Missão & Madureira: a gênese dos conflitos em SP

Na matéria comemorativa publicada no Mensageiro da Paz (março de 1980), do 50º aniversário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no bairro do Belém na cidade de São Paulo, o pastor José Wellington B. da Costa, repetindo a escrita do saudoso escritor Emílio Conde em seu livro histórico sobre as ADs no Brasil, assim descreveu a pluralidade de ministérios da AD na capital paulista: "A partir de 1938 as circunstâncias impuseram a existência de Assembleias de Deus independentes, com orientação e responsabilidades próprias, surgindo então os Ministérios do Brás e do Ipiranga".


SP na década de 30-40: cidade palco de conflitos ministeriais entre Missão e Madureira

Na verdade, José Wellington - futuro presidente da CGADB - foi muito diplomático em sua palavras, para descrever as cisões ministeriais ocorridas na década de 1930 no seio da denominação em SP. Ocorre que as tais "circunstâncias" que se "impuseram" (eufemismo utilizado por Conde), foram na realidade, uma divisão ministerial que gerou muitas polêmicas na época, as quais foram reverberadas durante muitos anos.

Até 1937, a AD no Belém, fundada pelos suecos, era o único ministério da denominação em SP. A igreja do Ipiranga, surge como uma congregação da AD liderada pelos missionários. Fundado em 1927, somente dois anos depois (1929), é que o trabalho do Belém organiza-se juridicamente, e continua seu processo de crescimento. Foram pastores da igreja em seus primeiros anos Daniel Berg, Samuel Nyström, Samuel Hedlund, Bruno Skolimowsky, Jahn Sörheim e Simon Lundgren.

Ainda em 1937, para comemorar os 10 anos do início do trabalho assembleiano na capital, é realizada a 8ª CGADB. Nessa convenção nacional, considerada histórica para as ADs no Brasil, foi eleito presidente da mesa diretora o pastor Paulo Leivas Macalão, sendo sei vice Cícero Canuto de Lima, e como primeiro 1º secretário o jovem obreiro Sylvio Brito, cunhado de Macalão. Refletindo o clima político da época, de acentuado nacionalismo incentivado pelo governo Vargas, a CGADB de 1937 em sua mesa diretora, teve estrategicamente somente obreiros brasileiros.

Meses depois de presidir a convenção nacional, Macalão abriu uma igreja em SP ligada ao seu ministério na cidade do RJ. Segundo as versões oficiais, Macalão teve uma "visão", a qual foi confirmada em uma visita a capital paulista. Para assessorá-lo nessa empreitada, o líder de Madureira, obteve uma ajuda muito importante: Sylvio Brito. Acontece que Brito, na época um jovem de 26 anos, era pastor na AD da Missão. E mais: segundo registros, Brito havia assumido a liderança da igreja paulista. O último líder sueco Simon Ludgren retornou à Suécia, e Sylvio se tornou o primeiro pastor brasileiro da AD em SP. Ou seja, Sylvio Brito, conseguiu a proeza de se tornar o primeiro pastor de nacionalidade brasileira da AD da Missão, e o primeiro pastor da AD de Madureira na pauliceia.

Pode-se imaginar a celeuma provocada por tal atitude, principalmente por envolver um obreiro ligado tão intimamente a Macalão. Não há registros de que Sylvio tenha levado outros membros com ele além da esposa. Mas provavelmente alguns devem tê-lo acompanhado nessa aventura. Tais acontecimentos, explicam o tom nada harmonioso de convivência entre os dois ministérios durante muitos anos, refletidos no textos do Mensageiro da Paz (ver postagem As Assembleias de Deus em São Paulo: Missão & Madureira). Explica também o fato, de José Wellington completamente ignorar Brito no histórico publicado no MP em 1980.

Na época desses acontecimentos, São Paulo contava com pouco mais de 1 milhão de habitantes. Milhares de pessoas, entre elas imigrantes europeus e nordestinos, chegavam para trabalhar no comércio e indústria da cidade. Localizados próximos um do outro, tanto o Belém, quanto o Brás, faziam parte dos chamados "bairros operários", os quais cresciam vertiginosamente com a expansão econômica da cidade. As congregações abertas nessa região prometiam uma crescente expansão, como de fato se verificou com o passar dos anos. A cisão ocorrida em SP, provocou sem dúvida um enorme mal estar.

A poeira da história oficial se encarregou amenizar esses acontecimentos. Hoje, totalmente separadas na forma de convenções nacionais próprias, as ADs do Belém e do Brás, são sedes de inúmeras congregações espalhadas pelo estado de SP e região. Com tamanho poder político-eclesiástico e econômico, seus líderes governam de forma despótica, usam o peso numérico das igrejas para capitalizar status e prestígio em cada eleição, e se projetam nas suas respectivas convenções nacionais. Alguns membros, talvez sintam saudades do tempo, em que as polêmicas eram somente a dicotomia Missão & Madureira.

Fontes:

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

MENSAGEIRO DA PAZ. 1ª quinzena de abril de 1962. Rio de Janeiro: CPAD.

MENSAGEIRO DA PAZ. 2ª quinzena de agosto de 1962. Rio de Janeiro: CPAD.

MENSAGEIRO DA PAZ. março de 1980. Rio de Janeiro: CPAD.

MORAES, José Geraldo Vinci de. Cidade e cultura urbana na primeira república. São Paulo: Atual, 1994.

http://olharcristao.blogspot.com.br/2009/06/historia-assembleia-deus-ministerio.html

Comentários

  1. Prezado Mário,

    Penso que a Convenção Madureira deveria ser impedida de usar o nome Assembleia de Deus. Seria importante para unificar o lado de cá. Ademais a CGADB mantém o domínio da marca.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso eu que você não é Deus ( tenho certeza) e se tive que reclamar de algo quem tem que falar é ele!! se a AD Madureira está de pé, pela graça de Deus até hoje, é um mérito concedido por ele, e seria bom se esses dois ministérios se fundissem, mas a AD Missão não aceita nem que um irmão de nenhum outro ministério louve, pregue... faça a obra lá, realmente belo exemplo de união, o que temos na Bíblia é diferente.

      Excluir
    2. Penso que deveríamos pensar menos em Madureira, Missão ou Belém e pensarmos mais no Reino de Deus. Cada vez que vejo essas atitudes de defender ministério A ou B ou C entendo mais Amós 5.21 "“Ai, ai! Eu odeio e ignoro as vossas festas religiosas; também não suporto as vossas assembleias solenes.".

      Excluir
    3. Penso que deveríamos pensar menos em Madureira, Missão ou Belém e pensarmos mais no Reino de Deus. Cada vez que vejo essas atitudes de defender ministério A ou B ou C entendo mais Amós 5.21 "“Ai, ai! Eu odeio e ignoro as vossas festas religiosas; também não suporto as vossas assembleias solenes.".

      Excluir
    4. Olha, eu devo discordar de tal afirmação, eu sou da igreja Mundial e meu amigo da AD Madureira, e ambos já louvamos e pregamos na AD Missão, acho que não está mais existindo como antigamente essa desunião conforme havia.

      Excluir
    5. Caro Daladier Lima,dado a sua resposta ( cá entre nós, seria cômica se não fosse trágica). Penso que você deveria estudar mais sobre a história das A.Ds. No próprio registro da Convenção Geral Vingren diz: Dado ao crescimento e espírito independente de Madureira penso que o mesmo se tornará independente em poucos anos. Além do mais "filho" na separação da Convenção a justiça reconheceu que a CONAMAD seria de uso das A.Ds Madureira. Você deveria estudar mais antes de falar besteira, pensa mais na obra de Deus e comente fatos com conhecimento prévio.

      Excluir
  2. Parabéns pela pesquisa Mário Sérgio!

    Conhecer as raízes das disputas entre os ministérios da AD é obter importantes subsídios para a compreensão das complicadas divisões dos inúmeros ministérios assembleianos de hoje!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Igreja não é uma marca, se houve divisão tudo bem mas a hora não é de dividir mais e sim de se unir (não de juntar um ministério com outro), de irmãos trabalharem juntos para evangelizar esse mundo que precisa ouvir a palavra de Deus e não de um ministério.

    ResponderExcluir
  4. Gente exclusividade da marca? daqui a pouco as ADs vão virar marca de sabão em pó, lógico que para a abertura de novos ministérios deve-se ter mais rigor, mas, com os antigos e consolidados, devemos deixar como está. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Acho q todos prescisamos da mao d Deus e nao divisão. mas união para juntos vencermos o este mundo q ja e do maligno!!

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber se lar no céu a placa de igreja .....pergunta a jesus o que ele faria .......

    ResponderExcluir
  7. as divisões foram de Deus e necessárias para o crescimento do evangelho no pais ,a tempo pra se ajuntar e tempo pra espalhar oque se ajuntou.

    ResponderExcluir
  8. as divisões são necessárias e Deus não perdeu o controle da igreja se aconteceu a divisão foi pra crescimento da obra as vezes Deus faz essa coisas.tudo é pra gloria dele.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Sábias palavras Jack!
    Também concordo que essa "divisão" foi para trazer crescimento a obra de Deus.
    Temos hoje essas duas potências de igrejas que crescem juntas a cada dia.
    Eles não deixaram de ser de Deus por não quererem fazer mais parte do CGADB. Até porque fazer parte ou não não vai garantir salvação a ninguém.

    ResponderExcluir
  11. Quem ler está bem norteado, pois vários casos em que Deus, criou situações como divisões; Ex: Abraão e Ló, dividiram-se e Deus não estava com eles, sim ou não!

    ResponderExcluir
  12. Verdade, a assembléia não é mais de Deus mas dos homens, são verdadeiros coronéis que tratam o povo como recrutas, recentemente eu e minha esposa estivemos na amazonia paraense para fazer-mos um trabalho social junto aos ribeirinhos, povo muito carente, principalmente as crianças, levamos roupas sapatos e brinquedos, o coronel assembleiano daquele campo não permitiu que seus membros nem mantivessem contato conosco, por sermos de outra denominação. Gunnar e Daniel berg ficariam muito tristes se estivessem vivos. Lamentavel...

    ResponderExcluir
  13. e para eles os dias termino mas para nos continua ate o dia que DEUS permiti o que não pode e apagar a chama ardente do ESPIRITO SANTO que estava neles e deve esta em nos ate o fim sem pensa em placa mas em um povo zeloso e de boa obra.aqui no extremo sul da baia . o ministério DA ASSEMBLEIA DE DEUS. um logar onde DEUS e adorado campo do quara 2 DF temos comunhão com todos os que esta ligado em DEUS E DEUS nele e vamos para uma mesma cidade cantar no mesmo cora eternamente gloria a DEUS

    ResponderExcluir
  14. Esse tipo de divisão é complicado,sou da assembléia de Deus Madureira,e infelizmente aqui onde moro tem crentes da missão que nem nos saúdam com a paz do senhor Jesus,alguns chegam até dizer que nos somos primos e não irmãos aí pergunto é isso que Deus quer pra o seu povo a divisão de ministérios foi necessária, mas a divisão do povo de Deus dessa forma, que Deus tenha misericórdia de todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha cidade não tem esse tipo de desunião, quem é da Madureira,louva,prega, saúda com a paz.
      Na AD missão,da mesma forma,AD missão,louva,prega,etc... na Madureira.

      Excluir
    2. Que bom meu irmão pois infelizmente aqui não é dessa forma na madureira estamos sempre recebendo imãos da AD missão, pregando, louvando, mas è diferente lá se conta no dedos os irmãos que nos saúdam, já fui visitar uma que era como se não estivesse lá, não posso generalizar, mas onde moro infelizmente è assim

      Excluir
  15. A missão se acha a dona do brasil bando de prepotente sou Madureira e quem disse q missão e dona da patente do nome assembléia de Deus

    ResponderExcluir
  16. O Primeiro nome da igreja não foi registrado como Assembléia de Deus. Assistam o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=W-1bP8yj2gk

    ResponderExcluir
  17. Bom, antes era só uma assembleia chamada Belém, depois se ramificou, algumas dando mas exemplos, manchando o nome Assembleia de Deus, ao meu ver a Assemblia devia ser uma só assim como a CCB, iria ter menos escândalos e menos envergonhamento da palavra do Senhor, alguns se ramificaram, pelo lucro não pelo amor a obra que deveria ser de Deus e pra Deus...

    ResponderExcluir
  18. EU CONCORDO QUE ESSA DIVISÃO FOI PARA CRESCIMENTO ...MAS ACHO HIPOCRISIA QUANDO VEJO ESSAS IGREJAS FALANDO MAL DO PASTOR QUE QUIZ ABRIR SEU TEMPLO PRÓPRIO..CHAMANDO ELES DE (COBRINHA DE JESUS)... EU JÁ ESTUDEI SOBRE A HISTORIA DA IGREJA E VI DIVISÃO DEIS DO COMEÇO...MAS CREIO QUE FOI NECESSÁRIO ...CADA UM TEM SEU CHAMADO...NÃO CRITIQUE ..ORE PELO SEU IRMÃO...IGREJAS SE UNAM EM ORAÇÃO..JESUS ESTA VOLTANDO...AHHH NÃO DEFENDO PLACA...DEFENDO O EVANGELHO DE CRISTO

    ResponderExcluir
  19. Que pena, distintos irmãos, é vermos pastores-presidentes de convenções, mais preocupados no endeusamento de seus nomes, e também com os dízimos e ofertas, do que mesmo com o povo de Deus.No entanto, com todo o respeito, para muitos deles, o Céu que a Bíblia Sagrada é um conto de fadas. Que o Eterno os
    acorde do sono da indolência enquanto estão vivos!

    ResponderExcluir
  20. Hoje a doutrina do ministério Madureira é uma vergonha para quem diz-se evangélico e a assembleiano. A história do Pastor Paulo Leivas Macalão, homem que na minha opinião foi um grande evangelista, usadíssimo por Deus,não reflete o que é o ministério de Madureira. Hoje é um local liberal, onde até a seita do reverendo moon teve espaço, além de legalizar o divórcio, funk gospel, um ritual de consagração de bispos onde parece que todos estão com vestimentas muito semelhantes às da maçonaria e por aí vai. Uma pena. Contradiz e muito com a história do homem que foi um verdadeiro missionário, assembleiano, que na minha opinião foi um dos heróis da fé brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deveria fundar uma "igreja" AD Fariseu,para de acusar meu caro...os servos de Deus que congregam na AD madureira, nada tem ha ver com seu lideres, por acasao vc conhece bem os lideres da AD que vc congrega?vc e exclusivista? So sua igreja e o caminho para o céu? E como ficam nosso irmãos Prebiterianos,Batistas,Metodistas etc...igrejas que foram fundadas antes das ADs sonharem em existir, por acaso foi dado as ADs um evangelho novo? Acho que não né....

      Excluir
  21. Se algume conseguir me explicar: "Missão" seriam as assembleia fundadas diretamente por missionarios enviados por belem (mesmo nao sendo de belem)? Isso? Por eexemplo, aqui no Amazonas, a igreja em Manaus foi fundada por missionarios mantidos por belem, entao, nos somos a AD da missão, isso? Eu pergunto pois é complexa a forma da assembleia de Deus no brasil, cheia de divisões

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, AD missão se refere às ADs fundadas diretamente por missionarios ligados a Belem e aos suecos, isso? Tipo, a AD de Manaus foi fundada por missionarios custeados por Belem, seriamos nos a AD Missao? Isso?
    Sendo assim, portanto, as igrejas fundadas diretamente por BElem são atualmente "assembleia de Deus Missao", isso?
    Eu pergunto pois acho complexo a divisão da asssembleia de Deus. varios ministerios, nenhum parece ser ligado a um tronco e etc

    ResponderExcluir
  23. Tenho muito orgulho de dizer que sou neta de
    Sylvio brito,se precisar de alguma informação,fotos me coloco a disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero sim saber mais sobre seu avô. Meu e-mail é mariosergiodesantana@gmail.com lá posso passar outros contatos. Desde já agradeço!

      Excluir
  24. muito bons comentários só nos fazem conhecer um pouco mais das assembleias de Deus no Brasil tanto missão quanto Madureira e Belém Que Deus nos abençoe meu e-mail caso queira me mandar alguma história do Silvio Brito é filhourihel@gmal.com.

    ResponderExcluir
  25. muito bons comentários só nos fazem conhecer um pouco mais das assembleias de Deus no Brasil tanto missão quanto Madureira e Belém Que Deus nos abençoe meu e-mail caso queira me mandar alguma história do Silvio Brito é filhourihel@gmal.com.

    ResponderExcluir
  26. na verdade o nome da assembliea. de Deus é judicialmente concedido ao ministério de Madureira,lembrando que não houve divisão alguma,como pensam,a igreja cresceu muito,e pelo fato da assembleia de Deus que estava no Bairro de Madureira no RJ crescer então cada uma ficou com uma convenção diferente,porém o estatuto é o mesmo os costumes são os mesmos a dputrina é a mesmo os fundadores é o mesmo e o mais importante o Deus tbm é o mesmo

    ResponderExcluir
  27. Desconheço BISPO, PASTORA e DIACONISA na Assembleia de Deus Missão ou Belém.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)