Cícero Canuto de Lima: herdeiro da doutrina sueca

Cícero Canuto de Lima, mais que um líder, é hoje uma legenda dentro das Assembleias de Deus no Brasil. Ao lado de Paulo Leivas Macalão, é um dos nomes mais emblemáticos da denominação. Tal como Macalão, é impossível contar a história das ADs sem referenciar o saudoso obreiro. Como muitos pioneiros das ADs, muito se fala em Cícero Canuto de Lima, porém, pouco se conhece sobre ele de fato. Mas que foi esse senhor e líder? 


Segundo fontes oficiais, Cícero nasceu em Mossoró/RN no dia 19 de janeiro de 1893. Converteu-se ao pentecostalismo em 1918 na cidade de Timboteua, Pará. Em 1923 foi separado ao ministério pastoral por Gunnar Vingren. Cooperou nas igrejas do Pará, mas logo seguiu para João Pessoa, capital da Paraíba (na época se chamava Cidade da Paraíba). Por 15 anos liderou essa igreja. Partiu para o sul em 1939, onde cooperou na AD em São Cristóvão, até que em 1946, depois de pastorear a AD em Santos, assumiu a AD da Missão em São Paulo. Na pauliceia foram 34 anos de pastorado, o qual cessou somente em 1980, ao ser sucedido por José Wellington Bezerra da Costa.

Fora algumas informações mais edificantes na história oficial, como a sua experiência de conversão, perseguições religiosas e o batismo com o Espírito Santo, pouco se comenta sobre sua personalidade, ou sobre seu método de trabalho. Mas como todo grande líder que foi, Cícero teve suas ambiguidades e decifrá-lo ainda é um desafio para os estudiosos das ADs.

Uma coisa é certa: Macalão passou à história oficial e ao imaginário assembleiano como o líder doutrinador de grande conservadorismo. Porém, ao longo da vida e ministério, Paulo Leivas foi flexibilizando. Como Cícero, Macalão foi contra institutos bíblicos, congressos de jovens e era famoso por sua "proverbial rigidez" na conduta moral dos membros da igreja. Contudo, com o tempo, se percebe certas aberturas em temas antes condenados por ele mesmo, ou por outros líderes assembleianos.

Cícero, ao contrário, não teve a mesma flexibilidade de Macalão. Até o fim de sua carreira, condenou todas as mudanças que, ao seu ver, desvirtuavam a igreja. Enquanto a AD Ministério de Madureira fazia congressos de jovens, tinha instituto bíblicos e círculo de oração de senhoras, a AD no Belenzinho permanecia engessada. O engessamento do ministério e sua avançada idade, ao que tudo indica, precipitaram à sucessão que fugiu do seu controle.

Talvez o motivo dessa inflexibilidade, fosse uma fixação, um reconhecimento contínuo, alimentado por si mesmo e por outros admiradores seus, de (ele Cícero) pertencer ao "troco principal", ou seja, de ser herdeiro legitimo dos ensinamentos dos míticos missionários suecos. Assim, sentindo-se como grande fiador da "doutrina", Cícero desprezava qualquer inovação aos métodos à ele confiados pelos pioneiros.

Ao ser entrevistado pelo Mensageiro da Paz (nº6 de 1974), por ocasião do 50 anos de seu ministério, o velho pioneiro expressou seu desejo de "...continuar como comecei, na doutrina que aprendi. Nos costumes dos primeiros missionários, daqueles homens de Deus", e termina a entrevista afirmando categoricamente: "nestas bases estou trabalhando e pretendo seguir até que Deus nos permita!"

Anos depois, já aposentado, sentindo-se esquecido dos irmãos, em declaração à Folha de São Paulo (18 de janeiro de 1982), o velho pioneiro, além de reclamar das mudanças realizadas por seu sucessor, ainda mantém o discurso da legitimidade: "Foi triste constatar o fato, é triste sempre quando vemos irmãos nossos separando-se do tronco principal da Igreja. Eu, hoje, represento e faço parte do tronco principal".

Por esse motivo, às notícias no Mensageiro da Paz, (principalmente dos anos 60) sobre à AD do Belenzinho, sempre intitula à igreja de "pioneira" e "Igreja Mãe" em oposição a outros ministérios tidos como ilegítimos Há sempre um tom de animosidade contra outros grupos da AD implantados na Pauliceia.

O contraditório em sua biografia, é que, apesar de se declarar do "tronco" principal, pastor da "Igreja Mãe" e herdeiro legitimo dos primeiros missionários, pastor Cícero juntamente com outros obreiros da região Norte/Nordeste, idealizou a 1ª Convenção Geral realizada em Natal, Rio Grande do Norte em setembro de 1930. É notório, que além de ser o primeiro presidente da CGADB, ele e os demais pastores nativos contestaram os missionários suecos, pois sentiam "necessidade de terem maior liberdade na condução dos trabalhos" e exigiam novos rumos para as ADs no Brasil.

Essas são as voltas que o mundo dá. O herdeiro da doutrina sueca e das suas tradições, uma dia se postou contra a supremacia dos missionários. 

Fontes:

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

Acervo.folha.com.br

Comentários

  1. é verdade a CGADB foi a primeira divisão legalizada da Assembléia de Deus em5/9/1930 !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ALELUIA É BOM CONHECER A VIDA DE MAIS UM HOMEM DE DEUS !!!

    ResponderExcluir
  3. Sabe o que é triste?A igreja esquecer de quem muito contribuiu para obra de Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente, isso é comum, o povo sofre de AMINÉSIA , o que gera a ingratidão , sou filho de um pastor , pioneiro em muitas regiões de Minas Gerais , e depois em São Paulo, foi pastor empossado pelo Pr Cicero Canuto de Lima em 09/1974 na região do Ipiranga, aonde ficou até 04/ 2006 eis a questão

      Excluir
  4. A história, velha matreira, ainda vai esclarecer alguns pontos dessa conturbada história de Natal. Os pioneiros foram postos de lado e os obreiros nacionais tomaram as rédeas. Líderes incontestes como Canuto tiveram papel preponderante e contraditório na empreitada. E quem saiu no prejuízo foram os pioneiros tão "defendidos". Daria um bom filme.

    ResponderExcluir
  5. Nem o diário do Pioneiro escrito por Daniel Berg a CPAD quis editar. Daniel morreu esquecido e depois de morto tentaram ressuscitá-lo para tirar proveito.

    ResponderExcluir
  6. Tem esta é outras histórias envolvendo líderes das nossas assembleias de DEUS. Tem coisas que só serão reveladas no Dia do Senhor e no Juízo Final.

    ResponderExcluir
  7. É verdade sem falar na pioneira Frisa Vingren editora do mensageiro da paz. Esposa de Gunnar vingren missionário sueco.esquecida também...

    ResponderExcluir
  8. É, daria um bom filme de longa metragem.

    ResponderExcluir
  9. Apesar das mazelas,preticadas por homens,a nossa AD subsistiu e triunfou,pq simplesmente não era e nem é um obra humana! Glória a Deus,por isto!

    ResponderExcluir
  10. louvado seja o nosso Deus por todas coisas e pela vida deste homens de Deus que foram os desbravadores da obra de Deus no e que perdura ate hoje e ate o dia do arrebatamento da igreja. PR Roberto frança 26 de março de 2018 21:45

    ResponderExcluir
  11. Pastor Cícero Canuto de Lima, um ícone, um lendário, foi sem dúvidas um grande servo de Deus, seus ensinamentos, seu cuidado com a igreja de Deus, está tudo registrado. O pastor Cícero orava muito, já com a idade bem avançada nunca parou de orar, levantava as 03 hrs da madrugada é dobrava os joelhos, só levantava as 07:00. Na semana da sua partida para o descanso eterno ele relatou ter visto em uma revelação a nova Jerusalém, é ouviu os anjos cantando e logo depois partiu. Nunca permitiu o mundanismo no meio dos Santos, hoje tá difícil, não se sabem quem é crente nem ímpio.

    ResponderExcluir
  12. O Ministério já é por demais pesado em suas funções, quando o obreiro é comprometido com a igreja e o Senhor da Igreja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)