Refúgio para um pardal - a autobiografia do Pr. Nirton Santos

Deixando agora a política um pouco de lado, gostaria de informar que li recentemente o livro autobiográfico do Pr. Nirton dos Santos, intitulado Refúgio para um pardal (Editora Letra Moderna). O título é uma alusão ao pássaro que a Bíblia apresenta como o de menor valor. Pr. Nirton em sua trajetória de vida se compara a essa ave, a qual mesmo sendo de valor insignificante, contudo é alvo do cuidado divino.

Pr. Nirton: refúgio para um pardal

Nas páginas desse livro, encontramos a história de um menino, cuja vida é desde cedo marcada por tragédias familiares, abandono, trabalho árduo e solidão. É realmente comovente, e impressionante o relato do suicídio da sua mãe, bem como o destino trágico das suas irmãs. Entre tantas perdas, miséria e desconforto, o jovem Nirton se converte ao evangelho de Cristo, e consegue formar um lar, desenvolver seu ministério de pastor pentecostal.

Os pontos altos de sua narrativa são: o indiscutível pioneirismo, abnegação e renúncia do Pr. Santos e da sua falecida esposa, bem como os relatos de seu trabalho de evangelismo por regiões de difícil acesso. Seja de pé, bicicleta, moto ou de carro, Pr. Nirton se revela um obreiro incansável.

Porém, para os que estudam a história do pentecostalismo, ou das Assembleias de Deus, fica uma certa decepção, pois sempre se espera mais detalhes de alguém que conviveu com tantos líderes, participou e influenciou nas mudanças da denominação no estado catarinense. Todavia a obra escrita por esse pioneiro (com possível ajuda de seu filho) segue à risca as demais do gênero. Ou seja, o livro esta mais para uma hagiografia, do que propriamente uma biografia. Nesse tipo de trabalho biográfico as polêmicas ficam ao longe, enquanto que as virtudes são destacadas; tudo com vista a edificação dos fiéis.

A trajetória de vida e ministério do Pr. Nirton é um dos exemplos mais exatos do que ocorre na Assembleia de Deus nos dias atuais. É a história do patriarca que se converte ainda na juventude, com muito sacrifício desenvolve igrejas, passa até necessidades, e gradualmente ascende no ministério. Conforme a denominação cresce e enriquece, a família do líder se beneficia, e assim com o passar do tempo, quase todos estão de uma forma ou de outra colhendo os frutos do seu progenitor. Dos seus quatro filhos, dois são pastores de importantes igrejas no estado (sendo que um deles já conseguiu sua jubilação), outro com apoio da denominação conseguiu se eleger vereador em Blumenau, e em 2010 conquistou um mandato para deputado estadual em Santa Catarina. Um de seus genros teve uma ascensão meteórica no ministério, sendo seu vice-presidente em algumas igrejas por onde Pr. Nirton passou, e assumiu a presidência da Assembleia de Deus em Blumenau, quando o reverendo Santos se jubilou e passou a se dedicar somente a convenção estadual.

Mas nem tudo é perfeição. A transição que deveria assegurar o controle da igreja de Blumenau ao clã dos Santos se comprovou uma lastimável decisão. E essa é uma das notas do livro, e da vida do Pr. Santos que ainda lhe causam constrangimento. Sem mencionar para quem entregou a igreja, e os motivos de tal decepção, ele resume os acontecimentos com as seguintes palavras "minha família passou por um vendaval destruidor". Assegura que pagou "um preço desnecessário e a igreja enfrentou um tempo considerável de turbulências".

Para finalizar minhas considerações, parece-me que o pardal encontrou um refúgio. Mas sem dúvida, sua prole também conseguiu um excelente ninho do qual se provém com abundância. A história de vida desse pioneiro é somente um retrato fiel de várias famílias pastorais, que hoje controlam a Assembleia de Deus em todo Brasil.

Comentários

  1. O Pardal depois de uma revoada encontrou seu ninho, foi o primeiro passo a ascensão, o segundo passo é criar a imagem de Cardeal, um pássaro mais nobre, mais elegante, de mais valor, e então como Cardeal sua prole tem distinção, dentre os pardais quem tem pose de Cardeal é bem visto, mais aceito, mas no final da história não passavam de pardais, e pardais você conhece...pode voar mais o seu lugar preferido é o chão onde se alimenta e sobrevive.

    jorge Luiz
    Obs.: não confirmar ligue para mim.

    ResponderExcluir
  2. gostaria muito de encontrar esse livro para te lo sempre comigo pois me sinti mais forte quando o li porem era emprestado e tive que devolvelo mas naõ consigo encontralo nas livrarias daqui so pela internete . mais foi um dos livros mais lindos que eu ja li e olha que leio bastante parabens pastor nirton osenhor mora no meu cora çaõ.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito da sua historia!!!!!!!!!!
    que deus continui abençoando...

    ResponderExcluir
  4. onde posso comprar o livro....
    Alguém pode me ajudar...

    ResponderExcluir
  5. Pastor Nirton um grande servo de Deus.Gostaria muito leer o seu livro com tao grandes experienças de vida .como posso adquirir o livro.

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm sigo que foi um dos livros mais lindos que já li.
    E olha que sou de ler, mas amei enquanto não vi o final não parei. Mas nem pela internete to tonseguindo encontrar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)