A Assembleia de Deus em Pernambuco e um pastor esquecido

Em seu livro Incidente em Antares, o escritor gaúcho Érico Veríssimo conta uma história surrealista na qual 10 mortos insepultos se dirigem até a praça central da cidade, e exigem seu enterro, não realizado devido a uma greve geral que atingiu variadas classes trabalhadoras, inclusive os coveiros. 

Ao término do drama vivido por mortos e vivos, onde a presença dos cadáveres afetou sensivelmente a normalidade moral e ética da cidade e - diga-se de passagem - a olfativa também, o poder público resolveu fazer uma "operação borracha". Ou seja, procurou-se de todas as formas apagar da memória dos dignos moradores de Antares, a presença indesejável e mórbida dos mortos. O autor, de forma irônica retrata como é construída a história oficial de uma sociedade ou instituição. Entre verdades e mentiras, fatos e ficção, uma versão se estabelece e se consolida. 

A construção da história das Assembleias de Deus é semelhante a essa ficção. São vários os casos em que a versão oficializada, divulgada e celebrada está longe do que de fato aconteceu. E também são muitos os que tiveram seu trabalho pioneiro, por uma razão ou outra, apagados da memória oficial da igreja.

Um caso simbólico é do antigo líder da AD em Recife e membro da diretoria da CGADB nas décadas de 30 e 40, o pastor José Bezerra da Silva. Pastor Bezerra foi o primeiro líder nativo da AD em Recife, substituindo o missionário sueco Joel Carlson e pelos registros oficiais participou ativamente nas convenções nacionais da AD.


Pastor Bezerra entre os líderes da AD de Pernambuco: um líder esquecido
Mas há controvérsias sobre o período em que Bezerra esteve na liderança. Isael de Araújo sustenta que Bezerra nos anos 30 assumiu de fato a igreja e que Carlson cuidava de problemas menores. Moisés Germano de Andrade em sua tese "Uma história social" da Assembleia de Deus, parece sustentar que era Carlson o verdadeiro líder da igreja. 

As versões se complementam ao se verificar, que nesse período o governo Vargas estava no auge de sua campanha de nacionalização. A liderança formal de um brasileiro, ainda que chamado e vocacionado para o ministério diante da denominação seria estratégica, ou seja, Bezerra presidia a igreja, mas Carlson supervisionava a obra. Com a morte de Carlson, José Bezerra se efetiva de fato no controle da igreja.

José Bezerra da Silva, preside a igreja até o ano de 1953, quando problemas familiares o levam ao afastamento e desligamento da denominação. Foram 16 anos de ministério pastoral, e de intenso trabalho social. Porém, sua queda e os problemas gerados a partir de então, levaram a liderança a iniciar sua "operação borracha". 

Tanto é que Moisés Germano chega a afirmar que "O Pr. Bezerra é, sem dúvida, uma das pessoas mais injustiçadas na História da Assembleia de Pernambuco". Segundo o referido autor "Tratar sobre o governo do pastor José Bezerra é um dos temas mais complexos para se investigar nos anais da igreja: há poucos registros sobre sua administração" e somente os membros mais antigos recordam-se do seu tempo de ministério na região.

Para um líder que foi o primeiro pastor brasileiro da AD em Recife, braço direito e sucessor do mítico Joel Carlson e presidiu na época a maior igreja das ADs no Brasil durante 16 anos, encontrar poucos registros sobre sua administração e referências sobre seu ministério é no mínimo revelador de uma vagarosa operação de esquecimento institucional orquestrado pelo ministério. O motivo: seu insucesso conjugal e consequente dano ministerial. 

A história eclesiástica só pode e deve ter exemplos dignos para os fieis. Mas caso os autores da Bíblia seguissem essa lógica Abraão, Isaque, Jacó e Davi teriam suas histórias de vida e de fé banidas das Sagradas Escrituras. É de se pensar, em quantas "operações borrachas" já foram ou estão sendo ainda realizadas na nossa história.


Fontes:

ANDRADE, Moisés Germano de. "Uma história social" da Assembleia de Deus: a conversão religiosa como forma de ressocializar pessoas oriundas da criminalidade. Dissertação (Mestrado) - Universidade católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Curso de Mestrado em Ciências da religião, 2010.

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

SANTOS, Roberto José. (Org.). Assembleia de Deus em Abreu e Lima - 80 Anos: síntese histórica. Abreu e Lima: FLAMAR, 2008.  

Comentários

  1. Somente em Pernambuco há muitas outras histórias dessa natureza. Infelizmente, somos triunfalistas ao extremo, apesar de negarmos tal atitude. Por outro lado, a história é escrita pelos vencedores, pelos presentes e pela conveniência, nesta ordem. São esquecidos os que falharam no caminho, os ausentes e os inconvenientes. Eu ainda acrescentaria o seguinte: alguns heróis têm os pés de barro. Mas a empáfia...

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto!

    As memórias costumam ser seletivas e sujeitas às tramas das relações de poder do presente, gerando assim muitos personagens injustiçados. omo disse o Daladier Lima, isto é comum na AD. No entanto, há também os casos em que a operação borracha é colocada em prática contra pessoas vivas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso e normal em países comunistas. Eles que tem o costume de reescrever a historia.

      Excluir
  3. Como os demais colegas de forma brilhante já expuseram, eu só venho a reiterar que essa pratica de "operação borracha" não acontece apenas nas nossas igrejas, mas em todos os cantos onde há seres humanos, desde os primórdios de nossa história.
    Mas com tudo e por tudo excelente matéria, que Deus continue a te abençoa e continue te dando esse espirito nobre de imparcialidade como deve ser e ter os verdadeiros historiadores. Paz.

    ResponderExcluir
  4. Conheço um pouco desta história, pois no começo dos anos 50, quando ainda menino, porém já podia perceber algo que estava acontecendo em nossa igreja; não é de se estranhar que casos dessa natureza venha acontecendo com frequência; as falhas no jornadiar da vida acontecem pois ninguém chegou ainda ao estado de varão perfeito, porém, parece que muitos ainda desconhecem as passagens descritas nas sagradas escrituras; muitos ainda se julgam impecáveis o que contraria o que nos fala a palavra de Deus, pois somos carregados de defeitos, pela sua misericórdia não somos cosumidos, isto vale tantos para um simples membro, quanto para os dignatários da igreja; porém o mais importante é que, Deus não é injusto para se esquecer daquilo que alguém fez na obra do Mestre; mesmo que nos esqueçamos, mas no registro dos Céus estão bem patentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz!
      Sou historiador e pesquiso basicamente os anos de 1949 até 1955 das Assembléias de Deus, portanto tenho valiosas informações acerca do Pastor José Bezerra e o que realmente ocorreu em seu ministério, porém preciso enriquecer meu trabalho se tiver interesse favor entrar em contato. Obrigado!

      Excluir
    2. Me mande por favor!! Email: alysson_shalom@yahoo.com.br.

      Excluir
  5. Soube que o pastor ailtom ganha R$30.000,00 mensal é Verdade?,na minha opinião ele é capitalista onde diz que o tesouro está no céu todavia o dele está na terra,ou seja,só demagogia. Outro ponto interessante é que o filho dele já está cogitado para futuramente o substituir, formando assim uma sucessão. Acredito que tudo isso é proveniente ao interesse financeiro,afinal não existe acompanhamento das receitas e despesas da igreja.resumo dizendo que não se faz igreja como antigamente.

    ResponderExcluir
  6. Joab há várias sugestões e especulaçoes falsas em seu post.

    ResponderExcluir
  7. Conheci pessoalmente o pr Bezerra e a irmã Mafra quando congregava no bairro do fundão, é lamentável

    ResponderExcluir
  8. Em parte concordo com esse esquecimento do Pr. Bezerra minha avó que era da época dizia que foi um tempo horrendo para os crentes de Recife. Não foi um insucesso conjugal mas algo muito mais grave pois ele chegou a adulterar em cima do pulpito de uma igreja, e qualquer um que denunciavas os atos dele o tal excluia da igreja. Muita batalha nesta época até que a CGADB interviu.

    ResponderExcluir
  9. OS MAIS ANTIGOS COMO FAMILIARES MEUS GARANTEM QUE FOI UM PERÍODO MUITO CONTURBADO PARA OS CRENTES EM RECIFE-PE. NÃO O CONSIDERO COMO INJUSTIÇADO POIS OS FEITOS DE SUA GESTÃO NÃO JUSTIFICAM O QUE ELE FEZ, POIS NÃO SE TRATA DE SIMPLES PROBLEMA FAMILIAR MAS TRATAMOS DE UM SENHOR QUE CHEGOU A ADULTERAR EM CIMA DO PULPITO DE UMA IGREJA, E QUEM O DENUNCIASSE ERA EXCLUIDO DA IGREJA, MUITOS DEIXARAM A IGREJA ATÉ QUE A CGADB INTERVIU. UM PERIODO CONTURBADÍSSIMO QUE ACREDITO SERVIRIA DE ESCÂNDALO SE LEMBRADO NOS DIAS DE HOJE. A HISTÓRIA DE HOMENS DE DEUS NÃO É ESCRITA POR APENAS VIRTUDES POIS EM TODOS EXISTEM FALHAS MAS O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO VEM COM O RECONHECIMENTO DOS DEFEITOS (COMO DASVI) O QUE NÃO HOUVE POR PARTE DESTE HOMEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, pois meu Avô Vicente Ferreira era maestro de um conjunto na época e foi um dos que viu José Bezerra em chambrego, em uma viagem do conjunto para um interior, e foi excluído da Igreja pelo dito pastor, foi o Pastor Diomedes Ferreira, pastor na cidade do Cabo, quem convocou a CGADB , para julgar o caso de Bezerra, e reuniu todos que viram ele em adultério, só que no dia da reunião, não deixaram os membros que tinha prova contra ele entrar, e ele não confessou, foi inocentado e continuou excluindo os demais membros que sabia do pecado dele, aí o pastor Diomedes, não aceitou e criou a Igreja Pentecostal Assembleia de Deus no Cabo e acolheu os disciplinados,até que um dia o Pastor José Rosa dos Santos o pegou no ato, na secretaria da Igreja da Encruzilhada e aí não tinha como negar, sendo então excluído da Igreja , mas o mal já tava feito, muitos membros disciplinados injustamente. Aí o Pastor José Rosa Assumi o cargo Interinamente e depois, o Pastor Manoel Messias, e depois o Pastor Joaquim Gomes, até que finalmente houve a eleição de José Amaro .

      Excluir
  10. Quem es tu pra julgar a biblia dis em hb que Deus é o mesmo ontem hoje e eternamente ele perduo davi qundo pecou porque se arrependeu perduo o rei manasses 2.cronicas c.32-33 tambem perduo o pastor bizerra sim eu conhesso um pouco dahistória do pastor porque um irmão sntigo me contou é verdade ele sduterou com a zeladoura do templo central que nesse tempo era na rua castro alves na emcruzilhda e alguns irmãos viram quamdo comentavam o pastor afastava da comunhão porque não queria perder a presidencia da igreja é claro isso ele deu lugar ao diabo comforme paulo escreveu na epistola aos efesios c.4v27 em mateus c.16 v18 a biblia dis que as portas do imferno não prevalece contra essa igreja o missionario joel carlinsom ouvio Deus falar para ele que tinha uma grande obra nsse estado de pernambuco ai é claro o inimigo na tentativa de barra a macha da igreja atacou opastou bizerra por não vigiar mas osenhor entrou em ação o irmão antigo me disse hove uma reunião da cgadb foi quando o senhor usou um pastor de joão pessoa pb e disse ajose bizerra assim ou voçê comfeca o seu pecado agora ou eu lhe fumino ele teve que comfeçar então foi disciplinado eafastado da presidencia da igreja em seguida Deus levantou o pastor josé amaro homem humilde zeloso com a doutrina e a obra do senhor se explandio para gloria de Deus e pastor bezerra mudouse para são paulo depos de alguns anos durmio no senhor e foi salvo porque arrependeuse sim portanto a história dele não devia ser esquecida uma vez que ele prestou um grande na causa do mestre durante 16 anos o circulo de oraçåo por exemplo teve iniçio na gestao dele quando colocou a irmã albertina barreto como a primeira dirigente na comgregação de casa amarela e outros trbalhos errou pecou mas houve reconsiliaçsão porque fiel Deus é igual ao homem

    ResponderExcluir
  11. Onde se ler Deus é igual ao homem,leia-se:Deus não é igual ao homem e faz acepção de pessoa.

    ResponderExcluir
  12. Exitem outros como o eminente adriano nobre que chegou a esse estado de pernanbuco paregar o evangelho a chama pentecostal em 1916 e em 1919 batizou crente no rio capibaribe e ficou aqui ate marco de1918 porque teve de voltar a belem do pará pra enscinar o a lingua nativa o portugueis ao casal de missonarios joel sguine carlsom mas quado alguem vai contar alguma coisa relasionada a história da igreja dis que ocasal veio dereto da suécia pra qui pro o estado de pernambuco quando não foi assm eles ficaram em belem do pará de janeiro até outubro logo após os missionarios gunarvring e Daniel berg emviaram o casal aqui pra pernambuco e chegaram aqui no recife em 18 de 10/ de 1918 e cultos na casa do casal joão ribeiro e filipa ribeirol local onde adriano nobre ja tinha iniciado no ano,,1916 sdriano nobre tambem é foi esquecido se que joel foi qum ofissializou a igreja assembleia de Deus no estado mas no meu emtendimemnto quando se faz uma ligação diréto da sueçia a pernambuco estão excloindo até os 2 pioneiros gunar e Daniél que colocavam duas malas de biblias uma na cabeça e outra na mão amarrsva o cadaço do sapato na alçia da mala que estava na cabeça arregassava as pernas da calça entrava naquelas montannhas passsndo por dentro de pantano com a lama dando nos joelhos para vender biblias e ganhar almas pra jesus naqelas audeias sinçeramente eu mão entendo mas vomos olhar só pra jesus o autor e comsumador da nossa fé carta aos ebreus 12.1;2

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)