda tiver interesse de falar com p pr Miranda entra no saite da Ad em Mossoró Rn. La tem e ele e pastor nessa regiao

      Excluir
  14. NO PUBLICAR
    HNOS
    NÃO SE PREOCUPE
    ​Eu tenho todas as informações
    HNO . FRANCISCO MIRANDA
    IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  15. A IEADTAM agradece pelo texto maravilhoso e esclarecedor vindo do amado irmão...Iremos continuar pregando e vivendo o evangelho genuíno.
    Que Deus continue te abencoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evangelho genuíno ? E a sã doutrina bíblica e os bons costumes ? E as práticas gedozistas ? E porque não utilizam as revistas da CPAD ai na IEADAM e nem na AD/Belém-PA ? E ainda querem assumir a liderança e Diretoria da CGADB ? Estou lutando com milhões de crentes AD's pra que isso jamais aconteça.

      Excluir
    2. A Assembleia de Deus usa as revistas da CPAD, quem não usa é a IEADAM. Não se informa direito e fala besteira.
      Não usamos pq não fomos obrigados!!!

      Excluir
    3. Antes da CADB, NEM A IEADAM (Manaus-AM) e NEM A AD/Igreja-Mãe(Belém-PA) utilizavam há anos as revistas de EBD. Ninguém é obrigado a utiliza-las mas porque "justamente" Igrejas pastoreadas pelos Pastores concorrentes na Chapa contrária ao Pr.José Wellington? Estranho... Não escreva asneira amada. Agora que não utilizarão mesmo mas não fará diferença alguma. Já não utilizavam mesmo...

      Excluir
  16. Venho por meio desta, solicitar oração pela jovem Ivete, para que ela venha entregar sua vida ao Senhor Jesus, muito obrigado e que Deus abençoe a todos.

    Edmilson Maranhão

    ResponderExcluir
  17. Oi queria saber se existe ai em Manaus o pastor claudemir

    ResponderExcluir
  18. Participei de todo o movimento na época e afirmo que na fragmentação não houve nenhum vestígio de interesse. Houve sim, um forte repúdio ao G12, movimento herético introduzido pelo Pr Jonatas. Na época a CGADB preferiu ser omissa e hoje a IEADAM é uma AD descaracterizada das demais AD do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas almas tem sido ganhas pelas demais AD no Brasil?
      Bom, aqui no Amazonas usamos a Bíblia e temos crescido em graça e conhecimento!

      Excluir
    2. Usam a Bíblia como deve ser ? Mas o G12 tem práticas heréticas, contrárias a Bíblia Sagrada? Decisão É DIFERENTE de conversão.

      Excluir
  19. Gostaria de saber se alguém Tem livros ou artigos que falem sobre pastores que presidiram na Assembléia de Deus em Santarém, desde o último até o atual é para trabalho do IETADES. (Raimunda o meu nome_Telefone 9981270279)pode mandar por watsapp. Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. O apóstolo Paulo em uma das suas mensagens relatando suas doutrinas, ele, fala que o que ensinou provinha do Senhor;(1coritios 11.23). Esperamos pois que todos os métodos de evangelização e ensinamentos que estão se espalhando no seio da igreja nesses últimos tempos provenha da divina revelação de Deus; para

    não venhamos à nos submeter a doutrinas humanas carnais.

    ResponderExcluir
  21. Agora os irmãos imaginem que'u fiquei 20 anos amando o presente século e está ocorrendo essa transição aqui em Belém-PA, também, justo quando me reconcilio. Fato que é mais uma cisão no meio assembleiano. Numa primeira avaliação fico com o "PRINCÍPIO GAMALIEL", mas em toda dúvida que tenhamos pratiquemos o amor e que Deus nos auxilie a entender sua Vontade, que é fundamental para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  22. Graças a Deus que no Amazonas, temos a Assembleia de Deus Tradicional, essa não se envolveu com G12, nem permitiu política e ainda louva o Senhor com hinos da Harpa.

    ResponderExcluir
  23. Pr. J. A Paz do Senhor a todos, queridos gostaria de informar aos irmãos e leitores o que é verdadeiramente esse G12, mas daria muitas linhas de leitura, mas para ser objetivo digo-lhes que tudo que vem do homem para inovar a Bíblia Sagrada, está fadada a afundar, e vem recheada de doutrinas heréticas, temos exemplos de homens que disseram ter tido visões para acrescentar ou mudar o evangelho, como no caso dos mórmons, budismos, Taoismo, Islamismo, e outras que se apresentam como religiões dada por Deus, mas que não passam de ceitas. Só ha um livro, A Bíblia, só ha uma Pessoa Deus. todas as demais doutrinas que não são vindas da Bíblia são CEITAS. Que a Paz de Jesus esteja com cada um de vós. nós temos sim que zelar peolo Cristianismo Apostólico e Primitivo.

    ResponderExcluir
  24. Células crescendo doentes, sem consistência espiritual. E muitas morrendo pelo caminho devido a um câncer chamado "PODER", interesses próprios, o que não deixa de ser lamentável. Era bom que retirassem o nome da Assembleia de Deus e colocassem os nomes dessas famílias que proliferam por anos da presidência e sem sinal de querer deixar para outros pastores mais competentes comandarem essa denominação. Se os fundadores estiverem vivos como estariam triste com o rumo que esses líderes deram a,essa igreja

    ResponderExcluir
  25. Olá ...estou fazendo um tcc justamente sobre essa transição na assembleia de Deus em Manaus mas ainda não consegui evidências documentais que ocorreu uma divisão , alguém poderia me dizer se existe algum documento explicando o real motivo do desligamento? Se alguém souber de qualquer outro detalhe por favor me informe. .meu número é 092 99984-4934 ou 092 99276-2754..

    ResponderExcluir
  26. Nem sempre resultado é sinônimo de aceitação. Deus mandou Moisés falar com a rocha para água brotar, ele usou seu método e contrariando o ordenamento de Deus feriu a rocha e o resultado foi que a água não brotou, mas jorrou. Porém a desobediencia anulou a promessa de Deus de que Moises pisaria na terra prometida! O problema não é o método, mas a intenção no qual ele foi criado, que acabe os eventos e os métodos para atrair homens, que volte aos cultos de adoração ao Senhor, que Deus seja o centro, restarão muitos poucos, mais estes são os poucos escolhidos do Senhor! Não precisamos de um novo método de evangelização, o Espírito Santo quem convence, não devemos usurpar o lugar dele, convencendo as pessoas com nossos métodos infalíveis! É Ele quem convence e se realmente foi convencido por Ele sabe que é preciso ter dissernimento nos ultimos dias pois surgirão falsas doutrinas que enganarão a muitos, a incluir os escolhidos do Senhor! A Bíblia é nosso manual de instrução perfeito, Pedro, Paulo, Silas não precisaram de reunir pessoas em um encontro confrontando sobre sua postura para ganhá-las para Jesus, bastaram abrir a boca cheios do Espírito Santo que Ele que é o que capacita para obra cumpriu seu papel e graças a homens que se dispuseram a pregar o evangelho de firma simples e baseados na Palavra que hoje eu sou salva por graça imerecida!

    ResponderExcluir
  27. Seria bom material a história da assunção do pastor Jônatas Câmara à presidência da AD Manaus.

    ResponderExcluir
  28. Vale ressaltar que a primiera reunião dos irmãos que não aceitaram a nova visão foi em 28 de Agosto na Congregação da Area 41 pastoreada pelo Pr. Eli Carvalho.
    Em outubro já foi a reunião com novo nome, Assembleia de Deus Tradicional.

    ResponderExcluir
  29. Que assunto polêmico! Eu vivi essa separação, e até hoje me dói. Na época, sinceramente, fomos enganados, (pelo menos assim me senti na época). Confesso, que não gostei da onda de mistério. E realmente, quem não participasse dos encontros, células era excluído. Não tinha mais oportunidade de sequer cantar um louvor. Entraram os grupos de louvores e coreografias. Tiraram os grupos de crianças, mocidade, senhores e o círculo de oração. Cresci dentro da Ass de Deus. Sou do tempo do Pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos e me orgulho disso, pois foi o mesmo que me submergiu as águas batismais. Lembro de uma citação dele, que ele preferia poucos membros mais cheios do Espírito Santo, do que uma quantidade enorme de pessoas vazias. Sinceramente, com o passar dos anos, tudo mudou e a igreja ficou como o pastor um dia previu que ficaria. O maior engano é que esse novo método seria uma estratégia para ganhar almas. Será? O mundanismo está dentro da igreja, não há aquela diferenciação de quem é evangélico ou não. O pior, é que colocaram até carnaval de Cristo. Me dói muito. O encontro é bom. O problema é que as pessoas precisam deixar o Espírito Santo agir na vida delas. Não importa se foi ao Encontro com Deus ou não. É Ele que convence o homem do pecado. Antes de sair da igreja, perguntei a um certo pastor porque não havia mais o culto de oração e doutrina? Ele me mandou ir orar em casa, pois a minha casa era a igreja agora. Fiquei chocada! Mais ainda quando fui em uma rede de jovens e haviam colocado um globo no meio da igreja e os jovens todos vestidos de preto dançando no meio da igreja ao som de rock gospel pauleira. É, com essa, vi que foi uma ótima estratégia do diabo para tirar a santidade da igreja. Compreendo se sou a luz do mundo, como posso agir como o mundo? Foi quando percebi que estava no lugar errado. E como tantos que saíram da IEADAM, também saí. Reencontrei meu Senhor na Tradicional e não me arrependo. Mais confesso, gostaria muito que nada disso tivesse acontecido. Vejo essa ruptura como quando surgiu Israel do Sul e Israel do Norte. O importante de tudo isso, é onde estivermos possamos adorar a Deus em espírito e verdade. As religiões são fundadas pelo homem, então, são falhas. Nosso objetivo maior é a vida eterna com nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO. A PAZ DO SENHOR A TODOS QUE LEREM ESSE MEU DEPOIMENTO. Não se zanguem, é somente a impressão de uma pessoa que viveu todos esses acontecimentos da Ass de Deus no Amazonas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)