AD em São Cristóvão - RJ: mudança e crise

Já foi tratado aqui nesse blog, sobre a descaracterização de uma das mais tradicionais e históricas igrejas das Assembleias de Deus no Brasil: a AD em São Cristóvão - RJ. Pioneira no movimento pentecostal no estado do RJ, dela procederam muitas outras ADs no estado fluminense e fora dele. Até mesmo, líderes de outras denominação pentecostais passaram esse ministério.

Presidida durante por muitos anos pelos míticos missionários suecos, a AD em São Cristóvão formou várias lideranças, e depois da era sueca foi dirigida por pastores como Alcebíades Pereira Vasconcelos, Francisco Pereira do Nascimento e Túlio Barros Ferreira. Pastor Túlio, grande liderança de sua época, no fim de sua vida e ministério, passa a direção ao seu filho caçula e sucessor Jessé Ferreira.

Antiga sede da AD em São Cristóvão: tempos áureos
Ainda em vida, pastor Túlio desliga-se da CGADB, adere a uma "nova dimensão" espiritual. Separado ao Apostolado (e seu filho a Bispo), adota o método do G12 e promove transformações profundas na igreja. Com todas essas mudanças feitas em pouco tempo, um bom número de crentes saiu da igreja, fundando um outro ministério. Uma congregação nova, porém herdeira da antiga São Cristóvão que se perdeu no emaranhado de novidades teológicas e litúrgicas adotadas pela nova liderança.

Surge ai um indagação: qual seria a verdadeira AD, ou a herdeira legítima dos primórdios do pentecostalismo no RJ? É algo estranho de se pensar quem sabe, mas fica a curiosidade. Na AD Missão Apostólica da Fé (novo nome da AD em São Cristóvão) somente o templo lembra a antiga igreja, pois a liturgia, pregações e tudo mais foi modificado. Na ADRJ (ministério dissidente) os membros e as práticas litúrgicas provavelmente são herdeiras da antiga São Cristóvão.

Os comentários de leitores nesse blog sobre a situação da ADMAF, dos que frequentaram ou até fizeram parte do antigo ministério da igreja, é de que ela está irreconhecível. Nada ali faz lembrar a antiga AD pioneira. Porém, a ADMAF ainda proclama sua legítima filiação ao pentecostalismo clássico. Como entender e mensurar a perplexidade de muitos crentes diante da evaporação de um ministério tradicional e respeitado, para uma denominação de práticas neopentecostais? Como suportar a saudade de uma igreja emblemática, a qual simplesmente, em pouquíssimo espaço de tempo perdeu sua identidade?

Antigo templo hoje: aluga-se

Como um sinal da mudança e dos novos tempo, um leitor desse blog, resolveu enviar uma foto do antigo prédio que abrigava a AD de São Cristóvão. Em frente uma faixa com a palavra "Aluga-se". As informações que chegaram ao blog foram de que ali funcionava a administração da igreja. Será isso um inegável sinal de crise da igreja? Será essa foto um símbolo, um retrato visual, mas de caráter espiritual também, da decadência de um ministério influente, o qual se deixou-se influenciar, e agora é vista como somente mais uma excentricidade no meio pentecostal?

A resposta não é simples e não deve ser unânime também, mas reflexões sobre como essa são necessárias. E mais: quantas igrejas não estão seguindo esse caminho?

Colaboração: Marcelo Antunes, e Gunnar Vingren Fialho os quais enviaram fotos e informações do RJ.

Comentários

  1. Olá!
    Paz do Senhor!

    Uma coisa é certa: A IEADAM aqui no AM está no mesmo caminho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROVAVELMENTE VOCE NAO CONGREGA EM UMA DAS QUASE 1000 CONGREGAÇÕES DA IEADAM, HOJE SOMOS UMA IGREJA QUE PENSA NOS NO PERDIDO, A CADA DIA O SENHOR TEM ACRESCENTADO MAIS E MAIS DISCIPULOS CHEIOS DO ESPIRITO SANTO DE DEUS, E QUE SE SANTIFICAM, BUACANDO MAIS CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS. NAO PERDEMOS TEMPO COM BRIGUINHAS DENOMINACIONAIS OU DOUTRINARIA, MAS O QUE MAIS IMPORTA SÃO AS ALMAS QUE JESUS TA SALVANDO E VAI SALVAR.
      VER AI UMA DA QUASE 1000 CONGREGAÇÕES, ESSA É A QUE CONGREGO, É A IEADAM ÁREA DE NUMERO 43 QUE JÁ INAUGUROU 4 CONGREGAÇÕES E 2 ÁREAS NOVAS
      https://www.facebook.com/IEADAMAREA43

      Excluir
    2. Paz amado! Me perdoe a franqueza, não conheço a sua igreja e o seu ministério e por isso não posso falar sobre o mesmo, mas o que eu posso dizer é que o sucesso de um Ministério não está pautado no seu crescimento, na sua riqueza, na sua fama e entre outras coisas do gênero. Mas o verdade sucesso de uma igreja é quando o seu Pastor (ministério) e os fiéis entrarão no céu, todos juntos.
      Sei que hoje é quase que impossivel uma igreja toda ser salva, mas vamos lutar para que um numero maior de fieis possam ser salvos assim como o seu Pastor. A paz do Senhor Jesus.

      Excluir
    3. Fui membro da ADSC por 18 anos...Era considerada modelo p muitas mais....Infelizmente desandou p uma doutrina estranha ao pentecostalismo tradicional. No grande dia é q saberemos a verdade sobre tudo - ou talvez nem interesse mais, logicamente. Abçs a todos e sempre olhando p Jesus Cristo Hebreus 12.2

      Excluir
    4. Sou da IEADAM e posso afirmar que o projeto G12 é diabólico e destruiu a AD no Amazonas, hoje ela só pensa em números e não no Reino de Deus, o que prevalece é a busca pelo poder como podemos ver hoje pela criação da CADB.

      Excluir
  2. então meu irmão so lhe resta ir para a AD Tradicional

    ResponderExcluir
  3. Paz meu irmão muito obrigado por citar meu nome,
    você é um grande historiador parabéns mais uma vez
    por essa matéria. e para o irmão do amazonas procure a AD Tradicional ai em Manaus, pois a AD do Pr Jonas vai acabar igual a ADMAF, o povo saindo e procurando a AD Tradicional

    Gunnar Vingren Fialho
    Teresina Piaui
    Site
    http://www.adtradicional.com.br/

    ResponderExcluir
  4. AD São Cristovão tem novo endereço e nome
    informção importante
    os membros que sairão quase cinco mil
    da igreja AD São Cristovão alugaram um local e mundarão o nome foi mudado para
    Igreja Assembléia de Deus do Rio de Janeiro
    Saiba como chegar
    Endereço: Rua São Luiz Gonzaga, 1743 -
    Benfica / Rio de Janeiro / RJ
    Telefone: 21 2580-8055
    Fax: 25808022
    site:
    http://www.igrejaadrj.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliseu Coelho do Nascimento14 de setembro de 2013 às 14:22

      O Mal e o povo aceitar estas coisas , Talvez este circo ja foi armado ,quando a AD deixou de ser ligada a convenção geral ,e a convenção ser so de pastores ,fui membro de são Cristovão cheguei la em 1954 o ultimo o Pastor ,sempre teve interesse de dividir a igreja construida com dizimos e oferta dos fieis, e dar a seus filhos ,como pode um pastor com seis filhos todos serem pastor ,sem nunca ter sido diaconos ou presbiteros ,pior e o povo aceitar isto

      Excluir
    2. Uma pena, também freqüentei essa igreja durante 9 anos agora vejo as portas se fecharem.
      Se foi Deus quem abriu não pode fechar.
      Eu sempre amei congregar ali.
      No dia do velório do saudoso pastor túlio eu estava. A casa de Deus é mantida com o dinheiro DPS membros, portanto deve ser levado ao conhecimento do povo, ela é morada dos filhos de Deus.
      Por isso que sempre digo quando começa a envolver dinheiro, e ambição, Deus não está ali.

      Excluir
    3. Uma pena, também freqüentei essa igreja durante 9 anos agora vejo as portas se fecharem.
      Se foi Deus quem abriu não pode fechar.
      Eu sempre amei congregar ali.
      No dia do velório do saudoso pastor túlio eu estava. A casa de Deus é mantida com o dinheiro DPS membros, portanto deve ser levado ao conhecimento do povo, ela é morada dos filhos de Deus.
      Por isso que sempre digo quando começa a envolver dinheiro, e ambição, Deus não está ali.

      Excluir
  5. Marcio Cruz

    Não o conheço, mais digo-lhe sou 100% IEADAM e não concordo com sua posição. Nós da IEDAM, estamos muito diferente da IGREJA do Campo de São Cristovão. Continuamos com a doutrina dos apóstolos e a de nossos pioneiros Gunnar Vingree e Daniel Berg.

    ResponderExcluir
  6. Já a CGADB... gente não é possível que continuemos assim. Se pega o nome, faz de gato e sapato, como de fosse qualquer coisa!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pr. o problema consiste em uma ação movida se não me falha a memória pela própria CGADB para que igreja e ministérios não afiliados a mesma não usassem o nome "Assembléia de Deus", mas a sentença disse que o nome "Assembléia de Deus", não poderia ser "patenteado", pois o mesmo não auferia valor econômico, haja vista que Igreja nenhuma tem suas atividades finais com lucro e coisas do gênero. Pena que de cabeça não me lembro o número da ação, mas vou pesquisar e assim que puder poderei estar postando aqui se assim o irmão que tão brilhantemente dirige este blog assim desejar. Paz amado sobre o senhor e sua família.

      Excluir
  7. Infelizmente tal quadro de neopentecostalização não se reflete somente na AD em São Cristóvão, mas em várias partes do brasil. Será que futuramente teremos dois tipos de ADs no Brasil? São perguntas importantes a serem feitas.

    Importante e necessário artigo irmão Mário!Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Tenho acompanhado as matérias desde blog e vejo com tristeza, o que tem ocorrido em nossa igreja. A Assembléia de Deus no Brasil até meados da década de 80, era uma maravilha. Unida, coesa, obreiros e líderes preocupados em manter a unidade da igreja e a preservação dos costumes que a caracterizavam. Quando vemos agora, o que ocorre nas igrejas de Pernambuco, onde um forte ministério concorre com outro forte ministério, as heresias de São Cristóvão, Santos, e a tendência cada vez maior de uma grande cisão na CGADB, dá vontade de chorar.... Parabéns ao criador do blog e que desenvolve o mesmo, com essas importantes matérias, que nos leva a refletir melhor sobre nossa situação. Aproveito amados, para divulgar uma página que criei com as fotos dos templos assembleianos de todo o Brasil e posteriormente de outros países. Acesse o link: https://www.facebook.com/pages/Assembl%C3%A9ias-De-Deus-no-Brasil-e-no-Mundo/197767326977417?fref=ts

    ResponderExcluir
  9. Ventos de doutrinas heréticas o lindo jardim foi destruido e plantaram soja no lugar, como professor de História lamento com alguns pastores gostam de apagar o passado e destroem a história de uma denominação tão tradicional no Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Como carioca que sou, estou mui triste, pois na minha juventude participei de grandes eventos de jovens em São Cristóvão, na época ainda presidida pelo saudoso Pr. Tulio Barros. Pr. Jessé Mauricio Ferreira, tive o prazer de conhece-lo ainda jovem e sempre trazia boas palavras, uma vez ele fora convidado a pregar em uma festa da Assembléia de deus em Belford Roxo (onde eu era membro), e mais uma vez Deus o usou poderosamente, mas infelizmente tomou um caminho não muito feliz. Mas uma coisa uma vez o próprio Deus me falou: "Deixe que da minha igreja cuido Eu!" Paz a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliseu Coelho do Nascimento14 de setembro de 2013 às 14:39

      Deus usou ate a jumenta , judas fazia parte dos discipulo do senhor e o traiu Saul tambem foi ungido e como foi o fim dele

      Excluir
  11. Neste templo foi onde tive verdadeiros ensinamentos da parte de Deus. As terças feira era o dia de culto de doutrina, Deus usava poderosamente o pastor Túlio Barros o qual transformava o culto em um verdadeiro cenáculo espiritual. foi um homem de Deus um pastor exemplar. deixou um legado o qual precisa ser imitado. In memoria ao Pastor Túlio Barros. Fui Membro da A.D. de São Cristovão por quatro anos. Pastor Menezael Rodrigues de sousa Pastor. Assembléia de Deus de Bocaina Piaui.

    ResponderExcluir
  12. Nasci e me criei na antiga Assembléia de Deus liderada pelo pastor Túlio Barros Ferreira, que infelizmente nos últimos dias de sua vida perdeu totalmente a visão espiritual, aderindo ao maldito G12. Ele conseguiu destruir em pouco tempo com tudo que ele levou a vida inteira para construir. O restou foi apenas o templo, pois a denominação que lá está apenas tem o nome de Assembleia de Deus, pois as práticas são muito diferentes, chegam a ser bizarras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora:quem poderá nos salvar?

      Excluir
    2. Quem poderá te salvar de acusação contra seu irmão será que vai ter espaço diferente no céu libertação a vc já

      Excluir
  13. Fiquei triste ao saber que tudo terminou dessa forma, quando Deus esta de frente tudo prospera.
    As portas que Deus abre não pode fechar, e principalmente uma congregação construída com o dinheiro dos fiéis, a congregação passa a ser dos fiéis também.

    ResponderExcluir
  14. Eu freqüentei essa congregação por muitos anos, estive no velório do pastor túlio, ali me batizei, eu sempre amei essa congregação, e sinto saudade dos ex pastores.
    Hoje mesmo estava pensando em voltar, não sabia que estava desse jeito.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei triste ao saber que tudo terminou dessa forma, quando Deus esta de frente tudo prospera.
    As portas que Deus abre não pode fechar, e principalmente uma congregação construída com o dinheiro dos fiéis, a congregação passa a ser dos fiéis também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O G12 foi retirado da Igreja. Hoje está uma bênção voltou a crescer e o nome do Senhor está sendo glorificado mais uma vez. Vai sim, vc vai gostar do que vai ver!

      Excluir
  16. E impressionante, inevitavel, mas e preciso dizer.Em vida o homem desloga-se da CGADB adere uma nova dimensao espiritual,Introduz metodo G-12 ( Uma aberraçao Teologica ).E voces ainda dizem que este homem quando morreu era um homem de Deus? Homens como este existem varios, pra citar um exemplo basta um ( Geziel Gomes que fundou um ministerio e apoiou e muito um outro idiota que se diz intimo dos anjos celestiais, missionario Ouriel de jesus. Infelizmente Tulio e companhia so fizeram para desmoralizar as Assembleia de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Me Lembro de teres a outorga pra determinar quem é ou não é homem de Deus e sem essa de dizer que te baseias na Palavra.

      Excluir
    2. Eu conheci essa igreja nos anos 70 e achava uma bênção, mas eu fiquei sabendo que maçons foram introduzidos na liderança, inclusive seu pastor presidente, mas não sei se é verdade, contudo sei, por fontes seguras, que a maçonaria tem estragado muitas igrejas.

      Excluir
  17. A paz do sr. A todos,como qualquer ser humano o pr. Tulio barrros, pr. Gesiel gomes ,pr. Ouriel de jesus possuem falhas, mais o que me admira nesses homens de Deus sao as vertudes(abraço)....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro com carinho dessa igreja amada, na minha infância, lembro bem ia com minha. Avó Josina Vidal, a EBD, nos. Passeios no asilo em Guandu.Lembro. com carinho dos. Grandes homens de Deus:Gesiel Gomes, Pr. Túlio Barros. E a minha. Chamada Deus me fez ,aos meus 9 anos na EBD, quando uma missionária. Tinha. Chegado da tribo indígena ali, naquele momento, Deus me. Chamou ao ministério missionário, tenho muitos testemunhos, e experiências da Igreja A.D em São Cristóvão.

      Excluir
  18. Jandir G. Arruda
    Prezados
    Fiquemos com o que de bom esses homens de Deus fizeram e deixemos que o próprio Deus, que é o justo juiz, os julguem.
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  19. ja que mudarão em vez de alugar faz doação para outra que precisa afinal foi feito com dízimos e ofertas de irmãos

    ResponderExcluir
  20. Muitos comentários idiotas, a ponto de falarem até mal do grande Homem de Deus Túlio Barros.
    Vocês deveriam ser menos religiosos, preocupados com doutrina, e serem mais cristãos e se preocuparem com almas.

    ResponderExcluir
  21. Que pena ver pessoas que se dizem ser cristão gastando seu tempo em comentários vans aonde não produtividade nenhuma no Reino presos a custmes e tradições enquanto alguns fatores usados pelo inimigo prevalece pois as cracolandias se multiplicam e prostituição almenta e crime ganha espaço por causa de tradição e rótulo de igreja queria saber quem são cada um de vcs no Reino me sinto tão mal ao ter que comentar algo assim tenho a certeza que não haverá espaço diferente no céu e oque muitos de nós precisamos e de libertação aposto que a maioria ou todos que comentaram estão presos a história de igreja mais nunca visitou uma cracolandia limitados em 4 paredes semelhantes aos fariseus colocando julgo sobre o povo cristão de verdade se preocupa com Almas com o Reino muitos lembrando de como era antes aquele lugar tal a eu me lembro há eu conseguir la há que saudade será que Jesus perderia tempo com essas coisas eu tento imaginar ele há na época de Moisés há na época de Josué há na de Isaías não consigo ver Jesus assim e sim alguém que lutou contra o inferno não contra os irmãos a história da sua igreja não vai mudar o traficante a prostituta o homoxesual em nada o que vai mudar a vida dele é sua atitude perdi minha juventude no crime hoje quando faço a obra não me preocupo com a história de um temlpo feito por mãos humanas e sim com o caracter daqueles que foram criados pelo nosso Senhor e eu te digo mais talvez vc precisa pedir perdão ao seu irmão pois isso pode le impedir de subir naquele grande dia quem te colocou como juiz do teu irmão conhecimento de história não leva ninguém pro céu vc tem que conhecer Jesus Almas te esperam agora muitos tomando ceia com ódio e lembranças do passado estão confundindo divisão com crescimento sai daqui e abre ali do lado sai dali e abre do outro lado isso é divisao nem tudo que tá no Alto Deus colocou lembre-se o diabo levou Jesus pra ser tentado no Alto do pináculo do templo vigia crente talvez v. Seja um rebelde e ano percebeu ainda peça perdão ao seu irmão enquanto a tempo pois ele vem sem demora

    ResponderExcluir
  22. Procurar número de artigos é fácil quero ver vim prega nas bocas de fumo tradição não é certeza de salvação

    ResponderExcluir
  23. Por favor orem por essa igreja. Quem é de fora não tem noção do que tá acontecendo!!!Até filias estão sendo desativadas e vendidas...visitem a sede e vejam a diferença!!!alguma coisa tá faltando. .....

    ResponderExcluir
  24. Vamos lutar sempre para manter a continuidade da doutrina original das Assembléias de Deus no Brasil, fundadas pelos dedicados missionarios Daniel Berg e Gunnar Vingren. Movidos pelo sábio ditado que diz: Não se deve mexer em time que sempre ganhou. Que Deus abençoe as Assembléias de Deus no Brasil, para que elas conservem a verdadeira doutrina apostólica dos primeiros cristãos. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Que Deus abençoe as Assembléias de Deus no Brasil, para que elas continuem vivendo a doutrina apostólica dos primeiros cristãos, conforme o livro de Atos dos Apóstolos. Amém.

    ResponderExcluir
  26. Ontem, estive visitando a AD São Cristóvão, e me assustei desde que cheguei. O culto de domingo não é mais realizado no auditório principal, mas sim em um auditório no terceiro andar, que tem capacidade para 150 pessoas. E mesmo assim não havia nem 50 membros. Não há hinos da Harpa Cristã, o ministro do louvor e tecladista usavam brincos e piercing (homens). Mesmo sendo um grupo pequeno, há diversos bispos e pastores, mais obreiros que membros.

    Já tinha lido tantas histórias sobre o início da ADSC, mas hj ela não existe mais, ficou apenas nos livros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)