Nos Bastidores do Reino: uma reflexão sobre o movimento pentecostal




Reli recentemente o livro Nos Bastidores do Reino: a vida secreta na Igreja Universal do Reino de Deus (Geração Editorial), de autoria do ex-pastor da IURD Mario Justino. A obra, como o nome já esclarece, é o relato de um ex-líder da denominação, que resolveu tornar público suas experiências ministeriais na Igreja Universal. 

Muito mais do que isso, o livro é um retrato do que já estava se tornando a Universal e, consequentemente, as demais igrejas pentecostais brasileiras. Nos relatos de Justino, em diversos momentos, o leitor encontra semelhanças com outras denominações. É possível identificar métodos hoje usados em larga escala nas Assembleias de Deus, Quadrangular, Internacional da Graça, etc.

É interessante, como narra suas decepções com o chamado "sistema eclesiástico". Na medida, em que Mário Justino conta suas ascensão e queda ministerial, muitos leitores da obra podem se identificar com ele. Pois, muitas de suas desventuras, foram ou são vividas por milhares de pessoas, que como ele, se entregam ao ministério e depois percebem que foram traídas ou se traíram na caminhada de fé.

Nas palavras de Marcelo Rubens Paiva no prefácio de Nos Bastidores do Reino , à leitura do livro "é um evento de transformação". Resolvi deixar algumas linhas da obra, para aguçar a curiosidade de alguns leitores do blog. Leia as considerações de Mário Justino sobre alguns temas.

Sobre as pregações

Muitos pastores, por timidez diante do público ou por serem contra a total falta de transparência do roteiro do dinheiro, simplesmente não se esforçavam para levantar ofertas. Esses pastores formavam a ala conservadora da Igreja e sempre eram mandados embora na primeira oportunidade. Bem-feito para eles: em vez de pedir altas ofertas e fazer macaquices no púlpito para entreter o povo, optavam por pregar tolices como salvação da alma ou tópicos que a ninguém importavam, como a segunda vinda de Cristo ou o dia do Juízo Final. Ladainhas.

Política

O ano de 1982 marcou o período em que a Igreja começou a se politizar... Isso soou como uma espécie de, digamos, quebra de campanha, pois a pregação de Macedo até o início dos anos 80 era de que a igreja nunca se envolvesse diretamente com a política, que para ele era "coisas do diabo". Mudou o diabo ou mudamos nós?

Vida dentro da denominação e alienação social

E além do mais, como seria minha vida lá fora sem profissão definida e com uma família para sustentar? O meu mundo cabia dentro dos limites da Igreja e para mim era como se não existisse vida fora dela... Vivia sem a menor noção de realidade. Estive ausente quando as ruas viraram um mar humano clamando por eleições diretas e mesmo fatos como a morte de Tancredo Neves e o Plano Cruzado me passaram desapercebidos. Como começar de novo num mundo que continuou caminhando quando eu parei?

Era vergonhosa a cena: eu numa fila de emprego, aos 23 anos, competindo com candidatos cuja idade variava de catorze a dezessete anos. Mas vergonhoso mesmo foi quando, ao chegar a minha vez de ser entrevistado, a mocinha da mesa, sabendo que eu estava procurando meu primeiro emprego, deu uma gargalhada e se saiu com essa:

- Nossa, meu filho! Onde você esteve nestes últimos anos, em Marte?

Os moleques na fila adoraram.

Comentários

  1. Como certamente disse Paul Freston sobre a relação da política com os evangélicos. "a política deve ser para o Evangelho e não para os evangélicos."
    Seria interessante entrar em contato, já que pesquiso sobre evangélicos na UFSC (edpaegle@hotmail.com).

    Abraços, Eduardo Paegle

    ResponderExcluir
  2. ONDE POSSO ADQUIRIR ESTE LIVRO?
    OBGDA

    ResponderExcluir
  3. Eu encontrei esse livro na biblioteca municipal de Joinville. Caso você não encontre na biblioteca, quem sabe em livrarias ou sebos existentes na cidade em que o amado leitor mora.

    Obrigado pela visita e um grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)