AD em São Cristóvão (RJ): a descaracterizarão de uma igreja histórica

Na grandiosa festa de comemoração do 60º aniversário da CEADAM (Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Amazonas), cujo tema foi "Avivamento para transformar o Planeta", vários pastores, cantores e pregadores abrilhantaram os trabalhos. A multidão de membros e obreiros de todo estado lotaram o sambódromo de Manaus para celebrar o evento.

Entre os preletores estava um jovem pastor com pinta de galã: elegantemente trajado, penteado impecável, eloquente e teatral nas suas prédicas, o pregador fazia a multidão delirar com suas mensagens. Obreiros, crentes, homens e mulheres caiam ao serem atingidos pelos "mísseis" divinos lançados sobre os fiéis, ou com um simples sopro caíam ao chão extasiadas do poder de Deus. Ele mesmo, empolgado com os acontecimentos ao seu redor, entre efusivas manifestações de louvor do povo ali reunido, cambaleava como se estivesse embriagado.

O pregador cuja performance foi brevemente descrita nas linhas acima, é o Apóstolo Jessé Maurício da Assembleia de Deus Missão Apostólica da Fé (ADMAF), igreja com sede na cidade do Rio de Janeiro. Com um templo amplo e espaçoso, a denominação apresenta em seu grande púlpito, um enorme candelabro (símbolo da nação judaica), um globo representando a terra e vários banners demonstrando os propósitos da comunidade que ali reunida.

Tudo nessa Assembleia de Deus, a começar pela titulação eclesiástica de seu líder, pela teatralidade de sua liturgia ou pela decoração exótica do interior do templo, faz parecer que estamos diante de mais uma denominação neopentecostal.

Seria mais uma "emergente" entre tantas outras, cujo exotismo de seus cultos e ministério visa uma clientela maior de membros e ouvintes (e contribuintes também). Porém, todos esses pormenores chamam à atenção por um único detalhe, o qual daria um certo ar de igreja pentecostal clássica: o nome Assembleia de Deus.

Na verdade, essa denominação que em nada lembra uma Assembleia de Deus, é um dos ministérios mais antigos e relevantes para a história assembleiana no Brasil. Conhecida até o ano de 2006 como Assembleia de Deus em São Cristóvão, essa igreja foi a pioneira das Assembleias de Deus no estado do Rio de Janeiro e responsável pelo surgimento de muitas outras pelo país.

Templo da Assembleia de Deus Missão Apostólica da Fé

Organizada por Gunnar Vingren em 1924, a Assembleia de Deus de São Cristóvão deu origem ao ministério de Madureira (Paulo Macalão foi um dos primeiros crentes e secretário dessa igreja), Penha (hoje Assembleia de Deus Vitória em Cristo), Lapa e Leblon, entre outras. André Bernardino, pioneiro do trabalho assembleiano em Santa Catarina, converteu-se e cooperou em São Cristóvão antes de retornar a Itajaí e ali organizar uma congregação em 1931.

Os principais missionários suecos no Brasil como Gunnar Vingren, Samuel Nyström, Nils Kastberg, Otto Nelson, e Nels Nelson dirigiram essa igreja. Pastores pioneiros como Francisco Pereira do Nascimento, Alcebiades Pereira Vasconcelos, José Pimentel de Carvalho e o grande nome do jornalismo assembleiano Emílio Conde contribuíram para o crescimento desse ministério. 

O Mensageiro da Paz e a CPAD iniciaram seus trabalhos e impressões nas dependências de São Cristóvão. O primeiro Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical (CAPED) foi realizado nessa igreja. Enfim, essa igreja como nenhuma outra contribuiu para modelar e expandir o pentecostalismo no país. As Assembleias de Deus no Brasil tem uma dívida histórica para com São Cristóvão.

Mas o que aconteceu com esse ministério? Como uma igreja líder, pioneira e referência para tantas outras ficou irreconhecível em sua liturgia e pregação? O que aconteceu para ela não estar mais filiada à Convenção Geral ou sequer ser mencionada nos periódicos da CPAD?

Algumas pistas podem esclarecer os fatos. Um dos motivos, ao que tudo indica, são as profundas divergências que nos últimos anos se agravaram entre as lideranças assembleianas. Há mais de trinta anos, o pastor do Ministério do Belenzinho em São Paulo, José W. Bezerra da Costa, lidera juntamente com seus aliados a CGADB. 

São trinta anos de absoluta hegemonia na condução da instituição e dos negócios da CPAD. As igrejas e ministérios do estado do Rio de Janeiro (principalmente a capital), que há alguns anos tinham tanta importância na CGADB, gradativamente foram perdendo espaço e poder dentro da Convenção Geral. 

Percebe-se que o eixo de influência e poder eclesiástico em nível nacional das igrejas do Rio, que anteriormente eram centro e referência para todo o Brasil, foi se deslocando em meados da década de 1980 para São Paulo; mais precisamente o Belenzinho.

Talvez a eleição para à presidência da CGADB em 1999, tenha agravado a situação. Concorrendo contra José Wellington nesse ano, estava o pastor Túlio Barros de São Cristóvão. Os convencionais reunidos na sede do Belenzinho em São Paulo concederam uma vitória esmagadora ao seu presidente. 

Reeleito com 71% dos votos válidos contra 28% do seu oponente, a eleição revelava ainda mais o declínio das lideranças cariocas. Em seu discurso de posse, pastor José Wellington deixa transparecer a rivalidade desse pleito quando falou aos convencionais: "Eu e o pastor Túlio não somos adversários... A eleição terminou e nossa amizade e comunhão permanecem. vamos realizar a obra de Deus".

A eleição terminou é verdade, mas o líder máximo de São Cristóvão resolveu iniciar seu processo de ruptura com a CGADB. Um ano após sua fragorosa derrota na Convenção Geral, segundo a revista Enfoque (junho de 2008) "pastor Túlio Barros desafiou a igreja a uma nova dimensão que, segundo membros e líderes, resultou em renovação e avivamento espiritual"

Esse desafio para uma "nova dimensão" foi à adoção do G12, polêmico método de crescimento e evangelização neopentecostal. Notas em alguns sites na internet comentam o fato do ministério ter perdido muitos membros de peso por esse decisão. Outros comentários afirmam que o crescimento foi acentuado. Mas é bem provável pela sua tradição e história que esse novo "desafio" não foi aceito sem enormes resistências. 

Detalhe: o genro do pastor Túlio Barros, Jonatas Câmara é pastor presidente da igreja Assembleia de Deus em Manaus e líder da Convenção do estado do Amazonas. Nesta igreja ele adotou o método do G12 provocando enormes polêmicas e divisões em Manaus. Assim, o interesse de implantar um projeto como o G12 nas Assembleias de Deus era algo mais amplo e com referenciais familiares. 

Outro fator importante para se identificar a ruptura está no fato da sucessão ministerial. Com idade avançada, como muitos outros pastores líderes de igrejas e ministérios, o pastor Túlio transferiu a direção de São Cristóvão ao seu filho caçula Jessé Maurício. Novas gerações são mais propensas a aderir a inovações e projetos de resultados práticos. Talvez sentido o vento das mudanças e desejando a qualquer custo manter sua linhagem na direção da igreja, Túlio Barros entregou o ministério para o filho, pois nessas condições toda uma rede de interesses familiares ficaria garantida. 

Nesse processo de adesão ao G12, outro passo foi a aceitação do chamado "Movimento de Restauração Apostólica", onde ministérios e igrejas reconhecem como apóstolos seus principais lideres. Pastor Túlio, em 2004 ao ser jubilado das suas funções ministeriais, recebeu a consagração de apóstolo e seu filho o de bispo. 

Assim, o pastor Ferreira tornou-se o primeiro apóstolo das Assembleias de Deus no Brasil. A mudança de nome para Missão Apostólica da Fé foi mais uma forma de romper com o tradicionalismo. Segundo seus lideres, seria um retorno às origens pentecostais ou, na prática, uma questão de marketing.

Com todas essas informações disponíveis, o leitor pode perceber como ocorreu a descaracterizarão dessa igreja histórica de grande importância para o pentecostalismo brasileiro. Hoje, longe de ser um referencial, a Assembleia de Deus em São Cristóvão parece ser de um exotismo digno das mais jovens denominações neopentecostais.

Fontes:

ALENCAR, Matriz Pentecostal Brasileira: Assembleias de Deus 1911-2011 (2ª edição ampliada). São Paulo: Recriar; Vitória: Editora Unida, 2019.

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

CABRAL, David. Assembleias de Deus: a outra face da história. 3 ed. Rio de Janeiro: Betel, 2002. 

CORREA, Marina. Assembleia de Deus: Ministérios, Carisma e Exercício de Poder. 2 ed. São Paulo: Recriar, 2019.

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

FAJARDO, Maxwell. Onde a luta se travar: uma história das Assembleias de Deus no Brasil. 2 ed. São Paulo: Recriar, 2019.


Observação: para construir esse texto, foram consultados os livros História de Convenção Geral das Assembleia de Deus no Brasil, Dicionário do Movimento Pentecostal, revista Enfoque (junho de 2008), e alguns sites na internet. Alguns comentários de criticas favoráveis ou contrárias a implantação do G12 são interessantes para se ter um ideia das complicações que uma mudança drástica de liturgia causou na igreja. Sobre o "apóstolo" Jessé Maurício, basta consultar o YouTube e observar suas pregações teatrais, tanto em Manaus como na igreja de São Cristóvão.

Comentários

  1. Irmão Mário Sérgio, graça e paz!

    Ao amado irmão e família, que 2011 seja pleno de realizações e conquistas.

    Um forte abraço!

    Pr. Sérgio Pereira

    ResponderExcluir
  2. Irmão Mario.

    O amado irmão, perdeu muito tempo em suas colocaçõe. É muito facil falar de algo que não me disseram, ou eu li. Você deveria ir a uma Assembleia de Deus em sua cidade e depois vá a manaus para ver a diferencia. É a igreja que mais cresce no Brasil, a que nos ultimos anos que mais compra revista da EBD. Uma igreja unida, com uma convenção que se preocupa com vidas, crescimento,missões. Vá a manaus e veja com os teus próprios olhos, em vez de ficar usando a internet para bobagem, que nada trás edificação, apenas o teu ego é satisfeito.
    Que um conhselho: Leia tua Biblia, Ore, Jejue, ganhe almas para o reino.

    Vou assinar para você não dizer que não tive coragem. Sou membro desta igreja, Nonato. RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Assembleia de Deus no Amazonas encontra-se estagnada prezado irmão, não tem crescido coisa nenhuma.

      Excluir
    2. É o que você está fazendo para mudar isso?

      Excluir
    3. A assembléia de Deus no Amazonas, é mas fria que uma geladeira isso sim.

      Excluir
  3. Meu objetivo foi fazer um panorama das possíveis causas das mudanças na AD em São Cristóvão. A AD de Manaus foi citada por estar dentro do contexto, pois laços de família ligam os dois ministérios. Nada foi inventado, mas é meu ponto de vista do que esta acontecendo. E para consolo existe aquela frase que diz: "toda unanimidade é burra", ou seja, apesar de tudo estar indo muito bem, deve-se ter o espírito crítico para se evitar abusos ou total passividade diante de certos acontecimentos.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amados eu sou um dos últimos Ministros que o Amado PR Túlio Barros Ferreira ordenou para o ministério na fase antiga ja quase nessa transição da qual eu não fiz parte mesmo estando la e posso afirmar com certeza que a narrativa do texto aqui publicado é muito fiel eu vi tudo acontecendo e o PR Túlio Barros Ferreira ficando triste mais não recuou um vez o ouvi falar do púlpito que quem trouxe essa inovação foi um filho dessa Igreja referindo se ao PR Jonathan Câmara então naquele dia tive a nítida certeza de um Homem em conflito Deus abençoe a todos

      Excluir
  4. realmente olhando os videos desta igreja no Youtube, vi o pregador numa situação que mais parece com show de Tv secular do que os singelos púlpitos que costumamos ver em nossas igrejas.
    Além de importar as mensagens dos pregadores televisivos americanos, estão imitando até no cenário.
    Aonde vamos parar...
    Fiquemos na paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. vai cair a casa para todos vcs pastores maçonssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. graças a Deus, atualmente servimos ao Senhor Jesus sem templos!!!! Parabéns pela postagem! melhor comentário! Deus o abençoe!
      abraços de monica e cleber de santa catarina

      Excluir
  6. Quanta mediocridade espiritual daqueles que deveriam orar e sepreocupar com suas vidas espirituais e deixar de criticar quem está fazendo alguma coisa Pr. Josafa B. Duarte

    ResponderExcluir
  7. Eu acompanhei o ministerio de São Cristovão Pr. Tulio morava atras da igreja com mais de seis filhos num apertamento não tinha privacidade familiar e deu sua vida pela igreja sustentou muitos minssionários fora de SCristovão inclusie seu Geziel Gomes com sua reca de filhos
    todo mundo foi abençoado pelo seu ministerio será que seu Benedito Santana assumisse a igreja iria fazer justiça a posteridade desse patriarca ou Pr. Timoteo, como alguns fizeram com o saudoso Pr. Francisco Pereira do Nascimento? JBD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu nome é Philipe tenho 37 anos e conheci todos esses homens citados, durante mais de 20 anos fui membro atuante dessa igreja. O que me entristece nesse seu comentário sr. Josafá, é fato de o senhor e muitos outros crentes encararem com naturalidade a transformação das comunidades eclesiásticas em propriedade privada de certas famílias e ainda chamam esse processo de obra de Deus. O que aconteceu em São Cristovão foi exatamente isso, mas é triste constatar que isso aconteceu em praticamente todas as igrejas. Devido ao afastamento da membresia na direção das igrejas e qualquer oposição as decisões da direção são consideradas rebeldia, pois as igrejas que cresceram exponencialmente no período militar sempre lidaram mal com a democracia. Talvez haja até quem ache que o "demo" da palavra seja o próprio inimigo, o que seria extremamente lamentável.
      Paz do Senhor a todos.

      Philipe Batista

      Excluir
    2. Eliseu Coelho do Nascimento11 de dezembro de 2015 às 13:46

      Eu cheguei em São Cristovão em 1954 como meus pais, vindo de Belford Roxo ,minha avo havia sido desta igreja quando ainda era na Figueira de Melo , chegando em São Cristovão o Pastor era Nels Nelson , a seguir o Pastor Alcebiades e Francisco Pereira . ate que Chegou Tulio Barros e se apoderou como dono da igreja, construida ao longo dos anos com ajuda dizimos doações de material e mão de obras dos fies ,lembro que muitas vezes ,nos mal tinhamos o que comer, mais meu pai em primeiro lugar tirava o dizimos, para no final o que foi construido com nossos esforço ser repartido com os familiares deste espertalhões ,que ensina que e pecado se rebelar, e o povo acredita nisto ., fui membro desta igreja desde 1960 ate 1998 hoje tenho 72 anos, e vejo o comprimento do que Paulo falou em suas Cartas a Timoteo e outras Cartas agora e moda passar igrejas construidas pelos membro a filhos e descedentes de pastor se ele ajudou missionårio ,não e nada de mais , pois esta e a nossa missão ordenada por Cristo

      Excluir
    3. Eliseu Coelho do Nascimento11 de dezembro de 2015 às 14:01

      Quem sustentou missionários fora não foi o Pr. Tulio mais sim os dizimos e ofertas da membresia , igreja, inclusive ele mesmo, foi missionário na Bolivia e o Pastor era Francisco Pereira e ele foi sustentado pela igreja bem como outros Missionários çomo , Gesse Adriano , Timoteo Ramos ,Antonio Teixeira Marcos Tulio e Cristovão Colombo e outros

      Excluir
    4. Parabenizo o irmão Sergio pelo fiel e sério trabalho histórico da Assembleia em S. Cristóvão. Ingressei na mesma em 1957, quando cheguei ao Brasil, com carta de mudança da Ass de Deus, em Lisboa. Pastoreava o Miss Nels Nelson, coadjuvado por Marcelino Margarida, José Pimentel , fazendo parte ainda os pastores Alvaro Cardoso, Lawrence Olson. Com a saída do Miss Nels Nelson veio por sua indicação Alcebídades Pereira Vasconcelos, homem que muito considerei, e de caráter e integridade impar! Espiritual e de cultura desejável. Acompanhei todas as nuances nesse processo de degradação de um igreja maravilhosa! O sucateamento moral e doutrinário levado a cabo pela descendência Ferreira levou ao desastre que culminou com a abertura - felizmente - da Ass de Deus do Rio de Janeiro, em Benfica. que procura manter os laços oriundos de Gunnar Vingren , Nystron, Berg , Nels Nelson. Silencio sobre a obra missionária, que conheci de perto,mesmo porque estive como tal no Uruguai de 79 a 83, e lá viviam filho e genro de Tulio Barros. Liderei a campanha pro compra do 200 do C. S. Cristóvão. Hoje o 338 seria grande demais para os remanescentes... O apto pastoral no 5º andar do templo no nº338, foi projetado pelo próprio, mas pouco tempo lá viveu, pois logo mudou para Ramos e em seguida para Ilha... e Estados Unidos...Prevendo o desfecho pela forte influência dos filhos ... desliguei-me em 1991. Tenho dito, embora muito houvesse a dizer.Deus abençoe meus amados irmãos que amam ao Senhor e Salvador Jesus, e que nele mantém sua fé e esperança. Maranata!

      Excluir
    5. Lamentável a situação das Assembleias de Deus.
      Assembleia de Deus no leblon após o falecimento do pastor Nelson Silva Pinto, tbm foi sucateada pelo pastor que sucedeu o querido pastor Nelson.
      Até o 2015 só tinha vez a família desse pastor.
      Mas glória Deus! O veu se rasgou e todos descobriram as falcatruas .Sei muito bem o que estou compartilhando c vcs. Sou a única filha do saudoso pastor Nelson que tanto lutou pelo ministério do Leblon.infelizmente minha mãe faleceu na miséria, em cima de uma cama sem nem uma assistência. "Pasmem" nem no funeral dela ele foi.
      Senti muita revolta , pois meu pai sofreu muito pela obra do Senhor Jesus.
      Vê todo trabalho ser ignorado foi e é pra mim , muito difícil.
      Vcs não tem idéia do que acontece nos bastidores dessas igrejas.
      Nada do que me foi ensinado,podem tirar de mim.
      Sinto muita falta da igreja, mas prefiro ficar como estou,bem longe.
      Pois terão que prestar contas no dia do juízo.

      Excluir
  8. O irmão não foi muito feliz e verdadeiro neste tema, visto que apesar de sua formação, procurou respaldo nos comentários de periódicos cuja conveniência é muito conhecida, e não representa à verdade, que é o caso destas revistas citadas, essa postura dá pouca credibilidade a sua página e a seus comentários, Uma dica..., estude melhor o que realmente é o G12 e o que estas igrejas citadas fazem, o irmão verá que são atitudes bem diferentes. Se o irmão não for mais profissional em seus comentários, será mais um na net compilando informações de outros como se fossem verdades.

    Abs.
    Fábio Maurício

    ResponderExcluir
  9. Meu caro irmão Fábio Maurício. A revista que usei para retirar algumas informações, era só elogios ao Ministério da AD de São Cristóvão. Sobre o G12 e suas práticas , eu sei (e não só eu, mas vários teólogos sérios), tem sérios desvios teológicos. Outra coisa. Observando os cultos do referido ministério e de seu líder no You Tube, observa-se práticas e pregações, que beiram ao ridículo. Essa é minha observação, mas o texto tão somente se limitou a AD de São Cristóvão e sua rápida mudança em sua liturgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao entrar o G12 em São Cristovão, muitos irmãos saíram, ficaram meios que órfãos.Graças a Deus, homens usados e ousados fizeram td diferença.

      Excluir
  10. Caro irnãos eu fui membro dessa igreja e hoje estou morando em Belém do Para, voltei pra igreja com uma palavra do Pr. Tulio que não me conhecia + tinha muita sabedoria. Fui funcionário da igreja no campo de São Cristovão, 338. Conheci a família do Pr. Túlio. Fiquei muito triste quando fui ao Rio visitar minha família e não reconheci mais a minha igreja amada da qual me batizei, casei e participei de muitas COMADESC. é triste sabe no que se transformou um lindo ministério do qual o Pr. Túlio tinha muito amor. Só posso dizer que Jesus está voltando e lá no céu vamos ver quem tinha razão...
    A paz!

    ResponderExcluir
  11. Meu irmão você estar certo neste sua colocação
    Só quem não conhece a AD em são Cristóvão
    Não sabe o quanto esta igreja representa, talvez mais do que
    Belém, pois o pastor gunnar vingren foi pastor desta igreja
    E nele ficou, e não pastore-o nenhuma igreja mais no brasil
    Só quem não conhecer doutrinas costumes fala contra pois não sabe o que é a AD.
    A AD em são Cristóvão não e mais igreja e apenas um show de palco
    A te pra entra lá e difícil muito difícil só nos cultos a noite
    Tive no Rio e como pastor aqui no Piauí não pode entra durante o dia
    Pois não me deixaram entra e nem me atenderam esta mais fácil entra no presidio de que na AD em são Cristóvão esse filhó do Tulio barros acabou coma igreja desligou da CGADB e mudou os seus costumes cultos liturgia e nome sabe porque ele fez isso porque ele não entende o quanto esta igreja representa para o brasil rio de janeiro.
    A gora só nos resta a AD Cordovil no rio de janeiro uma igreja que preservar os costumes doutrinas de nossa igreja AD no brasil, esta digna igreja é filha da AD são Cristóvão.
    Pois a AD penha também já era com essa doutrina da prosperidade também filha da AD são Cristóvão.
    A gora só nos resta a AD Cordovil no rio de janeiro uma igreja que preservar os costumes doutrinas de nossa igreja AD no brasil, esta digna igreja é filha da AD são Cristóvão.
    Este é o meu protesto e manifesto você esta certíssimo meu irmão parabéns por esse artigo escreva mais.
    Pr gunnar vingren fialho
    Teresina-PI

    ResponderExcluir
  12. A paz
    Quero falar ainda que eles tomaram o prédio da AD São Cristóvão e a Convenção Geral não fez nada, a igreja lá tem dono família Tulio Barros
    Você realmente conhece a AD no Brasil, costumes liturgias.
    Parabéns meu irmão para você, conhece nossa igreja original. A AD.
    Estou grato pelam publicação pois muitos blogs não publicam os comentários
    Não tenha medo defenda a verdadeiras AD em relação as falsas “ads” que tem
    Pr gunnar vingren fialho
    CGADB 23674
    Teresina-PI

    ResponderExcluir
  13. Se quiserem protestar, protestem contra o que escrevi.
    Pr gunnar vingren fialho
    Teresina-PI
    prgunnarvingren@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. o pastor do piaui esta certo
    parabens sou do rio e conheço esta igreja
    estou louco filho do lulio acabou coma igreja
    so e AD no nome, seria bom se ele retira-se esse nome da AD.

    clauido sousa
    Nova yorque - estados unidos
    usa2019@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. analisei todas essas explicações de defesa e acussações, e a uma resultado, toda essa historia de mundanças, doutrinarias, cultumes religiosos, mudanças de lideres tudo isso atras disso esta a cobiça. o que eu vou declarar agora é algo que muitos não conhece é uma palavra chamada Herosolam este nome no hebraico significa o Pecado, esse SER Espiritual esta destruido nuitas comunidade no mundo, e muitos dos pastres não conhece o seu por destruidor, ele esta dentro das Igrejas Reinando constantimente, pois os Lideres religiosos rejeitaro a solução deste ser, quando eles negaram o verdadeiro Messias de Israel, não eu não estou falando de "Jesus", pois esta é o maior problema das Igrejas, pois jesus verdadeiramente é um impostor enviado de Roma para provocar todos os problemas que as igreja do mundo estam passando, inclusive esta Igreja passou. Mais temos uma solução verdadeira é o messias de Israel chamado Yaohushua o Verdadeiro.

    Ewaldo Alves da Silva
    Rosh Ewaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Evaldo, qual é o significado desta palavra Yaohushua -
      Messias? Não seria: YESHUA?

      Excluir
  16. a paz

    sobre mais informação sobre a AD no Brasil recomendo o livro
    Assembleia de Deus - Origem, Implantação e Militância ( 1911 - 1946 ) - Alencar, Gedeon Freire
    compre pela editora saraiva e ceciliano

    gunnar vingren fialho
    teresina-PI

    ResponderExcluir
  17. graça e paz

    sou pastor no rio não quero complicar mais o pastor do piaui conhcer mesmo nossa historia, ad são cristiovão esta corrompida perdeu seu valor.

    ResponderExcluir
  18. parabens por publicar esses comentarios

    o pastor do piaui estar certo não o conheço mais sou seu fa a parti de agora
    o que era AD SÃO CRISTOVÃO e o que é a "ad são cristovão" hoje
    alexandre apenas crente

    ResponderExcluir
  19. sou um filho de pastor da igreja tradicional da AD. do maranhao.estou no rio afastado a 15 anos nao tinha ido numa igraja todo esse tempo fui num domingo com a inteçao de retorno a casa do pai, e foi la em sao cristovão.sai de la triste balarinas no pauco.tudo diferente do que eu aprendi com meu pai. agora ta tudo farinha do mesmo saco.e bispa, e bispo. apostulo.ta virando tudo universal.esse pastor gunnar tem razão.agora vou escolher universal ou mundial.to em duvida...

    izaque gomes fialho
    izaquegomesfilho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. O poder do Espirito Santo não precisa de invenções como g12. Eu tenho experiência com o Espirito sem g12. É só joelho no chão mais nada.

    ResponderExcluir
  21. É com muito pesar, que vejo os depoimentos dos irmãos!Esta igreja tem uma referencia muito forte para mim...mimha avó, foi contemporanea de Gunnar Vingreen, cresci com ela contando os feitos deste homem de Deus!O primeiro marido dela faleceu de tuberculose com mesnos de 30 anos, de tantos jejuns e saídas missionárias para o levantamento de outras igrejas, minha avó ficou viuva com 6 filhos com 23 anos..e todos os domingos levava para o culto os filhos pequenos, juntamente com cinhados e sogra.Neste caminho, meu avó a observa e a segue, e se encanta por ela.Passa a frequentar a igreja para chegar a ela.Minha avó contou me wue ele ofertou o terreno e providenciou tudo para o pastor.Mas encurtando....me entristecó, mas lembro muito da tristeza de minha avó contando pra mim, com lagrimas as vezes, como foi que Gunnar Vingreen foi embora...li os livros de Historia dele, mas a verdade nao foi relatada!O seu ultimo culto foi na AD de Belfort Roxo...mas vejo que o que está acontecendo este Homem de Deus, já tinha visto, pois sua fala revela o que a AD se tornaria!Graças ao Senhor que muitos irmãos fiéis as sãs palavras manteram a AD até hoje, mas não poderam impedir...o que hj vemos!O caminho é orar!!Orar!!Orar!!!A Paz do Senhor Irmãos!!

    ResponderExcluir
  22. minha tristeza meu irmão se completa com a sua minha mae toda a minha familia era desta igreja veja o que esse filho do tulio barrs fez juntamente com o jonatas camara com a benção dele ta acabando com a igreja no amazonas que ja perdeu.
    mais de 20 mil menbros para AD tradicional
    http://www.adtradicional.com.br/

    Sergio Costa Veiga
    AD Bangu

    ResponderExcluir
  23. porque els não mudam o nome
    vou dar uma sugestão
    Igreja Apostolica do rio de janeiro
    "ad são cristovão" não exite mais
    "bispa" é sua esposa
    "apostolo" é "ele"

    acabou são a AD Cristovão
    não vou mencionar meu nome
    minha mae congrega neste igreja falsificadade
    não quero entrar em choque coma minha
    familia. quero informar a voces que a igreja la ta acabada vai no domingo assite o culto e veja
    to falando porque fui la pouca gente
    ela perdeu o pr benedito santana, pastor que hoje é o secretario da Senami Anizio e perdeu 5.000 para o pastor Timotio Ramos

    ResponderExcluir
  24. o pastor gunnar vingren que não vou relatar aqui sai daqui numa situação muito dificil
    eu sei não vou falar.

    pioneiro

    questões de familia não posso falar

    ResponderExcluir
  25. a Paz
    essa foi uma respposta de Cristiane Oliveira - MIDIA (Assessoria de Comunicação da ADMAF)
    coliveira.cris@hotmail.com, sobre o que escrevi sobre AD São Cristovão


    Mudem o nome desta igreja
    seria bom mudar de nome de "Assembleia de Deus"
    minha sugestão seria
    igreja evangelica missão apostolica da fé
    PORQUE NÃO TEM NADA DE AD SÃO CRISTOVÃO
    A ORIGINAL,
    BISPA APOSTOLO NÃO FAZ PARTE DA IGREJA ORIGINAL 10 out
    ADMAF
    Sugestão Recebida no entanto, ...
    ...Com relação à mudança de nome, desde 2006 a originalmente chamada Assembléia de Deus em São Cristóvão (ADESC) mudou de nome para Assembléia de Deus Missão Apostólica da Fé (ADMAF), resgatando o nome original da igreja a qual pertenciam seus fundadores, Daniel Berg e Gunnar Vingren, quando receberam o avivamento na Rua Azuza.

    Quanto a sua segunda observação, o irmão está enganado a respeito de não haver bispos, nem apóstolos, na igreja original.
    Basta ler a Bíblia, nosso manual de fé, que o amado saberá que:
    ----------------
    APOSTOLO
    Na tradição cristã, os apóstolos, também chamados de discípulos de Jesus, foram os judeus enviados (como indicado pela palavra grega ἀπόστολος, apóstolos) por Jesus para pregar o Evangelho, inicialmente apenas aos judeus e depois também aos gentios, em todo o mundo antigo. Eram em total doze pessoas.
    Segundo o Evangelho de Lucas, "Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos" (Lucas 6:13).
    Outras passagens a respeito: ICo12.28/Ef.4.11/2Tm1.11

    BISPO
    É uma função, um bispo é um coordenador de pastores (segundo a definição do dicionário Aurélio) - Biblicamente falando temos diversos exemplos, como: Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas. 1 Pedro 2:25/ Atos 20.28 / Fp 1.1 / Tt 1.7 também fala sobre os bispos na igreja primitiva.

    Espero ter ajudado!
    No amor e na paz do Mestre Jesus,
    Cristiane Oliveira - MIDIA (Assessoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apóstolo são aqueles que viram a Jesus Cristo pessoalmente, estiveram com ele, ou o viram.pessoalmente como no caso do apóstolo Paulo. E bispo ou presbíteros, eram os.dirigentes de igrejas ou supervisor, ou ainda um ancião. Daqui há pouco essas pessoas vão querer serem chamadas semi-deus. É certo que em quase todas ss igrejas assembléia de Deus, formou-se uma oligarquia famíliar, cercaram-se de pessoas puxa sacos para blindarem as suas administrações, afim de que possam fazer o que quiserem e não terem medo de serem postos pra fora pelo ministério da igreja.

      Excluir
  26. A paz

    esta foi a minha resposta para a irmão

    Querida irmão li sobre sua resposta Cristiane Oliveira

    Quero informar a irmão que no principio o Nome em 18 de junho de 1911 fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, e não Assembléia de Deus Missão Apostólica da Fé (ADMAF), essa não é a AD original mais e falsificado admaf.
    Pois a original não tinha esse nome, que mais tarde teve seu nome mudado para Assembléia de Deus em Belém e chegou no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, em 1924 e o nome da igreja era AD São Cristovçao. A igreja original não tinha esses títulos de bispa e apóstolos e sim pastor evangelistas e diáconos e bresbiteros. Saia dessa igreja falsificada sai da babilônia.

    Vou mostra para voces como voces são AD original AD São Cristovão
    A igreja original tem sua
    Liturgia
    Pregação.
    Os cultos das Assembleias de Deus se caracterizam por orações, cânticos (hinos evangélicos clássicos e contemporâneos), testemunhos e pregações, onde muitas vezes ocorrem manifestações dos dons espirituais, como, por exemplo, profecias e línguas espirituais (estranhas).
    Possui dias e horários específicos para cultos, sendo o principal deles no domingo por volta das 19/21 horas, e o de ensinamento bíblico (a Escola Bíblica Dominical, com divisão de classes por idade) por volta das 9 horas.
    Os cultos têm duração média de 2 horas, sendo divididos em:
    • Oração inicial - Normalmente o pastor ou outro obreiro faz uma oração a Deus.
    • Cânticos iniciais - Utilizando-se a Harpa Cristã (um livreto de Hinos Evangélicos Clássicos), canta-se em média 3 hinos.
    • Leitura bíblica (ou palavra introdutória) - Neste momento a leitura do trecho bíblico e inspirada pelo Espírito Santo, no qual o culto será direcionado como um todo com fulcro nesse trecho.
    • Oportunidades de cânticos por grupos de jovens, crianças, senhoras, adolescentes, corais, grupos e ministérios de louvor.
    • Oportunidades de testemunhos por membros - Momento no qual os membros contam o que Deus mudou em suas vidas e vem fazendo, atualmente, por eles.
    • Pregação - A o momento mais aguardado do culto em si. Pois é o momento em que o pastor da igreja, ou um obreiro, até mesmo pastores convidados explicam a palavra do Senhor (BIBLÍA.
    • Apelo - Convite aos que não são evangélicos a aceitarem a Jesus como único e suficiente Salvador.
    • Cântico de encerramento e/ou avisos sobre as próximas reuniões.
    • Oração final.
    • Bênção apostólica (somente dado pelo pastor, presbítero ou evangelista.)

    pr gunnnar vingren fialho

    ResponderExcluir
  27. Vou mostra para voces que a ADMAF não é mais Assembelia de Deus.
    Porque a ADMAF é “Assembleia de Deus” só no nome parte 2
    A Igreja Original tem Doutrina
    Doutrina
    Santa Ceia.
    De acordo com o credo das Assembleias de Deus, entre as verdades fundamentais da denominação, estão a crença:[4]
    • Num só Deus eterno subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo;
    • Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, considerada a única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão;
    • Na concepção virginal de Jesus Cristo, na sua morte vicária e expiatória, ressurreição corporal e ascensão para o céu;
    • No pecado que distancia o homem de Deus, condição que só pode ser restaurada através do arrependimento e da fé em Jesus Cristo.
    • Arrebatamento secreto dos membros da Igreja para a Nova Jerusalém em breve com a volta de Cristo.
    • Na necessidade de um novo nascimento pela fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para que o homem se torne digno do Reino dos Céus;
    A denominação pratica o batismo em águas por imersão do corpo inteiro, uma só vez, em pessoas a partir de 12 anos, em nome da Trindade; a celebração, sistemática e continuada, da Santa Ceia; e o recebimento do batismo no Espírito Santo, geralmente, com a evidência inicial do falar em outras línguas, seguido de outros dons do Espírito Santo. A exemplo da maioria dos cristãos, os assembleianos aguardam a segunda vinda premilenial de Cristo em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; e a segunda, visível e corporal com a Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo por mil anos, sendo portanto dispensacionalista.
    Ainda, nesse corolário de fé, os assembleianos esperam comparecer perante o Tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa do Cristianismo, seguindo-se uma vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tormento para os infiéis.
    Os assembleianos, em regra, são contra o aborto voluntário e o divórcio, a não ser por causa de adultério.

    pr gunnar vingren fialho
    teresina piaui
    prgunnarvingren@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Vou mostra para voces que a ADMAF não é mais Assembelia de Deus.
    A Igreja Original era ligada a Convenção Geral - CGADB
    Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil
    A Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) possui sede no Rio de Janeiro,RJ esta se considera o tronco da denominação por ser a entidade que desde o princípio deu corpo organizacional à igreja.

    ResponderExcluir
  29. Vou mostra para voces que a ADMAF não é mais Assembelia de Deus.
    A Igreja Original Tinha seus Costumes
    Definindo os Termos
    Princípio
    “Ato de principiar”. Causa primeira. Origem. Razão fundamental. Elemento que predomina na constituição de um corpo organizado. Ex.: Princípio da vida. Convicção. (Grande Dicionário Ilustrado – Novo Brasil. Ed. 1979).
    “Começo. Causa, Origem. Razão fundfamental. Base. Preceito. Regra”. (Dicionário Álvaro Magalhães – E. Globo).
    Princípios são bases estabelecidas por Deus para orientação da sociedade humana, que estabelecem parâmetros, dentro dos quais o homem é aceito e se relaciona com o Criador.
    Tradição
    É a transmissão de ensinos, práticas, crenças de uma cultura de uma geração a outra. A palavra grega para tradição é paradosis, usada no sentido negativo (Mt 15.2; Gl 1.14); e também no sentido positivo (2 Ts 2.15). Quando se coloca a tradição acima da Bíblia ou em pé de igualdade com ela a tradição assume uma conotação negativa. Muitas vezes é usada simplesmente para camuflar nossos pecados. O problema dos fariseus e da atual Igreja Católica é justamente por receber a tradição como Palavra de Deus. Disse alguém: “Tradição é a fé viva dos que agora estão mortos, e tradicionalismo é a fé morta dos que agora estão vivos”.
    Quando afirmamos que temos as nossas tradições, não estamos com isso dizendo que os nossos usos e costumes tenham a mesma autoridade da Palavra de Deus, mas que são bons costumes que devem ser respeitados por questão de identidade de nossa igreja. Temos quase 90 anos, somos um povo que tem história, identidade definida, e acima de tudo, nossos costumes sãos saudáveis. Deus nos trouxe até aqui da maneira que nós somos e assim, cremos, que sem dúvida alguma ele nos levará até ao fim.

    a Convenção Geral, deliberou pela votação unânime e dos delegados das igrejas da mesma fé e ordem, em nosso país, que as mesmas igrejas se abstenham do seguinte:
    1. Uso de cabelos crescidos, pelos membros do sexo masculino;
    2. Uso de traje masculino, por parte dos membros ou congregados, do sexo feminino;
    3. Uso de pinturas nos olhos, unhas e outros órgãos da face;
    4. Corte de cabelos, por parte das irmãs (membros ou congregados);
    5. Sobrancelhas alteradas;
    6. Uso de mini-saias e outras roupas contrárias ao bom testemunho da vida cristã;
    7. Uso de aparelho de televisão – convindo abster-se, tendo em vista a má qualidade da maioria dos seus programas; abstenção essa que justifica, inclusive, por conduzir a eventuais problemas de saúde; e
    8. Uso de bebidas alcoólicas.
    Esta Convenção resolve manter relações fraternais com outros movimentos pentecostais, desde que não sejam oriundos de trabalhos iniciados ou dirigidos por pessoas excluídas das ‘Assembléias de Deus’, bem como manter comunhão espiritual com movimentos de renovação espiritual, que mantenham os mesmos princípios estabelecidos nesta resolução. Relações essas que devem ser mantidas com prudência e sabedoria, a fim de que não ocorram possíveis desvios das normas doutrinárias esposadas e defendidas pelas Assembléias de Deus no Brasi

    ResponderExcluir
  30. Ultima Saudação do Missionario Gunnar Vingren
    Diga-lhes que vou feliz com Jesus, e como um pai em Cristo, exorto todos a receberem a graça de Deus, que quer operar mais santidade e humildade, para que possam receber os dons do Espírito Santo. Somente desta maneira a Igreja de Deus poderá estar preparada para a vinda de Jesus.

    ResponderExcluir
  31. paz
    AD São Cristovão tem novo endereço e nome
    informção importante
    os membros que sairão quase cinco mil
    da igreja AD São Cristovão alugaram um local e mundarão o nome foi mudado para
    Igreja Assembléia de Deus do Rio de Janeiro
    Saiba como chegar
    Endereço: Rua São Luiz Gonzaga, 1743 -
    Benfica / Rio de Janeiro / RJ
    Telefone: 21 2580-8055
    Fax: 25808022
    site:
    http://www.igrejaadrj.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os irmãos tem q orar mais, jejuar e entregar as suas vidas nas mãos de Jesus. Pq Ele está voltando, em vez de tomar conta de outras igrejas. É arriscado Jesus voltar e vcs ficarem juntos com os outros, igual vcs estão se referindo. Se forem em outras igrejas, vcs irão ver, q ñ estão tão longe da AD em São Cristóvão - RJ. Estão se pintando, cortando os cabelos, fazendo um monte de coisas, achando q estão escondendo do Pr. Mais Jesus está vendo td.

      Excluir
    2. Virou uma bagunça agora tem um Monte de Igreja com o Nome Assembléia de Deus sendo que a verdadeira é a Assembléia de Deus missão apostólica da Fé com o Pr:jessé o Resto são tudo divisão!

      Excluir
  32. gostaria de sugeri ao amado que coloque esse titulo na pagina principal
    Assembleia de Deus de São Cristóvão (RJ): a descaracterizarão de uma igreja histórica

    essa discursão historica vai render muito
    o pastor do piaui conhecer mesmo nossa Historia
    parabens pastor pelo artigo e ao Dono deste blog no dez e pouco nota maxima

    Antoni santos
    AD brasilia

    ResponderExcluir
  33. paz

    parabans pelo blog

    irmão coloque isso na pagina principal

    ResponderExcluir
  34. estou triste quer DEUS tenha misericordia.

    ResponderExcluir
  35. AMADOS IRMAOS E PASTORES,

    EU TENHO ME PREOCUPADO COM CERTAS COISAS QUE VEM ACONTECENDO,EM NOSSAS IGREJAS!!!.O MEU OBJETIVO AQUI NAO E´JULGAR,E SIM COMPARTILHAR COM OS IRMAOS E EXTERNAR A MINHA INSATISFAÇAO,POIS EU SOU ZELOSO PARA COM APALAVRA DE DEUS E PROCURO PRESERVAR A SA DOUTRINA.
    CADA UM PENSA DE UM JEITO E TEMOS QUE APRENDER A CONVIVER COM A DIVERSIDADE DE OPINIOES E CRENÇAS,ENTRETANTO,COMO CRISTAOS QUE SOMOS TEMOS O DEVER DE PRESERVAR A SA DOUTRINA DE CRISTO!!!.
    EXISTEM IGREJAS BEM PERTO DE NOS QUE SAMBA LITERALMENTE,TEMOS NOTICIA DE PERFUME QUE EXORCISA,UNÇAO DO LEAO E OUTROS ABSURDO ORIUNDOS DOS CALDEIROES DA MAÇONARIA E DA BRUXARIA!.TEMOS IMPORTADO CONTANTEMENTE MODISMOS,CONCEITOS,ACHISMOS E HERESIAS ORIUNDAS DE OUTROS PAISES,ESTAMOS VIRANDO ''MARIONETES EVANGELICAS''.O SENHOR JESUS NOS RECOMENDOU QUE EXAMINASSEMOS AS ESCRITURAS(MT22.29;JO5.39).TEMOS QUE SER CRENTES DE BEREIA(AT17.11).
    EXISTES MUITOS EVANGELICOS PRATICANDO COISAS SOMENTE PORQUE VIRAM OS OUTROS FAZEREM EM SUAS IGREJAS.NAO PARAM PARA QUESTIONAR,ANALIZAR E VERIFICAR SE AS SAGRADAS ESCRITURAS DETERMINAM ESTES ATOS E ATITUDES!.A DESCULPA E´:''ESTA TODO MUNDO FAZENDO PORQUE EU VOU SER DIFERENTE?''.
    MUITOS CRENTES ESTAO IGUAL O COMPUTADOR SO ARMAZENAM INFORMAÇOES,E NAO QUESTIONA.O COMPUTADOR NAO PENSA,APENAS EXECUTA UMA PREVIA PROGRAMAÇAO,SOMENTE EXECUTA O QUE ALGUEM DETERMINOU QUE ELE FIZESSE.DEVEMOS QUESTIONAR AS COISA!!!.
    TEMOS QUE RECORRER SEMPRE AO MANUAL DO FABRICANTE,A REGRA DE FE´E PRATICA QUE E´A BIBLIA SAGRADA!!!..
    AS IGREJAS ESTAO CADA VEZ MAIS INTRODUZINDO DE FORMA INCONSCIENTE PRATICAS DO PAGANISMO.ESTAMOS VIVENDO UMA EPOCA DE XEROX DO PAGANISMO E DE MODISMOS RELIGIOSOS!.VAMOS MEDITAR E TOMAR CUIDADO,EXAMINEMOS MAIS AS ESCRITURAS!!!. QUANDO VOCE LER ESTA MENSAGEM ME AVISE POR FAVOR.GRAÇA E PAZ DA PARTE DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.

    MARCIO DE MEDEIROS-PROF. DE TEOLOGIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade irmão, precisamos batalhar, defender a fé que uma vez por todas foi entregue aos crentes. Hoje, tem danças e teatros, e outras coisas semelhantes para entreter os participantes do culto, a palavra de Deus pra estas pessoas, líderes já não é o suficiente, tem que ter entretenimento. Temos que voltar à prática das primeiras obras.

      Excluir
  36. AMADOS IRMAOS, SOU PROF DE TEOLOGIA E VOU DEIXAR UM COMENTARIO DE MINHA AUTORIA.PEÇO QUE DIVULGUEM PARA OUTRAS PESSOAS.ALEM DISSO VENHO PEDIR UMA VAGA PARA LECIONAR JUNTO COM OS IRMAOS.TEL:37575377-98371646.EIS O COMENTARIO E BOM PROVEITO:

    EU TENHO ME PREOCUPADO COM CERTAS COISAS QUE VEM ACONTECENDO,EM NOSSAS IGREJAS!!!.O MEU OBJETIVO AQUI NAO E´JULGAR,E SIM COMPARTILHAR COM OS IRMAOS E EXTERNAR A MINHA INSATISFAÇAO,POIS EU SOU ZELOSO PARA COM APALAVRA DE DEUS E PROCURO PRESERVAR A SA DOUTRINA.
    CADA UM PENSA DE UM JEITO E TEMOS QUE APRENDER A CONVIVER COM A DIVERSIDADE DE OPINIOES E CRENÇAS,ENTRETANTO,COMO CRISTAOS QUE SOMOS TEMOS O DEVER DE PRESERVAR A SA DOUTRINA DE CRISTO!!!.
    EXISTEM IGREJAS BEM PERTO DE NOS QUE SAMBA LITERALMENTE,TEMOS NOTICIA DE PERFUME QUE EXORCISA,UNÇAO DO LEAO E OUTROS ABSURDO ORIUNDOS DOS CALDEIROES DA MAÇONARIA E DA BRUXARIA!.TEMOS IMPORTADO CONTANTEMENTE MODISMOS,CONCEITOS,ACHISMOS E HERESIAS ORIUNDAS DE OUTROS PAISES,ESTAMOS VIRANDO ''MARIONETES EVANGELICAS''.O SENHOR JESUS NOS RECOMENDOU QUE EXAMINASSEMOS AS ESCRITURAS(MT22.29;JO5.39).TEMOS QUE SER CRENTES DE BEREIA(AT17.11).
    EXISTES MUITOS EVANGELICOS PRATICANDO COISAS SOMENTE PORQUE VIRAM OS OUTROS FAZEREM EM SUAS IGREJAS.NAO PARAM PARA QUESTIONAR,ANALIZAR E VERIFICAR SE AS SAGRADAS ESCRITURAS DETERMINAM ESTES ATOS E ATITUDES!.A DESCULPA E´:''ESTA TODO MUNDO FAZENDO PORQUE EU VOU SER DIFERENTE?''.
    MUITOS CRENTES ESTAO IGUAL O COMPUTADOR SO ARMAZENAM INFORMAÇOES,E NAO QUESTIONA.O COMPUTADOR NAO PENSA,APENAS EXECUTA UMA PREVIA PROGRAMAÇAO,SOMENTE EXECUTA O QUE ALGUEM DETERMINOU QUE ELE FIZESSE.DEVEMOS QUESTIONAR AS COISA!!!.
    TEMOS QUE RECORRER SEMPRE AO MANUAL DO FABRICANTE,A REGRA DE FE´E PRATICA QUE E´A BIBLIA SAGRADA!!!..
    AS IGREJAS ESTAO CADA VEZ MAIS INTRODUZINDO DE FORMA INCONSCIENTE PRATICAS DO PAGANISMO.ESTAMOS VIVENDO UMA EPOCA DE XEROX DO PAGANISMO E DE MODISMOS RELIGIOSOS!.VAMOS MEDITAR E TOMAR CUIDADO,EXAMINEMOS MAIS AS ESCRITURAS!!!. QUANDO VOCE LER ESTA MENSAGEM ME AVISE POR FAVOR.GRAÇA E PAZ DA PARTE DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.

    MARCIO DE MEDEIROS-PROF DE TEOLOGIA

    ResponderExcluir
  37. A PAZ do Senhor Irmão...
    Parabéns pelo Blog e por sua coragem em suscitar o tema mui relevante para todos os assembleianos, trazendo os fatos sob diferentes olhares e reflexões.

    ResponderExcluir
  38. Também frequentei e muito a AD São Cristovão...e fiquei triste pelas mudanças...hoje está irreconhecível...

    ResponderExcluir
  39. Olá amados irmãos,a paz do senhor!!quero postar esse assunto porque tenho fé em Deus que alguém irá se entereçsr.Sou formado na área musical atuando como professor de: violão,teclado,instrumentos de sopros,cordas,canto bleck,canto coral,regência coral,regência orquestral,harmonia funcional,improvisação e teoria musical em geral.Estou morando em Itaperuna,pois vim pra esta para trabalhar na área musical em uma igreja,mais cortamos os nossos laços de contratos,por que não foram cumprido o que foi tratado.Estou pedindo as orações dos amados,pois estamos precisando muito das vossas orações,e também me colocando inteiramente a disposição de qualquer igreja.Termino deixando a paz de Cristo jesus para todos!Jonas Costa.

    ResponderExcluir
  40. Irmão Mário Sérgio, eu conhecia um pouco dessa história da AD de São Cristóvão, e realmente é algo a se lamentar a perda de tamanho patrimônio histórico da nossa denominação. Eu também tenho pesquisado acerca da história das Assembleias de Deus, e tenho um livro publicado recentemente com esse tema, mas como o mote era a edificação das pessoas com a leitura da história (que é impressionante, duvido que hoje tenha alguém com a coragem que tiveram os pioneiros), não deu pra colocar os detalhes mais "constrangedores" da história.
    Se puder entrar em contato, seria interessante trocarmos figurinhas históricas. Fica na Paz!

    ResponderExcluir
  41. É a igreja mais dividida entre si. São denominacionalistas. Acredirtam que são os mais crentes. Daí acontecem esses absurdos. E não é só a AD de São Cristóvão não, tem coisa muito mais feia. briga por poder, muito dinheiro. Não querem comunhão entre outras igrejas sérias. ô povinho metido a besta...

    ResponderExcluir
  42. Meus avos, por muitos anos fizeram parte dessa irmandade de Sao Cristovao. Hoje vejo desuniao e brigas por poder dos sacerdotes. A igreja pentecostal AD esta perdendo o foco do evangelho levar a palavra da verdade da salvaçao ganhar almas para Deus. Poder distancia quem vai na igreja para receber o que Deus da de graça.

    ResponderExcluir
  43. as palavras do pastor gunnar vingren fialho
    são palavras sabias esse homem conhecer bem a AD em São Cristovão, ADMAF isso é uma vergonha

    cladio silva costa
    brasilia

    ResponderExcluir
  44. Hoje sou Pr. em Salvador/Ba, fui membro da AD Belford Roxo, na qual aceitei a Cristo como meu único e suficiente Salvador, quando jovem após ler de forma maravilhado o livro "Diário de um Pioneiro"; passava pelas ruas do bairro do caju (zona portuária do RJ), Bairro de São Cristóvão, Central do Brasil entre outros, e ficava pensado como devia ser gostoso evangelizar aquelas localidades na unção do Espírito Santo, e para ser sincero desejava ter uma maquina do tempo para voltar e conhecer como era aquele tempo!
    Hoje realmente as coisas estão muito difícil, homens dando ouvidos a "doutrinas de demônios" (sem querer julgar a ninguém), mas vendo o quanto estamos perdendo com divisões.
    Não estou aqui defender usos e costumes, até por que esses são locais e temporais, mas defendendo sim a verdadeira doutrina bíblica da comunhão e singeleza no partir do pão.
    As ADs sempre cresceram embaixo de muita Oração e Palavra de Deus, tudo com muita simplicidade.
    Hoje eu posso dizer com muito orgulho no Espírito Santo, a igreja que eu pastoreio fica no centro de Salvador, mas somos um povo simples, incentivamos os crentes a orar, amamos os hinos da harpa, em um culto ou outro temos até peças teatrais, mas a palavra ainda é a primazia, tanto que no culto de doutrina é no minimo 1 hora de Palavra, e aos domingos no minimo 1/2 hora, com a participação de todo o povo, todos tem acesso ao microfone, para louvar, testemunhar, pregar. Graças a Deus que em nossa igreja todos tem os mesmos direitos e deveres.
    Não precisa estar inovando nada, precisamo apenas continuar na Oração, palavra e humildade espiritual.
    A Paz do Senhor a todos os irmãos os Cristo!
    meu e-mail é: apm.a@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Amigo Missionário é bom falar com você em saber que tens mente do filho do eterno, quero lhe informar que esse nome deus e jesus são nomes mitológico nomes de animal e de ídolo, jesus = porco, peixe cavalo, além disso em cada país os linguística inventarão um nome mitológico para o Pai e seu Filho, para prova isto é fácil é só obter as Bíblias dos países. Isto para se cumprir as profecias das escritura. Shalam Rosh Ewaldo 011- 983859911

    ResponderExcluir
  46. O REI ACABE NAO CONSEGUIU MUDAR O CORAÇAO DE 7 MIL....ENTÃO NINHGUEM PODE MUDAR O CORAÇAO DO SERVO FIEL SERVO DE DEUS E PROFETA DE VERDADE NAO SE MISTURA EM POLITICAGEM...1 COISA E VIVER NA POLITICA COMO FOI C DANIEL OUTRA COISA E "FECHAR"C A POLITICA COMO FOI C HERODES...NOSSO ALVO E JESUS AMADOS E A PALAVRA REVELADA PELO ESPIRITO SANTO. ASS:FRANKLIN

    ResponderExcluir
  47. em São Paulo tem Assembléia do mesmo jeito que a de São Cristóvão,moderna e fora da CGADB !!!

    ResponderExcluir
  48. Jesus esta voltando devemos estar preparados Jesus vem buscar um povo e nao uma igreja e claro k essas coisas nos deixao triste ver uma igreja k tem tem uma historia tal linda chegar a esse ponto

    ResponderExcluir
  49. AMADOS JESUS ARREBATOU A IGREJA E NOS FICAMOS ?

    ResponderExcluir
  50. CARLOS AUGUSTO NOBRE ROCHA14 de janeiro de 2014 às 20:42

    FICO MUITO TRISTE DE VER COMO HOJE O HOMEM TRATA A OBRA DE DEUS NA TERRA , EU NASCI EM UM LAR CRISTÃO SOU NETO DO SAUDOZO PASTOR ADRIANO NOBRE UM DOS PIONEIROS DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL , SOU FILHO DO PASTOR ANTONIO AUGUSTO ROCHA E DE CELINA NOBRE ROCHA FILHA MAIS VELHA DE ADRIANO NOBRE , QUANDO NASCI FUI APRESENTADO NO ANTIGO TEMPLO NO CAMPO DE SÃO CRISTOVÃO 338,NO ANO DE 1946 NAQUELA ÉPOCA TINHA HOMENS QUE AINDA ME LEMBRO DO IRMÃO PINTO QUE ORAVA PELOS ENFERMOS E DEUS CURAVA . TINHA O IRMÃO REGIS .
    ÉPOCA QUE DA SAUDADES . TEMPO QUE OS HOMENS TEMIA A DEUS NÃO SE ENVOLVIA COM POLITICAS .MAS A PALAVRA DE DEUS TEM QUE SE CUMPRIR . TENHO MUITAS SAUDADES DO IRMÃO ALCEBIADES .

    ResponderExcluir
  51. O poder do vil metal,tomou conta de tudo !!! Por isso que grandes trabalhos da Assembléia de Deus,não mais comungam dos bons costumes e poder da pioneira Assembléia de Deus de Daniel Berg e Gunnar Vingren !!!

    ResponderExcluir
  52. Homens, continuem brigando pelo "poder terreno" e esqueçam, nesta vida, das almas que perecem dentro das igrejas. Mas, saibem que vocês terão que dar conta a Deus de cada uma delas.
    Fui Batizado nas águas nessa Igreja - no 338. Hoje estou fora.

    ResponderExcluir
  53. Excelente colocação, pastor Benedito Santana homem de Deus!Sei o que a igreja Assembléia de Deus tradicional passou.

    ResponderExcluir
  54. Excelente texto, sei exatamente o que é crescer, amar sua igreja e ter que deixá-la por não aderir ao G12 - passei por isso aqui em Manaus.

    ResponderExcluir
  55. Vivi lá por alguns anos... Me converti lá em 1993. Presenciei as perseguições de quem não tinha ido ao encontro. Certa vez, não pudemos orar por alguém que estava passando mal( dentro da igreja), porque não tínhamos ido ao encontro. Só estava capacitado para tal os que foram! Vi pessoas, pastores, dando testemunho de que NUNCA tinham visto tanto poder de Deus em suas vidas, como tinham visto no período do encontro. Pessoas que eu sabia da vida e que já tinham visto Deus ressuscitar mortos. Éramos vigiados dentro da igreja. Se parávamos em grupo, estávamos "-falando mal do encontro"... Foram dias terríveis... Me lembro do pastor Túlio dizendo em um culto: "- a visão agora é esta. Quem quiser amém. Quem não quiser, faço questão de assinar a carta de mudança!". Foi muito duro... Dalmir Gama.

    ResponderExcluir
  56. G12 é heresia detestável. A sessão de regressão parece mais macumba gospel. Deve ser rechaçada a luz da Bíblia.

    ResponderExcluir
  57. Com seria se pudessemos ter num Domingo as nove da manha no Cpo de Sao Cristovao # 338, nos dias de hoje, um encontro de Gunnar Vingren, Daniel Berg, ate chegar os Pastores Alcebiades Vasconcelos, Pinto, Lucas, Pastor Manoel dos Santos, Milton Barros, Joao Pereira Duarte, Geziel Gomes , Timoteo Ramos Pastor Tulio (anos 70 e 80) e o de repente chegassem os filhos do Pr. Tulio (dias atuais, os "pastores e pastoras"e dirigissem o culto com a liturgia mediocre e miseravel que eles desenvolveram. No minimo, Gunar Vingren nao reconheceria o trabalho que fundou, o Pr. Pinto ia expulsar um monte de demonios e o Manuel dos Santos, talvez nem deixassem esses caras subirem no pulpito. E' uma vergonha pro Evangelho o que essa turma faz. Uma vergonha o protecionismo tanto pelos filhos e esposas, e genros... fora o ROUBO financeiro, a ponto de acabar fisicamente com tudo. Eramos para ter somente boas memorias da nossa juventude. Temos VERGONHA da falta de respeito e escrupulos. Fora a humilhacao a que eramos sujeitos, sem direito a perdao, quando faziamos algo fora dos " preceitos..." Os escandalos vieram e sujaram com lama e sangue, como dizia o Pastor Tulio, a noiva de Cristo. Tudo acabou. Hoje, estamos todos espalhados pelo mundo, buscando atingir nossas metas e vivendo um evangelho mais leve, sem jugo, sem acusacoes, com perdao, lavados, remidos e justificados. Tivemos que ir pra outras Igrejas buscar partesum Evangelho verdadeiro e Jeusus Cristo e ser curados dos traumas...
    Nos resta manter nossas cabecas de pe' e sermos felizes com nossas escolhas.

    ResponderExcluir
  58. Eu cresci nesta igreja. Cantava no coral de criancas,participava da escola dom. Fui batizada c Espirito Santo qdo crianca. E o q dizer das campanhas no Campo
    Hoje qdo passo pelo 338 me da uma grande tristeza. Mas se isso serve de consolo; Ninguem teve uma igreja , pastores. E irmaos inesqueciveis como nos, fomos bem alicercados. A PAZ DO SENHOR VAMOS OLHAR PARA JESUS!!!!

    ResponderExcluir
  59. Como é engraçado as coisas, o Pastor Tulio Barros todavia falou mal de Madureira, e tal... e no final da vida dele, ele nem pertencia a CGADB e ainda descaracterizou a igreja. Isso é o que acontece com as pessoas que conversam demais!

    ResponderExcluir
  60. Uma das filhas de São Cristóvão que continua com raízes assembleianas também é a AD de Cabuçu em Itaboraí- RJ; que desde 1933 está fazendo história. ..!!

    ResponderExcluir
  61. Amigo a igreja ass. de Deus no Amazonas não está estagnada não, é a igreja que mais cresce. Só pra vc ter uma idéia aqui tem mais de 1000 templos, venha ver com os teus próprios olhos 👀. A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  62. Oi, meu nome é Andres. Eu sou um profeta de Deus. Eu sigo a Jeová e a Jesus. Eu quero te informar do meu site: http://tornaraluz.info Este website é evangelístico, de tornar a Luz (Deus Pai é a Luz (João 1:5)). Tambem tem bastante de tornar a justiça. Tem muitas orações importantes, orações de juízo, fala sobre jejum, visões, adoração e o arrebatamento. Tambem da para download/baixar o meu texto de tornar a Luz e meu Bible sins meanings em inglês e meus canticos de adoração a Jesus e a Jeová gratis. Se você quiser você pode divulgar este website para ajudar a outras pessoas para levar elas a fazer a vontade de Deus. Divulga as bonitas, elas merecem. É muito bom este website.

    ResponderExcluir
  63. Quando a maçonaria entra nas igrejas, já era, o demônio senta no lugar do pastor, e contamina toda a igreja. por falta de vigilância dos subordinados. Quem poupa o lobo sacrifica as ovelhas! Na guerra espiritual vence quem ora mais, jejua mais e é alicerçado na palavra. Tem um filme cristão antigo que retrata isso 'os demônios no templo' breve JESUS voltará é necessário acontecer tudo isso para se despertar os verdadeiros adoradores de CRISTO JESUS. Hoje vemos de tudo dentro das igrejas, sepulcros caiados, comércio, G12, pastores ficando ricos com dinheiro dos fieis, fazem de tudo para ganhar dinheiro, inventam obras, alugueis caríssimos. Cada dia o caminho fica mas estreito e a porta mas apertada. DESPERTA TU QUE DORMES...
    O que começa errado termina errado!

    Que a Paz de Cristo seja com todos vcs...

    ResponderExcluir
  64. Onde aprendi a servir a Deus, e conhecer os homens que tinham
    suas vidas em demonstração do poder e ao serviço Pleno!
    Pr. Benedito

    ResponderExcluir
  65. A TURMA SINTEP EPOE 99 FORMATURA 2004 SAUDADES JESUS CRISTO E O SENHOR PR JOSE MANOELjoseoliveiira@gmai.com

    ResponderExcluir
  66. Obrigado Jesus Alinem São Cristóvão Passei pelas Águas Há 21 Anos.

    Pastor José Manoel Seropedica km 40. Te Amamos Jesus.

    ResponderExcluir
  67. Muito interessante a história da nossa Assembléia de Deus. Triste pela decadência de São Cristóvão e feliz pelo crescimento da Igreja Assembleia de Deus do Rio de Janeiro em Benfica. Triste por Penha também.

    Acredito que o Ministério de Paracambi presidida pelo Pr Ernesto Tb é filha de São Cristóvão como as demais citadas.

    Aprendi muito também com alguns comentários.
    Deus abençoe a Todos.

    Pr Sergio Guerra da Assembleia de Deus de Saquarema Rj

    ResponderExcluir
  68. Muito triste o que estão fazendo, em Manaus tivemos que criar uma Assembleia de Deus Tradicional que não aderiu as Heresias e modismos. Graças a Deus, permanecendo na sã doutrina.

    ResponderExcluir
  69. Estamos cada vez mais vendo uma "DESPENTECOSTALIZAÇÃO" nas Assembléias de Deus. Esfriamento nos cultos.

    ResponderExcluir
  70. Estranho, cresci nessa Igreja e já rodei Gde parte do Rio e da nação e nunca vi em lugar nenhum o que vi no 338, (curas e milagres quase em todos os cultos, tínhamos uma sala para guardar cadeiras de rodas e muletas, que eram doados por pessoas que voltaram a andar, e o poder fluía nas COMADESCs, isso acabou em todas as ADs), Prs de todo canto do Rio vinham fazer a EPOE, já a de Madureira, que é filha da ADMAF (no 1° Batismo em Águas, na praia de caju, Gunnar Vingre, batizou Paulo Leivas Macalão, que era a carteirinha 0001) que depois pediu a Benção, não a Carta, pois nunca saiu de S. Cristóvão, e fundou a AD Madureira, já envolvido em Maçonaria como é até hoje. Para quem é novo o Piso do Templo em Cascadura, foi feito com azulejo com a suástica nazista, não vi mas ouvi muito sobre isso, que depois foi recapado, portanto, apesar de não pertencer mais a AD isso que foi dito a luz da Bíblia é "Lashon Hará", e causa Lepra, CUIDADO, Haverá prestação de contas.

    ResponderExcluir
  71. GLORIAS Senhor Jesus.Obrigado meu Deus. Poder abrir esta página relembrar a base onde houve meu batismo. 1999-2004 SINTEP-EPOE OBRIGADO JESUS. Congregação Inhaúma rua Frederico santona.

    Por tudo dou Gracas em nome de Jesus. Missões hoje/ l corinto 13. Fé, Esperança e Amor.

    ResponderExcluir
  72. Sou membro de sa
    O cristovao Admaf a a uns 20 anos recebido pelo amado Pastor Tulio Barros.neto de Pastor batista filho de pastor batista e hoje sou unx dos. PASTORES EM sao cristovai.abomino as criticas a igreja e ao apostolo apostolo tulio barros e fesse mauricio onde tive um grande cresci espiritual. Nao vendo nada que ser e pregado fora das escrituras sagradas. Participei de retiros espirituais onde voce hora ler a bublia houve testemunhos volta de la motivado a pregar o evangelho onde muitos sao batizados com espirito santo.continuo dizendo nao im nada fira das escrirura ISSO NAO. E G12.irmaos e.m vezes de ficarmos ligados as tradiçoes e constumes e criticas. .Orem mais peloa seus lideres.pr Marcirio kepler. DEUS SEJA LOUVADO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)