Celebração da Centésima postagem

O blog Memórias das Assembleias de Deus comemora sua centésima postagem. Desde o ano de 2009, esse espaço tem sido destinado a refletir, compartilhar e divulgar outras "histórias" sobre a maior denominação pentecostal do Brasil. Algumas postagens foram tímidas, mas na medida em que as pesquisas foram se desenvolvendo, alguns temas puderam ser tratados com maior profundidade e reflexão. Agradeço a todos os meus amigos, colegas e irmãos que sempre me incentivaram a nesse blog colocar a história assembleiana sob outra perspectiva. Como celebração desse momento, deixo com os leitores algumas considerações sobre esse blog de bons amigos e incentivadores desse historiador voluntário das ADs.



A memória é fundamental para a formação da identidade. Todos nós recorremos ao passado para explicar nossas escolhas e justificar nosso modo de vida. Um sujeito sem memória perde sua referência. Quem sofre de amnésia, não sabe mais quem é. O mesmo pode ser dito com relação às instituições religiosas. Com relação às Assembleias de Deus são vários os elementos presentes nesta memória da qual cada assembleiano (especialmente os mais antigos) acaba tomando parte em maior ou menor medida: usos e costumes, convenções, Berg, Vingren, suecos, Frida, Macalão, Harpa Cristã, bandas, congressos de mocidade, ar livre, CPAD, Ministérios, vigílias, folhetos evangelísticos, Missão x Madureira... são apenas alguns termos carregados de significados que ajudam a explicar a identidade (ou melhor, as múltiplas identidades assembleianas). O Blog Memórias das Assembleias de Deus tem se preocupado com a preservação do passado assembleiano a partir destes elementos. Por trás de cada postagem há uma preocupação constante do historiador Mário Sérgio Santana (coordenador do blog) com a qualidade da pesquisa em documentos, livros, jornais e fontes orais, mediadas por reflexões que enriquecem o debate sobre as identidades assembleianas e ultrapassam os limites da história oficial. Neste sentido, o blog tem se tornado endereço obrigatório para os que se interessam em pensar a história das Assembleias de Deus no Brasil. (Maxwell Fajardo - Evangelista da AD Ministério Perus (SP), professor e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de SP). 
Nesses últimos anos em minha pesquisa sobre a historia assembleiana, o blog Memórias das Assembleias das Deus foi um estimulo e também um desafio. Eu tinha que fazer um trabalho minimamente razoável para ser digno de ser lido - e corrigido - pelo Mario Sérgio. Seu trabalho de resgate dessa história bonita, mas pouco estudada, foi de fundamental importância para mim, por exemplo, que uso bastante de elementos históricos para construir minha teorização dos assembleianismos, mas não tenho formação como historiador. Seu blog hoje e um referencial importante e necessário para qualquer pesquisador. (Gedeon Freire Alencar - Doutor em Sociologia pela PUC de SP e autor de vários artigos e livros entre esses Matriz pentecostal Brasileira: Assembleia de Deus 1911 -2011).
O blog Memórias das Assembleias de Deus é uma das raras fontes de informação histórica sobre as Assembleias de Deus, editado pelo Professor Mario Sérgio Santana, que possui portanto a formação, competência, e a dedicação necessária para quem incursiona neste terreno tão vasto e importante! (Gedeão Menezes - pastor-presidente da Convenção Estadual da Assembleia de Deus Tradicional do Amazonas - CEADTAM)
Acho de suma importância a releitura da história da maior denominação evangélica do mundo, tendo em vista o foco de alguns detalhes que a história oficial não contou. O blog Memória das Assembleias de Deus assumiu essa responsabilidade: trazer à reflexão dos leitores, fatos interessantes omitidos pela história oficial. Quer dizer o blog está completando o serviço iniciado pelos primeiros escritores da AD. (Jacó Rodrigues Santiago - pesquisador, escritor e autor do livro A Assembleia de Deus no Vale do Aço).
O blog Memórias das Assembleias de Deus, nesta era virtual, cumpre papel relevante, quando busca descrever a nossa história sem os engessamentos institucionais, que, em certos momentos, "escondem" fatos que a instituição, por diferentes motivos, não tem interesse em divulgar. Louvo a iniciativa de Mario Sérgio Santana, que nos oferece uma nova fonte de pesquisa, onde, certamente, muitas lacunas históricas de nossa AD estão sendo preenchidas. (Geremias do Couto - pastor, conferencista e escritor)
O blog Memórias das Assembleias de Deus é indispensável para a informação histórica de nossa denominação. Com fotos, textos e informações de bastidores o blog se destaca por não ter as limitações da história oficial. Que Deus continue abençoando este maravilhoso espaço. (Daladier Santos - Evangelista da AD Ministério de Abreu e Lima e editor do blog Reflexões sobre quase tudo).

Comentários

  1. Irmão Mário Sérgio,
    Parabéns pela iniciativa do blog,que hoje chega a centésima postagem!
    Gosto muito do blog e espero ansioso por novas postagens!
    Que Deus o abençoe e que venham mais 100,200,300 postagens!
    Um forte abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)